Locais públicos onde se possa soltar os cães?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

domingo ago 19, 2012 3:15 pm

A meu ver e de donos que conheço, o ponto dois veio criar uma pequena exceção ao ponto um.

Não pode estar solto sem detentor e sem açaimo. Depender-se que com detentor perto e açaimo não será proibido.

Alguém formado em direto para esclarecer tecnicamente o DL?
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo ago 19, 2012 3:22 pm

É proibido A excepto quando B.

Logo se B for verdade não existe proibição de A.

Assim sendo, não é proibida a circulação de cães em espaços públicos sem açaime (A) quando estes são conduzidos de trela (B).
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo ago 19, 2012 3:26 pm

Riscas007 Escreveu:A meu ver e de donos que conheço, o ponto dois veio criar uma pequena exceção ao ponto um.

Não pode estar solto sem detentor e sem açaimo. Depender-se que com detentor perto e açaimo não será proibido.

Que parte da lei é para si o ponto 1?
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo ago 19, 2012 3:26 pm

Santa confusão

Colocando de forma mais clara o que já foi dito e repetido dezenas de vezes e que o lsgl acabou de referir:

Todos os cães das raças consideradas Potencialmente Perigosas e aqueles que, independentemente da raça, tenham sido classificados como Perigosos por terem estado envolvidos num qualquer incidente:

Trela E Açaimo

Todos os restantes:

Trela OU Açaimo

Se o animal andar solto, terá de usar açaimo e claro, o detentor deverá acompanhar o animal, ou seja, não é colocar o açaimo, abrir a porta da rua e lá vai ele fazer a bela de mijinha.
Última edição por PauloSantos1 em domingo ago 19, 2012 3:35 pm, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong>
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 3:30 pm

unknownfmost Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:
kittten Escreveu:ziggyma, o excerto da Lei que publicou diz respeito aos animais Potencialmente Perigosos, não aos restantes.

Obrigatoriedade Uso Coleira ou Peitoral e Acaimo ou Trela
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos (vd. art.º 2.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, e Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril) para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial (vd. art.º 8.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro). (cfr. art.º 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
É claro que se o cão é um Dogue Alemão (DA) e por ser de grande porte, é de senso comum que não ande solto em locais onde possam andar pessoas, já que basta um salto para por alguém de costas.

Exactamente.

Infelizmente e mais uma vez, senso comum foi algo que não se teve quando se publicou esta legislação.

É que com senso ou sem ele, cães como o DA, o PA ou outros de porte idêntico, podem andar soltos desde que andem de açaimo... e estão no mais estrito cumprimento da Lei.
É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

O que se entende do 2º ponto, é que é proibida a presença de cães sem açaime, excepto quando andam com trela. Nada é referido em relação a serem permitidos ou não.

Já no 1º ponto é claro que não são permitidos quaisquer animais sem trela.

Convinha não andarem a induzir as pessoas em erro, em relação a algo tão importante.
Antes de andar a acusar os restantes de induzir os outros em erro, aprenda a ler e veja se descobre para que serve uma virgula.

É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela VIRGULA .....
Última edição por PauloSantos1 em domingo ago 19, 2012 3:48 pm, editado 1 vez no total.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo ago 19, 2012 3:34 pm

Conclusão:
Posso soltar a minha rafeirinha se tiver açaime...
Dúvida: Ajudem-me a escolher o açaime mais indicado pf!
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 3:36 pm

ReginaVieira Escreveu:Conclusão:
Poder pode, mas não deve, pelo menos em espaços publicos.

Além de correr o risco de importunar outras pessoas e animais, corre o risco maior de o seu animal ser atacado por outro que ande solto, bem como, de ele fugir e ter/provocar um acidente.

A Regina até pode ser uma pessoa consciente e ao saber que o seu animal é educado, que não sairá perto de si, lhe dá alguma segurança, embora ache que, se não sai perto de si, não necessita de ir solta.

Terá é de pensar se todos os outros que resolvam soltar os cães deles, serão assim tão responsáveis.
Última edição por PauloSantos1 em domingo ago 19, 2012 3:47 pm, editado 2 vezes no total.
ziggyma
Membro Veterano
Registado: segunda fev 15, 2010 8:06 pm

domingo ago 19, 2012 3:45 pm

A minha pequena vai mesmo continuar os seus grandes passeios com trela. Não quero correr o risco de perdê-la em baixo de algum carro, ou que alguém ache graça de levá-la em algum momento que eu esteja distraída.

Para os mais corajosos, se a lei permite somente o açaime, e acham que assim o cão irá aproveitar melhor o passeio e tem consciência de serem responsáveis pelos actos dos seu patudos, só desejo felicidades.
<p>&nbsp;</p>
ReginaVieira
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 4:08 pm

PauloSantos1 Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Conclusão:
Poder pode, mas não deve, pelo menos em espaços publicos.

Além de correr o risco de importunar outras pessoas e animais, corre o risco maior de o seu animal ser atacado por outro que ande solto, bem como, de ele fugir e ter/provocar um acidente.

A Regina até pode ser uma pessoa consciente e ao saber que o seu animal é educado, que não sairá perto de si, lhe dá alguma segurança, embora ache que, se não sai perto de si, não necessita de ir solta.

Terá é de pensar se todos os outros que resolvam soltar os cães deles, serão assim tão responsáveis.

