Dúvidas sobre Lulu da Pomerânia / Spitz Anão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BrunoNRG
Membro
Registado: segunda dez 21, 2009 6:24 pm

domingo jul 29, 2012 3:47 pm

dinodane Escreveu:
sasquatch Escreveu:Como é que uma coisa barata como um LOP se reflecte no preço do cachorro?

Por aqui se vê logo que não é uma criadora honesta. Se o Bruno lhe tivesse perguntado isto, sempre queria ver o que ela respondia :wink:

Opcional? Num cão de raça, o LOP não é nunca opcional!
Ou tem e é um animal realmente daquela raça. Ou não tem...e pode ser daquela raça ou não ser.

Tal como aqui já foi dito dezenas de vezes: o LOP não é uma mariquice, um capricho ou vaidade para levar animais a concurso. Qualquer bom criador tem orgulho nos seus animais e se cria uma raça, dá garantias de que os seus cães são de facto dessa raça.

Se não tem uma coisa básica como LOP o que será da escolha criteriosa dos reprodutores, despiste de problemas genéticos, etc...

Porque é que isto é TÃOOOOO difícil de entender? :|
Tendo, agora, consciência de que o LOP é uma coisa barata, não é nada dificil de entender ;)
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo jul 29, 2012 3:48 pm

BrunoNRG Escreveu:...queria saber como é que eu posso distinguir, pelo menos fisicamente, um bom de um mau exemplar, independentemente do preço, criador, LOP, etc...? :wink:
Já lhe apontei uma pista possível no cachorro cuja foto mostrou: a despigmentação do nariz. E olhe que não sou, nem de perto, uma expert na raça. Nem em raça nenhuma, a minha praia são os SRD, os cães sem raça definida, que andam por aí ao abandono e aos pontapés da vida.

Mas isso não me impede de ter presentes alguns princípios básicos, e de os defender. Se quer um cão que seja realmente e comprovadamente de uma dada raça, tem mesmo de andar muito caminho antes de o comprar ao primeiro vendedor cheio de lábia que pretenda impingir-lhe um exemplar criado sabe-se lá onde e em que condições e proveniente sabe-se de que cruza, de que pais.

Como comprador inexperiente, só tem de se convencer de que, sozinho, nunca conseguirá reconhecer e distinguir um mau exemplar de um bom, nem sequer um suficientemente bom de um óptimo. Tem mesmo de, pelo menos, procurar ver ao vivo animais de exposição, pois são esses que possuem qualidade e correspondência ao estalão da raça, devidamente certificadas pelos juízes das exposições, esses sim, tão peritos quanto possível na raça que pretende.

Quando se compenetrar do quanto desconhece neste capítulo e quando puser de parte a pressa de ter um exemplar perfeito já para amanhã, poderá então começar a fazer o seu trabalho de casa para vir a ter o melhor cachorro que possa comprar.

Boa sorte na sua procura.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jul 29, 2012 3:51 pm

ó Bruno, tem de ser mesmo difícil porque se há coisa que já foi aqui explicada até à exaustão é o quão o pedigree é uma coisa básica e indispensável na criação de animais de raça e mesmo assim o pessoal não entende que se um dito "criador" o dispensa ou não sequer sabe o que é o que fará no que diz respeito à selecção dos animais que reproduz, ao despiste de doenças genéticas, etc?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jul 29, 2012 4:01 pm

cockinhas Escreveu:
ReginaVieira Escreveu: (... E pelo que percebi não está tipo inscrita no CPC ...)
Não são os criadores que estão inscritos no CPC mas sim as ninhadas. Os criadores podem ou não ser ser sócios do clube e serem ou não bons criadores. São coisas diferentes.

BrunoNRG, faça como já lhe disseram atrás e, com base na lista de criadores (aparecem os que tenham registado ninhadas há menos de três anos), comece a pesquisar. Não tenha pressa.

