Labrador Chocolate ou Akita inu?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

raise
Membro Júnior
Registado: sexta nov 26, 2010 4:13 pm

quinta jul 05, 2012 8:23 pm

Olá a todos os foristas!

Actualmente tenho um cãozinho (maravilhoso, diga-se!) de porte pequeno da raça "Bichon Havanês", com LOP. Este conta com 1 ano e 10 meses, ou seja, ainda é uma criança a entrar na adolescência. :-)

Eu e a minha mulher estamos a pensar muito seriamente em ter outro 4 patas, e as escolhas recaem sobre duas raças: O Labrador na cor chocolate ou então o Akita Inu.

Ambas estas raças são as que desde sempre me suscitaram maior paixão, mas, infelizmente, nunca tive a sorte de possuir nenhum destes exemplares.

Vivemos num apartamento com umas áreas generosas, e temos também um pátio com um pequeno jardim (+- 15 m2), pois vivemos num rés-do-chão.

Agora quero perguntar aos caros(as) foristas o que me aconselham a optar. O magnífico, esplendoroso, sociável, brincalhão, dócil Labrador ou o misterioso, imponente, reservado, oriental Akita inu?!?

Tudo isto tendo em conta o cãozinho que temos, o local onde vivemos. Vou-vos ser sincero e definir que em termos de percentagens, o meu desejo está em 60% para a raça AKITA INU e em 40% para o LABRADOR. A minha mulher está disposta a receber em casa um novo membro da família, mas incumbe-me a mim optar por uma destas duas raças.

Tenho desde há algum tempo estudado ambas as raças. Os Lab's são uma raça que conheço muito bem e sei +- o que esperar do seu temperamento. Tenho amigos e muitos conhecidos que possuem LAB's e todos estão de acordo num ponto: O LAB é uma raça fenomenal e, muito provavelmente, a raça mais popular do mundo desde há muito tempo.

Relativamente ao AKITA INU, sou-vos sincero, somente por uma ocasião convivi com um, pertencente a um casal amigo, e fiquei fascinado!!! Infelizmente apenas passamos um fim-de-semana juntos, pelo que, a experiência "Live" que tenho com AKITAS Inu pode-se considerar praticamente nula. Por outro lado, tenho pesquisado bastante sobre esta raça e, depois de muito ler, medindo toda a informação numa balança, chego à conclusão que se trata de uma raça fascinante, mas que poderá causar problemas em casa, sobretudo com o nosso pequeno "Bichon Havanês".

Depois também é necessário ter em conta o mercado, ou seja, para adquirir um LAB Chocolate, residindo eu no Minho, é-me relativamente simples de visitar BONS CRIADORES (Nunca criadeiros), mas em relação aos AKITA inu, o assunto já é outro... Ainda há 3 dias requeri ao CPC uma lista dos criadores dos AKITA e, infelizmente, não existe actualmente NENHUM em Portugal... :\

O que me podem aconselhar, caros foristas?
Obrigado! :-)
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

quinta jul 05, 2012 8:49 pm

raise Escreveu:Actualmente tenho um cãozinho (maravilhoso, diga-se!) de porte pequeno da raça "Bichon Havanês", com LOP. Este conta com 1 ano e 10 meses, ou seja, ainda é uma criança a entrar na adolescência. :-)
Só para esclarecer: os cães de raça pequena são considerados adultos por volta do 1º ano de idade. :)
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quinta jul 05, 2012 8:54 pm

A escolha é sua, mas se tiver crianças em casa, ou pensar vir a ter, acho que o cão indicado é o labrador.

Seja qual for a escolha, espero que tenha o maior sucesso. :)
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta jul 05, 2012 9:13 pm

raise Escreveu:Relativamente ao AKITA INU, sou-vos sincero, somente por uma ocasião convivi com um, pertencente a um casal amigo, e fiquei fascinado!!! Infelizmente apenas passamos um fim-de-semana juntos, pelo que, a experiência "Live" que tenho com AKITAS Inu pode-se considerar praticamente nula. Por outro lado, tenho pesquisado bastante sobre esta raça e, depois de muito ler, medindo toda a informação numa balança, chego à conclusão que se trata de uma raça fascinante, mas que poderá causar problemas em casa, sobretudo com o nosso pequeno "Bichon Havanês".
A moda dos filmes...
Não escolha o akita, a maior parte das pessoas não sabe lidar com eles.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

raise
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 9:13 pm

Geight Escreveu:
raise Escreveu:Actualmente tenho um cãozinho (maravilhoso, diga-se!) de porte pequeno da raça "Bichon Havanês", com LOP. Este conta com 1 ano e 10 meses, ou seja, ainda é uma criança a entrar na adolescência. :-)
Só para esclarecer: os cães de raça pequena são considerados adultos por volta do 1º ano de idade. :)
É verdade, tem toda a razão, mas para nós é um BÉBÉ :-)
raise
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 9:15 pm

