Olá RuiAB,RuiAB Escreveu:Pois, eu tenho mais ou menos esse tempo mas estou a pensar vedar o terreno que tem 4000 m2 e deixar o cão solto durante o dia. Claro que só lhe poderei dar atenção a partir das 18:00... Não sei é se será suficiente para um animal dessa raçanicosa Escreveu:O meu vizinho tem 3 borders. Durante o dia estão no canil e ao fim da tarde quando ele vem solta-os e treina com eles.
A mim parecem-me cães equilibrados. Pode ser que sejam assim porque têm a companhia uns dos outros, mas são 3 cães muito meigos, muito simpáticos e ... uns " barras" a fazer agility.
Eu tenho um Pastor Australiano de 2 anos (é a raça mais semelhante ao Collie a nível de exercicio que necessitam, fisionomia, saúde, etc). São como primos direitos

Claro que não são máquinas militares que têm de correr e saltar muitas horas ao dia caso contrario serão infelizes mas precisam efectivamente de mais exercicio que outras raças...
O Loki passa muitas horas ferrado a dormir e também tem os seus dias de molenguice em que chegamos ao parque e se deita cheio de preguiça..
Mas é um cão que gosta e precisa de muita brincadeira na rua ou no jardim (busca, corrida, frisbee, etc) para chegar a casa e andar calmo.
Sempre que me pedem opinião, lembro sempre a pessoa que esta raça pede exercicio, ao contrário por exemplo de um Boiadeiro de Berna (raça grande) ou um bulldog (raça média) que já andam felizes com menos correrias e mais sestas.
É importante alertar porque há pessoas que não podem dar mais que pequenos passeios com os seus cães ao final do dia e compram raças que não se adequam ao seu estilo de vida e depois é complicado.
No meu caso, corro cerca de 10km diáriamente ou dia sim dia não e posso dizer que tenho o melhor companheiro de corridas do mundo

No seu caso, como tem disponibilidade de passar bons momentos ao final do dia com brincadeiras e passeios com o cão, então sim, um collie será um excelente companheiro