Sporting7 Escreveu:Acho que o Doberman não seja para a User.
Acho mais proprio o Pastor Alemão pois para guarda teoricamente é superior.
Tem um treino mais facil.
Não tem o mito de se virar ao dono.
E é o melhor cão do mundo-Nesta afirmação eu sou suspeito.

Sporting7 desculpe estar ao mesmo tempo puxar um pouco a "brasa á minha sardinha" longe de mim estar a despromover as aptidoes de guarda e treinablidade do pastao alemao, mas o dob é um cao que ja nasce com o instinto natural de guarda aptidao essa que nao precisa ser treinado para essa funçao pois já faz parte do seu instinto natural, é uma questao de pesquisar um pouco sobre a sua historia de origem.
quanto á questao de o pastor alemao ter superior capacidade de aprendizagem nao vou argumentar, mas deixo no ar as minhas duvidas ja que ambas as raças tem grande potencial de inteligencia o que têm uma grande capacidade de aprendizagem, sao duas exelentes raças penso que a escolha entre elas partam sempre do gosto pessoal de quem procura.
relativamente á informaçao que o user vieira procura, por expriencia que tenho com dobs á mais de 15 anos, posso lhe garantir que um dob nas maos do um dono responsável que lhe propocione uma educaçao firme e assertiva tem um amigo na familia para toda a vida, essa raça tem sido muito prejudicada com alguns mitos que em nada reflete o verdadeiro temperamento do dob, é um cao muito dependente da familia o que exige uma boa educaçao para que nao se torne excessivamente defensivo, se gosta particularmente desta raça pesquise bastante sobre ela mas por fontes viáveis e nao por crenças populares.
espero ter ajudado.
<p>Nunca confies em alguém que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>