Entretanto, a Kitten já tinha respondido...
Obrigada por ter tomado atenção ao meu comentário e me ter explicado melhor :wink:
BrunoNRG
Membro

domingo jul 29, 2012 4:55 pm

dinodane Escreveu:ó Bruno, tem de ser mesmo difícil porque se há coisa que já foi aqui explicada até à exaustão é o quão o pedigree é uma coisa básica e indispensável na criação de animais de raça e mesmo assim o pessoal não entende que se um dito "criador" o dispensa ou não sequer sabe o que é o que fará no que diz respeito à selecção dos animais que reproduz, ao despiste de doenças genéticas, etc?

Se souber, responda-me ao seguinte:

Todos os cães registados no C.P.C. têm L.O.P.? Quais são os requisitos para um criador (ou "criador" como infelizmente também já se verificou lá existir) estar registado no CPC ou registar uma ninhada (ou "ninhada") no mesmo? Quais os requisitos para um cão ter L.O.P. e, se é que tal coisa é feita, é verificada ou controlada a qualidade do mesmo por quem?

Pergunto isto por vários motivos:
Pareçeu-me que "dar" LOP a um qualquer exemplar de uma raça ou "raça", bom ou mau, é só uma questão de núm€ros, uma vez que qualquer "criador" o consegue facilmente obter. Já foi aqui dito que é dificil determinar se um cão é ou não um bom exemplar antes de antingir uma certa idade, idade que já não interessa a ninguém que queira um cachorro novo. Também já foi escrito e re-escrito que mesmo tendo L.O.P. e sendo de um bom criador, o animal pode efectivamente ser um mau exemplar da sua raça, o que a meu ver significa que um cão proveniente de um mau criador pode vir a ser um bom exemplar da sua raça ainda que não tenha L.O.P..

Ou seja, qualquer pessoa que leia o tópico se apercebe facilmente que "isto" de encontrar o cão ideal, no ponto de vista de pureza da raça, não é propriamente uma ciência exacta com precisão matemática e teorias infalíveis... Antes pelo contrário, o que não faltam são "mas"... Há muito que andar, estudar, avaliar e descobrir até encontrar o que se procura, e ainda acrescento, ter também alguma sorte ao fazê-lo. Mas pelos vistos, cara/o dinodane, quem é de "entendimento lento" sou eu... ;)
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo jul 29, 2012 5:08 pm

BrunoNRG Escreveu: Se souber, responda-me ao seguinte:

Todos os cães registados no C.P.C. têm L.O.P.? Quais são os requisitos para um criador (ou "criador" como infelizmente também já se verificou lá existir) estar registado no CPC ou registar uma ninhada (ou "ninhada") no mesmo? Quais os requisitos para um cão ter L.O.P. e, se é que tal coisa é feita, é verificada ou controlada a qualidade do mesmo por quem?

Pareçeu-me que "dar" LOP a um qualquer exemplar de uma raça ou "raça", bom ou mau, é só uma questão de núm€ros, uma vez que qualquer "criador" o consegue facilmente obter. Já foi aqui dito que é dificil determinar se um cão é ou não um bom exemplar antes de antingir uma certa idade, idade que já não interessa a ninguém que queira um cachorro novo. Também já foi escrito e re-escrito que mesmo tendo L.O.P. e sendo de um bom criador, o animal pode efectivamente ser um mau exemplar da sua raça, o que a meu ver significa que um cão proveniente de um mau criador pode vir a ser um bom exemplar da sua raça ainda que não tenha L.O.P..

Ou seja, qualquer pessoa que leia o tópico se apercebe facilmente que "isto" de encontrar o cão ideal, no ponto de vista de pureza da raça, não é propriamente uma ciência exacta com precisão matemática e teorias infalíveis... Antes pelo contrário, o que não faltam são "mas"... Há muito que andar, estudar, avaliar e descobrir até encontrar o que se procura, e ainda acrescento, ter também alguma sorte ao fazê-lo. Mas pelos vistos, cara/o dinodane, quem é de "entendimento lento" sou eu... ;)
Por acaso é...

