Cães rafeiros na rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça ago 21, 2012 9:31 am

Olá foristas,

Tenho aqui uma pequena dúvida sobre o que é mais correcto fazer. Perto da minha casa há 2 cães rafeiros de porte médio/grande, que geralmente são calmos e até são alimentados por algumas pessoas, só que já os vi serem um pouco agressivos com as pessoas que andam de bicicletas, e uma vez até a 2 senhoras (uma delas já com alguma idade) que estavam a andar na rua (até saltaram ao lado delas a ladrar e a senhora de idade deu um grito de susto).

Fora esse pequenos e raros episódios (pelo menos das vezes que presenciei esses episódios) até são calmos, só que estou a pensar se um dia pode acontecer algo pior com alguém. Mas por outro lado, se esses cães forem para algum canil ou associação, seria o fim da liberdade deles ou até o fim deles.

A minha dúvida é qual seria a acção mais correcta a tomar? Deixá-los estar como estão, ou contactar alguma associação para ver se conseguem lidar com eles? Ou tomar alguma outra medida que possa ajudar? O que fariam?
Ritazza
Membro
Registado: terça dez 27, 2011 1:08 pm

terça ago 21, 2012 10:17 am

Eu tentava uma associação.
Se não, qq dia alguém se passa e chama o canil.

Estão em Lisboa?
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

terça ago 21, 2012 10:22 am

Os cães quando vêem bicicletas parece que lhes dá a loucura, mesmo os mais calmos... Deve estar relacionado com o instinto de perseguir presas!
O problema nesse caso é se alguém resolve chamar o canil!
Não sei se vai ter muita sorte em associações, devem estar todas a abarrotar com os abandonos nas férias, em todo o caso tentar não custa.
Não haveria ninguém disposto a adoptá-los nas redondezas?
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
sheep23
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 10:33 am

Hmm eles já estão por aí há algum tempo, por isso se portarem bem penso que ninguém daria ao trabalho de chamar algum canil. O pior é se eles um dia assustarem ou até morderem alguém. Para a perseguição das bicicletas até não me meteu muita impressão, mas agora aquela vez que foi com as 2 senhoras fiquei com algum receio.

Acho que eles não têm exactamente um aspecto muito adoptável, por isso seriam apenas mais 2 que ficariam numa associação à espera da sorte. :( Eles agora até parecem felizes, têm liberdade e não parecem passar fome.
sheep23
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 10:37 am

Sasha9 Escreveu:Não sei se vai ter muita sorte em associações, devem estar todas a abarrotar com os abandonos nas férias, em todo o caso tentar não custa.
Isto de abandonarem os animais porque vão de férias não consigo compreender, como é que conseguem abandonar os animais que gostam tanto? Eu nem consigo deixar o meu a passear sem trela, com o medo que ele vá para a estrada ou que lhe aconteça qualquer coisa...
Infelizmente, há uma zona perto que acho que costumam abandonar lá os animais durante as férias e depois iam lá buscá-los de volta.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça ago 21, 2012 11:10 am

Na minha modesta opinião, e só em meros factos, temos.
Dois cães, que apesar de alimentados, não são cuidados, certo?
Se sim, são mais sujeitos a doenças e sujeitar os dos outros a maleitas.
Isso das bicicletas, pode dar tantas voltas como a plasticina.
Reparou em sinais típicos de agressividade nos cães, relativo às senhoras, dorso, cauda, orelhas, etc.?
Reparou no tipo de ladrar dos cães?
Existirá a possibilidade dos cães serem territoriais, e estar a proteger um território deles quando as senhoras passaram?
Se eles param por aí como é a convivência com os outros animais?
Poderá ser o caso do "dia" estar prestes a acontecer?

Se quer jogar pelo seguro, pesquise associações (algumas) e contacte aquela que lhe dê mais "paz de espírito".
Ou então alguém os adopte, por exemplo, que lhes dá de comida.
sheep23
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 11:49 am

botas96 Escreveu:Na minha modesta opinião, e só em meros factos, temos.
Dois cães, que apesar de alimentados, não são cuidados, certo?
Se sim, são mais sujeitos a doenças e sujeitar os dos outros a maleitas.
Isso das bicicletas, pode dar tantas voltas como a plasticina.
Reparou em sinais típicos de agressividade nos cães, relativo às senhoras, dorso, cauda, orelhas, etc.?
Reparou no tipo de ladrar dos cães?
Existirá a possibilidade dos cães serem territoriais, e estar a proteger um território deles quando as senhoras passaram?
Se eles param por aí como é a convivência com os outros animais?
Poderá ser o caso do "dia" estar prestes a acontecer?

Se quer jogar pelo seguro, pesquise associações (algumas) e contacte aquela que lhe dê mais "paz de espírito".
Ou então alguém os adopte, por exemplo, que lhes dá de comida.
A agressividade que apresentaram quando foram atrás daquelas senhoras era semelhante à agressividade que apresentavam quando iam atrás das bicicletas. Eles estavam mesmo ao lado de cada senhora (as senhoras não passaram ao mesmo tempo, foram alguns minutos de intervalo), ladravam e cercavam e até saltaram uma ou outra vez.
Não é agressividade do tipo que ataca logo, mas se alguma pessoa reagir mal e os cães interpretarem mal, podem dar uma ou outra pequena dentada.

Só que eles nem costumam ligar às pessoas, e eles passeiam por várias zonas. Quanto a outros cães, também não parecem ligar muito.
botas96
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 1:23 pm

Infelizmente,isto é tudo muito relativo, especialmente aqui deste lado, qualquer um pode dizer o que vêm à mona (inclusive eu), e pronto é como Pilatos. Nem que seja por pormenores esquecidos de contar ou de levar em conta, por mais bem intencionado que seja o user.
Mas dito isso, as minhas questões mantêm-se e as sugestão já foram dadas.
Surgiu-me mais umas questões para juntar as anteriores.
Terá sido só a essas duas velhotas, ou mais pessoas?
Essas duas velhotas, fazem parte dos patronos habituais dos cães?
Vinham com sacos do supermercado, mais concretamente com comida?
Terá sido uma demonstração de querer algo, atenção, comida, etc e pelo porte mais intimidativo dos cães terá sido interpretado como um "ataque"?
Terá sido mesmo uma demonstração de agressividade de forma indiscriminada?
Isto são questões válidas (julgo eu), para a ajudar a decidir, se resolver chamar a si a responsabilidade de resolver esse assunto.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça ago 21, 2012 1:54 pm

Bem, apenas lhe posso dizer o que tive conhecimento que se passou na rua da minha Mãe na semana passada:

Apareceu uma cadela por lá, abandonada. A cadela entrou no cio, e com isto juntou-se uma matilha de cães vadios. Durante dias, ninguém dormia - os cães iam para junto das casas das pessoas que tinham cães ladrar, ladrar, ladrar - e enquanto a cadela, coitada, andava a cruzar com aqueles cães.

Sei que um vizinho meu se passou e ligou pró SEPNA. Eles disseram-lhe que iam fazer a recolha dos cães na terça feira seguinte (que por acaso é hoje).
Mais que isto não sei, não sei se efectivamente os foram recolher, nem sei qual será o destino deles, coitadinhos :/
RS
sheep23
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 1:56 pm

botas96 Escreveu:Infelizmente,isto é tudo muito relativo, especialmente aqui deste lado, qualquer um pode dizer o que vêm à mona (inclusive eu), e pronto é como Pilatos. Nem que seja por pormenores esquecidos de contar ou de levar em conta, por mais bem intencionado que seja o user.
Mas dito isso, as minhas questões mantêm-se e as sugestão já foram dadas.
Surgiu-me mais umas questões para juntar as anteriores.
Terá sido só a essas duas velhotas, ou mais pessoas?
Essas duas velhotas, fazem parte dos patronos habituais dos cães?
Vinham com sacos do supermercado, mais concretamente com comida?
Terá sido uma demonstração de querer algo, atenção, comida, etc e pelo porte mais intimidativo dos cães terá sido interpretado como um "ataque"?
Terá sido mesmo uma demonstração de agressividade de forma indiscriminada?
Isto são questões válidas (julgo eu), para a ajudar a decidir, se resolver chamar a si a responsabilidade de resolver esse assunto.
Concordo que às vezes é fácil as pessoas interpretarem mal certos sinais e pensam que é agressividade mesmo que não seja. No entanto, a forma como agiram foram ligeiramente agressivos e não deixa muitas dúvidas, e está longe de ser porque queriam atenção ou comida.
Apenas uma das senhoras era idosa, e não estavam a passar pelo local juntas (passou uma e minutos depois passou outra). Não me lembro se a senhora mais nova tinha sacos na mão, mas a senhora mais idosa não levava sacos. Não sei se essas 2 senhoras fazem parte do patrono dos cães, só que naquela zona passam muitas pessoas por dia, e os cães também não parecem ser dos que atacam a todos que não conhecem (senão estariam a atacar muita gente, incluindo a mim quando mudei para lá).

Não posso dizer em concreto o que é que os levou a serem assim com estas 2 senhoras, pois foi a 1ºvez que os vi assim (na maior parte das vezes eles ou estão a passear ou estão a descansar, ou ladrar e ir ter com as bicicletas), e as 2 senhoras não tinham nada assim fora do comum. Talvez pode ser algum cheiro, talvez pode ser algum movimento ou forma de andar, ou até porque sentiram o medo delas. Mas eles foram logo ter com elas, saltaram uma ou outra vez e ladraram para elas, como se fossem as bicicletas. Penso que se alguma vez viu cães a perseguirem bicicletas perceberá o que estou a tentar descrever (talvez mais tarde vou ver se no youtube encontro algum vídeo que se assemelhe o que vi naquele dia, pois é difícil eu tentar explicar só por palavras).
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça ago 21, 2012 2:57 pm

O perseguir bicicletas ou carros ou pessoas a correr é uma grande chatice porque os cães dificilmente perdem esse mau hãbito.

Sendo cães errantes estão lógicamente sujeitos a serem apanhados pelos serviços camarários. Não me parece que haja grande alternativa. Mais cedo ou mais tarde serão atropelados ou adoecerão ou passarão fome. isso é vida?
sheep23
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 3:27 pm

sasquatch Escreveu:O perseguir bicicletas ou carros ou pessoas a correr é uma grande chatice porque os cães dificilmente perdem esse mau hãbito.

Sendo cães errantes estão lógicamente sujeitos a serem apanhados pelos serviços camarários. Não me parece que haja grande alternativa. Mais cedo ou mais tarde serão atropelados ou adoecerão ou passarão fome. isso é vida?
O problema é que os cães não terão formas de como aprender a não os perseguir, e o facto de as bicicletas acabarem por se afastar torna o acto auto reinforçante.

Não acho que a vida deles fosse assim tão má comparado com a possibilidade de estarem confinados num pequeno espaço para sempre (senão não restariam dúvidas e contactaria já alguma associação), pois embora seja possível passarem fome, ainda recebem alimentos de pessoas e têm toda a liberdade. É possível serem atropelados, mas acho que eles acabam por ter cuidado e habituarem-se à vida na cidade.
botas96
Membro Veterano

terça ago 21, 2012 9:14 pm

Sheep23,o facto continua este, ninguém está responsável pelos cães e apesar de estarem a alimenta-los, poderão estar a sofrer uma diminuição com contacto humano, e essa "falta de vergonha" pode ser reflexo disso. (é outra hipótese).
Cães silvestres é um retrocesso dos cães domésticos, chegam a nascer cães dentro de uma matilha que nunca conviveram com o ser humano, são tímidos e desconfiados em relação aos humanos, o que pode acabar em agressividade. Não há muitos anos atrás, cheguei a ver matilhas de cães vadios na Arrábida, a patrulhar a serra. Agora imagine-se a si a passear, encantada da sua vida e depara-se com n cães. E agora?
Eu sei que isto é para o dramático, mas serve para ilustrar o perigo que podem representar. É que pelos vistos não há ninguém capaz de dizer, é bom, ou é mau.
Eles até podem estar chipados (não creio) e estão encalhados nessa rotina.
Daqui é tudo que lhe posso ajudar. Sinto muito
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça ago 21, 2012 9:31 pm

As matilhas da Arrábida continuam e pelo que vi há pouco tempo, nem sequer diminuiram...

Animais errantes são sempre um risco de saúde pública, seja pelo risco de ataques ou acidentes ou doenças ou porcaria que fazem na rua.
sheep23
Membro Veterano

quarta ago 22, 2012 10:02 am

Pois, percebo o perigo que podem apresentar. Como não são cuidados nem vacinados, podem ter alguma doença, e isso pode ser perigoso se alguma vez morderem alguém.

Sempre pensei que os cães rafeiros como estes (no meio da cidade ou zona onde hajam muitas pessoas) não apresentam muitos problemas comportamentais nem agressividade, pois estão habituados a ver pessoas diferentes todos os dias, e depois, há sempre certas pessoas que lhes alimentam e isso ajuda a diminuir a probabilidade de serem agressivos para com as pessoas. Embora depois também há aquelas pessoas que se metem com os cães e isso pode afectar a possibilidade de se tornarem agressivos.
Penso que o facto de não terem interacções humanas constantes a partir de um dono não é um problema muito grave para eles (pois não estão fechados sem ver ninguém e têm liberdade), só que como ninguém os ajuda na educação, podem demonstrar alguma agressividade se sentirem ameaçados (como com as bicicletas e certas caractrísticas de algumas pessoas).

Não sei se realmente um dia alguém pode chamar o canil, eles já estão lá há um bom tempo, só que pode ser uma possibilidade e isso seria horrível para eles. E é verdade que eles um dia de facto podem morder mesmo alguém, ou magoar alguma pessoa idosa nem que seja pelo susto. Sinceramente não sei bem o que pensar, pois por outro lado, parece injusto mandá-los para uma prisão perpétua só porque eles podem alguma vez magoar alguém, mas sem certezas (estaríamos a ser egoístas?). E depois, eles não são exactamente muito bonitos para serem adoptáveis, e se fossem talvez já teriam sido aoptados, não sei.
Responder

Voltar para “Cães”