Agressividade ou normal para a idade?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joana170
Registado: domingo dez 11, 2011 8:25 pm

quarta ago 01, 2012 9:47 pm

(mais um tópico sobre a Luna :P) Surgiu uma dúvida e gostava de saber a vossa opinião :)

A Luna (2 meses e meio) ultimamente tem andado muito agressiva. Por exemplo, se não lhe damos atenção ela morde-nos os pés com toda a força possível e ladra muito. Isto acontece também quando não lhe damos um objecto que ela quer.
Eu tinha ideia que é normal para um cachorro da idade dela...mas mesmo assim não hesitei em vir aqui saber as vossas opiniões.

É normal ou devo preocupar-me com este comportamento?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta ago 01, 2012 10:26 pm

Não lhe sei dizer se é normal, embora acredite que sim.

Agora não hesite em dar-lhe uma reprimenda. Ela tem que saber que os maus comportamentos não são premiados com atenção. Há quem defenda que deve ignorar, mas uma vez que é uma mordida com força, eu acho que deve mesmo dar-lhe um "enchota moscas" no focinho.

Com o ladrar, diga-lhe um não forte e se não resultar, meta-a noutra zona da casa (por exemplo cozinha de porta fechada) uns minutos. Não lhe abra a porta enquanto não estiver sossegada e sem ladrar.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

quinta ago 02, 2012 7:00 am

com essa idade nao me parece agressividade propriamente dita mas sim rebeldia nas brincadeiras...
tenha cuidado com isso, comece a repreender o quanto antes e imponha-lhe limites ás brincadeiras o meu fazia exatamente o mesmo e em casa toda a gente achava piada ao menino e a caminho dos 4 meses ja nao se achava piada nenhuma de uns arranhoes passou a uns furitos nas maos, braços e especialmente nos tornozelos (que doi como o diabo)
lembre-se uma educaçao tardia nesse tipo de correçoes tende a ser mais dificil mudar essas regras nos seus comportamentos :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta ago 02, 2012 8:31 am

É normal, é cachorra quer é brincadeira.

Também ainda nao aprendeu regras, vai sempre tentar testar ao limite... mas é desde o 1º dia que se começa a educar.

Ralhe, diga "não" em tom de voz firme, quando ela morder de-lhe os brinquedos para ela perceber que é ali que tem que morder..

E tenha paciencia, muita paciencia, afinal é só um bébé :D
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quinta ago 02, 2012 8:59 am

O meu também pode ser exigente quanto à atenção, e reparei que se lhe viramos as costas ou dermos reprimendas que mais se parecem com brincadeiras, as coisas apenas pioram porque para ele é apenas uma brincadeira (ele até pode pensar que gostamos quando gritamos).

O importante é se a cadela não parar com um não firme, pode passar-lhe a mensagem de que é preciso respeito por 2 maneiras - uma que é como já referiram, castigo por isolamento numa divisão sem nada para fazer até se acalmar (nunca antes, pois assim provaria que se ela ladrar então a dona volta, reinforçando assim o ladrar); outra é pegar no cachaço, imobilizar e só largar até ela parar. Não é preciso levantá-la, apenas afastá-la e imobilizá-la. também pode obrigá-la a deitar-se a seu lado até ela parecer mais calma.

Outra coisa importante é garantir que ela tem entretenimento suficiente. Arranje-lhe brinquedos e ossos apropriados, e tente primeiro redireccioná-la para eles.
Sem lhe apresentar actividades apropriadas e apenas reprimir pode tornar as coisas pior. Também é importante ela saber as maneiras apropriadas de interagir. Brinque com ela através de brinquedos, e quando ela dá lambidelas, mostre o quanto é que lhe agrada, e dá-lhe muitas festinhas. :)
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

quinta ago 02, 2012 9:29 am

A minha cadela também tinha esse comportamento... se queria brincar mordia-nos ou começava a ladrar enquanto corria pela casa e nos saltava para cima como quem diz "vamos brincar às escondidas"... :roll:
Nós fizemos o mesmo que a sheep23 mencionou, demorou algum tempo, ela consegue ser mesmo muito teimosa :evil: mas ao fim de algum tempo começou a dar resultado...
Ela ainda está longe de ser um anjinho ultimamente temos andado na luta de "Mia quando vêm pessoas cá a casa não lhes pules para cima" :oops:
Mas com paciência, muita brincadeira e miminhos eles chegam lá, no fundo são apenas bebés que ainda não sabem como se comportar :D
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta ago 02, 2012 10:20 am

sheep23 Escreveu:outra é pegar no cachaço, imobilizar e só largar até ela parar.
Estava a esquecer-me desta técnica.
Ou aquela de usar os dedos em pinça para simular uma mordidela no cachaço/pescoço, como a mãe faria. Como é muito novinha ainda resulta. A minha parecia que tinha levado choques electricos, ficava mesmo sentida :D .
Entretanto agora ela já não faz grande caso! :D
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

domingo ago 05, 2012 9:33 pm

srYuki Escreveu:
sheep23 Escreveu:outra é pegar no cachaço, imobilizar e só largar até ela parar.
Estava a esquecer-me desta técnica.
Ou aquela de usar os dedos em pinça para simular uma mordidela no cachaço/pescoço, como a mãe faria.
Confirmo que este método é mesmo muito bom!
Com a Mel resultou que foi uma maravilha porque ela estava a começar a ficar muito possessiva com os objectos e rosnava se lhe os fossemos tirar.
Mas Joana170 faça isso o quanto antes que é mais fácil enquanto ela for pequena.

Cumprimentos
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta ago 10, 2012 12:38 pm

Joana170 Escreveu:(mais um tópico sobre a Luna :P) Surgiu uma dúvida e gostava de saber a vossa opinião :)

A Luna (2 meses e meio) ultimamente tem andado muito agressiva. Por exemplo, se não lhe damos atenção ela morde-nos os pés com toda a força possível e ladra muito. Isto acontece também quando não lhe damos um objecto que ela quer.
Eu tinha ideia que é normal para um cachorro da idade dela...mas mesmo assim não hesitei em vir aqui saber as vossas opiniões.

É normal ou devo preocupar-me com este comportamento?
Não é normal e deve preocupar-se...porque a força da mordida vai aumentar!!
Eduque-a como se fosse uma filha...e, se necessário, dê-lhe UMA "sapatada" no momento certo, nunca fez mal a ninguém e a um cão também não (isto não é violência).
Já lhe deram algumas dicas acima e eu dou-lhe mais uma (que é a que eu utilizo em caso de necessidade): Quando ela a tentar morder, agarre-lhe o maxilar inferior (não tenha medo porque ela não conseguirá morder) , prenda-lhe a língua em simultâneo e diga "NÃO". Ela vai sentir-se desconfortável...e parará de morder.

Boa sorte
P.S. - Já não vinha aqui há tanto tempo...só me apetece ganir...eheheh :lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta ago 10, 2012 12:40 pm

Welcome back!! :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta ago 10, 2012 12:57 pm

dinodane Escreveu:Welcome back!! :)
:lol:
beijos e abraços :wink:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”