Como muitos de vós sabem, uso métodos positivos para treinar os canitos que me chegam às mãos... e abri este tópico porque preciso de mais opiniões ou ideias.
Eu sou um íman de cães errantes... e há um mês atrás foi abandonado um cão na minha rua (um vizinho acha que viu o seguinte filme: carro desacelera, porta abre, cão é atirado borda fora, carro acelera... cão ainda tenta ir atrás do carro

). Na altura não comecei os treinos porque estava medroso, com uma ferida na pata e cheio de pulgas e carraças... com a ajuda do meu cão, ganhei a confiança dele e hoje os dois cães são os melhores amigos do mundo. Fui ensinando coisas básicas como o senta e o deita (ainda está numa fase inicial, porque eu não estava cá por casa... andava em exames). Agora que sinto que o cão confia em mim, está tratado e ligeiramente mais gordinho queria ensiná-lo a andar à trela... mas tenho um problema "muito grave": assim que lhe ponho a coleira e a trela ele vai-se deitar a um canto e não se levanta... já consegui que ele viesse (ele não entra em minha casa, primeiro porque tem medo de entrar em edifícios fechados e segundo porque os meus pais me matariam

)... afastei-me com o meu cão e ele veio com a trela a arrastar. Já mudei para uma trela mais leve (improvisei uma trela com trapilho... que é um género de tecido) para ver se ele não tinha aquele medo inicial, mas tem na mesma. Outra coisa chata é que ele quando vem connosco passear, mete-se pelo mato adentro (estou numa zona de muito mato) e ou volta muito tempo depois ou deixa de me ver e vai direito a casa... Ou seja, não o consigo ter perto o suficiente para o ensinar a andar junto (sem trela) e depois colocar a trela como um "adereço"...
Com este medo todo, nem me atrevo a pegar na outra ponta da trela (descobri que ainda é pior... eu tenho que estar muito longe para ele pensar em levantar-se e seguir-me).
Algumas ideias do que o que eu esteja a fazer mal, algumas ideias a acrescentar para começar a correr melhor??
Entrei hoje de férias e vou tentar treinar o junto dentro do jardim...
Obrigada desde já a todos pelo interessem em lerem isto até ao fim (agora vi que é um loooongo texto) e por me tentarem ajudar! Bom fim de semana!