Confunde pureza com ser ou não bom exemplar...

O LOP confirma a pureza. Sendo puro, por sua vez, um cão pode ou não ser um bom exemplar. Depende do que se queira: se for para competições/exposições pode ser bom ou mau; se for para reprodução pode ser bom ou mau; ou se for para simples cão de companhia pode ser bom ou mau. É simplesmente isso.

Depois também se usa o termo mau exemplar da raça a cães que nem sequer são puros (portanto não são exemplares da raça). E parece-me ser aí que você está a confundir tudo. O que está a perguntar é como distinguir os puros dos não-puros. E isso é tão fácil como pedir LOP. O resto só perguntando ao criador qual o melhor exemplar para X.
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 29, 2012 5:19 pm

BrunoNRG Escreveu:
dinodane Escreveu:ó Bruno, tem de ser mesmo difícil porque se há coisa que já foi aqui explicada até à exaustão é o quão o pedigree é uma coisa básica e indispensável na criação de animais de raça e mesmo assim o pessoal não entende que se um dito "criador" o dispensa ou não sequer sabe o que é o que fará no que diz respeito à selecção dos animais que reproduz, ao despiste de doenças genéticas, etc?

Se souber, responda-me ao seguinte:

Olá Bruno.
Eu também já coloquei as mesmas dúvidas que foram aqui postadas por você e também ganhei vários adjectivos não muito simpáticos, por parte dos que aqui estão há mais tempo.
Não se chateie tenha o seu cachorro do jeito que entender ser o melhor para você, não adianta ficar preso a papéis, porque como temos visto por aí existem muitas pessoas que conseguem ter os papéis de maneira ilícita, já li que existem pessoas que registram na ninhada um animal a mais de depois vendem o LOP, ou seja CRIADORES, ou pessoas que compram o LOP e colocam em cães que nasceram sem LOP... enfim uma verdadeira complicação. Mas somos lentos e leigos... não percebemos nada disso. Mas também entendo que temos o direito de escolher o que queremos.
A minha cachorrinha é considerada rafeira (arraçada de caniche), mas eu estou mesmo muito feliz com ela, tem uma saúde excelente, um feitio fantástico, é muito companheira e como pseudo defeito só não tem o LOP, mas como eu digo, não a quero para fazer criação ou levar a exposições, quero mesmo como cão de companhia e para isso ela é mais que perfeita.
Se quiser de raça X vai ter mesmo que pesquisar e contar com muita sorte para não ser enganado, pois como leigo que somos é fácil nos dizerem uma coisa e depois descobrimos que era outra.
Eu preferi ter a minha rafeira e pronto. Comprei-a sim, pois como já disse aqui não fui enganada e foi uma decisão minha.
Mas se quer mesmo e faz questão de um cão da raça X desejo muito boa sorte para você. :lol:
<p>&nbsp;</p>
BrunoNRG
Membro

domingo jul 29, 2012 5:26 pm

Tou a ver que a falar português não me safo, e as minhas perguntas continuam por responder por quem pelos vistos está mais interessado em "comprar" uma guerra do que apresentar respostas ao que realmente interessa...

