Brincadeira com o cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sonic
Membro
Registado: quinta set 18, 2003 12:32 am

quinta fev 05, 2004 9:05 pm

Brincar com o cão de modo a "provoca-lo" de forma a rosnarmos e ele começar a ladrar com a cauda a abanar e fazer perseguições, pode querer dizer o que?
Presumindo que ele está numa de brincadeira, será algo que não devemos fazer por forma a provocar um mau comportamento futuro? :roll:
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta fev 05, 2004 9:10 pm

Tanto quanto sei, certo tipo de brincadeiras são de evitar. Brincadeiras do género de puxar um objecto ou uma corda, ou provocar o cão, estão a transmitir a mensagem de que o cão tem permissão para desafiar o dono, quando a relação que se deve estabelecer desde o início é: "Eu é que sou o dono, sou o chefe da matilha, e tu não me podes rosnar nem competir comigo desse modo".

Pelo menos foi o que li num livro sobre treino e comportamento canino...
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta fev 05, 2004 11:01 pm

Sempre brinquei assim com o meu cão e não tenho quaisquer problemas quanto a quem manda em casa. Mas também sempre fui eu a parar a brincadeira quando eu queria, ou seja eu escolhia o inicio e o fim, quem tinha a ultima palavra era eu. E continuo a ter :D
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta fev 06, 2004 1:29 am

ana_link Escreveu: Sempre brinquei assim com o meu cão e não tenho quaisquer problemas quanto a quem manda em casa. Mas também sempre fui eu a parar a brincadeira quando eu queria, ou seja eu escolhia o inicio e o fim, quem tinha a ultima palavra era eu. E continuo a ter :D

Faço exactamente o mesmo!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta fev 06, 2004 2:24 am

Bem... na minha opinião há cães e cães!

Se com uns é salutar para o dono e para o cão fazer essas brincadeiras, para outros não o é!

è imprescindivel saber avaliar os comportamentos do cão ao longo da brincadeira e não o deixar que a brincadeira se torne num medir forças quando à partida o cão vai ter ou já tem mais força que o dono!

Um cão mais dominante deve ter uma postura mais autoritária da parte do dono e nas brincadeiras nunca o deixar ganhar!

Já tivemos aqui vários exemplos do que pode resultar de um cachorro mal educado...

Se tem a certeza que o seu cachorro sabe brincar, não hesite em passar uns tempinhos a dar-lhe essa alegria ;)
Zingara
Membro Júnior
Registado: segunda set 22, 2003 3:05 am
Localização: 4 Bulls Terriers, 1 Schnauzer mini , 1 persa e 1 pelo curto brasileiro, 2 jabutis

sexta fev 06, 2004 3:08 am

[size=18][/size][color=blue][/color]

Sempre brinco com meus bichos e eles automaticamente tem esse tipo de reação, acho que na cabeçinha deles faz parte do ritual da brincadeira. E em nenhum momento isso extrapolou para uma reação agressiva, rola a brincadeira e depois que acaba eles voltam a calma habitual.
Forte abraço!
Ana Sixx :lol:
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta fev 06, 2004 10:39 am

Eu sempre brinco assim com os meus cães, mais com o husky. Ele rosna-me e simula que me morde, porque agarra-me sem me magoar. Nunca tive problema nenhum e ele já tem quase 8 anos. quando digo chega, acabou, sinceramente não sei se é errado.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sexta fev 06, 2004 12:22 pm

Nós sempre brincámos assim com o Fox do meu namorado e ao puxa com a minha Dalilah e nunca tive problemas, mas é a tal coisa, há cães e cãe. No caso de cães com tendências dominantes, é de ter mais algum cuidado, sem dúvida.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta fev 06, 2004 12:40 pm

Aquilo que eu disse acima foi o que li num livro. Sinceramente, eu também me fartava de brincar assim com o meu cão e nunca tive problemas de liderança lá em casa... ele é que mandava! :D
Não, a sério... De qualquer maneira, a teoria até me parece boa, porque um cão de temperamento dominante pode achar que é o boss quando desafia o dono e a partir daí não há mão nele! Mas quando os cães são mais "calmos", umas pelas puxadelas até é uma boa brincadeira, acho eu...

