"ladra" enquanto come

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

oriexiac
Membro Júnior
Registado: quarta nov 30, 2011 8:20 pm

sexta jul 13, 2012 12:44 pm

Então não é estranho o facto de um cão que é tão carinhoso e submisso a qualquer tipo de ordem, apenas na hora de comer se revelar "agressivo"???
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jul 13, 2012 12:59 pm

bhess Escreveu:
oriexiac Escreveu:será que ele pensa, "é hora de papar não me chateis deixa-me comer descansado"?
Não acredite neste tipo de coisas. Ok? Um cão quando rosna está a quer dizer muita coisa, tudo menos "é hora de papar".

Há um video de um caso real, que demonstra um tipo de treino que poderá fazer, julgo que era com um Golden Retriever mas neste momento não estou a encontrar. Quando encontrar coloco aqui.
É este? http://youtu.be/i2lAwTIOe1A ;)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jul 13, 2012 12:59 pm

oriexiac Escreveu:Então não é estranho o facto de um cão que é tão carinhoso e submisso a qualquer tipo de ordem, apenas na hora de comer se revelar "agressivo"???
Não, não acho. Tive uma cadela dominante que era super carinhosa, até me era difícil explicar a alguns familiares que tinha que ser rigorosa com os limites que lhe impunha. Excelente para obediência, era maravilhoso ver o gosto com que ela treinava, uma autêntica obsessão. Uma cadela exemplar.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 13, 2012 1:10 pm

Estava a evitar responder porque sou assumidamente bruta e não nada dada às técnicas "evasivas", mas tenho que concordar com o/a LFGomes.

Não é espancar, mas à primeira rosnadela já não acontece a segunda. Porquê? Porque levou imediatamente em cheio e de forma bem assertiva.

E até hoje nunca tive reincidências...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta jul 13, 2012 1:12 pm

MiMoo Escreveu:
bhess Escreveu:Não acredite neste tipo de coisas. Ok? Um cão quando rosna está a quer dizer muita coisa, tudo menos "é hora de papar".

Há um video de um caso real, que demonstra um tipo de treino que poderá fazer, julgo que era com um Golden Retriever mas neste momento não estou a encontrar. Quando encontrar coloco aqui.
É este? http://youtu.be/i2lAwTIOe1A ;)
É esse mesmo, obrigada! :D

oriexiac, veja o vídeo.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sexta jul 13, 2012 1:42 pm

WaterMonitor Escreveu:Estava a evitar responder porque sou assumidamente bruta e não nada dada às técnicas "evasivas", mas tenho que concordar com o/a LFGomes.

Não é espancar, mas à primeira rosnadela já não acontece a segunda. Porquê? Porque levou imediatamente em cheio e de forma bem assertiva.

Que cão é que tem? Acha que esse método é o mais correcto? Não sei bem que experiencia tem com cães, mas está a ir no sentido oposto. Nenhum cão a vai respeitar nem a ver como lider, vão ter medo de si e a relação entre cão e dono nunca será a melhor. A cadelas não batem aos seus cachorros quando eles fazem algo errado. A comunicação dos humanos com os cães nunca pode ser essa.
Se eu der uma palmada ao meu filho, ele percebe o porquê daquela palmada, os cães não associam a dor fisica ao acto que praticaram, em certas ocasiões até pode estar a incentivar essa atitude que não quer que ele faça. A linguagem que os cães entendem é a linguagem corporal e captam a nossa energia, é assim que comunicamos com os cães.
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

sexta jul 13, 2012 1:53 pm

cmob Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Estava a evitar responder porque sou assumidamente bruta e não nada dada às técnicas "evasivas", mas tenho que concordar com o/a LFGomes.

Que cão é que tem? Acha que esse método é o mais correcto? Não sei bem que experiencia tem com cães, mas está a ir no sentido oposto. Nenhum cão a vai respeitar nem a ver como lider, vão ter medo de si e a relação entre cão e dono nunca será a melhor. A cadelas não batem aos seus cachorros quando eles fazem algo errado. A comunicação dos humanos com os cães nunca pode ser essa.
Se eu der uma palmada ao meu filho, ele percebe o porquê daquela palmada, os cães não associam a dor fisica ao acto que praticaram, em certas ocasiões até pode estar a incentivar essa atitude que não quer que ele faça. A linguagem que os cães entendem é a linguagem corporal e captam a nossa energia, é assim que comunicamos com os cães.

No sentido oposto à realidade, está você a ir!!

Há momentos na nossa vida que devemos guardar para nós o que pensamos em relação a certos assuntos em que não estamos muita à vontade!!

É mais que óbvio que um cão sabe por que é que levou uma palmada!
Agora, se me disser que essa palmada foi dada só porque sim, claro que o cão não vai perceber!!

