Ansiedade de separação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ritamatias
Registado: quarta ago 15, 2012 9:09 pm

quinta ago 16, 2012 9:17 pm

Boa noite.
Tenho uma cadela há sensivelmente dois meses e desde então sempre que saimos de casa, nem que seja por 1 minuto, fica a ladrar e a chorar compulsivamente durante muito tempo.
Existe alguma informação sobre este assunto na internet mas gostaria de saber a opinião de pessoas que já passaram pelo mesmo e como resolveram ou amenizaram este problema.
Ela tem apenas 4 meses, não sei se estará relacionado com a idade.
Quando chego a casa tento não lhe fazer festas e antes de sair também não lhe dou atenção. Os vizinhos dizem que ela ladra, chora e arranha a porta durante duas horas todos os dias.
Tem sempre comida, agua e brinquedos com fartura para que possa ficar ocupada.
Nunca fica sozinha mais de 4 horas.

Agradeço qualquer ajuda que possam dar
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 16, 2012 9:37 pm

Bem, eu só tenho conhecimentos básicos.
Mas acho que o que eu faria, era treiná-lo com uma variante do "fica" ou mesmo com o "fica", saindo do campo de visão do cão por períodos cada vez maiores e eventualmente sair de casa, aumentando a distância/tempo fora do campo de visão, habitua-lo também ao som da porta, tudo isto com o método tradicional da recompensa. Mas também iniciaria esse treino um pouco mais tarde.
Com a minha actual, foi pura habituação,ou então é porque quase nunca fica sozinha, mas quando fica, protesta (late, gane, atira-se à porta, arranha a porta) mas acho que é por pouco tempo ou então temos bons vizinhos :D
Porque quando chegámos três horas depois, tudo bom, não se passa nada.
Mas espere por outras resposta,podem ser mais elucidativas.
ritamatias

quinta ago 16, 2012 9:51 pm

obrigada pela ajuda
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta ago 16, 2012 10:00 pm

Bem então vamos lá, já que estou dentro do assunto. O que é essencial:
- Exercício físico. É importante que lhe proporcione um bom passeio, com brincadeira, corridas, etc.
- Em casa tente habituá-la a estar sozinha, se vai à cozinha e ela vai atrás feche a porta, se vai ao quarto e ela vai atrás, feche a porta. Use as portas para a habituar a não estar sempre atrás de si.
- Coloque a cama dela, brinquedos, etc longe da porta de saída.
- Não faça grandes festas quando chega ou quando sai de casa, ignore-a e só passado um tempo é que lhe dê atenção.
- E agora o conselho que para mim é o mais útil de todos, e que foi fundamental para resolver esse problema: estimulação mental. Desde que eu deixe o meu cão entretido com o kong wobbler (é assim que lhe dou a ração, não dou a ração em tigela, caso não tenha ou não queira comprar espalhe a ração por vários sítios) e com kongs normais (meta no congelador para demorar mais tempo a ser comido) ele fica bem porque a altura mais critica para ele é quando saio, não o tempo que fica sozinho, desde que eu o deixe entretido por um bom tempo ele acaba por ficar bem.
Pronto, basicamente são estes os meus conselhos, se me lembrar de mais alguma coisa acrescento.
ritamatias

quinta ago 16, 2012 10:04 pm

obrigada, vou comprar um desses brinquedos e mudar a caminha dela de sitio pois ficava sempre junto à porta.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quinta ago 16, 2012 11:13 pm

saraestrelo Escreveu: - Em casa tente habituá-la a estar sozinha, se vai à cozinha e ela vai atrás feche a porta, se vai ao quarto e ela vai atrás, feche a porta. Use as portas para a habituar a não estar sempre atrás de si.
Eu acho que vou experimentar isto! Ela não sofre de ansiedade de separação, mas anda sempre atrás de nós. Sempre, sempre.

E quando a deixo na cozinha de porta fechada para sair de casa, tudo ok. Mas já fiz tentativas de ir deitar o lixo fora, por exemplo, e fica a arranhar/escavar a porta da rua, quando não o faz na porta da cozinha (na situação em que é para sair de casa! Deve saber pelo meu comportamento, em que não lhe dou atenção, vestida de outra maneira, saltos, etc...) nesta situação de eu sair de casa. Noutras faz, por exemplo quando acorda de manhã, embora eu a ignore...

Por outro lado e reflectindo... ela não me a sair pela porta da rua, sem que ela vá junto... ocorreu-me isto agora!
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quinta ago 16, 2012 11:40 pm

:cry: :cry:
Estou com o mesmo problema....a Lara ladra, gane e esgravata as portas (já estão sem tinta em baixo) sempre que fica sozinha. Sei que trabalhamos em casa, portanto ela está a tempo inteiro colada a mim. Tenho tentado ''esquecer'' e fechar as portas deixando-a para trás, mas o drama continua. Fica com uma camisola minha, brinquedos, comida. Até tentei oferecer-lhe um osso a sério....2 minutos foi o tempo que durou o entusiasmo :evil:

Moral da história, a Lara vai para a escola....vamos tentar ajuda de gente entendida em psicologia canina e ver se a transformamos numa canita equilibrada :wink:
<p>amiga 3msq</p>
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 17, 2012 9:17 am

O que o cão tem que perceber é que chorar, ganir, arranhar e etc, não leva a nada.

