"ladra" enquanto come

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jul 13, 2012 4:26 pm

Olha se eu me fosse põr a "transmitir energia" ao meu cão... :lol:
Reconheço que há cães que até se podem educar assim. Pela postura corporal, pelo modo de olhar, mas isso leva tempo e pode resultar , ou não.
E se inadvertidamente entra uma criança lá em casa na hora da refeição do cão? Ou se me esqueci do osso que ele " escondeu" no sitio para onde a criança se está a dirigir?
Sofia
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jul 13, 2012 5:51 pm

Sou antiquada e não acredito em teorias New Age.

E, lamento informar, mas também eu conheço treinadores, pessoal que pratica mondioring, agility, etc, e garanto-lhe que os cães volta na volta levam e não há cá transmissões de energias. Há é um palmadão quando se esticam.

Gostava de ver alguém separar uma briga de dois machos com mais de 40 quilos usando energia e postura corporal...
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sexta jul 13, 2012 6:42 pm

Ainda bem que a ciência evoluiu e hoje em dia usam-se novas técnicas para comunicar com um cão.
E eu que frequentei tantas aulas de obediência com os meus cães e nunca me ensinaram a dar palmadas nem coisas do género...talvez não soubessem lidar com cães.
E para separar dois machos de 40 ou 50kg que estejam envolvidos numa luta nunca se deve recorrer á violência, existem técnicas para separar 2 cães em luta, mas isso sou eu que digo e que estou completamente enganado...lolol
Posto isto, eu lido com todo o tipo de cão e nunca tive que recorrer a qualquer tipo de palmada ou murro ou pontapé..se alguém para controlar ou educar o seu cão tem que recorrer ás palmadas, para mim, está no caminho errado e nunca vai controlar o cão.
WaterMonitor
Membro Veterano

sexta jul 13, 2012 7:07 pm

Sabe o que lhe digo? Nem vale a pena estar a perder tempo comigo que hoje não estou com pachorra.

Tenho cães há anos, são sempre malta da pesada e levo-os para todo o lado, nem que seja ao virar da esquina. Onde estiver eu, está garantidamente pelo menos um cão meu. Se não os controlasse, baixinha e gorducha como sou, estava desgraçada.

Fique-se com as suas teorias e cursos que eu e a minha malta estamos bem obrigada.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sexta jul 13, 2012 7:17 pm

Não me dirigi á sua pessoa, quando escrevo, escrevo para toda a gente e não para uma pessoa em particular...

Isto foi o que eu li neste site, possivelmente também não entendem grande coisa sobre cães...mas vale o que vale...

"Preferir o reforço positivo em detrimento de castigos corporais

Muitas raças, sobretudo as dominantes, não aceitam os castigos corporais e podem mesmo responder com agressividade. Ao bater num cão, está apenas a ensiná-lo a recear o dono ou a esconder-se dele depois de ter feito alguma “asneira”. Bater no cão só é aconselhado quando este tenta morder um humano, nestes casos, não se deve deixar o cão “dominar” o dono. Para manter um comportamento desejável, na grande maioria dos casos, resulta melhor elogiar o cão quando este tem uma atitude correcta do que castigá-lo quando age de forma indesejada. "

Fonte:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/o_abc_d ... do_cao/376
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta jul 13, 2012 8:19 pm

Eu vou só dar a minha opinião com um exemplo sobre o que sei do treino "com palmada":
- um cão está a urinar dentro de casa, dono dá uma palmada quando o apanhou no acto.
- Ponto de vista do dono: dei-lhe uma palmada porque ele estava a fazer chichi no sítio errado e isso não se faz! E está correcto porque foi logo na hora!
- Ponto de vista do cão pode variar:
. bateram-me porque fiz chichi dentro de casa
. bateram-me porque fiz chichi com o dono a ver
. bateram-me porque fiz chichi
. bateram-me porque o dono chegou e eu estava a fazer chichi
. bateram-me porque eu estava nesta divisão da casa
. WTF? Porque é que me estão a fazer isto? (ou seja, o cão ficou sem saber porque lhe foi aplicado o castigo)

Ou seja, podemos estar a criar um cão que tenha medo de se aliviar por estar na nossa presença (não seria um caso inédito!!) ou com medo de outra coisa qualquer.

Só por isto é que não uso estes métodos e tem resultado bem. Falei no chichi dentro de casa porque sei de casos em que o cão deixou de se aliviar na presença do dono... mas foi só um exemplo. Espero não estar a criar muita confusão no tópico...