AlexandreMqs Escreveu:
raise Escreveu:Relativamente ao AKITA INU, sou-vos sincero, somente por uma ocasião convivi com um, pertencente a um casal amigo, e fiquei fascinado!!! Infelizmente apenas passamos um fim-de-semana juntos, pelo que, a experiência "Live" que tenho com AKITAS Inu pode-se considerar praticamente nula. Por outro lado, tenho pesquisado bastante sobre esta raça e, depois de muito ler, medindo toda a informação numa balança, chego à conclusão que se trata de uma raça fascinante, mas que poderá causar problemas em casa, sobretudo com o nosso pequeno "Bichon Havanês".
A moda dos filmes...
Não escolha o akita, a maior parte das pessoas não sabe lidar com eles.

Não, nada tem haver com o filme, cujo título em português é "Sempre a seu lado". Nada haver!

O verdadeiro interesse por esta raça surgiu-me quando convivi um fim-de-semana com um akita inu branco de um casal amigo meu.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta jul 05, 2012 10:37 pm

A melhor solução é contactar criadores e solicitar uma visita para esclarecimento de dúvidas e para conhecer a raça :wink:
raise
Membro Júnior

sexta jul 06, 2012 12:02 am

TheOnlyOne Escreveu:A melhor solução é contactar criadores e solicitar uma visita para esclarecimento de dúvidas e para conhecer a raça :wink:
O grande problema é que, após requerer lista de criadores ao CPC, não há nenhum criador com ninhadas registadas nos últimos tempos... :\

Se avançar para um AKITA, provavelmente terei que me deslocar ao estrangeiro. :|
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jul 06, 2012 12:25 am

Mas já desistiu do negócio da criadage? Quando o negócio está comprometido é o melhor a fazer, senão ainda se afunda mais...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
raise
Membro Júnior

sexta jul 06, 2012 12:57 am

bhess Escreveu:Mas já desistiu do negócio da criadage? Quando o negócio está comprometido é o melhor a fazer, senão ainda se afunda mais...
bhess, boa memória a sua... :)

O tópico da "criadage" foi uma «figura de estilo». Qual delas é que não vale a pena mencionar, pois está de caras.

Mas neste tópico vamos centar-nos neste sério assunto. Agradeço a vossa participação.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jul 06, 2012 1:18 am

O que merecia era uma "figura de estilo" aqui, no assunto sério... Mas enfim.

Como não conheço nenhuma das duas raças resta-me desejar-lhe boa sorte!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
raise
Membro Júnior

sexta jul 06, 2012 1:19 am

Obrigado, bhess : -)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sexta jul 06, 2012 1:54 am

Estive a ver para as exposições de lisboa (as 2) têm akitas registados.
Poderá tentar obter os nomes e saber se as pessoas estão em Portugal e se planeiam fazer ninhadas...
É uma ideia...
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jul 06, 2012 7:31 am

Sinceramente, as raças orientais têm uma personalidade muito forte. Costumam ser muito mais independentes e "casmurros" digamos assim. Acho as raças orientais lindas!
O labrador costuma ser aquela raça de cão que adora o dono, é dono-dependente... são muito mais flexíveis (no aspecto que são mais fáceis de treinar do que os Akita ou qualquer outra raça oriental). O único "senão" é a sua paixão por comer que os faz terem tendência para engordar :P (mas nada que uma dieta balançada e exercício físico não ajudem).

Qualquer que seja a escolha, deve ler sobre a raça do animal e sobre cães. Veja coisas sobre sociabilização e sobre treino.
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta jul 06, 2012 10:03 am

Não conheço os akita, mas tenho uma labrador.
A única coisa que podia ser melhor no labrador era a queda de pêlo... apesar de ser curto, larga muito pêlo.
Como já deve saber, não serve para guarda, mas no meu caso é uma mais valia porque não tem ponta de agressividade e nem a ouço a ladrar.
Responder

Voltar para “Cães”