Maminhas inchadas - pós cio
Moderador: mcerqueira
Olá a todos! Antes de mais dispenso insultos ou sugestões de esterilizar a minha cadela. Agradeço a preocupação mas é um assunto já muito ponderado e decidido.
Vou expôr uma situação e gostaria de ter a opinião de alguém mais experiente... É a minha primeira cadelinha e estou sempre pronta a aprender...
Então é o seguinte: a minha cadela tem neste momento 9 meses e teve o 1º cio há sensivelmente 1 mês... Naturalmente que as maminhas incharam, o que é normal e assim permanecem ainda.
A minha pergunta é, quando devo preocupar-me com a situação? Se ela eventualmente ganhar leite? Ou formar "papinhos"... Ou isto é natural e as maminhas irão voltar ao normal...
Para já a situação é normal... Maminhas um pouco inchadas, nada de mais... Mas gostava de ouvir as vossas opiniões.
Obrigada!
Vou expôr uma situação e gostaria de ter a opinião de alguém mais experiente... É a minha primeira cadelinha e estou sempre pronta a aprender...
Então é o seguinte: a minha cadela tem neste momento 9 meses e teve o 1º cio há sensivelmente 1 mês... Naturalmente que as maminhas incharam, o que é normal e assim permanecem ainda.
A minha pergunta é, quando devo preocupar-me com a situação? Se ela eventualmente ganhar leite? Ou formar "papinhos"... Ou isto é natural e as maminhas irão voltar ao normal...
Para já a situação é normal... Maminhas um pouco inchadas, nada de mais... Mas gostava de ouvir as vossas opiniões.
Obrigada!
Penso que será normal, mas se o inchaço persistir talvez não perdesse nada em a levar ao vet, para ver se não haverá por aí alguma coisa que seja preciso controlar.
Por outro lado, mesmo muito jovem a cadela pode fazer uma pseudogravidez, reacção psicológica desencadeada pelas hormonas. Fique atenta aos sinais: a cadela lambe-se muito porque há produção de leite, anda mais mimalha e ternurenta do que o costume, adopta brinquedos que trata como se fossem filhotes, etc.
Por outro lado, mesmo muito jovem a cadela pode fazer uma pseudogravidez, reacção psicológica desencadeada pelas hormonas. Fique atenta aos sinais: a cadela lambe-se muito porque há produção de leite, anda mais mimalha e ternurenta do que o costume, adopta brinquedos que trata como se fossem filhotes, etc.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Ficarem um bocadinho inchadas a seguir ao cio, sim é normal. Se ganhar leite, não estando grávida, deverá ser uma gravidez psicológica e aí penso que o melhor será mesmo esterilizar!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Sabe dizer-me quanto tempo + ou - será normal o inchaço persistir? Recordo que o cio terminou muito recentemente. Para já não há nenhum comportamento de pseudociese mas vou continuar atenta!Floripes3 Escreveu:Penso que será normal, mas se o inchaço persistir talvez não perdesse nada em a levar ao vet, para ver se não haverá por aí alguma coisa que seja preciso controlar.
Não lhe posso indicar nenhum prazo em concreto, pois cada cadela processa os cios de maneira diferente, depende do seu jogo hormonal. Penso que poderá levar de uma semana a várias. Por isso lhe falei em levar a sua cadelita ao veterinário. Mas, em princípio e não havendo uma gravidez psicológica, não deve demorar muito.fteixeira Escreveu:Sabe dizer-me quanto tempo + ou - será normal o inchaço persistir? Recordo que o cio terminou muito recentemente. Para já não há nenhum comportamento de pseudociese mas vou continuar atenta!Floripes3 Escreveu:Penso que será normal, mas se o inchaço persistir talvez não perdesse nada em a levar ao vet, para ver se não haverá por aí alguma coisa que seja preciso controlar.
No entanto, note que há cadelas que ficam com as maminhas desenvolvidas após o primeiro cio e não voltam ao estado anterior a este.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
Vamos lá ver... Dado que o cio terminou tão recentemente vou esperar mais uns dias para ver... Caso contrário lá vou eu ao vet (ele deve achar-me super exagerada, mas prefiro assimFloripes3 Escreveu:Não lhe posso indicar nenhum prazo em concreto, pois cada cadela processa os cios de maneira diferente, depende do seu jogo hormonal. Penso que poderá levar de uma semana a várias. Por isso lhe falei em levar a sua cadelita ao veterinário. Mas, em princípio e não havendo uma gravidez psicológica, não deve demorar muito.fteixeira Escreveu:Sabe dizer-me quanto tempo + ou - será normal o inchaço persistir? Recordo que o cio terminou muito recentemente. Para já não há nenhum comportamento de pseudociese mas vou continuar atenta!Floripes3 Escreveu:Penso que será normal, mas se o inchaço persistir talvez não perdesse nada em a levar ao vet, para ver se não haverá por aí alguma coisa que seja preciso controlar.
No entanto, note que há cadelas que ficam com as maminhas desenvolvidas após o primeiro cio e não voltam ao estado anterior a este.

