Trela extensível

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta fev 04, 2004 4:35 pm

mjoaomarques Escreveu:
JUMP Escreveu: ...
como foi a primeira vez o passeio com a estranguladora, chegou a casa com a lingua a arrastar pelo chão.....azarete!!!
...
Olá Adriana,

Queria só chamar-lhe a atenção que para usar a coleira estranguladora é necessário que o dono saiba manuseá-la. Não é só puxar o cão e pronto. Olhe que há montes de cães com lesões mais ou menos graves na traqueia. É necessário colocá-la correctamente, convém que seja bem fina para deslizar facilmente, tem que ensinar o cão a andar à sua esquerda, ...

olá Maria João.

obrigada pela resposta.
de facto é extremamente difícil controlar o Max, no passeio.
o bicho passa o tempo a trocar de lado, e a puxar pra todos os lados, de maneira q me arrasta.
enfim...um problema com uma força de tracção superior á minha....

assim sempre consigo segurar o animal junto da perna esquerda, repetir o junto, e dizer lindo se ele não puxar.
de modo geral ele vai dando umas olhadelas para mim.
se puxa muito fica um bocado esganado e sempre abranda.
também lhe dou uns toques para trás e para dentro repetindo o junto.

devo ainda dizer q ele ainda não começou o treino de obdiência, e á extremamente instável, umas vezes fugindo outras avançando sem q com uma trela normal eu o consiga controlar minimamente.

quanto á trela é dupla metálica de duas argolas corrediças, parece-me q volta com facilidade á posição de larga se ele não puxar.
se me puder dar mais umas dicas agradeço-lhe.

cumprimentos
adriana
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta fev 04, 2004 6:23 pm

JUMP Escreveu: se me puder dar mais umas dicas agradeço-lhe.
Bem o que lhe vou dizer é polémico, há quem não concorde com este método mas comigo sempre deu resultado embora seja a ordem que mais trabalho (sem falar nas dôres de costas) me dá. Explica também o motivo porque é a última coisa que eu ensino e porque começo a ensinar o cachorro assim que ele entra em casa.

Em 1º lugar a ordem a que me refiro é o Junto sem trela e para quem mora numa zona urbana, este método deve ser apenas utilizado ou num recinto fechado ou em casa. É necessário ainda que o cachorro saiba e obedeça perfeitamente à ordens Aqui, Senta, Deita e Quieto(bem, eu utilizo estas palavras).
Descrição:
Começamos com a ordem Senta e Quieto. Depois mostro-lhe um "bom-bom" de cão na mão direita enquanto o mantenho sentado com a mão na coleira esquerda. Depois e sempre do lado direito dele e com a mão esquerda na coleira começo a andar e digo Junto ao mesmo tempo que lhe dou um leve puxão na coleira e lhe mostro a guloseima. Ando a direito sempre a controlar os desvios ou puxanços com a mão esq. na coleira e a guloseima na mão direita. Ao parar digo Quieto e Deita (porque estamos no início da aprendisagem porque mais tarde será Senta) e dou-lhe o bom-bom. Já estão a ver as dores nas costas? Só quando ele aprende a sequência: Senta, Junto, Quieto e Deita começo a ensinar-lhe a andar às voltas. Para a direita é muito fácil de controlar com a mão esq. na coleira enquanto ele segue a guloseima fechada na mão direita. Para a esquerda é mais difícil para as nossas costas. Só depois de ele andar Junto sem trela é que ensino então o Junto com trela e aí sim dando um sacão leve e rápido à estranguladora quando ele se adianta do joelho, ou seja os ombros dele devem estar paralelos à nossa perna.
Maria João
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta fev 04, 2004 8:53 pm

sclourenco Escreveu: No meu último post falei de um peitoral que uso no meu cão. Para quem estiver interessado em ver que peitoral é, vão a http://loja.petalog.pt/ . Depois basta ir à secção cães/trelas e coleiras/peitorais/treino.
Olhe, sabe que é interessante esse peitoral? Eu usava peitoral normal com o Dylan quando pequenino, o desgraçado fartava-se de puxar e trocar de lado que a gente não podia caminhar no passeio com ele, quando fizemos treino de obediência começei a usar a estranguladora, não foi fácil para mim porque tinha pena do pestinhas, mas realmente com isso não puxa e se pode caminhar normalmente sem fazer figuras tristes na rua :oops: , como despois ele sabe que fica á solta no jardim, então não tenho tanta pena dele.
Diga lá, o cão pode ficar com o peitoral colocado enquanto anda á solta? o tem que ser tirado para que possa correr á vontade? Pergunto isto porque eu nunca deixo solto ao Dylan sem qualquer coisa colocada (por enquanto é a estranguladora sem trela) onde fique pendurada a chapinha com o meu telefone, percebe? pelas dúvidas :roll:

Alicia
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta fev 04, 2004 10:23 pm

O que interessa é ele aprender a ordem junto e não o tamanho da trela.
o problema é que o max só sabe o juinto quando lhe apetece. portanto, eu ternto ter a trela o mais curta possível quando ele começa a puxar
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quinta fev 05, 2004 10:34 am

Bons dias a todos

Aligra, o cão pode correr, pular, saltar, ir à água e fazer tudo o que lhe apetecer com o peitoral posto. A única coisa que costumo fazer é enrolar a ponta do peitoral onde se prende a trela, pois no meu cão fica-lhe à altura das patas e ele na brincadeira enfia lá as mãos! Não o aleija, mas é evitável. Se calhar não dá para perceber muito bem o que acabei de explicar, talvez só vendo o peitoral na mão.
Uma das vantagens deste peitoral é que é feito em nylon, pelo que pode ser lavado e não apanha bolor, ao contrário dos de pele. À primeira vista pode não parecer, mas é extremamente resistente.
A razão pela qual adquiri um novo é porque a minha irmã mais nova levou o cão uma vez para os escoteiros e houve um "adorável" escoteiro que cortou o peitoral... :evil: :x :o

Eu prefiro mil vezes este peitoral a uma estranguladora, pois tenho a sensação que o meu cão não vai ligar peva se tem uma estranguladora ou não... :oops: O que lhe interessa mesmo é puxar!!! Ah! E também prefiro o peitoral porque, como uso a coleira folgada, tenho receio que ele a tire e dispare a correr atrás de um cão ou de um gato (ele fica "cego").

Cumprimentos,
SL
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta fev 05, 2004 12:44 pm

Obrigada pela dica, Sandra ;)

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”