Eu acho que ter um animal para companhia ou para criação são duas coisas diferentes. Embora a segunda não possa viver sem a primeira. Este é o meu ponto de vista.
Em primeiro lugar porque um exemplar com qualidade de exposição é por norma mais caro do que um exemplar com qualidade "pet". É claro que nem sempre a compra de um animal com qualidade de expo significa que se vá fazer criação com ele, no entanto quem pretende adquirir um exemplar para criação por norma compra um animal com esta qualidade. Também penso que quem começa um projecto, compra os animais já pensando no fim que lhes vai dar e não meramente para companhia, embora como referi, uma coisa não viva sem a outra. Apesar de tudo, penso que a filosofia é um pouco diferente e para quem, talvez à partida, caso quisesse ter um animal de raça, compraria um, dois ou até três, neste caso passa a ter seis ou oito animais. Estou-me a lembrar neste momento de um criador que tem doze cães de raça grande. Penso que quem se projecta no mundo da canicultura, tem estes animais todos pora fazerem parte do seu projecto e não só para fazerem companhia.
Alimentar 12 animais de porte grande, vacinar, desparasitar, fazer testes a doenças congénitas, não tem o mesmo impacto na carteira que afazer o mesmo com dois ou três. Ainda para mais para quem, apesar de ter 8 fêmeas, não faz assim tantas ninhadas por ano. Penso que este ano ainda só fizeram uma. Olhando para um projecto destes, penso que se compreende porque é que, apesar de a criação de cães gerar receita, nunca gera lucro mas apenas despesa.
são pontos de vista