PS: Não fui rude e muito menos mal educado! :)
JP
cmob
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 2:03 pm

Ou seja, se o meu cão fizer algo de errado e eu lhe der uma palmada, acha que ele entendeu o que fez de errado? Algum de nós está completamente errado...todos os livros que li e todos os cursos que tirei me ensinaram que os cães não aprendem sob violência fisica, não associam isso a algo de errado.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jul 13, 2012 2:15 pm

cmob Escreveu:Ou seja, se o meu cão fizer algo de errado e eu lhe der uma palmada, acha que ele entendeu o que fez de errado? Algum de nós está completamente errado...todos os livros que li e todos os cursos que tirei me ensinaram que os cães não aprendem sob violência fisica, não associam isso a algo de errado.
Uma palmada é uma repreensão, se dada na altura certa o cão entende que não deve fazer aquilo, pode não perceber porque é que o dono não gosta, mas percebe que o dono não quer que faça aquilo. Por exemplo, se o cão sobre para o sofá e leva uma palmada, volta a subir, volta a levar, não acha que ele percebe que não pode subir para o sofá?
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

sexta jul 13, 2012 2:22 pm

cmob Escreveu:Ou seja, se o meu cão fizer algo de errado e eu lhe der uma palmada, acha que ele entendeu o que fez de errado? Algum de nós está completamente errado...todos os livros que li e todos os cursos que tirei me ensinaram que os cães não aprendem sob violência fisica, não associam isso a algo de errado.
Se lhe der uma palmada de forma assertiva e logo de seguida não lhe for fazer festas, não acho, tenho a certeza!!

Geralmente, e por experiência própria, os cursos que tirei, muitas das coisas que aprendi, não coloquei em prática e coloquei sim, muitas das que precisamente não aprendi.

Em relação aos livros, cada um escreve o que quer, baseado ou não em factos comprovados.
Acredita quem quer, quem não quer, procura!

PS: Com isto, não quero dizer que sou eu que estou correcto, é apenas a minha opinião (comprovada)!

Cumprimentos
JP
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta jul 13, 2012 2:59 pm

Eu penso que da mesma maneira que um cão entende quando lhe fazemos uma festa ou um elogio, também entende com uma palmada que não deve repetir o comportamento.

É verdade que isto não se a aplica a todos os cães e como já disse em intervenções anteriores, eu tenho o exemplo disso em casa. Quanto mais palmadas lhe dava, pior ela reagia, mas a minha cadela é uma excepção porque sempre convivi com animais, já criei vários (principalmente como FAT) e esta forma de educar sempre resultou.

Ninguém falou em espancar, nem o objectivo é causar dor.

Agora é óbvio que a palmada tem que ser dada no momento certo, não é por exemplo chegarmos a casa e termos um chichi no meio da sala, aí, porque não foi no momento, nem vale a pena porque o cão não vai entender.

Se acreditamos que eles sentem quando nós temos medo (e penso que aqui estamos todos de acordo) não acreditamos que eles entendem uma reacção negativa da nossa parte? Não vejo lógica nem coerência nisso.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jul 13, 2012 3:03 pm

As cadelas não batem nos cachorros???? :lol:
Quem diz isto nunca teve ninhadas em casa e nunca viu uma cadela a educar os seus filhotes nem nunca viu como os cães se relacionam entre si numa matilha.

As cadelas dão imensas rosnadelas e cachações nos filhotes e se determinam uma coisa, é mesmo isso que se cumpre. Nem vou falar das rigidas normas de conduta numa matilha...que implicam cuidado até no modo como se olha.

Os cães só percebem uma coisa: quem manda? É que se não manda ninguém, candidatam-se eles. E é fácil perceber porque é tanta situação complicada com cães...
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 13, 2012 3:18 pm

Ai o que para aqui vai de confusão. :o

Adoro cães, não saberia viver sem um monstrão imenso atrás de mim, mas sou pragmática: são cães. Tal como a sasquatch refere e muito bem, os cães têm que saber claramente quem manda.

Com o gosto que tenho por gigantes, muita chatice teria tido eu se me pusesse com essas teorias de lhes dar uma palmada e a seguir fazer festas. Quando desse por mim, que ainda por cima sou mulher (com o que isso implica de voz mais fina e gestos menos bruscos) estava com um sujeito de 70 quilos nos queixos.

O/a LFGomes refere com toda a razão que o objectivo não é causar dor ou espancar, o objectivo é sempre mostrar quem manda. E quem manda não pode ser histérico ou descontrolado. Gritar desalmadamente e bater à imbecil é inútil. Assestar um palmadão na focinheira do sujeito que nos está a rosnar, sem medo e sem gritaria, apenas com um "não" convicto, faz milagres.
cmob
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 3:43 pm

O meu ponto de vista, vale o que vale, eu consigo dar uma "palmada" no meu cão sem ter que lhe tocar. Consigo através da minha energia transmitir-lhe o que está certo e o que está errado. Se estudar a linguagem entre os cães vai perceber que eles não comunicam ás palmadas, eles "falam" de outra maneira. De todos as ocasiões que pude privar com treinadores de cães, seja de agillity, RCI ou Mondioring, nunca vi nenhum dar palmadas aos seus cães....
São pontos de vista, é por isto que eu gosto dos foruns, para trocar ideias com outras pessoas.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta jul 13, 2012 4:02 pm

Sim, falam de outro modo...meta um cão chavalo a faltar ao respeito a um velhote e vai ver a energia que ele lhe transmite! Pode ser simplesmente não se desviar ou olhar de frente. É quanto basta.

Meta-se a trasnmitir energia a um cão de 40 quilos para cima e de temperamento forte. Ás tantas a energia dele abafa a sua :lol:
Responder

Voltar para “Cães”