yorkshire problemático

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Poleta
Mensagens: 5
Registado: sábado ago 04, 2012 1:15 pm

sábado ago 04, 2012 1:49 pm

Boa tarde. Custumo acompanhar o site mas só agora me registei no forum, porque já não sei o que fazer com o meu yorkshire.
Tenho uma filha com 3 anos e à cerca de 1 ano e meio uma cunhada minha que faz criação ofereceu um yorkshire à minha filha por ela gostar muito de animais, eu e o meu marido como também gostamos muito e de momento não tinhamos nenhum animal ao nosso cuidado, aceitámos. Eles são inseparáveis, mas ultimamente já não sei o que fazer, no inicio pensamos que fosse por ele ser ainda cachorro, mas cada vez o comportamento dele piora. Passo a explicar:
- É super refilão, ladra a toda a gente e se for preciso morde também, nunca o podemos deixar sozinho em casa por causa das queixas dos vizinhos em relação ao barulho, e no carro sempre que vê alguem lançasse que nem louco aos vidros a ladrar.
- Não faz necessidades na rua. Se o levarmos solto faz, mas não podemos porque ele já mordeu a um vizinho, e com trela nem estando 2 horas com ele na rua faz nada. Jornal ou caixa de areia em casa só se for para esfarrapar tudo.
- Agora deu em atirar-se à minha filha. Bem se ela lhe fizesse mal até percebia, mas ainda à pouco ela foi fazer-lhe uma festa e ele mordeu-lhe o nariz e deixou a menina cheia de sangue porque apanhou a parte de dentro.

Bem, por falta de tentativas de educação por parte dos donos não pode ser, eu já tive uma labrador super educada, e o meu homem criou 2 pitbull que neste momento estão com a mãe dele e são dos cães mais calmos que já vi, são super amigáveis, e com este não à tecnica que resulte. Os pais dele também são assim, será por isso? Com os labradores sempre ouvi dizer que o comportamento dos pais tinha influencia, nestes também?
Para agravar ainda mais eu estou novamente grávida e tenho muito medo do que ele possa fazer ao bebé. Sou completamente contra o abandono e descartar os animais como quem descarta bonecos quando já não nos dá jeito tê-los, mas se continuar assim vou mesmo ter de o dar, ou não sei, quem vai querer um cão assim? Escolas paa cães neste momento também está fora de questão, não podemos mesmo ter esse gasto. O barulho, as necessidades em casa e as mordidelas já estão a ser demais :(
A quem me poder dar conselhos e opiniões agradecia imenso.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 04, 2012 2:31 pm

Poleta Escreveu:Os pais dele também são assim, será por isso? Com os labradores sempre ouvi dizer que o comportamento dos pais tinha influencia, nestes também?
Sim claro que sim. Em parte, pelo menos. É por isso que só devem reproduzir-se animais com bom temperamento e adequados ao estalão de raça, sejam eles grandes ou pequenos. A sua cunhada realmente tem responsabilidade nessa questão. E como ela reproduz progenitores com esse temperamento de pouco serve pedir-lhe auxilio...

De qualquer forma, parte também terá a ver com a educação que lhe dão. O seu marido pode ter educado 2 pitbulls mas é necessário que toda a família actue em conformidade com o tipo de educação pretendido. Não é possível afirmar que a culpa é sua, dado que não nos descreve como o repreende/inibe bem como não estamos a ver o cão. Agora, acredito que parte da culpa também seja sua/da família. É o problema dos cães pequenos que são fofinhos e depois lhes admitimos uma série de coisas que mais tarde é muito mais difícil de reprimir.

De qualquer forma, não creio que seja tarde. No entanto a mudança que pretende não vai acontecer de uma hora para a outra como que por passes de mágica...

Efectivamente o treinador seria a melhor opção, uma vez que não têm sabido lidar com os comportamentos do cão de forma a corrigi-los. Não tendo essa possibilidade, pesquise na net e no youtube. Há inumeros artigos e videos sobre essa temática. Mas tenha consciência que é muito mais difícil corrigirmo-nos a nós próprios do que se fosse outra pessoa de fora...
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 04, 2012 2:52 pm

Poleta Escreveu: por falta de tentativas de educação por parte dos donos não pode ser
Hummm...
eu fiquei a pensar nisso e acho que pode!!

O seu cão demonstra vários comportamentos em como não foi educado da melhor forma. Por exemplo, ele não é "apenas" agressivo! Demonstra ansiedade de separação e como tal demonstra não ter sido educado a permanecer sozinho em casa e a entreter-se.

Também não aprendeu ainda a fazer as necessidades, no entanto eles não aprendem sozinhos! Necessitam ser ensinados de forma consistente (isto é, com determinado comportamento do cão, efectuar SEMPRE a mesma acção, por parte do dono, que neste caso seria coloca-lo no sítio) e necessitam cumprir rotinas para poderem ter "os seus horários".

