greenandme Escreveu:Tenho a sorte de trabalhar a partir de casa e poder dar bastante atenção aos cães durante o dia mas o meu border, que só é meu há pouco tempo para cá, viveu os seus primeiros 5 anos num apartamento pequeno e ficando sozinho enquanto o dono ia trabalhar. São cães que precisam de muito exercício fisico e mental
SEMPRE, se acha que não lhe pode proporcionar isto todos os dias então o melhor é ter outro tipo de cão. 30 min por dia de exercicio intenso não chegam de todo e só exercício e nenhuma estimulação mental o mesmo. Não há grande problema de o ter sozinho durante x horas todos os dias, afinal todos trabalhamos, se puder passar algumas horas antes e depois de ir trabalhar tanto a brincar/correr com ele como a treinar. Não o quero de todo assustar mas border's que não têm isto costumam ser um autêntico caos. São cães muito exigentes mas incrivelmente fantásticos. É o tipo de cão que já está a fazer as coisas antes de nós sequer pensarmos nelas, muito doce e "de familia". O Ozzy dorme o dia todo enquanto trabalho, se for preciso.
Aconselho a que conheça primeiro um border collie, faça um "test drive" (aliás se conhecer alguém com um pode até pedir para o deixar em sua casa durante uma semana para ver se aguenta o ritmo) porque uma coisa é ouvir alguém dizer e outra completamente diferente é observar e conhecer como são

Grande ajuda! Como me disse um criador com quem falei, é como ter um Ferrari e não ter mãos para ele, despistámo-nos na primeira curva.
Quanto ao seu, tem-no dentro de casa dia e noite? Que tipo de treino físico e mental lhe dá??
Não conheço ninguém que tenha um mas a minha namorada tem um rafeiro que na primeira vez que foi à veterinária ela disse que o cão tinha semelhanças de Border Collie. O cão é super dinâmico, super rápido e também aprende depressa, o que leva a minha namorada a gostar muito dele, passar muito tempo a passeá-lo e colocá-lo a fazer exercícios. Como ela gosta mesmo muito desse tipo de cães e eu também, gostava de ter um puro para a nossa casa, para onde nos vamos mudar daqui a poucos meses.
De qualquer forma tenho a noção que não é só querer, é preciso reunir condições para lhes dar uma vida feliz e em harminia com os donos, daí este meu tópico, recolher o máximo de informação possível para uma decisão desta natureza.