O pelo da minha yorkshire não está a crescer...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

womeily
Membro Júnior
Registado: domingo mai 18, 2008 6:17 pm

terça set 04, 2012 10:44 pm

Olá a todos, gostava de colocar uma questão, porque não encontro resposta na Internet. Eu tenho uma Yorkshire à 4 anos, e todos os verões corto-lhe um bocado o pelo (cerca de 3 quartos)... e geralmente passados dois meses no máximo, já está pelo chão outra vez... Este ano cortei em Junho, logo no início, e até agora não cresceu absolutamente nada...
Ela come a ração que sempre comeu, e parece-me bastante saudável...
Isto pode ser normal por estar a ficar mais "velhota", pode ser falta de algum nutriente?? Não sei se há necessidade de ir ao veterinário...

Se alguém me souber dizer se isto é normal, ou o que pode estar a causar isto agradecia :P obrigada

Já agora em questões de comportamento.. sempre que tenho visitas ela "ri-se" (faz uma cara muito estranha e põe os dentes de fora, parece mesmo que se está a rir) .. abana-se toda e faz xixi (seja onde for, até no colo). Há algum método para a "acalmar" nestas situações? lol
<strong>WoM</strong>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 04, 2012 10:50 pm

"Já agora em questões de comportamento.. sempre que tenho visitas ela "ri-se" (faz uma cara muito estranha e põe os dentes de fora, parece mesmo que se está a rir) .. abana-se toda e faz xixi (seja onde for, até no colo). Há algum método para a "acalmar" nestas situações? lol"

Quase que apostava que isso é de excitação. Experimente ignorá-la,(tanto as visitas como você) e só dar-lhe atenção quando a cadela já estiver calma.
womeily
Membro Júnior

terça set 04, 2012 11:09 pm

É mesmo excitação, nota-se bem... o veterinário também me disse para ignorar, porque quando ela era mais pequena fazia o mesmo comigo e com o meu marido, e passou-lhe assim... Mas com os meus amigos, mesmo que não lhe liguem, ela vai atrás com as patinhas da frente como quem quer brincar e o rabo levantado a abanar, e vai deixando um rastro de xixi... :? E isto já acontece desde pequenina. Já me disseram pa bater e tal, mas eu não faço isso :/ e nota-se que ela não controla...ela vai a andar e fazendo xixi, nem nota. Suja o pelo todo, sofás, carpete... enfim. Mas na rua não faz isso, mesmo que estejamos com outras pessoas...só em casa
<strong>WoM</strong>
botas96
Membro Veterano

terça set 04, 2012 11:37 pm

Então isso é mesmo "hardcore". Mas fez bem em não bater.
O que eu faria se isso acontecesse aqui comigo. Isto é, no âmbito experimental.
(não me leve a mal, não estou a querer insinuar ou afirmar nada).
Experimentava voltas maiores, uma maior sociabilização com cães e pessoas
pelo simples facto que há animais que requerem um maior desafio mental e psicológico (cheiros, tarefas, etc) do que outros, independente da raça.
E para tentar criar uma outra postura (mais calma) perante situações/pessoas novas.
E se isso não resultasse, tentava contornar o problema até ter mais conhecimentos sobre o assunto e poder resolve-lo.
A minha sugestão é simples, para o imediato.
Vá receber as visitas na rua (com a cadela), ela faz a "festa" lá fora e depois voltam todos para casa.
Mas pode haver mais alguém mais elucidado, com conselhos mais para o "hardcore". Aguarde.
womeily
Membro Júnior

