[Ajuda] Criadores de "Border Collie"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta ago 30, 2012 7:26 pm

Tenho a sorte de trabalhar a partir de casa e poder dar bastante atenção aos cães durante o dia mas o meu border, que só é meu há pouco tempo para cá, viveu os seus primeiros 5 anos num apartamento pequeno e ficando sozinho enquanto o dono ia trabalhar. São cães que precisam de muito exercício fisico e mental SEMPRE, se acha que não lhe pode proporcionar isto todos os dias então o melhor é ter outro tipo de cão. 30 min por dia de exercicio intenso não chegam de todo e só exercício e nenhuma estimulação mental o mesmo. Não há grande problema de o ter sozinho durante x horas todos os dias, afinal todos trabalhamos, se puder passar algumas horas antes e depois de ir trabalhar tanto a brincar/correr com ele como a treinar. Não o quero de todo assustar mas border's que não têm isto costumam ser um autêntico caos. São cães muito exigentes mas incrivelmente fantásticos. É o tipo de cão que já está a fazer as coisas antes de nós sequer pensarmos nelas, muito doce e "de familia". O Ozzy dorme o dia todo enquanto trabalho, se for preciso.

Aconselho a que conheça primeiro um border collie, faça um "test drive" (aliás se conhecer alguém com um pode até pedir para o deixar em sua casa durante uma semana para ver se aguenta o ritmo) porque uma coisa é ouvir alguém dizer e outra completamente diferente é observar e conhecer como são :)
RuiAB
Membro Júnior
Registado: quarta ago 29, 2012 12:34 am

quinta ago 30, 2012 11:06 pm

greenandme Escreveu:Tenho a sorte de trabalhar a partir de casa e poder dar bastante atenção aos cães durante o dia mas o meu border, que só é meu há pouco tempo para cá, viveu os seus primeiros 5 anos num apartamento pequeno e ficando sozinho enquanto o dono ia trabalhar. São cães que precisam de muito exercício fisico e mental SEMPRE, se acha que não lhe pode proporcionar isto todos os dias então o melhor é ter outro tipo de cão. 30 min por dia de exercicio intenso não chegam de todo e só exercício e nenhuma estimulação mental o mesmo. Não há grande problema de o ter sozinho durante x horas todos os dias, afinal todos trabalhamos, se puder passar algumas horas antes e depois de ir trabalhar tanto a brincar/correr com ele como a treinar. Não o quero de todo assustar mas border's que não têm isto costumam ser um autêntico caos. São cães muito exigentes mas incrivelmente fantásticos. É o tipo de cão que já está a fazer as coisas antes de nós sequer pensarmos nelas, muito doce e "de familia". O Ozzy dorme o dia todo enquanto trabalho, se for preciso.

Aconselho a que conheça primeiro um border collie, faça um "test drive" (aliás se conhecer alguém com um pode até pedir para o deixar em sua casa durante uma semana para ver se aguenta o ritmo) porque uma coisa é ouvir alguém dizer e outra completamente diferente é observar e conhecer como são :)
Grande ajuda! Como me disse um criador com quem falei, é como ter um Ferrari e não ter mãos para ele, despistámo-nos na primeira curva.

Quanto ao seu, tem-no dentro de casa dia e noite? Que tipo de treino físico e mental lhe dá??

Não conheço ninguém que tenha um mas a minha namorada tem um rafeiro que na primeira vez que foi à veterinária ela disse que o cão tinha semelhanças de Border Collie. O cão é super dinâmico, super rápido e também aprende depressa, o que leva a minha namorada a gostar muito dele, passar muito tempo a passeá-lo e colocá-lo a fazer exercícios. Como ela gosta mesmo muito desse tipo de cães e eu também, gostava de ter um puro para a nossa casa, para onde nos vamos mudar daqui a poucos meses.

De qualquer forma tenho a noção que não é só querer, é preciso reunir condições para lhes dar uma vida feliz e em harminia com os donos, daí este meu tópico, recolher o máximo de informação possível para uma decisão desta natureza.
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

quinta ago 30, 2012 11:09 pm

RuiAB Escreveu:Não conheço ninguém que tenha um mas a minha namorada tem um rafeiro que na primeira vez que foi à veterinária ela disse que o cão tinha semelhanças de Border Collie.
:roll: :roll: :roll: :roll:
RuiAB
Membro Júnior

quinta ago 30, 2012 11:18 pm

babyluaa Escreveu:
RuiAB Escreveu:Não conheço ninguém que tenha um mas a minha namorada tem um rafeiro que na primeira vez que foi à veterinária ela disse que o cão tinha semelhanças de Border Collie.
Eu explico, o cão não é um Border Collie, é razoávelmente mais pequeno, mas a veterinária quando o viu disse em tom de brincadeira que ele parecia um BC.
babyluaa
Membro
Registado: quinta dez 01, 2011 12:53 am

quinta ago 30, 2012 11:21 pm

RuiAB Escreveu:
babyluaa Escreveu:
Eu explico, o cão não é um Border Collie, é razoávelmente mais pequeno, mas a veterinária quando o viu disse em tom de brincadeira que ele parecia um BC.
Veterinários são muito brincalhões.A minha também gosta de brincar.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta ago 30, 2012 11:54 pm