Vejo aqui defender L.O.P.'s, pedegrees, C.P.C.'s e afins com unhas e dentes, mas na verdade, o L.O.P. pode ser comprado por qualquer criador da treta, e depois dizem que isso é que define a pureza de um cão?!?!?!? Na listagem do C.P.C., que devia ser fiável, o que não faltam são socios "vendedores de internet" e de vão de escada, basta confirmar pelos contactos telefónicos dos anúncios, que vendem animais adquiridkos sabe-se lá como e até dão á escolha se o vendedor quer comprar o mesmo cão com ou sem L.O.P., o que acaba sempre num ciclo vicioso parecendo quase uma máfia canina, não querendo com isto dizer que são todos maus criadores...
ziggyma Escreveu:Olá Bruno.
Eu também já coloquei as mesmas dúvidas que foram aqui postadas por você e também ganhei vários adjectivos não muito simpáticos, por parte dos que aqui estão há mais tempo.
Não se chateie tenha o seu cachorro do jeito que entender ser o melhor para você, não adianta ficar preso a papéis, porque como temos visto por aí existem muitas pessoas que conseguem ter os papéis de maneira ilícita, já li que existem pessoas que registram na ninhada um animal a mais de depois vendem o LOP, ou seja CRIADORES, ou pessoas que compram o LOP e colocam em cães que nasceram sem LOP... enfim uma verdadeira complicação. Mas somos lentos e leigos... não percebemos nada disso. Mas também entendo que temos o direito de escolher o que queremos.
A minha cachorrinha é considerada rafeira (arraçada de caniche), mas eu estou mesmo muito feliz com ela, tem uma saúde excelente, um feitio fantástico, é muito companheira e como pseudo defeito só não tem o LOP, mas como eu digo, não a quero para fazer criação ou levar a exposições, quero mesmo como cão de companhia e para isso ela é mais que perfeita.
Se quiser de raça X vai ter mesmo que pesquisar e contar com muita sorte para não ser enganado, pois como leigo que somos é fácil nos dizerem uma coisa e depois descobrimos que era outra.
Eu preferi ter a minha rafeira e pronto. Comprei-a sim, pois como já disse aqui não fui enganada e foi uma decisão minha.
Mas se quer mesmo e faz questão de um cão da raça X desejo muito boa sorte para você. :lol:

É exactamente aí que eu quero chegar, mas por mais humildade que eu queira ter, há coisas que não "engulo de boca fechada"... É que experts na raça em questão ainda não apareceu nenhum, L.O.P., como já vimos, vale o que vale (é quase uma licenciatura "à Relvas"), C.P.C. idem aspas, e bons criadores só se procurar á lupa, para finalmente poder vir a ter a sorte de encontrar o que se quer. E por uma pessoa se aperceber deste marketing com alguma qualidade mas que muitas vezes tem como objectivo vender um "produto" muito, muito mau ainda é adjectivado de forma menos própria?!?!?! Valha-me santa paciência, que infelizmente não se vende...
Última edição por BrunoNRG em domingo jul 29, 2012 6:45 pm, editado 5 vezes no total.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jul 29, 2012 5:41 pm

BrunoNRG, nao sei se já o fez mas aconselho que leia estes tópicos que sao capazes de esclarecer alguns conceitos :wink: :
Tópico: Como distinguir um criadeiro de um criador, por dinodane, em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

Tópico : A importância do LOP na compra de um cão de raça, por dinodane, em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

Tópico: A lista de criadores do CPC, por dinodane, em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53372

Tópico Porquê evitar a compra de cães via net, intermediários ou lojas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Como já foi explicado o Registo no LOP é apenas o básico, o inicio de um trabalho de escolha, o importante é ir visitar vários criadores e ver as condições, as "garantias", os progenitores e tudo o resto, assim será capaz de encontrar um criador que cria com condições e conhecimento, cria bons caes e até bons exemplares e regista as ninhadas.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

domingo jul 29, 2012 6:14 pm

BrunoNRG Escreveu:Todos os cães registados no C.P.C. têm L.O.P.?
O registo é feito junto do CPC mas tem a designação de L.O.P. (Livro de Origens Português).
BrunoNRG Escreveu:Quais são os requisitos para um criador (ou "criador" como infelizmente também já se verificou lá existir) estar registado no CPC ou registar uma ninhada (ou "ninhada") no mesmo?
Aqui estão os formulários para Admissão de sócio do CPC e de pedido de afixo, respectivamente:

http://www.cpc.pt/cpc/impressos/modelo-h.pdf
http://www.cpc.pt/cpc/impressos/modelo-i.pdf

E aqui pode ler o Regulamento do Livro de Origens Português e do registo Inicial:

http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf
BrunoNRG Escreveu:Quais os requisitos para um cão ter L.O.P. e, se é que tal coisa é feita, é verificada ou controlada a qualidade do mesmo por quem?
Poderá ler o regulamento, mas basicamente tem de ser filho de dois cães da mesma raça, ambos com LOP (sem qualquer condicionante). Os pais (cão e cadela) deverão ter mais de 12 meses (mais de 18 meses se pertencentes a raças molossoides), a mãe menos de 8 anos e o pai menos de 12 anos.
Como tudo o que é regulamentado, está sujeito a fiscalização, mas não lhe sei dizer como funciona.

