Rosnar quando tento tirar um osso.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

JOAOBENTO
Registado: sexta mar 23, 2007 12:49 pm

quinta ago 30, 2012 2:13 pm

zecatonto Escreveu:Apenas uma pergunta,

Corres rápido?
Por acaso hoje é dia de eu treinar, mas não corro tanto como ele, :-)
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta ago 30, 2012 2:19 pm

Nunca permiti que cães meus rosnassem e acho que é um péssimo precedente.
Com um animal de porte possante ainda pior.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 30, 2012 2:24 pm

joaoBento, desculpe estar a ser maçador.
Repito.
Se não estiver/a ser certo/confiante do que têm que fazer.
Procure auxílio profissional.
Com eles (cão doméstico) também é assim, qualquer hesitação, paga-se caro. É sinal de fraqueza, e dos fracos não reza a história.
Não sei os pormenores, estou só a "opinar a seco",mas provavelmente deve ter sido o que aconteceu ao seu cão nesses quinze dias.
Última edição por botas96 em quinta ago 30, 2012 2:41 pm, editado 1 vez no total.
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

quinta ago 30, 2012 2:29 pm

Floripes3 Escreveu:O que deve fazer? Na minha opinião, deixá-lo em paz quando está a roer o osso, esse bem precioso que o cão defende como sabe. Se não o importunar nessa altura, passado pouco tempo ele larga o osso e vai fazer outra coisa.

E de resto, para que quer tirar-lho? Qual a sua necessidade?
Conselhos sábios :lol:

Quando um dia o cão estiver a roer um osso recheadinho de estricnina, deixe-o roer esse "bem precioso" porque o cãozinho o "defende como sabe"... :roll:

Subscrevo o que disse a LFGomes.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 30, 2012 2:34 pm

botas96 Escreveu:joaoBento, desculpe estar a ser maçador.
Repito.
Com eles (cão doméstico) também é assim, qualquer hesitação, paga-se caro. É sinal de fraqueza, e dos fracos não reza a história.
Concordo.
Tambem concordo, em parte, com a Floripes/ Lulu. Realmente se damos um osso ao cão não tem lógica a seguir ir-se importunar. Mas...
E se há crianças na casa? Se passa alguem mais perto que não se apercebe que o cão tem um osso?
O cão tem que saber que , de facto o osso é dele. É o seu tesouro. Mas que as pessoas da casa, ou outros não são ameaças nem ladrões de ossos. Pelo menos permanentes. :lol: E que apesar de mexerem, se aproximarem , ou seja lá o que fizerem , o osso vai ficar ali, ou pelo menos vai voltar .
Sofia
Deamon
Membro
Registado: sexta nov 17, 2006 1:34 pm

quinta ago 30, 2012 2:59 pm

nicosa Escreveu:
botas96 Escreveu:joaoBento, desculpe estar a ser maçador.
Repito.
Concordo.
Tambem concordo, em parte, com a Floripes/ Lulu. Realmente se damos um osso ao cão não tem lógica a seguir ir-se importunar. Mas...
E se há crianças na casa? Se passa alguem mais perto que não se apercebe que o cão tem um osso?
O cão tem que saber que , de facto o osso é dele. É o seu tesouro. Mas que as pessoas da casa, ou outros não são ameaças nem ladrões de ossos. Pelo menos permanentes. :lol: E que apesar de mexerem, se aproximarem , ou seja lá o que fizerem , o osso vai ficar ali, ou pelo menos vai voltar .
Pois... se o teu mitra te rosnar tu afastas-te... tou mesmo a ver... depois disso só mesmo um york a rosnar-te... 8)
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 30, 2012 3:02 pm

Ele não me rosna!!!!!! :evil: Ai dele!!!!! :lol: :lol:
Sofia
ROYT
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

quinta ago 30, 2012 5:47 pm

O que eu mais gosto de fazer é tirar o osso au meu Roy, eu só lhe digo, Roy das-me o teu osso, ele vira-se logo de varriga para o ar com o osso na boca como que a dizer, dou mas depois voltas a dar-mo tá, e eu pego no osso e comesso a cheira-lo e a dizer umm, que bom cheira tambem, que gostoso que é não é Roy, e ele todo contente a olhar para mim como que a dizer, olha para ela tambem gosta do meu osso, então eu dou-lhe o osso outra vez, e ele lá fica todo contente, devo dizer que faço isto, quase todas as semanas desde que ele tinha tres meses de idade, e nunca, mas nunca ele me rosnou, e devo dizer que tenho aqui o cão mais meigo do Mundo, é um super ROY.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta ago 30, 2012 5:56 pm

Na minha opinião deve pedir ajuda a um treinador porque me parece que o tamanho do cão o intimida um pouco.