Amanhã, como vou visitar um centro de treino canino, aproveito e pergunto isso aos treinadores. Já agora também quero saber o que é melhor! ;)
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

sexta fev 06, 2004 2:01 pm

marta_vasques Escreveu: Aquilo que eu disse acima foi o que li num livro. Sinceramente, eu também me fartava de brincar assim com o meu cão e nunca tive problemas de liderança lá em casa... ele é que mandava! D
Não, a sério... De qualquer maneira, a teoria até me parece boa, porque um cão de temperamento dominante pode achar que é o boss quando desafia o dono e a partir daí não há mão nele! Mas quando os cães são mais "calmos", umas pelas puxadelas até é uma boa brincadeira, acho eu...

Amanhã, como vou visitar um centro de treino canino, aproveito e pergunto isso aos treinadores. Já agora também quero saber o que é melhor! ;)
As brincadeiras de puxar uma corda por exemplo são típicas de um cão, mesmo que você não colabore com ele há-de reparar que quando brincam sozinhos fazem exactamente o mesmo abanando energeticamente o brinquedo, e na minha opinião essas brincadeiras são bastantes saudáveis para o cão, a única coisa com a qual se tem que ter cuidado nessas brincadeiras é que quem "ganha" o brinquedo é sempre o dono, ou seja, pode brincar com uma corda por exemplo, puxa de um lado e o cão do outro, mas ele tem que largar quando você manda e só voltar a pegar aquando nova ordem. Agora cão é cão e não se consegue eliminar completamente os seus instintos nem proibir de fazer tudo afinal não é nenhum peluche, devem sim ser instintos controlados dentro do possível...
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

sexta fev 06, 2004 3:15 pm

Pois... eu também sempre brinquei assim com o meu cão e nunca tive problemas. Mas claro que lhe impus um limite para tudo e, como já foi referido, sou eu que decido quando parar e ele só toca no brinquedo com nova ordem.
Por exemplo, ele delira quando brinca com o frisbee e adora fugir à nossa frente com ele na boca. Eu deixo-o, mas assim que o chamo ele já sabe que é para vir de imediato dar-me o frisbee. Ele vem, contrariadíssimo, mas vem... :) Claro que depois de mo dar leva beijinhos, festas e abraços!!!
Acho que não faz mal nenhum brincar com eles assim, desde que se respeitem os limites e se conheça bem as reacções do cão. 8)
Se for errado fazer isto, acho que meio Portugal está a errar...! :oops: :oops: :oops: :oops:

Fiquem bem!! :lol:
inezitah
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 4:39 pm

sexta fev 06, 2004 4:53 pm

eu também brinco assim com os meus cães e nunca tive problemas!! nem espero vir a ter!!Imagem
analipa
Membro Veterano
Registado: terça jan 21, 2003 11:01 am

sábado fev 07, 2004 12:28 pm

Eu também brinco bastante com o meu cão a simular desafiá-lo. Ele sabe que tem de respeitar o espaço que eu limito! Quando, mesmo assim, ele se começa a querer "esticar", basta eu dar-lhe um DAQUELES olhares, que ele percebe e pára a brincadeira.
É bastante agradável para ele e para eu própria estabelecer limites em relação às brincadeiras.

Filipa
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado fev 07, 2004 8:34 pm

eu como não tenho o hábito de incentivar o mau comportamento e maus instintos dos animais... não posso responder. há quem o faça? feitios. por isso é que tenho sempre uns 80 kg de bichos a candidatarem-se a colo vitalício :p
Responder

Voltar para “Cães”