A minha cadela até ter alguma maturidade, teve dificuldade neste campo. No entanto em casa praticamente sempre fez no sanitário dela. Desde cedo. Agora já faz na rua. Dentro dos tais horários que tento que sejam os mesmos.

Ultima sugestão. Para sanitário em casa sugiro algo como isto em que coloca o resguardo por baixo e assim não se molha nem rasga nada:
http://montijo.olx.pt/sanitario-para-caes-iid-346787658

De qualquer forma, continua a necessitar ser ensinado a ir áquele sítio.

Nota: não sou treinadora. Apenas curiosa e em aprendizagem ácerca destes assuntos.
botas96
Membro Veterano
Mensagens: 1955
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sábado ago 04, 2012 3:12 pm

Poleta escreveu...

"Com os labradores sempre ouvi dizer que o comportamento dos pais tinha influencia, nestes também?".

Com todos, uma das coisas que se deve fazer quando se vai ver uma ninhada é ver os progenitores, para ter uma ideia mais definida do cão que se vai adquirir (mentalmente e fisicamente/problemas de saúde).
Labradores,pits e yorkshires é tudo cão.

Poleta escreveu...

"Bem, por falta de tentativas de educação por parte dos donos não pode ser..."

(não me levem a mal)
As minhas perguntas são:
Foram tentativas bem sucedidas, ou não passou disso mesmo, de tentativas falhadas?
Um casal que educou labradores e pits, não consegue educar um yorkshire, porquê? É cão à mesma, não um "ursinho de peluche" todo giro e muito querido.
Para mim ( são meras sugestões, e que devem ser entendidas como tal, apenas isso, porque até posso estar errado).
Esse canito poderá estar a demonstrar uma dominância e talvez (muito provável se não tiver exercício físico) alguma frustração e pouca sociabilização (estou a supor). Aliada a (talvez, estou a supor outra vez) a uma fraca disciplina.
Penso eu de que a pergunta que deveriam por a vocês mesmos é:
O que eu faria com o labrador/pit nestas circunstâncias? (O yorkshire não se vai partir ou estragar).(claro que não vão dar o mesma intensidade de exercício físico de um pit a um york).

Poleta escreveu:

"Não faz necessidades na rua. Se o levarmos solto faz, mas não podemos porque ele já mordeu a um vizinho, e com trela nem estando 2 horas com ele na rua faz nada"

Não faz? Faz (eventualmente) e pela trela, vocês é que mandam e se quiserem ele faz só no sítio que quiserem.(questão de treino e paciência).

Na minha humilde opinião ( é só uma opinião, não passa disso mesmo) a raiz do problema pode estar em como o dono vê o cão.
Seja como for, trate desse assunto. (creio que têm credenciais para tal, segundo li) o mais cedo possível, porque esse tipo de coisas com crianças à mistura não há maneira de voltar atrás depois de acontecerem.
Volto a salientar que é mais uma opinião/sugestão entre muitas e deve ser encarada como tal.
Espero ter servido para alguma coisa e felicidades.
Última edição por botas96 em sábado ago 04, 2012 3:19 pm, editado 1 vez no total.
Poleta
Mensagens: 5
Registado: sábado ago 04, 2012 1:15 pm

sábado ago 04, 2012 3:17 pm

Obrigada pela resposta. Sim talvez não estejamos a dar a educação adequada, pelo menos para esta raça ou mesmo para a sua personalidade. Desde o inicio tentamos nunca o tratar como o cãozinho pequenino e fofinho mesmo por uma má experiencia que me recordo em criança com um caniche. Quanto à higiene tentamos desde o primeiro dia o jornal e ir com ele à rua várias vezes ao dia (ai erramos em leve-lo solto). Em relação à agressevidade fazemos o que faziamos com as outas raças, contacto visual, não gritar para ele não ficar mais excitado, bater com o jornal e apesa de não gostar também já tentamos com a mão, ignorar depois do castigo, simulação de mordidela com a mão (li algures que assim eles percebem quem é o alfa em casa), dizer não com voz firme, mas está dificil. Quando ele faz algo de bom dizemos que é bonito, fazemos festa, damos recompensa etc. E estamos sempre de acordo, se um repreende o outro não vai a seguir mimar. Vou tentar pesquisar mais algumas dicas para ver se a pouco e pouco ele melhora. Já encontrei num site que borrifar um pouco de água com vinagre quando eles ladrão resulta, mas sem mandar para os olhos, será?
magggie
Membro
Mensagens: 161
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sábado ago 04, 2012 3:30 pm