terça set 04, 2012 11:42 pm

xD é mesmo "hardcore" como você diz lol obrigada pelas dicas. Eu vou bastante com ela à rua, há um café aqui perto de casa com esplanada, aonde me encontro com amigos e quando estou com ela, ela nem se mexe... fica debaixo da cadeira, só levanta os olhos e abana o rabo. Ela é muito esperta, se eu aponto para algum lugar ela vai, traz-me as tigelas quando acaba a água, etc...e nunca lhe ensinei nada. Se calhar em casa considera que é o território dela e que vieram cá para a visitar, ou brincar com ela..e por isso fica mais feliz. Não faço ideia mesmo. :?
Mas vou tentar leva-la sempre que vou ter com eles e pedir aos meus amigos para "fazerem festa" quando a veem na rua, para ver a reação dela, a ver se percebo! obrigada :P
<strong>WoM</strong>
botas96
Membro Veterano

quarta set 05, 2012 12:59 am

Aqui vai mais umas hipóteses, veja se corresponde com alguns destes casos.
mais concretamente submissão.

http://compreendaseuamigocanino.blogspo ... -como.html

Fiquei a matutar sobre o assunto e fui investigar.

P.s. Quanto ao pêlo...não sei e tambem não vou atirar para o ar
Última edição por botas96 em quarta set 05, 2012 1:35 am, editado 1 vez no total.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 05, 2012 1:10 am

A minha teve uma altura em que também fazia xixi, quando recebiamos cá em casa as 2 visitas que ela gostava mais.

Não fiz nada de especial. Apenas peço para me informarem e pouco antes de chegarem, levo-a á rua a fazer 1 xixizito! Se tiver a bexiga vazia, garantidamente que não faz. E depois confiei que com a maturidade ela iria conseguir reter melhor, até porque seria ainda menos frequente ela ter uma "perda". Eles próprios deixam de achar um comportamento aceitável para eles.

E sim, se a visita a ignorar, essa excitação diminui. Cá em casa, com 1 das 2 visitas, sim, ela já sabe e ignora. A outra, vem doidinha para a ver e ainda não consegui lidar com a excitação da humana!!!!! :D

Ah,
e tive um desgosto tão grande quando ela me começou a fazer isso (de uma hora para a outra, talvez em torno dos 9 meses)!!! Nunca gostei que os cães fizessem isso, apesar de saber que era de alegria! Felizmente já não me lembro quando foi a última vez que aconteceu!
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

quarta set 05, 2012 7:28 am

Em relação ao pêlo nao sei ajudar. Em relação às pingas de xixi, sugiro que a ignorem, nem lhe façam festas enquanto nao estiver calma. Resulta.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta set 05, 2012 6:16 pm

Noutro dia pus-me a brincar com a minha tola e ela ficou tão excitada que começou a fazer umas pinguinhas... parei-a, deitei-a perto de mim e ela acalmou! Mas ainda não voltou a acontecer apesar de já ontem ter dado umas corridas feita doida pela casa quando comecei a brincar com ela!
womeily
Membro Júnior

quarta set 05, 2012 9:37 pm

Pois, pelo que todos me dizem e pelo que li naquele link, é mesmo excitação. O Vet também me disse que com a idade passava, mas já vai nos 4 anos, e não são só umas "pinguinhas"... é mesmo um rastro de xixi xD Mas vou tentar fazer o que me aconselhou e levá-la à rua antes de vir alguém, realmente se tiver a bexiga vazia deve ser difícil, e se ela para de o fazer por algum tempo até deve perder a mania não é? Ignorar já todos ignorámos quando chegamos, ela connosco já não faz, só com visitas...porque não são muito comuns talvez.
Vou tentar "esvaziar o depósito" antes das visitas, deve resultar :P

Obrigada a todos pelas dicas :) ...
quanto ao pelo acham necessário ir ao veterinário? devo esperar mais tempo?... A mim não me incomoda muito, só tenho medo que seja algum problema de saúde e também que fique doente no Inverno, estes cães são muito frágeis e ela é mesmo mini... :?
<strong>WoM</strong>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta set 05, 2012 9:49 pm

womeily Escreveu:
quanto ao pelo acham necessário ir ao veterinário? devo esperar mais tempo?... A mim não me incomoda muito, só tenho medo que seja algum problema de saúde e também que fique doente no Inverno, estes cães são muito frágeis e ela é mesmo mini... :?
Assim o que me ocorre na minha cabecinha de leiga, uma vez que não deve estar grávida, já que parece que tem a certeza que foi em junho, reparou no crescimento das unhas? Também parou? Se sim, é capaz de estar com alguma carência vitaminica/mineral.

