Cadela fugiu de mim no parque e correu loucamente até casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda ago 13, 2012 12:14 pm

ritazza,problema seu se tem um animal que precisa de correr e não tem onde o fazer sem ser no espaço público...
Niguém tem nada a ver com as necessidades do seu cão.
Está preparada para pagar os estragos mas está preparada para se acontecer algo ver a cadela ir direitinha para o canil e ter de passar por X procedimentos até a poder ir buscar?

Acidentes de carro e até mortes devido a cães na via pública não são raridades. Quedas também não. Você não tem é minimamente noção da vida. Qualquer bom treinador lhe diz que ninguém pode assumir a 100% ter a certeza de como um cão vai reagir.
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

segunda ago 13, 2012 12:24 pm

cmob Escreveu:A resposta é fácil...não apanham, e depois? É só acatar as consequencias. 8)
Acena Escreveu:Duvido que essa seja a resposta, nunca vi aqui ninguém admitir que não apanha. Geralmente dizem que estão sempre por perto e depois vão lá apanhar, melhor que gps
Bem, quando se deixa de ter uma discussão e passa-se a ter suposições e comentários descabidos, deixa de valer a pena.

Um abraço a todos.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda ago 13, 2012 12:26 pm

suprem0 Escreveu:
cmob Escreveu:A resposta é fácil...não apanham, e depois? É só acatar as consequencias. 8)
Acena Escreveu:Duvido que essa seja a resposta, nunca vi aqui ninguém admitir que não apanha. Geralmente dizem que estão sempre por perto e depois vão lá apanhar, melhor que gps
Bem, quando se deixa de ter uma discussão e passa-se a ter suposições e comentários descabidos, deixa de valer a pena.

Um abraço a todos.
Abraços :)
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

segunda ago 13, 2012 12:27 pm

Já agora responda á pergunta sff. Se leva o cão solto para ele correr, apanha os dejectos dele?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

segunda ago 13, 2012 12:34 pm

cmob Escreveu:Já agora responda á pergunta sff. Se leva o cão solto para ele correr, apanha os dejectos dele?
:o :o :o
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda ago 13, 2012 12:36 pm

Ontem levei os meus cães a um parque bem longe de qualquer estrada, onde os únicos carros à vista eram os dos visitantes do parque, estacionados. Nem sequer haviam outros cães, apenas pessoas no parque. Era uma zona perfeitamente segura para os soltar e assim fiz. No entanto, só o fiz depois de nos termos afastado tanto das pessoas que não as víamos, em direção da zona de campo.

É que além de poder ser atropelado, ou causar um acidente, cada vez que um cão nosso se dirige a uma pessoa (como o forista diz que estranhou não ver a sua Golden fazer) pode estar a incomodá-la. Nem toda a gente gosta de cães, e ninguém tem obrigação de aturar os meus a não ser eu.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda ago 13, 2012 12:44 pm

sasquatch Escreveu:ritazza,problema seu se tem um animal que precisa de correr e não tem onde o fazer sem ser no espaço público...
Niguém tem nada a ver com as necessidades do seu cão.
Está preparada para pagar os estragos mas está preparada para se acontecer algo ver a cadela ir direitinha para o canil e ter de passar por X procedimentos até a poder ir buscar?

Acidentes de carro e até mortes devido a cães na via pública não são raridades. Quedas também não. Você não tem é minimamente noção da vida. Qualquer bom treinador lhe diz que ninguém pode assumir a 100% ter a certeza de como um cão vai reagir.
X2.

Sinceramente que não entendo como alguém diz que gosta do seu animal e conscientemente o expõe a riscos vários já para não falar nas eventuais despesas que os "acasos" podem acarretar.

Também eu tenho uma cadela com pilhas duracell e NUNCA em tempo algum me ocorreu soltá-la para as "descarregar".

Dou passeios com ela, brinco em casa mas nunca iria colocar a minha cadela e/ou outros em risco. :cry:
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

segunda ago 13, 2012 12:55 pm

Segue aqui a cópia de um processo referente a um canídeo solto, para conhecimento dos foristas:

Fonte:http://www.dgsi.pt/jtrc.nsf/8fe0e606d8f ... enDocument

"Em síntese final:
- Havendo dano causado por animal, o preceito do artigo 502º do CC prevalece sobre o do artigo 493º/1 do mesmo Código.
- Constitui risco específico ou perigo especial de um canídeo, estando solto na proximidade de uma estrada, a sua fuga para a via de modo a causar danos por colisão com um veículo que por ali circule.
- O dono desse canídeo responde pelos danos que este causar a quem circule na via pública.

