Identificação de raça - Shiba inu? - Actualização: Teste DNA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta ago 29, 2012 3:55 pm

mas a cadela apresenta algum sintoma que o faça desconfiar de problemas na tiróide? Porque, se assim não for, não faz sentido... não há como prevenir, a não ser que lhe tirem a glândula e fique a ser medicada o resto da vida :S É tal e qual como as pessoas com predisposição genética para certos tipos de cancro, o mais que se pode fazer é tentar levar uma vida saudável e ir vigiando. Olhe, eu, por exemplo, tenho hipotiroidismo congénito e uma das justificações possíveis é ter ascendentes da Beira Baixa, uma zona "endémica" onde chegou tarde o sal iodado. No entanto a minha família é enorme e a única pessoa com problemas de tiróide sou eu. Ainda por cima não é directamente relacionado com a glândula, mas com a sua localização: é sublingual e, como "está fora do sítio", não consegue cumprir a 100% a sua função sem auxílio de medicação diária desde bebé e para o resto da minha vida...

Agora se tem realmente muita curiosidade em saber a ascendência da sua cadela - muito bonita, por acaso - e tem dinheiro para um teste de adn, e isso o faz feliz... força! :) Por acaso às vezes também gostava de saber que misturada têm os meus rafeirinhos, mas devem ser tantas pitadas disto e daquilo que, mais do que sem raça definida, são "panraciais"! :P Únicos, originais e irrepetíveis. :D
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta ago 29, 2012 4:00 pm

faz-me lembrar certos esforços para descobrir antepassados ilustres nas páginas de genealogia.

Há cada embatucanço :lol:
bitemaykill
Membro
Registado: segunda ago 27, 2012 11:44 am

quarta ago 29, 2012 4:02 pm

Há centenas de raças, ou milhares. De certeza que o seu cão se enquadra em alguma. Se não se enquadrar, passa a ser a sua.
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

quarta ago 29, 2012 7:05 pm

sxmota: Os sintomas que ela apresenta (cansa-se demasiado rápido, engorda com demasiada facilidade e tem problemas de pele) podem apontar para problemas na tiróide.

As análises fornecem já um relatório muito detalhado, não só relativamente às raças que fazem parte da genealogia do animal, mas também aos possíveis problemas futuros a que se deve estar atento.

Quando eu era pequeno era rara a pessoa que vacinava um animal ou levavam a um veterinário quando havia problemas. Agora as coisas melhoraram um bocado e talvez daqui a uns anos este tipo de análises seja prática comum.

Estes testes têm custos variáveis, mas normalmente ficam-se pelo custo de 2 idas ao veterinário.

sasquatch e bitemaykill: os pedigrees mencionam a genealogia dos "cães de raça". É muito mais interessante conhecer a genealogia de um cão rafeiro, porque é muito mais diversa.

Eu acho que o mais certo é ela ter metade husky e metade rafeiro e digo isto levando em conta o aspecto físico, personalidade e o conhecimento que tenho da população canina daqui.

Ela parece um husky com 2/3 to tamanho, tem subpelagem branca, muito independente e tem as esperteza de um rafeiro. Mas que o resultado desses cruzamente terá saído muitíssimo parecido com os shiba inu's, saiu.

Aqui não há shiba inu's que eu saiba e é só por isso que descarto essa possibilidade. Mas continua a me fazer bastante confusão ver vídeos como estes e reconhecer imediatamente os sons que fazem, como olham, o porte, o aspecto, as proporções e o padrão de pêlo. As 2 diferenças que noto são a cor mais amarela em vez de creme e os pelos da cauda um pouco mais longos.

http://www.youtube.com/watch?v=NfyAUgdl3wM
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quarta ago 29, 2012 7:13 pm

Comprei hoje a "Cães e Companhia" e vem lá um artigo que fala de hipotiroidismo. Os sintomas são iguais ao que descreve, passo a citar a revista:
"Sonolência e letargia;
Cansaço;
Sedentarismo ou diminuição da actividade;
Sinais dermatológicos: perda de pêlo no tronco cauda sem pêlo;
Aumento de peso sem causa aparente."
O cão já fez análises?
Desculpe a sinceridade mas a raça e os antepassados do cão não são para aqui chamados senão todos os donos de rafeiros tinham que andar a fazer análises ao DNA.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta ago 29, 2012 7:31 pm

saraestrelo Escreveu:Comprei hoje a "Cães e Companhia" e vem lá um artigo que fala de hipotiroidismo. Os sintomas são iguais ao que descreve, passo a citar a revista:
"Sonolência e letargia;
Cansaço;
Sedentarismo ou diminuição da actividade;
Sinais dermatológicos: perda de pêlo no tronco cauda sem pêlo;
Aumento de peso sem causa aparente."
O cão já fez análises?
Desculpe a sinceridade mas a raça e os antepassados do cão não são para aqui chamados senão todos os donos de rafeiros tinham que andar a fazer análises ao DNA.
A minha cadela sofre de hipotiroidismo e apresentava todos esses sintomas.