Acrescento só uma coisa, se escolher de entre os que têm LOP já é complicado, imagine o que será escolher de entre todos os que se dizem criadores...
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 29, 2012 6:27 pm

A pior coisa que se pode fazer quando se quer comprar um cão é ter pressa.

Não tenha pressa, vá ver criadores, vá a expos, fale com juizes e criadores, fale com um vet sobre o aspecto que os cachorros saudáveis devem ter, informe-se do que um cachorro de um bom criador deve ter (desparasitação feita, LOP, vacinas, etc).

Não vá na conversa de animais supostamente de raça sem LOP. Isso é dar dinheiro a aldrabões. Para isso vai ao canil ou a uma associação e traz de graça.

Só defende isto quem foi enganado e não o quer reconhecer ou quem não percebe nada de cães e quando não tem dinheiro para um bom, arranja um a fingir.

Estes animais muitas vezes tem problemas graves de saúde. Outros passado uns meses não tem nada da raça que diziam ser.

O LOP não garante que o cão será uma perfeição.
Garante que o cão é da raça. Há animais com LOP mais perfeitos (dentro do estalão) e outros com pequenos pormenores que os fazem fora do estalão. Mas continuam a ser de raça.

Mal comparado: nem todas as miúdas que conhece podem ser Miss Universo, certo?

Uma ninahda não é só de futuros campeões com qualidade para expos ou reprodução (os mais caros). Se quer um destes, vai ter de pagar mais caro.

Mas pode trazer um excelente cão com qualidade pet. E há cachorros que se revelam depois muito bons. Depende da herança genética.

Garanto é que essa de comprar animais à pressa e sem LOP dá mau resultado.

A cadelinha da sua irmã, desculpe lá, é bem prova disso....
maraya
Membro Veterano

domingo jul 29, 2012 6:41 pm

BrunoNRG Escreveu:Tou a ver que a falar português não me safo, e as minhas perguntas continuam por responder por quem pelos vistos está mais interessado em "comprar" uma guerra do que apresentar respostas ao que realmente interessa...

Vejo aqui defender L.O.P.'s, pedegrees, C.P.C.'s e afins com unhas e dentes, mas na verdade, o L.O.P. pode ser comprado por qualquer criador da treta, e depois dizem que isso é que define a pureza de um cão?!?!?!?
Um cao é de raça (puro) quando descende de outros exemplares da mesma raça.
O Registo no LOP é o documento que nos permite provar que o cai é puro pois nele vem contida a "arvore genealógica" do mesmo.
Supostamente os LOP's nao podem ser vendidos ou trocados. Mas infrlizmente isso acontece, daí ser importante encontrar um bom criador, um criador sério que nao precise de participar nesses esquemas para ter os seus caes registados.
Para além do registo devem ser verificadas as condições dos caes, os exames e despistes etc, etc, etc.

Na listagem do C.P.C., que devia ser fiável, o que não faltam são socios "vendedores de internet" e de vão de escada, basta confirmar pelos contactos telefónicos dos anúncios, que vendem animais adquiridos sabe-se lá como e até dão á escolha se o vendedor quer comprar o mesmo cão com ou sem L.O.P., o que acaba sempre num ciclo vicioso parecendo quase uma máfia canina, não querendo com isto dizer que são todos maus criadores...
.
Qualquer pessoa pode registar uma ninhada se os progenitores cumprirem uns poucos requisitos.
Daí a lista de criadores ser apenas o inicio da "escolha". A partir dela é preciso fazer uma selecção para encontrar-mos um criador com as condiçoes que achamos adequadas.