Editado: eu também tenho cães desde sempre, quando apliquei algum tipo de castigo físico foi porque era jovem e em algumas alturas perdi a cabeça (nada de super violento, óbvio! A tal "sapatada"...)... e era nessas alturas em que o treino regredia. Para meu bem e dos meus cães tive que aprender a respirar fundo e contar até 10... tive sempre animais de rua, alguns tinham os seus traumas, outros tinham personalidade forte e bastante autoconfiança... é preciso saber dar-lhes a volta.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta jul 13, 2012 9:20 pm

Hoje 3 dos meus cãs (as meninas...) arrombaram a porta e perseguiram as coelhas. Uma das cadelas conseguiu encurralar a coelha mais nova, recém chegada e estava prestes a deitar-lhe o dente. Claro que lh transmiti energia... lancei-me em vôo sobre ela (pesa só menos 12 quilos que eu) e agarrei-a pelo cachaço. Imobilizei-a e consegui deitar a mão à colira de outra cadela, bem mais pequena, que foi ajudar a amiguinha. Levaram as duas, quero dizer, apliquei-lhes fortemnte uma técnica de Reiki na lombaça. Com o queixo, consegui abrir a porta da garagem e enfiá-las lá para dentro e logo corri para dentro de casa, onde a 3ª cadela ladrava histericamente à 2ª coelha, escondida atrás do sofá. Levou tb... apliquei-lhe tb o Reiki e foi de trela e rabo entre as pernas para a garagem, fazer companhia às amiguinhas durante 10 minutos. Depois soltei-as no terreno (a garagem tem 3 portas) e lá foram as 3. A Flor ainda voltou atrás para ir cheirar debaixo do portão, mas um "Floooooooor...." dito com maus modos foi o suficinte para a fazer ir ter com as outras...

Graças a esta técnica de Reiki, tb deixaram de perseguir os gatos. Descobriram que sou omnipresente e vejo tudo, como o Pai Natal. Muito boa, esta técnica oriental, resulta mesmo, se for aplicada na hora h! basta fazê-lo uma ou duas vezes, conforme a teimosia. Nnhuma dlas tem medo de mim, mas receiam desagradar-me. A palmada e o castigo são acontecimentos raros, até porque se o fizesse a torto e a direito deixaria de funcionar. E só ocorrem em situações graves. A gravidade é dfinida por mim. A Flor rosnou-me uma vez, há uns meses, por lhe mexer na taça enquanto comia. Tem 4 anos e está comigo desde os 6 meses, nunca tinha feito tal coisa. Apliquei-lhe o Reiki e não repetiu a gracinha. Era o que faltava!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta jul 13, 2012 9:32 pm

Acrescento que si perfeitamente que, relativamente às coelhas, o esforço é quase inglório: as coelhas correm, não se defendem (as palmadas assertivas cheias de unhas de alguns gatos foram mais eficazes que muitos dos meus ralhetes...), é algo muito instintivo, a fuga de umas e a perseguição dos outros. Tenho de manter as coelhas fora do alcance dos cães, e o que sucdeu hoje foi um acidente - que se repetirá, se eu não for cuidadosa. Mas ainda tenho o objectivo de conseguir que não persigam as coelhas na minha presença, ou que párem de o fazer quando o ordenar. Em relação aos gatos, a convivência já é pacífica, mas não as deixo sozinhas com os poucos que não sabem ou não conseguem defender-se ou fugir. Nunca fiando. São cães...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jul 13, 2012 9:36 pm

sxmota Escreveu:Claro que lh transmiti energia...
:lol:
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado jul 14, 2012 1:44 pm

sxmota, o que já me ri com as suas transmissões energéticas! São montes de New Age e tudo. :lol: :lol: :lol:

Bem sabia que a história da "energia" não me era estranha e de repente lembrei-me: Cesar Millan.

Mas que alguém se tente comparar com o sujeito, que tem um dom natural e um conhecimento profundo de anos e anos, ultrapassa-me. :o
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

sábado jul 14, 2012 2:28 pm

editado.
Última edição por Saracocas em sexta jul 20, 2012 2:26 pm, editado 2 vezes no total.
tnx1138
Membro
Registado: terça jun 19, 2012 8:33 am

sábado jul 14, 2012 4:39 pm

Qual a raça?
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado jul 14, 2012 5:24 pm

A raça não interessa para nada, o que temos que fazer é transmitir a nossa energia de uma forma positiva.

Mais dois anos e podemos também aplicar uns cristais, fazermos massagem com umas pedras e até talvez uma terapia com velas.

Se o cão entretanto nos morder, a culpa é nossa e da nossa energia deficiente.

8)
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

sábado jul 14, 2012 5:35 pm

Aqui a questão certa, seria:

Quem é o dono?

Não, qual a raça?!
JP
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sábado jul 14, 2012 5:37 pm

WaterMonitor Escreveu:A raça não interessa para nada, o que temos que fazer é transmitir a nossa energia de uma forma positiva.

Mais dois anos e podemos também aplicar uns cristais, fazermos massagem com umas pedras e até talvez uma terapia com velas.

Se o cão entretanto nos morder, a culpa é nossa e da nossa energia deficiente.

8)
:lol: :lol:
Se a isso tudo juntares umas hidromassagens , vou ali buscar umas orelhas e vou ser cão prá tua casa. :lol: :lol:
Sofia
Responder

Voltar para “Cães”