Actualmente tenho um cãozinho (maravilhoso, diga-se!) de porte pequeno da raça "Bichon Havanês", com LOP. Este conta com 1 ano e 10 meses, ou seja, ainda é uma criança a entrar na adolescência.

Eu e a minha mulher estamos a pensar muito seriamente em ter outro 4 patas, e as escolhas recaem sobre duas raças: O Labrador na cor chocolate ou então o Akita Inu.
Ambas estas raças são as que desde sempre me suscitaram maior paixão, mas, infelizmente, nunca tive a sorte de possuir nenhum destes exemplares.
Vivemos num apartamento com umas áreas generosas, e temos também um pátio com um pequeno jardim (+- 15 m2), pois vivemos num rés-do-chão.
Agora quero perguntar aos caros(as) foristas o que me aconselham a optar. O magnífico, esplendoroso, sociável, brincalhão, dócil Labrador ou o misterioso, imponente, reservado, oriental Akita inu?!?
Tudo isto tendo em conta o cãozinho que temos, o local onde vivemos. Vou-vos ser sincero e definir que em termos de percentagens, o meu desejo está em 60% para a raça AKITA INU e em 40% para o LABRADOR. A minha mulher está disposta a receber em casa um novo membro da família, mas incumbe-me a mim optar por uma destas duas raças.
Tenho desde há algum tempo estudado ambas as raças. Os Lab's são uma raça que conheço muito bem e sei +- o que esperar do seu temperamento. Tenho amigos e muitos conhecidos que possuem LAB's e todos estão de acordo num ponto: O LAB é uma raça fenomenal e, muito provavelmente, a raça mais popular do mundo desde há muito tempo.
Relativamente ao AKITA INU, sou-vos sincero, somente por uma ocasião convivi com um, pertencente a um casal amigo, e fiquei fascinado!!! Infelizmente apenas passamos um fim-de-semana juntos, pelo que, a experiência "Live" que tenho com AKITAS Inu pode-se considerar praticamente nula. Por outro lado, tenho pesquisado bastante sobre esta raça e, depois de muito ler, medindo toda a informação numa balança, chego à conclusão que se trata de uma raça fascinante, mas que poderá causar problemas em casa, sobretudo com o nosso pequeno "Bichon Havanês".
Depois também é necessário ter em conta o mercado, ou seja, para adquirir um LAB Chocolate, residindo eu no Minho, é-me relativamente simples de visitar BONS CRIADORES (Nunca criadeiros), mas em relação aos AKITA inu, o assunto já é outro... Ainda há 3 dias requeri ao CPC uma lista dos criadores dos AKITA e, infelizmente, não existe actualmente NENHUM em Portugal... :\
O que me podem aconselhar, caros foristas?
Obrigado!