Editado para corrigir erro e acrescentar:
Para além de pedir a lista de criadores visite também exposições onde concorram exemplares da raça e procure saber se existe um Clube da Raça em Portugal.
Última edição por maraya em domingo jul 29, 2012 6:49 pm, editado 2 vezes no total.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo jul 29, 2012 6:42 pm

Não vá na conversa de animais supostamente de raça sem LOP. Isso é dar dinheiro a aldrabões. Para isso vai ao canil ou a uma associação e traz de graça.

Só defende isto quem foi enganado e não o quer reconhecer ou quem não percebe nada de cães e quando não tem dinheiro para um bom, arranja um a fingir.

Estes animais muitas vezes tem problemas graves de saúde. Outros passado uns meses não tem nada da raça que diziam ser.

Prezado (a),
Não há o que defender aqui, porque se temos um país onde um Ministro pode ter um diploma universitário em um ano, que se dirá do LOP???
Em relação a ter ou não dinheiro para comprar um bom exemplar, vamos colocar de uma forma melhor, posso fazer com o meu dinheiro o que eu bem entender, mas ainda não entendi que comprar um exemplar com com LOP seja um bom investimento, porque como disse acima... se um diploma universitário que eu demorei 4 anos para ter um ministro pode o ter em um ano... rsrsrsr
Problemas graves de saúde teve sim o Yorkshire da minha vizinha que comprou um exemplar com LOP e o coitado do cão vive mais na clínica veterinária que na companhia dela, mas ela é que foi esperta, quando eu disse a ela que a minha era rafeira logo ouvi dela o que me farto de ler aqui... enfim o dinheiro é dela e não sou eu que tenho que me privar da companhia da minha cadela, por estar doente....
Em relação a ter ou não traços da raça... como eu digo a minha cachorrinha para mim é mais que perfeita, e nem é por questão do valor financeiro, porque até tenho aqui comigo a relação do CPC para caniche Toy, e não iria comprar do criador, por um único motivo, a lista só me trazia dois criadores sendo que um deles em um mês tinha registrado duas ninhadas, ou seja eu ficava mesmo sem opção de escolha. Aqui mesmo no fórum foi me sugerido que visitasse as exposições e até pensasse em comprar fora de Portugal... um outro forista me sugeriu também que escolhesse outra raça, porque caniche puro aqui em Portugal seria difícil devido ser uma raça que os criadores não fazem muitas ninhadas, foi me sugerido na altura que optasse por Bichon Frisé.
Bruno, por esses comentários e outros que eu tenho lido aqui no fórum cada vez mais, quando penso em ter outro cão mais me recuso a comprar um que tenha LOP, pois como eu digo para os que tem me adjectivado aqui:
"A opinião é sua, mas a decisão é MINHA!"

:wink:
Última edição por ziggyma em domingo jul 29, 2012 6:44 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo jul 29, 2012 6:44 pm

Eu diria que o bruno está mortinho para se ir meter no 1º criadeiro que lhe aparecer :roll:

Acaba por pagar e levar algo que não é o que pretende....
maraya
Membro Veterano

domingo jul 29, 2012 6:52 pm

ziggyma Escreveu:Problemas graves de saúde teve sim o Yorkshire da minha vizinha que comprou um exemplar com LOP e o coitado do cão vive mais na clínica veterinária que na companhia dela, mas ela é que foi esperta, quando eu disse a ela que a minha era rafeira logo ouvi dela o que me farto de ler aqui... enfim o dinheiro é dela e não sou eu que tenho que me privar da companhia da minha cadela, por estar doente....
O Registo no LOP nao garante que o cao é saudável.
Essa é una das razoes pelas quais acho que se deve escolher bem o criador e optar por um que faça os despistes e exames necessários e que tenha os seus animais saudáveis.
Responder

Voltar para “Cães”