Olá, aviso desde já que não sou especialista em educação de cães... mas tenho uma cadela com quase 5 meses e sei que por vezes eles conseguem ser muito teimosos :roll:
Não sei se já tento esta opção mas com a minha o castigo que mais dá resultado é o isolamento, ignorar ou bater com o jornal apenas a deixa mais excitada... ou seja, se se está a portar mal primeiro digo que não com voz firme e se ela continuar vai de castigo para a cozinha sem brinquedos, fica lá um bocadinho para se acalmar e só a vou buscar se ela não estiver a ganir ou a ladrar. Fizemos isso algumas vezes e ela agora já lhe basta ouvir o não que 90% das vezes pára e acalma.
Espero ter ajudado e boa sorte :D
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 04, 2012 3:41 pm

Poleta Escreveu: Já encontrei num site que borrifar um pouco de água com vinagre quando eles ladrão resulta, mas sem mandar para os olhos, será?
Se quer usar essa técnica, mande para o corpo! O faro dos cães é optimo e se for para cheirar, certamente que ele cheirará na mesma. (não sei qual a influência do vinagre aqui! Eventualmente, para alguns bastará serem molhados)

Se ele for muuuuito electrico também tem a técnica de o imobilizar no chão quando se porta mal. Sendo um Yorkie com uma mão não deve ser difícil. É normal que das primeiras vezes tente morder e mesmo urinar e defecar, pela excitação da situação. Ou seja, se optar por esta, prepare-se para uma actuação digna de 1 óscar!!!

Nunca usei nenhuma das duas, mas uma vez que se pretende consistência, o borrifador não me parece muito prático, porque mesmo que andemos com ele pela casa, duvido que o leve para a rua!

Eu gosto da tecnica da pinça (a simular mordida), mas aqui em casa já deixou de funcionar... utilizo Cortar nas coisas que ela gosta. Por exemplo está a ladrar na varanda. Digo "não". Se continua acaba-se a varanda. Se se porta realmente mal com alguma coisa (é raro) é repreendida no momento e vai para a cozinha sozinha. Só a solto minutos depois de estar quietinha e sem fazer barulho.

Para as necessidades tem que estudar os horários dele e ajuda muuuuito dar comida sempre na mesma hora. Depois, na hora, ir com ele á rua. Se for para cocó, correr ajuda a desenvolver o intestino e... torna-se mais forte!!!
Última edição por srYuki em sábado ago 04, 2012 3:45 pm, editado 1 vez no total.
Poleta
Mensagens: 5
Registado: sábado ago 04, 2012 1:15 pm

sábado ago 04, 2012 3:44 pm

Exercicio fisico ele faz muito, posso dizer que na altura para a minha labrador não podia dispender tanto tempo como dispendo agora com ele. Socializar penso também não se problema, sempre o levamos a ver muita gente e é um cão com quem toda a gente se mete na rua (apesar de agora ter de ter cuidados extra).
Fazendo a pegunta ao contrário, não poderá ser disciplina a mais, e logo atenção a menos, uma vez que muitas vezes depois de o repreendermos o ignoramos, e ele acaba por fazer pior para chamar a atenção?
Peço desculpa se as perguntas parecem um bocado idiotas, mas como a meu ver foi tão facil criar uma labrador (mas essa tinha todos os dados positivos dos progenitores, mas infelizmente partiu cedo demais por problemas de saude), quanto aos pits já os conheci quando criados e educados, mas um diz que foi um pouco poblemático também.
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 04, 2012 3:49 pm

Poleta Escreveu: Fazendo a pegunta ao contrário, não poderá ser disciplina a mais, e logo atenção a menos, uma vez que muitas vezes depois de o repreendermos o ignoramos, e ele acaba por fazer pior para chamar a atenção?
Depende. Se ele se portar pior resulta em mais atenção?

De qualquer forma deve melhorar a repreensão para resultar logo á primeira. Penso que no caso dele (eu que nada sei), como é um cão que quer atenção, não há nada pior do que ficar sozinho de castigo. E retire-lhe os brinquedos e coisas que ele possa destruir nessa divisão, porque até se acalmar ainda vai libertar alguma frustração...

Por outro lado se o isolar, deixa logo de ter hipótese de se portar pior.

PS - mas por favor não o ponha numa divisão que ele não conheça ou ás escuras. Permita que seja uma divisão muito aborrecida e sem nada para fazer.

