Hemograma e bioquímica: valores de referência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta ago 01, 2012 8:36 am

Do meu conhecimento, os valores de referência do Hemograma e bioquímica dos Humanos e dos cães são diferentes. Como alguns consultórios e Clinícas Vet não têm capacidade de fazer as análises de sangue enviam as amostras de sangue para Laboratórios.
Como é que posso saber se estes Laboratórios conhecem a diferença dos valores de referência? Onde posso encontrar a lista dos valores de referência para cães?
Ou é mais prudente só fazer análises de sangue em Hospitais Vet com Laboratório próprio?
Obrigado
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta ago 01, 2012 9:33 am

LLing Escreveu:Do meu conhecimento, os valores de referência do Hemograma e bioquímica dos Humanos e dos cães são diferentes. Como alguns consultórios e Clinícas Vet não têm capacidade de fazer as análises de sangue enviam as amostras de sangue para Laboratórios.
Como é que posso saber se estes Laboratórios conhecem a diferença dos valores de referência? Onde posso encontrar a lista dos valores de referência para cães?
Ou é mais prudente só fazer análises de sangue em Hospitais Vet com Laboratório próprio?
Obrigado
Se as clínicas trabalham com os laboratórios é porque os laboratórios têm competência para isso, além disso quem interpreta o valor é o vet e não o laboratório. Para saber se um laboratório conhece os valores de referência, tem que lhe perguntar. Talvez falando como seu vet consiga a tabela com os valores de referência.
unknownfmost
Membro
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

quarta ago 01, 2012 9:53 am

Acena Escreveu:
LLing Escreveu:Do meu conhecimento, os valores de referência do Hemograma e bioquímica dos Humanos e dos cães são diferentes. Como alguns consultórios e Clinícas Vet não têm capacidade de fazer as análises de sangue enviam as amostras de sangue para Laboratórios.
Obrigado
Se as clínicas trabalham com os laboratórios é porque os laboratórios têm competência para isso, além disso quem interpreta o valor é o vet e não o laboratório. Para saber se um laboratório conhece os valores de referência, tem que lhe perguntar. Talvez falando como seu vet consiga a tabela com os valores de referência.
LLing:

Você não devia duvidar dos laboratórios. Se tiver dúvidas, mesmo assim, vá ao seu vet ou então passe pelo canil da sua área de residência, ou então procure uma lista de criadores certificados.

Se tiver paciência, faça uma pesquisa no google e aparecem-lhe dezenas de links com a informação que pretende.

Para tudo há um local certo.

Esqueci-me de dizer que um treinador também é capaz de lhe resolver o problema. Ponha essas patinhas a mexer e informe-se.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta ago 01, 2012 9:59 am

Obrigado
O sangue retirado em clinicas ou consultórios que nao têm meios para fazer a analise segue para laboratórios especializados.
Quando o relatório chega, vêm os valores encontrados e os respectivos valores de referencia (do cao se for um cao, do gato se for um gato etc).
As analises que tenho visto sao enviadas para um laboratório e sao fiáveis.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

quarta ago 01, 2012 12:07 pm

Obrigado pelas respostas.
Jà vi valores de referência diferentes dependendo do Laboratório e do Vet, apesar do Método bioquimico utilizado ser o mesmo. Assim como, a pesquisa que fiz na net haver valores diferentes.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta ago 01, 2012 12:16 pm

No relatório das análises,costuma vir à frente do valor obtido, o valor de referência.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta ago 01, 2012 12:26 pm

Os veterinários enviam o sangue para os nossos laboratórios e não há problema nenhum, o laboratório tem a indicação de que animal é e tem em consideração isso depois o veterinário vê o resultado e interpreta-o. Mas tenho uma situação caricata pois num laboratório onde eu trabalhava recebi um sangue e não me deram a indicação que era de um animal então deu-me um valor super baixo de hemoglobina e eu assustei-me pois era mesmo demasiado baixo para uma pessoa (só tinha a indicação do nome que já não me lembro e da idade, 2 anos)... claro que passado um bom bocado lá alguém se lembrou de me dizer que aquilo era de um cão... 8)
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quarta ago 01, 2012 3:20 pm

Os valores de referência são dados pela marca dos reagentes para as análises em questão.Também varia com os aparelhos e métodos.

Por isso os valores variam de laboratório para laboratório.

As análises dos animais não são feitas em laboratórios de análises para humanos.Os valores são diferentes, logo os reagentes e valores de referência também.

Portanto, deve-se interpretar o valor dado no resultado da análise pelo valor de referência facultado pelo próprio laboratório (vem logo à frente do resultado).

No entanto os vets também sabem interpretar os valores, pois apesar de não serem os mesmos de laboratório para laboratório, são muito semelhantes.Por ex: glicémia pode ter um valor que pode variar entre 60-105 ou 70-110 mas nunca entre 200-300.

Acho que os laboratórios trabalham bem, e salvo se ocorrer algum erro (troca de sangues, por ex) tem que estar tudo certo.Em caso de dúvida pode-se sempre levantar a questão.
Também trabalhei em laboratório, e não vou dizer que nunca se meteu a pata na poça :oops: , mas é muito raro, e pode-se sempre mandar confirmar.
Responder

Voltar para “Cães”