Não sei se experimentando trocar de ração resolverá... Que ração lhe dá?
Por outro lado, se não for uma pessoa particularmente atenta, talvez seja melhor passar no vet, que pode haver mais algum sintoma que ele detecte e a si lhe escapou.

Atenção, são tudo hipóteses. A resposta normal do forum é SIM, PASSE NO VETERINARIO.
womeily
Membro Júnior

quarta set 05, 2012 9:57 pm

As unhas estão normais, a quantidade de xixi, cocó também, o horário de sono também... está tudo perfeito, exceto isso. Grávida não está..ainda é virgem a tadinha :lol:
a comida que lhe dou sempre foi Whiskas para gatos, a dos cães é muito grande para ela... :oops: Nunca lhe dei da que se vende nos veterinários pelo preço :? E por essa mesma razão estava a ver se percebia o que se passa antes de ir lá... que provavelmente vão ser uma carrada de análises, que são uma fortuna. E ela está perfeitamente saudável em tudo o resto...
Obviamente que começando a vir o frio, não vou ter outra hipótese e lá vou eu... :P
Vim aqui perguntar porque podia ser alguma coisa muito básica como a idade, ou algo assim...
<strong>WoM</strong>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta set 05, 2012 10:19 pm

womeily Escreveu:As unhas estão normais, a quantidade de xixi, cocó também, o horário de sono também... está tudo perfeito, exceto isso. Grávida não está..ainda é virgem a tadinha :lol:
a comida que lhe dou sempre foi Whiskas para gatos, a dos cães é muito grande para ela... :oops: Nunca lhe dei da que se vende nos veterinários pelo preço :? E por essa mesma razão estava a ver se percebia o que se passa antes de ir lá... que provavelmente vão ser uma carrada de análises, que são uma fortuna. E ela está perfeitamente saudável em tudo o resto...
Obviamente que começando a vir o frio, não vou ter outra hipótese e lá vou eu... :P
Vim aqui perguntar porque podia ser alguma coisa muito básica como a idade, ou algo assim...
Não dê comida para gatos à cadela. Há rações para o tamanho deal, vá a uma loja de animais e compre.
womeily
Membro Júnior

quarta set 05, 2012 10:27 pm

:| pois vou ter que experimentar, talvez seja disso. eu costumo dar essa comida e aqueles "petiscos" para Yorkshire... Habituei-me porque quando comprei a cadela deram-me uma ração própria mas ela nunca gostou, e daquela ela adora. Pensei que fosse por ser pequena e guardei a ração que me deram mas mesmo grande não gostou, fica meia hora pra trincar uma "bolinha" lol (eu também tenho 2 gatos, e a cadela é mais pequena que eles). Mas vou ver se encontro para Yorkshire mini... se calhar deram-me ração errada...
<strong>WoM</strong>
botas96
Membro Veterano

quarta set 05, 2012 10:31 pm

Só um pequeno aparte...
Se eu percebi bem.
(não é que necessariamente tenha a ver com nada mas fica aqui a precaução, não é para assustar, é só por precaução)
Dá comida de gato a uma cadela?
Em caso de ser afirmativo, olhe que não é o mais adequado, as duas espécies têm necessidades nutritivas diferentes. A dos gatos é muito mais rica, o que pode ser muito pesado para cães.
Em todo o caso achava melhor expor esse pormenor ao seu veterinário, para ver o que lhe diz, pois mais tarde ou mais cedo pode-se reflectir na saúde do seu canídeo e geralmente para pior.
Responder

Voltar para “Cães”