Maternidade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

advicedog
Registado: domingo jul 22, 2012 12:05 am

domingo jul 22, 2012 12:18 am

Carissimos,

Recorro à vossa infinita sapiência para que me auxiliem na seguinte questão:

Tenho uma cadela gestante que parirá em breve. Já lhe construí uma maternidade mas tenho dúvidas relativamente à matéria com que a devo forrar: jornais, cobertores/toalhas, aparas de madeira, palha...? O que costumam usar e porque razão?

Obrigado
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

domingo jul 22, 2012 1:15 am

advicedog Escreveu:Carissimos,

Recorro à vossa infinita sapiência para que me auxiliem na seguinte questão:

Tenho uma cadela gestante que parirá em breve. Já lhe construí uma maternidade mas tenho dúvidas relativamente à matéria com que a devo forrar: jornais, cobertores/toalhas, aparas de madeira, palha...? O que costumam usar e porque razão?

Obrigado
O mais adequado para forrar a sua maternidade é uma manta e vet beds (pode comprar em qualquer hipermercado). No fundo, é como um lençol/fralda absorvente. Presupõem-se que estes materiais são mudados diariamente. A higiene é fundamental à parturiante e aos cachorros.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

domingo jul 22, 2012 6:57 am

ASTAHOLIC Escreveu:O mais adequado para forrar a sua maternidade é uma manta e vet beds (pode comprar em qualquer hipermercado). No fundo, é como um lençol/fralda absorvente. Presupõem-se que estes materiais são mudados diariamente. A higiene é fundamental à parturiante e aos cachorros.
Isso são estes resguardos? Imagem
Pergunto por curiosidade :P e porque nunca vi "vet beds"
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo jul 22, 2012 11:21 am

Pergunta:
E a partir de determinada altura os cachorros não podem "comer" o forro dos resguardos? Não de início, mas talvez a partir de um mês?

Uma curiosidade:
Sei que a tendência é as mães comerem a placenta. As indicações dos vets continuam a ser para deixar ou já há alguma modernice e pela nutrição (boa, supõe-se) que os donos disponibilizam isso não é necessário?
MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 11:41 am

srYuki Escreveu:Pergunta:
E a partir de determinada altura os cachorros não podem "comer" o forro dos resguardos? Não de início, mas talvez a partir de um mês?

Uma curiosidade:
Sei que a tendência é as mães comerem a placenta. As indicações dos vets continuam a ser para deixar ou já há alguma modernice e pela nutrição (boa, supõe-se) que os donos disponibilizam isso não é necessário?
Os vets normalmente aconselham a deixar comer só uma ou duas (acho que pode dar diarreia ou problemas gastrointestinais em cães mais "maricas") e para se ter cuidado na parte do cordão umbilical... porque às vezes comem demais e acaba por sangrar... ou sair intestino do bebé...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo jul 22, 2012 2:38 pm

Não Mimoo isso são resguardos, optimos para a altura do parto, isto é uma vetbed

Imagem
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
MiMoo
Membro Veterano

domingo jul 22, 2012 2:43 pm

kittten Escreveu:Não Mimoo isso são resguardos, optimos para a altura do parto, isto é uma vetbed
Pensei que pudesse ser +- a mesma coisa, mas com um nome mais fancy para subir preços :P... onde se compra? Lojas normais ou em alguma especifica? (queria ver preços mas procurei por vetbed e não encontrei assim nada de especial, pelo menos cá em Portugal... só se procurei mal)
Editado: e é lavável? Ou é mesmo descartável?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo jul 22, 2012 3:15 pm

As vetbed são laváveis os resguardos são descartáveis.

Por acaso encontrei online a metro, de certeza que fica mais barato. Segue por PM o link do site.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 22, 2012 3:49 pm

Foto mais fofinha! Adoro bebés, mas bebés-cão são o cabo dos trabalhos. :D
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo jul 22, 2012 5:26 pm

8)
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

domingo jul 22, 2012 5:30 pm

Uma curiosidade:
srYuri, tenho uma ninhada neste momento que tem um mes de idade e não demonstram para já qualquer tipo de interesse em destruir os resguardos, pelo menos, para já. Nenhuma das minhas ninhadas anteriores o fazia tambem.

Quanto às placentas, eu deixo as cadelas comerem as placentas de todos os cachorros, só lhes faz é bem. No caso do problema do cordão umbilical, eu corto sempre com um tesoura estilizada de forma a que a cadela quando está a comer a placenta não puxa demasiado por ele e o possa danificar.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo jul 22, 2012 6:08 pm

ASTAHOLIC Escreveu:

Uma curiosidade:
srYuri, tenho uma ninhada neste momento que tem um mes de idade e não demonstram para já qualquer tipo de interesse em destruir os resguardos, pelo menos, para já. Nenhuma das minhas ninhadas anteriores o fazia tambem.

Quanto às placentas, eu deixo as cadelas comerem as placentas de todos os cachorros, só lhes faz é bem. No caso do problema do cordão umbilical, eu corto sempre com um tesoura estilizada de forma a que a cadela quando está a comer a placenta não puxa demasiado por ele e o possa danificar.
Olá. Eles ás vezes são tão terroristas que vários manos podiam lembrar-se de escavar e roer os resguardos... Não faço ideia, nunca tive ninhadas! :)

E essas vetbeds que referiram acima, não são quentes para esta altura do ano? Eu sei que eles têm mais frio mas... são adequadas?

E já aprendi qualquer coisa hoje. Não fazia ideia que existiam várias placentas. Uma por cão, suponho. Surge aqui outra curiosidade: não há gémeos verdadeiros no mundo canino?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo jul 22, 2012 8:08 pm

srYuki, cada bebé vem num saco e tem a sua própria placenta. No caso dos gatos, que é o único que posso falar, o meu vet disse para eu as deixar comerem as placentas se quiserem e não as forçar se não quiserem. Umas comem, outras não.

Faço tal e qual a ASTAHOLIC, tenho uma tesoura previamente desinfectada e corto eu os cordões. No caso dos gatos não é necessário atarmos o "cotozinho" do cordão, basta apertarmos durante uns segundos com os nossos dedos e o sangue pára.

Não uso vetbeds porque no caso dos gatinhos não é mesmo necessário. Uso os resguardos que a Kitten mostrou, colocando-os por cima de edredons.
JRMPinto
Membro
Registado: quarta out 28, 2009 9:13 pm

segunda jul 23, 2012 12:33 am

O meu Cacau nao vai ter filhos, mas depois de ler aqui sobre cortar cordões umbilicais e afins também não tenho muita vontade de algum dia ser responsável por uma maternidade :oops:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda jul 23, 2012 12:46 am

WaterMonitor Escreveu:srYuki, cada bebé vem num saco e tem a sua própria placenta.
Então e uma outra curiosidade, é expelida agarrada ao saco ou só uns minutos mais tarde (como num parto humano?)

JMRPinto, cortar os cordões e ajudar com os saquinhos é o de menos. Os problemas a sério começam quando os cachorros nao conseguem descer pelo canal de parto ou ficam entalados. Isso é que são grandes sustos.
Responder

Voltar para “Cães”