Apenas a solto no parque, e apenas de manhã cedo ou à noite/fim da tarde. Tenho sempre a atenção de ver quem nos rodeia. Ela anda sempre por perto, mas corre sozinha(ou acompanhada de outros amigos canitos), deita-se e volta para o biscoito. Está longe da estrada. Nunca vai ter com outros cães, eles é que poderão vir ter com ela, e aí se eu vir que é necessário prendo-a.

Ela gosta e precisa de correr. Eu não consigo correr quase nada, fico sem ar, já caminhar, caminho os km que quiser. Por isso é que preciso de a soltar.
unknownfmost
Membro
Registado: terça jul 31, 2012 10:54 pm

domingo ago 19, 2012 5:11 pm

PauloSantos1 Escreveu:
unknownfmost Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:
kittten Escreveu:ziggyma, o excerto da Lei que publicou diz respeito aos animais Potencialmente Perigosos, não aos restantes.

Obrigatoriedade Uso Coleira ou Peitoral e Acaimo ou Trela
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos (vd. art.º 2.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, e Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril) para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial (vd. art.º 8.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro). (cfr. art.º 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
É claro que se o cão é um Dogue Alemão (DA) e por ser de grande porte, é de senso comum que não ande solto em locais onde possam andar pessoas, já que basta um salto para por alguém de costas.

Exactamente.

Infelizmente e mais uma vez, senso comum foi algo que não se teve quando se publicou esta legislação.

É que com senso ou sem ele, cães como o DA, o PA ou outros de porte idêntico, podem andar soltos desde que andem de açaimo... e estão no mais estrito cumprimento da Lei.

O que se entende do 2º ponto, é que é proibida a presença de cães sem açaime, excepto quando andam com trela. Nada é referido em relação a serem permitidos ou não.

Já no 1º ponto é claro que não são permitidos quaisquer animais sem trela.

Convinha não andarem a induzir as pessoas em erro, em relação a algo tão importante.
Antes de andar a acusar os restantes de induzir os outros em erro, aprenda a ler e veja se descobre para que serve uma virgula.

É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela VIRGULA .....
Eu não vou discutir consigo. Aliás você tem sempre razão. E para que não me insulte, dou por terminada a minha participação nesta discussão. Já expliquei o meu ponto de vista. Para mim o artº 7 do Decreto-Lei n.o 314/2003 é claríssimo. Todos os cães, sem excepção, têm de usar trela.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo ago 19, 2012 5:12 pm

lol, enfim ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 5:19 pm

unknownfmost Escreveu: Eu não vou discutir consigo. Aliás você tem sempre razão. E para que não me insulte, dou por terminada a minha participação nesta discussão.
Também te amo muito

unknownfmost Escreveu: Para mim o artº 7 do Decreto-Lei n.o 314/2003 é claríssimo.

Para mim e para todos aqueles que sabem ler, também :wink:
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

domingo ago 19, 2012 8:44 pm

Acena Escreveu:
Riscas007 Escreveu:A meu ver e de donos que conheço, o ponto dois veio criar uma pequena exceção ao ponto um.

Que parte da lei é para si o ponto 1?
Tem razão o ponto 1 do artigo 7.º mentem-se sempre obrigatório. Já o uso da trela não o é, caso o animal esteja com açaimo e não pertença ao grupo dos PP. Até ao momento é este o entendimento que faço da lei.

Quanto a soltar mesmo com açaimo, só o faço quando vejo que o risco de acidente (atropelamento, ataque de outro animal, etc.) é muito reduzido.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda ago 20, 2012 11:23 am

Meus amigos, para mim todos, mas todos os cães devem andar à trela.
podendo ser soltos eventualmente em espaços devidamente confinados.
Excepto quando estão a desempenhar funções tipo busca e salvamento, caça, serviços, ou outras.
A trela não implica que o cão não possa correr, implica que o dono terá que correr, uma boa oportunidade de ganhar aquela ou alguma daquela forma que entretanto se perdeu.

Mais alguém, que queira partilhar mais destinos "turísticos"/lúdicos para levar os nossos cães?
ReginaVieira
Membro Veterano

segunda ago 20, 2012 1:23 pm

botas96 Escreveu:Meus amigos, para mim todos, mas todos os cães devem andar à trela.
podendo ser soltos eventualmente em espaços devidamente confinados.
Excepto quando estão a desempenhar funções tipo busca e salvamento, caça, serviços, ou outras.
A trela não implica que o cão não possa correr, implica que o dono terá que correr, uma boa oportunidade de ganhar aquela ou alguma daquela forma que entretanto se perdeu.

Mais alguém, que queira partilhar mais destinos "turísticos"/lúdicos para levar os nossos cães?
Em Guimarães tem sítios muito bonitos para tal.
Ou no parque da cidade que é enorme, e tem aquela beleza da natureza, como riachos, pontos... ótimo para cães.
Tem o jardim do centro cultural Vila Flor, lindíssimo também, muito agradável.
E muitos outros pequenos parques, como nas Taipas, o da Quintã o que está ao lado do Estádio do VSC...
E passear entre o Castelo e o Paço dos Duques é muito bonito também,
mas perigoso, por isso deve sempre ir um grupinho de donos e cães.

E há mais, mas não me lembro de mais nada.
Responder

Voltar para “Cães”