PS2 - a menos que não se dê mimo, acho que não existe isso de "disciplina a mais"!
Poleta
Mensagens: 5
Registado: sábado ago 04, 2012 1:15 pm

sábado ago 04, 2012 4:10 pm

Bem eu não o meto propriamente isolado, custumo obriga-lo a ficar quieto num canto mais afastado na sala, mas às vezes mal viro costas foge logo, mas faço ele voltar para lá. Ele em questão de estragar não tem poblemas, muito cedo aprendeu a não roer e a não ir ao lixo que ele tanto gostava, por isso penso onde estamos nós a errar agora se nessa fase o conseguimos por na ordem num instante.
Mais uma vez obrigada
srYuki
Membro Veterano
Mensagens: 1421
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Localização: Amy (Cavalier KC 5,5anos)
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado ago 04, 2012 5:50 pm

Poleta Escreveu:Bem eu não o meto propriamente isolado, custumo obriga-lo a ficar quieto num canto mais afastado na sala, mas às vezes mal viro costas foge logo, mas faço ele voltar para lá. Ele em questão de estragar não tem poblemas, muito cedo aprendeu a não roer e a não ir ao lixo que ele tanto gostava, por isso penso onde estamos nós a errar agora se nessa fase o conseguimos por na ordem num instante.
Mais uma vez obrigada
Olhe, pense nisso.
Para um cão que realmente gosta de companhia, isolamento é mesmo castigo. Mesmo que seja por poucos minutos! (os necessários até produzir o efeito pretendido).

Penso que, como nas crianças, não existe um formato certo. Existe aquilo que funciona e aquilo que não funciona, com determinado individuo.

VocÊ provavelmente tem o que é necessário, mas a dada altura farta-se. Fa-lo voltar para lá quantas vezes? O cão tenta sair de lá as vezes necessárias até que você se cansa de o mandar para lá, certo? Não se boicote a si própria. Se esse método permite que você dê uma abertura e o cão acaba vencendo pela teimosia, você não lhe mostrou o seu ponto de vista. É porque esse método não funciona com esse cão-dono e é necessário outro.

Eu creio que o isolamento seria um bom castigo.

Depois, tem que ser tão teimosa as vezes que o cão fôr, mais uma! :D
sheep23
Membro Veterano
Mensagens: 457
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

sábado ago 04, 2012 9:24 pm

Podemos ter tido cães sem nenhuma dificuldade de os educar, mas às vezes surge um ou outro que exige mais capacidade de liderança que nos dão dores de cabeça e nos fazem desesperar. Eu já tive um ou outro cão antes do meu, e nunca tive problemas. Agora com este, ele exige mais de nós e embora não é agressivo nem nos vira os dentes, é desafiador e não o conseguimos parar quando reage a outros cães. Agora estamos com um treinador a aprender e a afinar a nossa capacidade de liderança e a usar coleiras correctoras, vamos lá ver se as coisas melhoram.

Para começar, nunca deixe o seu cão sozinho com a criança sem supervisão, nem por um segundo. Terá que assumir liderança de várias formas. Comece por fazer pequenas sessões de treino positivo, pois isso incentiva-o e habitua-o a prestar atenção. Depois, ensina-o o "espera", e a partir daí, diz-lhe para sentar e esperar sempre que querer alguma coisa, quer seja mimos, comida, brinquedos, sair da porta... Dá-lhe também de comer à mão, e só quando ele se portar bem e não ser bruto.

Para castigos, penso que como tem problemas em ele ladrar demais quando está sozinho, provavelmente o isolamento não irá resultar muito bem. O que pode fazer é obrigá-lo a ficar deitado ao seu lado e não poder levantar, até estar calmo e só quando o permitir. Eu faço isso com o meu que é imune a palmadas por mais hardcore que seja.
Tentar controlar o espaço/liberdade e o acesso ao que quer que seja pode ser mais eficaz no mundo dos cães, se não quer reprimi-lo com palmadas.
Se quiser controlá-lo pode pegar no cachaço, é uma parte que não lhes magoa mas que pode ser usado para o imobilizar e reprimir/parar.


Só que o cão geralmente é calmo? Ou está sempre hiper e nervoso mesmo quando tem exercício suficiente? Não conheço bem a raça, mas há cães que estão sempre num estado nervoso e assim torna as coisas complicadas. Os outros foristas disseram bem, não se deve reproduzir de cães com temperamentos problemáticos.


Quanto às necessidades, o meu também era difícil, mas com muita insistência lá começou a sentir-se seguro a fazer fora da casa. Talvez pode usar uma daquelas trelas extensíveis, que foi o que usámos para facilitar a habituação. Assim, e com muita insistência (quando o vê a querer fazer leve-o para a rua, mesmo logo após voltarem da rua, e interromper sempre quando ele parece querer), as coisas hão-de melhorar.
WaterMonitor
Membro Veterano
Mensagens: 3790
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Localização: 5 cães - 12 gatos

domingo ago 05, 2012 4:00 pm

Não percebo grande coisa de cães pequenos, mas o seu é um Terrier e isto quer dizer que apesar de pequenino, tem temperamento e teimosia que se fartam.

Os Terriers em geral são um bocado territoriais e valentes, pelo que precisam de pulso firme na educação.
Responder

Voltar para “Cães”