Vacinação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

segunda jul 09, 2012 2:23 pm

Olá a todos! Gostava de saber a vossa opinião antes de consultar um veterinário.
A minha cadela tem 4 meses, e foi vacinada aos dois meses e fez o reforço 1 mês depois. Na clinica onde vou com ela trabalham vários vets e fui atendida por duas diferentes das vezes que lá fui, apesar disso foram bastante simpáticas e esclareceram-me todas as dúvidas e preocupações... Mas as vets disseram-me que depois da primeira vacina dos 2 meses ela só precisava do reforço dos 3 meses e desparasitações mensais até aos 6 meses, altura em que tinha de levar a vacina da raiva e o chip.
A última vez que lá fui (para ela levar a vacina dos 3 meses) a vet disse-me que 10 dias depois já a podia levar à rua, o que eu cumpri, disse-me para ir passando mensalmente para a pesar e comprar o comprimido desparasitante e se tudo corre-se bem só precisava de ir à consulta aos 6 meses...
Mas este fim de semana estava a falar com a minha sogra que tem uma cadelinha com 3 meses e ela disse-me que a dela ia levar o terceiro reforço... Fui pesquisar e encontrei este artigo http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=130 que também menciona que os cachorros devem ser vacinados novamente às 16 semanas...
Gostava da vossa opinião antes de ligar à vet.... Por um lado penso que se nenhuma delas mencionou isso é porque não acha necessário um 2º reforço, por outro acho estranho.
O que é certo é que ela já vai à rua à algum tempo e tenho medo de a ter exposto a alguma coisa....
Obrigada :D
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

segunda jul 09, 2012 2:29 pm

Antes dos dois meses não deu nenhuma?
Piranhita
Membro Veterano
Registado: segunda mai 14, 2012 8:31 am

segunda jul 09, 2012 2:34 pm

O meu pequeno já veio do criador com uma vacina dada e desde que está comigo já deu mais duas vezes, agora só falta a da raiva.
magggie
Membro

segunda jul 09, 2012 2:42 pm

Nós fomos buscá-la ao canil, ela ainda não tinha nenhuma vacina e estava numa box ao lado de cães adultos, imagino que nem todos estariam vacinados.... Fomos com ela ao vet nesse dia para ela a ver, disse-nos que ela estava bem e deu-lhe a 1º vacina, a dos 2 meses.
O mais estranho, é que ainda no outro dia quando a fui desparasitar a vet estava lá, ofereceu-se para lhe dar o comprimido e voltou a reforçar que picas só aos 6 meses, e que nessa altura falava comigo sobre a vacina da leishmaniose....
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 09, 2012 2:52 pm

É o protocolo habitual que os vets seguem com animais vindos de canis. Em palavras de leigo, parte-se do princípio de que um animal que esteve em contacto com adultos não vacinados já desenvolveu bastantes defesas e que a partir daí só é necessários reforçá-las.

Mas nunca é demais reforçar esta recomendação: dirija-se à sua veterinária, ela melhor do que ninguém lhe explicará as suas razões para ter optado por esse protocolo e não por outro. O que aqui lhe disserem não passará de relatos do que foi feito aos seus animais, e não opiniões baseadas em reais conhecimentos médicos.

Em resumo: confie no seu médico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
magggie
Membro

segunda jul 09, 2012 2:59 pm

Obrigada Floripes :D
Pois, se duas vets diferentes nunca me falaram numa terceira vacina é porque não a devem considerar necessária... mas ainda assim vou passar por lá e perguntar :wink:
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jul 09, 2012 3:16 pm

Maggie, não sei se é o caso pois disse que a sua menina não tinha vacina nenhuma. Normalmente a terceira e última vacina que se dá aos cães é a da raiva. A vacina da raiva é a única que é obrigatória por lei e quando um cão sai do canil é obrigado a sair com ela bem como com o chip.
Tem a certeza que a não levou à saída do canil?
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda jul 09, 2012 3:27 pm

A vacina da raiva só é dada aos seis meses, o que até foi dito aqui:
magggie Escreveu:...
A minha cadela tem 4 meses, e foi vacinada aos dois meses e fez o reforço 1 mês depois.

...

Mas as vets disseram-me que depois da primeira vacina dos 2 meses ela só precisava do reforço dos 3 meses e desparasitações mensais até aos 6 meses, altura em que tinha de levar a vacina da raiva e o chip.

...
:roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
magggie
Membro

segunda jul 09, 2012 3:28 pm

Sim tenho a certeza que ela não tem a vacina da raiva nem o microchip, pois no canil disseram-me que as vacinas eram responsabilidade dos novos donos, a única coisa que eles ajudavam era com a esterilização quando ela tivesse 7 meses...
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jul 09, 2012 3:31 pm

Desculpem-me a gafe! Escapou-me essa parte do post... :oops:
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
magggie
Membro

segunda jul 09, 2012 3:32 pm

Sasha9 Escreveu:Desculpem-me a gafe! Escapou-me essa parte do post... :oops:
:D
Responder

Voltar para “Cães”