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Mas é mesmo as maminhas ou os mamilos?
A Amy desenvolveu os mamilos nessa altura (embora não todos) e esses acho que nunca mais regressam ao estado anterior. Os 2 pares mais superiores (+ perto da cabeça) ficaram pouco desenvolvidos e por vezes ainda difíceis de encontrar, mas até me preocupam mais do que os pares que ficaram bem formados e de fora, porque estes parece que estão um pouco invertidos e inclusivamente acumulam mais facilmente sujidade...
A Amy desenvolveu os mamilos nessa altura (embora não todos) e esses acho que nunca mais regressam ao estado anterior. Os 2 pares mais superiores (+ perto da cabeça) ficaram pouco desenvolvidos e por vezes ainda difíceis de encontrar, mas até me preocupam mais do que os pares que ficaram bem formados e de fora, porque estes parece que estão um pouco invertidos e inclusivamente acumulam mais facilmente sujidade...
Estou a falar mesmo das maminhas... Sim, os mamilos ficaram desenvolvidos (antes nem os notava) e devem permanecer assim... Agora tem as maminhas inchadas... A Amy não ficou com as maminhas inchadas?srYuki Escreveu:Mas é mesmo as maminhas ou os mamilos?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Não. Nem durante nem depois...fteixeira Escreveu:
Estou a falar mesmo das maminhas... Sim, os mamilos ficaram desenvolvidos (antes nem os notava) e devem permanecer assim... Agora tem as maminhas inchadas... A Amy não ficou com as maminhas inchadas?
Uhmmmm, pensei que seria normal... Mas vou ficar atenta uns dias e se necessário irei ao vet! Obrigada.srYuki Escreveu:Não. Nem durante nem depois...fteixeira Escreveu:
Estou a falar mesmo das maminhas... Sim, os mamilos ficaram desenvolvidos (antes nem os notava) e devem permanecer assim... Agora tem as maminhas inchadas... A Amy não ficou com as maminhas inchadas?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
fteixeira ligue ao seu vet e expônha-lhe a sua dúvida. Nem precisa de ir lá, basta ligar
Ele deve logo dizer se será normal ou se será melhor ir lá. Talvez seja melhor não esperar para isso, não se vá dar o caso de ser algo fora do normal. As minhas cadelas costumam ficar com os mamilos inchados, mas as maminhas mesmo nunca ficaram...

RS
Eu penso ser normal as maminhas incharem um pouco durante o cio de qualquer forma lá vou eu dar "uma ligadinha"kelinhapbl Escreveu:fteixeira ligue ao seu vet e expônha-lhe a sua dúvida. Nem precisa de ir lá, basta ligarEle deve logo dizer se será normal ou se será melhor ir lá. Talvez seja melhor não esperar para isso, não se vá dar o caso de ser algo fora do normal. As minhas cadelas costumam ficar com os mamilos inchados, mas as maminhas mesmo nunca ficaram...

Pronto, já liguei ao vet...
Ele deve achar que sou a pessoa mais chata do mundo mas que se lixe 
Resposta: É normal, só caso ganhe leite é que devo passar lá para dar algo para secar... Pronto, era a ideia que tinha...Vou esperar para ver! Obrigada a todos!

Resposta: É normal, só caso ganhe leite é que devo passar lá para dar algo para secar... Pronto, era a ideia que tinha...Vou esperar para ver! Obrigada a todos!