cachorrinha nova e sua educação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jos8
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 10:11 pm

sábado set 01, 2012 12:28 am

Boa noite!
Há cerca de 1 mês e meio adotei uma cachorrinha nova, sem raça definida, que tinha sido encontrada na rua e precisava de um dono.
Chegou cá a casa com cerca de um 1,5 meses de idade, e como penso ser normal ao início dormia muito, e fazia xixi por todo o lado, e chorava quando ficava sozinha.
Pois agora tenho alguns problemas na educação dela. Neste momento dorme no jardim, num sitio abrigado dentro da cestinha. Mas é meio desvairada e cheia de energia (nunca tinha tido um cachorrinho com tanta!!!), corre por todo o lado, mete o nariz em tudo... Até aqui tudo bem, o problema é que faz xixi tendencialmente em frente a todas as portas, e quando alguem chega a casa, conhecido ou não! Além disso tem o mau habito de morder, meio que na brincadeira, mas faz os seus estragos, principalmente nos meus pés e nas minhas mãos.
Será que alguem me pode dar uns concelhos como melhor a educar? =)

P.S. Pensei que uns passeios a poderiam ajudar a gastar energia, mas a veterinária disse para não sair à rua enquanto não tiver as vacinas em dia...
bichezas
Membro
Registado: terça jul 24, 2012 11:35 am

sábado set 01, 2012 11:58 am

Boa tarde jos8,

aconteceu-me o mesmo com o Bock. No entanto, acho ainda muito cachorro para dormir na rua, ainda por cima sem as vacinas.

Basicamente os cachorros fazem as suas necessidades depois de dormirem uma soneca, depois/ a meio da brincadeira ou depois de comerem. Se ele estivesse dentro de casa seria mais fácil perceber quando é que ele precisa de fazer as suas necessidades e levá-lo, então, à rua. Começa a farejar muito os cantos. Estando na rua é mais difícil de controlar, e se tiver relva e plantas, para ele é um wc enorme e "livre-Trânsito" para fazer xixi quando quiser.

A ansiedade e a carência (foi separado da mãe demasiado cedo!!), faz com que ele faça xixi, imagino que ande a farejar as portas na ânsia de aparecer alguém e por isso faz involuntariamente (é apenas uma hipótese com base nas minhas experiências).

Quanto a morder nas mãos ou pés ou sapatos..., quando ele o fizer, deve pegar nos seus (dele) brinquedos e dar-lhe a morder, para ele ir percebendo que só deve morder os seus brinquedos. Cada vez que ele tentar morder-lhe a mão, por exemplo, dê-lhe o brinquedo para morder.
jos8
Membro Júnior

sábado set 01, 2012 1:24 pm

Obrigado =)
Pois, esse foi um dos problemas que eu vi (o de ficar la fora), mas como ela faz muitas asneiras dentro de casa, principalmente durante a noite, enquanto dormimos, a família ca em casa não quis mais que dormisse dentro de casa. Apesar de dormir la fora, onde tem um jardim bastante grande, ela durante a noite acaba por fazer as necessidades cá em cima na varanda...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado set 01, 2012 1:32 pm

Acho que estão a descuidar um bocado a educação da cachorra metendo-a no jardim para não incomodar dentro de casa.
Tem de a habituar a comportar-se em todo o lado e tem de insistir em ensinar o local das necessidades.

Se a relegarem sempre para a rua vai ver que nunca terá uma cachorra realmente companheira.
jos8
Membro Júnior

sábado set 01, 2012 1:52 pm

Pois, de acordo com tudo o que eu li é isso que acontece =/
Vou tentar que ela volte para dentro! É que apesar de este não ser o primeiro cão cá de casa, é o meu primeiro cão, os outros era muito pequena e de educação não fui responsável, apesar de sempre terem dormido no jardim...
sasquatch
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 2:20 pm

Tem de perceber que um cão não aprende de um dia para o outro.
Precisa de muita repetição e muita insistência e paciência.

Não a deixe morder, nem rosnar nem tornar-se mandona. Quem manda são os donos.

cada vez que ela morder diga não com voz zangada e dê-lhe uma sacudidela e se ela insistir, feche-a 2 minutos só para ela perceber que se morder o dono retira-se. Eles aprendem isto muito depressa.

Tem de a fazer correr e brincar bastante para ela gastar energias.

Assim que ela poder ir à rua começe a praticar a trela e a conviver com pessoas e cães para não ficar assustadiça.
jos8
Membro Júnior

sábado set 01, 2012 2:25 pm

Muito obrigado pela ajuda, vou seguir os concelhos que me deram =)

Só mais um coisa, em relação ao chorar atras de uma porta (por exemplo eu não a deixo andar por todo o lado da casa), basta ignorar, n dar atenção que ela assim aprende que chorar não adianta para chamar a atenção?
sasquatch
Membro Veterano

sábado set 01, 2012 2:31 pm

Sim, e forlá cada vez que ela chora, ela irá chorar sempre. Mas aconselho a ensiná-la a estar dentro de casa.

Se for bem ensinada, aprende que por ex. no quarto dos donos não se entra e fim de conversa.

Tenho amigos com animais enormes e que podem deixar as portas abertas que eles sabem perfeitamente que nos quartos é proibido.
Responder

Voltar para “Cães”