Só consigo pensar que se não existissem pessoas a provocar os incêndios, provavelmente isto não acontecia.. Nem tenho palavras.chinchilavis Escreveu:Uma boa notícia. A destruição ficou mas sei que as populações vão renascer das cinzas.bearock Escreveu:Informo que o incêndio de Tavira está dominado
Só não consigo pôr aqui um smile porque acabei de ler que faleceu uma Bombeira em serviço, no concelho de Abrantes...
Partilha de apelo, ao pessoal do Sul
Moderador: mcerqueira
Oxalá esteja à vista o fim deste incêndio.
O depois é muitas vezes o pior - quando as pessoas contabilizam o que se perdeu.
No caso dos animais só Deus sabe quantos não foram deixados para morrer, quantos se perderam, quantos ficaram magoados...
Relativamente à 3AT há um cachorrinho que se perdeu :
https://www.facebook.com/groups/283951205045661/
e também o seu tranporte para Olhão - já estão destacados voluntários -alguns partem amanhã.
Vão, também, levar para os bombeiros, respondendo ao apelo, batons de cieiro e cremes gordos.
O depois é muitas vezes o pior - quando as pessoas contabilizam o que se perdeu.
No caso dos animais só Deus sabe quantos não foram deixados para morrer, quantos se perderam, quantos ficaram magoados...
Existem mais comunicações de ovelhas, porcos e outros que parecem ter perecido...Ardeu um curral cheio de animais porque os donos nao os soltaram e os bombeiros já nao chegaram a tempo
Relativamente à 3AT há um cachorrinho que se perdeu :
Entretanto no site "Grupo de Resgate Animal" estão a organizar rcolha de donativos em Lisboa e Braga (Donde tenho retirado a informaçãon que aqui ponho)Na noite do incêndio, duas voluntárias precipitaram-se e soltaram os cães...os animais andavam soltos pelos montes, o que dificultou o resgate, pois o fogo já estava perto e as autoridades presentes no local pediam-nos que fossemos rápidos, como é óbvio. Não sendo possível retirar os animais directamente das boxes para os carros, por andarem desorientados no meio do escuro e do fumo, acabámos por perder o cachorrinho."
https://www.facebook.com/groups/283951205045661/
e também o seu tranporte para Olhão - já estão destacados voluntários -alguns partem amanhã.
Vão, também, levar para os bombeiros, respondendo ao apelo, batons de cieiro e cremes gordos.
Desculpem, mas quando as pessoas recorrem à justiça popular a culpa não é delas mas das autoridades que não respondem.
Não sou, de forma alguma, adepta da justiça popular porque conheço vários casos de injustiças flagrantes cometidas por multidões emocionadas.
O perigo da justiça pelas próprias mãos é pensar-se que foi X e, afinal, foi não foi ele.
Lembro-me dos maus tratos a um rapaz de 18 anos, a seguir ao 25 de Abril, quando se começou a dizer que era informador da PIDE.
O que lhe fizeram, com base num boato, ainda hoje me persegue.
Mas, num regime democrático com 40 anos, se isso acontecer, é porque as aspirações e necessidades das populações têm sido ignoradas.
É porque estas não sabem que mais fazer.
A culpa é, definitivamente, das autoridades eleitas e não deixem que os convençam do contrário.
Não sou, de forma alguma, adepta da justiça popular porque conheço vários casos de injustiças flagrantes cometidas por multidões emocionadas.
O perigo da justiça pelas próprias mãos é pensar-se que foi X e, afinal, foi não foi ele.
Lembro-me dos maus tratos a um rapaz de 18 anos, a seguir ao 25 de Abril, quando se começou a dizer que era informador da PIDE.
O que lhe fizeram, com base num boato, ainda hoje me persegue.
Mas, num regime democrático com 40 anos, se isso acontecer, é porque as aspirações e necessidades das populações têm sido ignoradas.
É porque estas não sabem que mais fazer.
A culpa é, definitivamente, das autoridades eleitas e não deixem que os convençam do contrário.
Eu sei que isto que vou pôr aqui não é bem relacionado com a ajuda aos animais em incêndios mas, como ninguém diz (nem comunicação social, nem políticos), acho que talvez ajude a esclarecer :
O uso de meios aéreos em fogos em serras é perigoso e, por vezes, não se justifica pôr os pilotos a correrem riscos de vida.
No caso de Tavira, cito
O que parece mais importante é porque é que os fogos não foram detectados logo no seu início e atacados ao nascerem.
O uso de meios aéreos em fogos em serras é perigoso e, por vezes, não se justifica pôr os pilotos a correrem riscos de vida.
No caso de Tavira, cito
No caso da Madeira :os meios aéreos são importantes na primeira intervenção quando, ao "abafar" o fogo no seu estado inicial, permitem aos bombeiros entrar e "acabar" com ele.
Quando os fogos crescem como por exemplo o de Tavira e atingem frentes de vários quilómetros, toda a artilharia pesada que possa ser lá colocada não faz mais do que andar a descarregar "mijinhas" para o fogo.
Nestes casos os meios aéreos são importantes para ajudar a salvar bens e com calma e paciência ajudar os bombeiros a dominá-lo...
As pessoas não imaginam o que são cenários dantescos com quilómetros de frente, chamas de copa que chegam a atingir 30 a 40 metros de altura, situações estas que nem permitem aos bombeiros aproximarem-se e fazem com que as largadas de água não façam mais do que umas "cócegas" ao fogo...
A Madeira, pela sua orografia, que conheço relativamente bem, não é na minha humilde opinião, favorável ao uso de meios aéreos.
Tem vales extremamente profundos, ravinas que são autênticas paredes quase na vertical, e algumas (poucas) zonas onde os meios aéreos poderiam ser eficazes.
Talvez isto ajude a perceber as limitações a que estão sujeitos os usos de meios aereos.fogos em montanha e Serras significa problemas para os pilotos. Correntes inconstantes que podem de um momento para o ourro empurrar um heli descontroladamente!!! ...Venham eles maravilha e depois quem é o piloto deprimido que quer se suicidar????
O que parece mais importante é porque é que os fogos não foram detectados logo no seu início e atacados ao nascerem.
Sofia
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm