Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.
Moderador: mcerqueira
-
bhess
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
quarta ago 29, 2012 3:37 pm
RuiAB Escreveu:bitemaykill Escreveu:RuiAB Escreveu:LFGomes Escreveu:RuiAB,
aconselho a visitar exposições, conhecer criadores, ver exemplares ao vivo e fazer contactos.
Para mim é a melhor forma.
Pode e deve pedir a lista de criadores, sendo que lá nao ha distinção dos bons e dos maus.
Ha que visitar as ninhadas, os pais, pedir exames de despites genéticos de forma a fazer uma escolha acertada.
Boa sorte
É uma excelente forma de fazer uma escolha mas não me é possível dispender esse tempo todo. Pelo que tenho reparado, grande parte dos exemplares da raça estão do centro para baixo, sendo eu do Minho, seria complicado fazer essa seleção, tanto mais que até ao fim do ano o tempo livre para mim é coisa que não abunda...
Quando se quer um cão o tempo tem que a bundar. Se calhar o melhor é procurar o cão depois do fim do ano.
A questão é mesmo essa, estou a procurar com antecedência porque sei que adquirir um cão não é como ir ao McDonalds.

Mas depois do fim do ano vai ter tempo livre? Um cão ocupa muito tempo, tem de ter horários para as refeições, tem de brincar com ele, proporcionar-lhe o exercício físico e mental que ele necessita, passear com ele (nomeadamente para que faça as suas necessidades), cuidar da sua higiene (dar-lhe banho, escovar, ...), vai ter de limpar mais vezes a casa porque um cão suja e por aí fora... Vai ter tempo para isso?
Se sim, aconselho-o a não marcar nada na sua agenda para o dia 9 de Setembro e a dar uma vista de olhos aqui:
http://www.cpc.pt/?exposicoes/2012/sh/a ... 004_prg,pt
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
-
PatCosta3
- Membro
- Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm
quarta ago 29, 2012 4:00 pm
o ideal é analisar o dia-a-dia da familia/dono e pensar no tempo diário que pode disponibilizar ao cão.
Se pode disponibilizar 2 horas de
muita corrida (fora as idas à rua dos xixis) ao cão todos os dias, o collie pode ser uma boa escolha.
Se pode disponibilizar 30min de brincadeira e passeio (fora as idas dos xixis) então há outros cães igualmente fantasticos que exigem menos exercicio.

<p>"Se o seu cão não gosta de alguém, faça o mesmo!"</p>
-
tb13
- Membro Júnior
- Registado: sexta jun 03, 2011 10:46 am
-
nicosa
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm
quarta ago 29, 2012 6:28 pm
Um bom local para ver, conhecer e interagir com cães dessa raça, são as provas de agility.
Tanto quanto sei , em Setembro, dia 8, em Aveiro, haverá uma prova.
Sofia
-
bhess
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm
O meu traquina: Calvin
A minha princesa: Lolita
quarta ago 29, 2012 10:30 pm
nicosa Escreveu:Um bom local para ver, conhecer e interagir com cães dessa raça, são as provas de agility.
E dia 9! Daí eu ter sugerido uma visita a Aveiro no dia 9 de Setembro! Tem as provas de beleza e de agility.

"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."
Calvin
-
nicosa
- Membro Veterano
quarta ago 29, 2012 10:34 pm
bhess Escreveu:nicosa Escreveu:Um bom local para ver, conhecer e interagir com cães dessa raça, são as provas de agility.
E dia 9! Daí eu ter sugerido uma visita a Aveiro no dia 9 de Setembro! Tem as provas de beleza e de agility.

Não sabia. O calendário que tenho é só mesmo das provas. Mas , realmente, quando são realizadas pelo CPC costumam ser " inseridas" nas expos.

Sofia
-
RuiAB
- Membro Júnior
- Registado: quarta ago 29, 2012 12:34 am
quarta ago 29, 2012 11:12 pm
Antes de mais quero dizer que estou muito agradecido a todos pelos alertas e conselhos!
A disponibilidade que iremos ter para as necessidades mentais e fisicas do cão são o que mais nos preocupa. Felizmente ambos temos o nosso trabalho e só poderemos dar atenção ao cão a partir das 18:00. Por outro lado não sei se o cão se adapta a um misto de ambiente aberto e livre durante o dia e ficar pelo interior da casa durante as horas mais avançadas, para poder passar mais tempo connosco...
Eu sei que o ideal para um cão dessa raça era ter um dono que tivesse os dias disponíveis mas nós ainda não nos reformámos.
-
nicosa
- Membro Veterano
quarta ago 29, 2012 11:22 pm
O meu vizinho tem 3 borders. Durante o dia estão no canil e ao fim da tarde quando ele vem solta-os e treina com eles.
A mim parecem-me cães equilibrados. Pode ser que sejam assim porque têm a companhia uns dos outros, mas são 3 cães muito meigos, muito simpáticos e ... uns " barras" a fazer agility.

Sofia
-
RuiAB
- Membro Júnior
quarta ago 29, 2012 11:27 pm
nicosa Escreveu:O meu vizinho tem 3 borders. Durante o dia estão no canil e ao fim da tarde quando ele vem solta-os e treina com eles.
A mim parecem-me cães equilibrados. Pode ser que sejam assim porque têm a companhia uns dos outros, mas são 3 cães muito meigos, muito simpáticos e ... uns " barras" a fazer agility.

Pois, eu tenho mais ou menos esse tempo mas estou a pensar vedar o terreno que tem 4000 m2 e deixar o cão solto durante o dia. Claro que só lhe poderei dar atenção a partir das 18:00... Não sei é se será suficiente para um animal dessa raça

-
NaoInteressa
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm
quarta ago 29, 2012 11:40 pm
RuiAB Escreveu:nicosa Escreveu:O meu vizinho tem 3 borders. Durante o dia estão no canil e ao fim da tarde quando ele vem solta-os e treina com eles.

Pois, eu tenho mais ou menos esse tempo mas estou a pensar vedar o terreno que tem 4000 m2 e deixar o cão solto durante o dia. Claro que só lhe poderei dar atenção a partir das 18:00... Não sei é se será suficiente para um animal dessa raça

O problema é que um cão sozinho não se exercita, mesmo com 4.000m2, ele tem de ter o estímulo do dono

-
bitemaykill
- Membro
- Registado: segunda ago 27, 2012 11:44 am
quarta ago 29, 2012 11:43 pm
NaoInteressa Escreveu:RuiAB Escreveu:nicosa Escreveu:O meu vizinho tem 3 borders. Durante o dia estão no canil e ao fim da tarde quando ele vem solta-os e treina com eles.

O problema é que um cão sozinho não se exercita, mesmo com 4.000m2, ele tem de ter o estímulo do dono

Muito bem dito. É fantástica.
-
NaoInteressa
- Membro Veterano
quarta ago 29, 2012 11:47 pm
bitemaykill Escreveu:NaoInteressa Escreveu:RuiAB Escreveu:nicosa Escreveu:O meu vizinho tem 3 borders. Durante o dia estão no canil e ao fim da tarde quando ele vem solta-os e treina com eles.

Muito bem dito. É fantástica.

-
RuiAB
- Membro Júnior
quarta ago 29, 2012 11:49 pm
Como já disse anteriormente, o cão terá o dono a partir das 18:00. Se essa raça só poderá ser adquirida por reformados e pastores que darão ao cão atenção 24 horas por dia terei que escolher outra raça... será isso?
-
NaoInteressa
- Membro Veterano
quarta ago 29, 2012 11:52 pm
RuiAB Escreveu:Como já disse anteriormente, o cão terá o dono a partir das 18:00. Se essa raça só poderá ser adquirida por reformados e pastores que darão ao cão atenção 24 horas por dia terei que escolher outra raça... será isso?
Eu acho que a melhor opção é mesmo a de trocar impressões com Criadores, é a eles que deve expor as suas dúvidas, pois melhor que ninguém, eles conhecem a raça e as suas necessidades.
-
nicosa
- Membro Veterano
quarta ago 29, 2012 11:52 pm
RuiAB Escreveu:Como já disse anteriormente, o cão terá o dono a partir das 18:00. Se essa raça só poderá ser adquirida por reformados e pastores que darão ao cão atenção 24 horas por dia terei que escolher outra raça... será isso?
Não!
Bom, bom era serem dois.

Sofia