RuiAB Escreveu:
greenandme Escreveu:Tenho a sorte de trabalhar a partir de casa e poder dar bastante atenção aos cães durante o dia mas o meu border, que só é meu há pouco tempo para cá, viveu os seus primeiros 5 anos num apartamento pequeno e ficando sozinho enquanto o dono ia trabalhar. São cães que precisam de muito exercício fisico e mental SEMPRE, se acha que não lhe pode proporcionar isto todos os dias então o melhor é ter outro tipo de cão. 30 min por dia de exercicio intenso não chegam de todo e só exercício e nenhuma estimulação mental o mesmo. Não há grande problema de o ter sozinho durante x horas todos os dias, afinal todos trabalhamos, se puder passar algumas horas antes e depois de ir trabalhar tanto a brincar/correr com ele como a treinar. Não o quero de todo assustar mas border's que não têm isto costumam ser um autêntico caos. São cães muito exigentes mas incrivelmente fantásticos. É o tipo de cão que já está a fazer as coisas antes de nós sequer pensarmos nelas, muito doce e "de familia". O Ozzy dorme o dia todo enquanto trabalho, se for preciso.

Grande ajuda! Como me disse um criador com quem falei, é como ter um Ferrari e não ter mãos para ele, despistámo-nos na primeira curva.

Quanto ao seu, tem-no dentro de casa dia e noite? Que tipo de treino físico e mental lhe dá??

Não conheço ninguém que tenha um mas a minha namorada tem um rafeiro que na primeira vez que foi à veterinária ela disse que o cão tinha semelhanças de Border Collie. O cão é super dinâmico, super rápido e também aprende depressa, o que leva a minha namorada a gostar muito dele, passar muito tempo a passeá-lo e colocá-lo a fazer exercícios. Como ela gosta mesmo muito desse tipo de cães e eu também, gostava de ter um puro para a nossa casa, para onde nos vamos mudar daqui a poucos meses.

De qualquer forma tenho a noção que não é só querer, é preciso reunir condições para lhes dar uma vida feliz e em harminia com os donos, daí este meu tópico, recolher o máximo de informação possível para uma decisão desta natureza.
Vivo numa 'quinta' mas os cães estão sempre dentro de casa, praticamente só vão ao quintal connosco (por opção. preferem estar junto de nós). O tipo de treino depende muito do dia mas geralmente fazemos 3/4 passeios por dia em que um deles é de +- 2 horas solto com treino à mistura e muita correria e brincadeira e os outros dois de +- meia hora cada (são as alturas das necessidades também). O treino vou fazendo ao longo do dia de obediência básica, mas os "oficiais" :lol: são mais ou menos 2/3 sessões de 10 min/dia, mas ao longo do dia vou pedindo coisas que já sabe. Quando trabalho deixo-lhes brinquedos de estimulação mental e acabado isso foram ensinados a ficar sossegados no canto deles. Tenho dois, ambos muito activos logo também compensa. Já não fazem desporto mas pratico, por diversão, frisbee (é também recompensa para obediência na rua - maior recompensa de sempre para ele)
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta ago 30, 2012 11:59 pm

RuiAB escreveu...

"...cão tinha semelhanças de Border Collie. O cão é super dinâmico, super rápido e também aprende depressa, o que leva a minha namorada a gostar muito dele, passar muito tempo a passeá-lo e colocá-lo a fazer exercícios."

Não me leve a mal, a observação que vou fazer, mas entre parecer e ser, vai uma grande diferença.
Os predicados que utiliza para descrever esse cão, podem ser utilizados para descrever muitas outras raças e rafeiros inclusive.
Pelo o que li poderá querer um cão para "uso" corrente,mas como disse acerca da rotina, mantêm-se, poderá eventualmente ser uma rotina mais "puxada" conforme a energia do cão.
Informe-se mais sobre o B.C. e outros, familiarize-se com eles, para ponderar melhor essa decisão, é a minha sugestão, que vale o que vale.
RuiAB
Membro Júnior

sexta ago 31, 2012 12:01 am

Foi difícil a adaptação dos cachorros ao interior da casa? Destruiram muita coisa? Atualmente estragam alguma coisa da casa ou portam-se bem?