Ardeus, antes de mandar fazer testes de ADN à sua cadela, que, segundo a Dinodane, não são fiáveis, porque não lhe manda fazer a análise à função da tiróide, que embora carota é rápida e fiável?

Uma análise ao ADN, francamente, não estou a ver que consiga identificar raça nenhuma. Quer um shiba inu, quer um husky, quer a sua rafeira, são apenas e somente cães, e essa análise, feita a um animal cujos ascendentes se desconhece, vai dar como único resultado a identificação de genes de cão. Mas pronto, isto é só que eu penso.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Ardeus
Membro
Registado: sexta fev 24, 2006 7:47 am

quinta ago 30, 2012 12:03 pm

Sara: Ontem ela fez análises, mas o veterinário achou que o mais certo era ser um problema de tensão alta e não tiróide. No entanto ele está a aguardar o resultado da análise bioquimica. Segundo ele me disse, se houver algum problema na tiroide, essa análise vai apontar para isso.

Floripes3: O resultado desses testes de DNA, são teste tipo: http://www.wisdompanel.com/assets/ItemR ... sample.pdf

Mas há um outro teste com finalidade diferente, uma vez que aponta os principais problemas de saúde a vigiar.
Floripes3
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 12:33 pm

Ardeus Escreveu:...Floripes3: O resultado desses testes de DNA, são teste tipo: http://www.wisdompanel.com/assets/ItemR ... sample.pdf

Mas há um outro teste com finalidade diferente, uma vez que aponta os principais problemas de saúde a vigiar.
Pois, pode ser que esses testes até resultem para detectar as raças presentes num rafeiro, mas tenho muitas dúvidas. No entanto, deixo a questão em aberto para me informar melhor.

Quanto aos de despiste de doenças, acho bem. Pelo menos fica de prevenção, embora ache uma preocupação excessiva.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta ago 30, 2012 1:03 pm

Ardeus Escreveu:Sara: Ontem ela fez análises, mas o veterinário achou que o mais certo era ser um problema de tensão alta e não tiróide. No entanto ele está a aguardar o resultado da análise bioquimica. Segundo ele me disse, se houver algum problema na tiroide, essa análise vai apontar para isso.

Floripes3: O resultado desses testes de DNA, são teste tipo: http://www.wisdompanel.com/assets/ItemR ... sample.pdf

Então quando souber os resultados diga qualquer coisa :) Já agora ficamos a saber o que esses sintomas podem ser!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta ago 30, 2012 1:12 pm

para ver como está a tiróide, basta fazer análises à T3 e T4. Pode tb fazer à TSH, mas as duas primeiras são suficientes. Resolvendo o problema de hipotiroidismo, se o houver (como parece haver mas não sou médica...), à partida resolvem-se todos os outros sintomas pouco tempo depois de começar a tomar a medicação. Em duas semanas já notará melhorias consideráveis. :) Boa sorte, e q todos os problemas sejam esse! :D
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quinta ago 30, 2012 1:25 pm

tudo isto porque a cadela pode ser shiba inu, que não é.... :lol:
sasquatch
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 2:42 pm

Já há uns tempos que conheço esses testes que inclusivamente estão na net para se poder adquirir o kit e cujo preço nos EUA e no Canadá nem sequer é dispendioso.
A questão é que o banco de referência era apenas de raças comuns de encontrar nestes territórios e não serviam para a europa.
Geralmente até informam do banco de referências com que trabalham.

Por ex. não vão identificar um gene de dogue do tibete! Nem de um castro laboreiro.

Floripes, este tipo de testes para identificar pureza de raça ou genes de outras raças é comum nomeadamente entre criadores quando há suspeitas de cruzamentos.
Floripes3
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 3:26 pm

sasquatch Escreveu:...Floripes, este tipo de testes para identificar pureza de raça ou genes de outras raças é comum nomeadamente entre criadores quando há suspeitas de cruzamentos.
Obrigada pelo esclarecimento, Sasquatch. Como nunca criei animais nenhuns, não estou a par dessas técnicas.

No entanto, pergunto-me se neste caso, em que se desconhece quem foram os progenitores desta cadela, não será difícil descobrir se há genes de shiba inu, e se os encontrarem, qual o grau de parentesco. Será assim?
sasquatch
Membro Veterano

quinta ago 30, 2012 4:42 pm

Estes testes, pelo que sei, servem precisamente para saber quais as potenciais "misturas" que deram origem a um cão.

Nos sites há donos que referem que se descobriram nos seus animais 2, 3, 4 raças. Mas lá está, estamos a falar de meios onde há imensos cães de raça e consecutivos cruzamentos.

Penso que serão mais eficazes nos cruzados do que naqueles SRD em que já é bem difícil identificar ali algum gene.

Quanto a mim se o teste trabalhar com um padrão de referências que inclua shiba inu, irá ser identificado. Ignoro se dizem quem são os progenitores. Penso que o que dão é a maior ou menor % das raças.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 30, 2012 11:51 pm

sasquatch Escreveu:Estes testes, pelo que sei, servem precisamente para saber quais as potenciais "misturas" que deram origem a um cão.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”