A minha cadela em casa é um mimo coom toda a gente, ate com estranhos que vêm para arranjar qualquer coisa ou simplesmente amigos. Eu dou-lhe festas, meto a cara perto do focinho dela, mexo-lhe na boca, dentes, patas, cauda, orelhas, comida, basicamente ela confia em mim e eu nela. E acho muito bem porque qnd preciso de lhe lavar os dentes, dar um comprimido, escovar, tosquiar, ou tirar-lhe qualquer coisa da boca nao ha problema.
No vet ela fica nervosa (e mal entra quer logo ir embora

) mas como tem uma personalidade timida e mimosa nunca morde nem sequer rosna, fica so quietinha (paralisada mesmo...) e a vet pega-a ao colo, dá a vacina, vê os dentes, vira de barriga para o ar que ela nao faz nada. Basta a vet pousa-la no chao que a miuda corre para a porta sem olhar para tras

mas se ficarmos-la a espera ela acalma e começa a cheirar as pernas da doutora
Na rua qnd estamos a passear ela tem receio de quase todos os caes, ou melhor ela quer cheira-los mas depois nao gosta que os outros a cheirem e senta-se...se o cao nao se for embora ela começa a resmungar...mas tem alguns patudos com os quais da-se bem.
Com crianças normalmente é um mimo, da outra vez estavamos a passear na foz e umas 5 miudas de 3/4 anos vieram ter connosco e começaram a fazer festas e mesmo nessa situação a cadela nao fez nada (apenas olhou para mim a pedir socorro), lá tive de explicar as meninas que podiam fazer festas mas calmamente e nao todas ao mesmo tempo.
Mas tambem vessem pessoas bem educadas hoje em dia, estavamos a passear a beira da praia e ouço uma menina a perguntar ao pai se podia ir fazer uma festinha ao cao, e o pai disse para ela ir perguntar a senhora (eu). Vem a menina toda querida perguntar-me se pode, eu digo que sim, mando a cadela sentar e ela faz as festinhas que quer mexe nas orelhas com cuidado e vai-se embora para junto do pai que diz "Obrigada!" aii palavra magica que gostaria de ouvir mais vezes...
Ja com adultos é bastante imprevisivel, pelos vistos tem uns padroes de selecçao que eu desconheço, gosta de uns e tenta evitar o contacto fisico com outros...se alguem perguntar se morde, eu digo que sim, mas nao porque a cadela pode morder, é mais pela segurança dela, que fica agitada e eu prefiro evitar estas situaçoes.
que grande testamento...desculpem