III- Decisão:
Pelo exposto, acordam em julgar a apelação procedente, revogando a decisão impugnada e, na procedência parcial da acção, condenando o réu J (…) a pagar à autora Companhia de Seguros A (...) SA:
a)- A quantia líquida total de € 6.485,12 (seis mil quatrocentos oitenta cinco euros e doze cêntimos) acrescida de juros à taxa legal desde a citação até ao pagamento;
b)- A quantia a liquidar, após o trânsito em julgado, correspondente ao que a autora pagou a título de indemnização por incapacidade temporária absoluta, em montante que não exceda € 8.829,35 (oito mil oitocentos vinte nove euros e trinta cinco cêntimos);
c)- A quantia a liquidar, após o trânsito em julgado, correspondente ao que a autora pagou a título de indemnização por incapacidade temporária parcial, em montante que não exceda € 262,34 (duzentos sessenta dois euros e trinta quatro cêntimos).
Custas da 1ª instância e do recurso pelo réu e pela autora na proporção de 30% e 70% respectivamente, sem prejuízo do apoio judiciário e sem prejuízo do acerto que for feito na decisão de liquidação."
<p>&nbsp;</p>
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

segunda ago 13, 2012 1:09 pm

Encontrei esse que está ainda melhor:
Nesse caso o Dono do cão até tentou reverter a situação....
Segue o link para quem quiser ler a história toda.

http://www.dgsi.pt/cajp.nsf/954f0ce6ad9 ... enDocument

APRECIAÇÃO DE FACTO E DE DIREITO
Revelam os factos alinhados que o Demandante alega que o Demandado é responsável pelos danos causados no seu veículo no valor de €371,06 (trezentos e setenta e um euros e seis cêntimos), visto que os danos foram causados pelo cão do Demandado.
<p>&nbsp;</p>
represas
Membro Júnior
Registado: terça fev 21, 2012 4:44 pm

segunda ago 13, 2012 1:18 pm

Ritazza Escreveu:A minha já me fez isso uma vez. Tb num parque perto de casa. Fartou-se e foi até casa.
Sobre este assunto já dei a minha opinião ao Jonpt33. Compreendo perfeitamente o que a Ritazza disse e sente sobre o assunto. Não há dúvidas que existem cães que necessitam de um desgaste físico, bastante maior que outros, daí compreender a razão porque a Ritazza solta o seu cão, embora corra alguns riscos pela segurança de terceiros, cabe ao dono, conhecer o seu animal ao ponto de poder arriscar ou não o mesmo andar solto, embora continue afirmar que o cão não é uma máquina e corre-se sempre o risco, mesmo por muito bem comportado que o animal seja, e na confiança depositada pelo seu dono, puderá eventualmente num dia menos bom o cão alterar por momentos o seu comportamente e aí toda a confiança nele depositada, desmoronar-se um pouco.
Pertimem-me dar uma opinião muito sincera sobre estes fóruns, todos nós temos direito à nossa opinião (até ver), e é da discussão que se faz luz, facilitando maior aprendizagem entre todos. Não me parece, que seja necessário recorrer-se muitas vezes quase ao insulto, que além de não ajudar que tem dúvidas, ainda vem embaralhar mais as ideias de quem está indeciso. Gostaria de passar a ver estas "discussões" no bom sentido da palavra a serem aproveitadas pelos menos esclarecidos, sem haver necessidade de roçar o grotesco.
cumprimentos.
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

segunda ago 13, 2012 1:21 pm

Eu solto a minha cadela na expo. Anda sempre na minha vista. E não, não deixo necessidades no chão.

Mas não vale a pena continuar a discutir.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda ago 13, 2012 1:26 pm

à conta da irresponsabilidade e inconsciência de uns pagam todos os outros!
Por estas e por outras é que cada vez são mais os locais onde não são permitidos cães.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Ritazza
Membro

segunda ago 13, 2012 1:29 pm

kittten Escreveu:à conta da irresponsabilidade e inconsciência de uns pagam todos os outros!
Por estas e por outras é que cada vez são mais os locais onde não são permitidos cães.
Kitten, se calhar se ouvesse mais sitios onde fosse permitida a entrada de cães não existiriam tantos cães soltos.

Volto a dizer que as leis são para respeitar e compreendo as duas partes e não, não concordo que os cães andem soltos sozinhos na rua. E eu solto-a na expo, mas isso não quer dizer que não vá a correr até à estrada (se bem que, apesar de ser um cão, até agora foi previsível).
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda ago 13, 2012 1:32 pm

Aí é que está o seu engano sabe!
Eu já sou velha e tenho cães há muitos anos como deve calcular e sou do tempo em que era normal ir ao café e levar o cão, ir passear ao jardim e levar o cão, sempre atrelado logicamente já que a Lei é mais velha que eu!
Neste momento até à entrada de certos jardins há o sinal de proibição de entrada de cães!
Triste não é?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Ritazza
Membro

segunda ago 13, 2012 1:37 pm

kittten Escreveu:Aí é que está o seu engano sabe!
Eu já sou velha e tenho cães há muitos anos como deve calcular e sou do tempo em que era normal ir ao café e levar o cão, ir passear ao jardim e levar o cão, sempre atrelado logicamente já que a Lei é mais velha que eu!
Neste momento até à entrada de certos jardins há o sinal de proibição de entrada de cães!
Triste não é?
Essa proibição acontece porque não se apanha as necessidades dos cães. Na minha junta fizeram queixa. E tanto deixam as necessidades dos cães quem anda com eles presos comos soltos. Este é a verdade!
Responder

Voltar para “Cães”