Mas pessoalmente acho 47 quilos ou 72 (peso do macho que tenho em casa) igual ao litro: rosnou? Leva um incentivo positivo em cheio no focinho e passam-lhe as ideias. É uma espécie de raiki, em que a minha mão contacta em cheio e em velocidade com o nariz e os dentes do cão.

Curiosamente, estou a falar de borla porque os meus cães não têm tendência para me rosnar e suponho que seja porque sou tão dada aos reforços positivos aplicados com a minha mão.
bichezas
Membro
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am

quinta ago 30, 2012 7:50 pm

JOAOBENTO Escreveu:Boas, o meu cão com dois meses rosnou-me quando tentei tirar um osso, fiquei sem saber como reagir, falei com um treinador e o problema ficou resolvido.
Hoje o meu cão que pesa 47 quilos rosnou-me quando tentei tirar um osso, coisa que nunca tinha feito desde os dois meses de idade.
Ele esteve 15 dias numa quinta sem a minha companhia e tinha me apercebido que ele possivelmente estava diferente mas hoje tenho a certeza que sim.
gostava de saber o que melhor posso fazer visto que um cão com 47 kg a rosnar quando me aproximo não é coisa para ficar tranquilinho.
Eu consegui fazer com que ele se afastasse do osso e depois parecia um cordeirinho e a obedecer a todas as ordem que dava mas com o osso na boca ele parece que se transforma. O que devo fazer?
Antes de mais tem de estar sempre tranquilo e confiante com o seu cão para poder trabalhar o resto. [/b]
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

quinta ago 30, 2012 10:54 pm

a minha ate pede para segurar no osso para ela roer melhor.
desde pequenina que a habituei a roer os ossos na minha mao que eu ajudava-a a segurar.
JOAOBENTO
Registado: sexta mar 23, 2007 12:49 pm

sexta ago 31, 2012 10:39 am

Bem, ontem ao final do dia tinha de ver se o que ele me tinha feito de manha seria um habito ou não.
É assim ele já se portou melhor, já só comeu o osso na minha mão, só comia quando eu mandava, fazia todas as ordens que mandava, tudo normal, mas sinceramente não deixei que ele se apoderasse muito do osso, hoje já vou permitir que ele fique mais tempo com o osso e depois vou tentar retirar, vamos ver como ele vai reagir.
Abraço
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta ago 31, 2012 12:12 pm

Acho que os cães devem ser habituados desde pequenos a ser-lhes retirada a comida, ossos, seja o que for ou pelo menos habituarem-se a comer com o dono a mexer-lhes na comida e perceberem que não faz mal. Imagine que algum dia ele apanha algo nocivo e se põe a roer? Não lhe vai tirar porque lhe rosna? Eles têm que saber que podem confiar em nós. Se por descuido passa alguém perto dele quando está a comer e num impulso ataca? É preciso controlar esses comportamentos, o cão não está em estado selvagem, na rua onde tem que defender o que é seu, está num sitio onde é protegido e tem que confiar na família para que esse simples rosnar não se torne algo mais grave no futuro.
Como já disseram deixe-o roer o osso na sua mão e vá tirando-o, quando lhe der a comida fique perto... essas coisas que já referiram por aqui e se não tiver a tranquilidade e a firmeza para o disciplinar quanto a isso, se o tamanho do animal o intimida consulte mesmo um profissional!
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

sexta ago 31, 2012 2:11 pm

ROYT Escreveu:O que eu mais gosto de fazer é tirar o osso au meu Roy, eu só lhe digo, Roy das-me o teu osso, ele vira-se logo de varriga para o ar com o osso na boca como que a dizer, dou mas depois voltas a dar-mo tá, e eu pego no osso e comesso a cheira-lo e a dizer umm, que bom cheira tambem, que gostoso que é não é Roy, e ele todo contente a olhar para mim como que a dizer, olha para ela tambem gosta do meu osso, então eu dou-lhe o osso outra vez, e ele lá fica todo contente, devo dizer que faço isto, quase todas as semanas desde que ele tinha tres meses de idade, e nunca, mas nunca ele me rosnou, e devo dizer que tenho aqui o cão mais meigo do Mundo, é um super ROY.
Ah ah ah! Eu também faço isso! :) E é ela que até me atira com ele... Deixa-me "comer" um bocadinho e depois pede de volta... :)
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 31, 2012 2:15 pm

JOAOBENTO,

se retirar dê novamente, é importante que nesta fase ele associe dono+comida+positivo, pk se ele está instavel e lhe retira apenas o osso, vai associar que quando voce se aproxima ele tem que proteger o que é dele, supostamente...

Tem que se sentir confiante..se ele detectar medo...mete-se em trabalhos.

boa sorte.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”