Tem que treinar estando em casa, deixe chorar, não ceda. Ocasionalmente pode lá ir ralhar, dizendo assertivamente "Não".

Depois quando se calar, pode lá ir dar um miminho.

Se for coerente, vai ver que em dias resolve esse problema.

Boa sorte.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Yohanan
Membro
Registado: terça jul 20, 2004 10:46 am

sexta ago 17, 2012 11:05 am

Boas...

Tendo experiência sobre esse assunto, é normal eles fazerem isso enquanto são novos, porque querem estar junto do dono.

A dica para resolver esse problema é:

- Ter treino físico com ela até chegar a um ponto de precisar de descanso; incluindo, fazer vários exercícios com bola. Esse é o melhor remédio para ela não fazer birra.

Espero ter ajudado....

Abraço
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

sexta ago 17, 2012 12:38 pm

LFGomes Escreveu:O que o cão tem que perceber é que chorar, ganir, arranhar e etc, não leva a nada.

Tem que treinar estando em casa, deixe chorar, não ceda. Ocasionalmente pode lá ir ralhar, dizendo assertivamente "Não".

Depois quando se calar, pode lá ir dar um miminho.

Se for coerente, vai ver que em dias resolve esse problema.

Boa sorte.
A ansiedade por separação, deixe que lhe diga, não se resolve em dias. E um dono geralmente nunca reforça o ganir, o raspar a porta, etc. porque ao sair de casa não vai voltar, logo nunca irá reforçar esse comportamento, por consequência os cães fazem isso por frustração, stress, etc.

Os donos devem habituar os cachorros a saberem estar sozinhos, habituá-los desde cedo aos brinquedos, aos kongs, aos brinquedos interactivos, etc. é uma mais valia nestes casos.
JackCocker
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am

sexta ago 17, 2012 1:15 pm

O meu ficava horas à espera...

Para além de tudo o que aqui já foi dito, pode
- Arranjar-lhe um amigo. os meus ficam a brincar.
- Dê-lhe um osso. Ela fica entretida a roê-lo.

Boa sorte
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 17, 2012 1:25 pm

A ansiedade por separação, deixe que lhe diga, não se resolve em dias. E um dono geralmente nunca reforça o ganir, o raspar a porta, etc. porque ao sair de casa não vai voltar, logo nunca irá reforçar esse comportamento, por consequência os cães fazem isso por frustração, stress, etc.
Reforça, quando o cão chora á noite e o vão buscar passados 2 minutos, depois repete o comportamento quando fica sozinho.

O cão tem que ser treinado com os donos em casa, conforme indiquei no meu post anterior.

Se o cão ficar calmo estando isolado numa divisão com os donos em casa, vai ter o mesmo comportamento quando os donos não estão.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
ritamatias

sábado ago 18, 2012 12:56 am

agradeço muito a ajuda prestada.
vamos ver se a minha oequenira fica mais calma enquanto vamos trabalhar para lhe comprar papa haha
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado ago 18, 2012 2:47 am

o meu passou a fase mais critica foi um inferno para mim e para os vizinhos nessa altura a unica alternativa que tivemos foi colocar a cama dele ao lado da nossa a cama :evil: mas de manha quando saía-mos voltava ao mesmo, ja estao a imaginar eu sair de casa ás 6h e ele a fazer aquele xinfrim... ainda hoje faz ás vezes durante um minuto ou dois depois passa... a melhor soluçao que encontrei foi fazer um furo redondo numa bola de tenis e colocar la dentro alguns biscoitos preferidos dele... foi tiro e queda :wink:
as vezes que me lembro de ja estarmos dentro do carro e ter que voltar para traz para acalmar o peste que nao parava de ladrar :lol:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

segunda ago 20, 2012 4:00 pm

Olá

É importante criar um espaço que seja só do cão, onde tem os brinquedos, água e que serve também para dormir. Com o Mr Fox resultou, assim que me vê trocar de roupa ou atender o telemovel fica logo com ar de vitima :lol: .
Tive alguns problemas com o vizinho de baixo, o cao gania e ladrava e o vizinha punha-se a gritar. Lá corrigi os dois, levou alguns mesinhos, mas hoje saio de dia ou á noite e tassbem, e mesmo que o la deixe e eu fique em casa (para tirar a prova real), ele estrebucha pouco e vai para a cama dele.
Responder

Voltar para “Cães”