Desculpe tantas perguntas mas quero adquirir o máximo de informação para ter a melhor decisão... :D
RuiAB
Membro Júnior

sexta ago 31, 2012 12:05 am

botas96 Escreveu:RuiAB escreveu...

"...cão tinha semelhanças de Border Collie. O cão é super dinâmico, super rápido e também aprende depressa, o que leva a minha namorada a gostar muito dele, passar muito tempo a passeá-lo e colocá-lo a fazer exercícios."

Não me leve a mal, a observação que vou fazer, mas entre parecer e ser, vai uma grande diferença.
Os predicados que utiliza para descrever esse cão, podem ser utilizados para descrever muitas outras raças e rafeiros inclusive.
Pelo o que li poderá querer um cão para "uso" corrente,mas como disse acerca da rotina, mantêm-se, poderá eventualmente ser uma rotina mais "puxada" conforme a energia do cão.
Informe-se mais sobre o B.C. e outros, familiarize-se com eles, para ponderar melhor essa decisão, é a minha sugestão, que vale o que vale.
Claro que não levo a mal, aliás, agradeço todos os alertas. Se eu não tivesse noção da responsabilidade da decisão não perdia tempo no fórum e na internet a tentar saber mais sobre a raça.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta ago 31, 2012 8:38 am

RuiAB Escreveu:Foi difícil a adaptação dos cachorros ao interior da casa? Destruiram muita coisa? Atualmente estragam alguma coisa da casa ou portam-se bem?

Desculpe tantas perguntas mas quero adquirir o máximo de informação para ter a melhor decisão... :D
Todos os cachorros sejam de que raça forem ou sem raça nenhuma destroem, há casos raros em que isso não acontece, é lógico que um cachorro com um alto nível de energia que necessita de estimulo a toda a hora, se não for devidamente estimulado destrói mais.

Eu tive uma cadela que me comeu o video-porteiro, telemóveis, sapatos sem conta, tapetes, até uma prótese dentária. Era culpa dela? claro que não, era minha que deixei as coisas a jeito.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
tb13
Membro Júnior
Registado: sexta jun 03, 2011 10:46 am

sexta ago 31, 2012 9:05 am

RuiAB Escreveu:Foi difícil a adaptação dos cachorros ao interior da casa? Destruiram muita coisa? Atualmente estragam alguma coisa da casa ou portam-se bem?

Todos os cachorros estragam muita coisa durante a fase de cachorro, não depende da raça.
A minha cadela tem cerca dois anos e vive dentro de casa, já não estraga nada e porta-se muito bem. Mesmo quando fica sozinha em casa, fica a dormir. E é uma cadela muito muito enérgica.
É uma questão de o ensinar que dentro de casa é para estar sossegado e lá fora é que é para as correrias. Vai ver que ele preferirá estar dentro de casa consigo mesmo que esteja a dormir, do que estar lá fora sozinho a correr.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta ago 31, 2012 9:21 am

Aliás, a não ser os cães com algum problema, nenhum cão corre sozinho para fazer exercício, todos necessitam de companhia, seja do dono, seja de outro cão.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sexta ago 31, 2012 9:31 am

Uma coisa importante para quem pensa trazer um cachorro para casa, seja ele de raça ou rafeiro é conformar-se com o facto de que vai ter alguns bens estragads. Apesar de, como a kitten disse, seja nossa culpa caso deixemos certos objectos a jeito, não podemos simplesmente tirar o sofá, as cadeiras, as mesas, a televisão, etc. de nossa casa só por causa do cachorro. Se for um cachorro cheio de energia para gastar e nãos estivermos à altura, o cenário piora 10x. Mas prepare-se para ter os pés de algumas cadeiras e mesas roídos, chão de madeira riscado, cabos roídos (se não protegidos)...Eu por acaso sou daqueles casos raros porque a minha cadela em toda a sua vida a única coisa que estragou foram trelas (bem caras por sinal), panos de cozinha que estavam no estendal e um tapete de entrada (daqueles de limpar os pés) e foi tudo porque a deixámos, no período em que fica sozinha, com tudo aquilo à mão. Mas felizmente dentro de casa nunca estragou nada. O mesmo já não posso dizer dos outros cães que tive. Ah, outra coisa, se tiver jardim, prepare-se para alguns trabalhos de escavação, também :lol:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta ago 31, 2012 11:45 am

Prepare-se também para limpar muita porcaria.
Até que os animais aprendam a ir fazer na rua, limpa-se muita porcaria e eles não aprendem de um dia para o outro.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sexta ago 31, 2012 2:32 pm

Prepare-se também para limpar muita porcaria.
Até que os animais aprendam a ir fazer na rua, limpa-se muita porcaria e eles não aprendem de um dia para o outro.
exacto..e parece que fazem sempre muito mais do que a quantidade que lhes damos de comida LOL :D :D
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”