Criadores de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
represas
Membro Júnior
Registado: terça fev 21, 2012 4:44 pm

quarta set 05, 2012 4:25 pm

Devem haver exceções, como tudo na vida, mas no espaço de ano e meio, tive conhecimento de dois amigos, que adquiriram os seus cães diretamente dos criadores, com a indicação de terem sido ninhadas de pais saudáveis, com bom caráter, enfim tudo do melhor.
Passados alguns meses, um deles tem displasia da anca (pastor alemão) e o outro (labrador) é de uma agressividade como há muito não via nada igual. Talvez por essa razão, estes supostos criadores, até à data, ainda não forneceram os registos destes animais (LOP).
Isto dá que pensar, e como tal cheguei à conclusão que há criadores, (nem todos) que apenas se preocupam em desenvolver cães para negócio, sendo o seu objetivo apenas a sua produção, não estando minimamente preocupados, com o desenvolvimento do cachorro e dos seus problemas, inerentes ao crescimento, como; a saúde, o caráter do animal, o seu equilibrio mental e emocional, etc., limitam-se a reproduzir o mesmo tipo de animal ou porque o macho ganhou prémios e a fêmea é muito bonita ou por outras escolhas do género, que no meu entender estão completamente erradas e fora do contexto.
Os criadores, independentemente da raças que criam, deviam preocupar-se mais, não pelo tipo de escolhas anteriormente referidas, mas sim, pelo seu desenvolvimento genético, não só em termos de saúde, como na compleição física, aliada à complementaridade do casal ou seja, a sua versatilidade será sempre um dos princípios, para a eleição de qualquer cão e para o apuramento da raça.
Quando falo em complementaridade, dou como exemplo um macho demasiadamente agressivo, não devia ser escolhido para procriar ou em úiltima análise nunca deveria ser parceiro de uma fêmea com as mesmas caraterísticas, assim como, se a cadela for medrosa deveria sempre acasalar com um macho mais energético e corajoso, para contrabalançar os defeitos de ambos, só assim, no meu entender, se poderá chegar a uma raça mais pura e exigente, filtrando os seus defeitos.
Este método, iria obrigar a uma escolha mais rigorosa, por parte dos criadores e, com certeza a sua diminuição, quanto à "fornada" de ninhadas prontas a serem servidas no mercado.
Não há métodos infalíveis e este não foge à regra, no entanto, se o criador conseguir, na minha perspetiva, apurar por cada ninhada, um casal de eleição para possível reprodução, já seria um êxito.
Um Bem Haja
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta set 05, 2012 4:57 pm

Há criadores e criadeiros....

O que quer que lhe diga de pessoas que nem os animais registaram?

E os documentos com a garantia de que os pais tinham despiste de displasia, apresentaram? Ou foi só falado?

E eram criadores ou revendedores?
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta set 05, 2012 5:02 pm

represas Escreveu:Devem haver exceções, como tudo na vida, mas no espaço de ano e meio, tive conhecimento de dois amigos, que adquiriram os seus cães diretamente dos criadores, com a indicação de terem sido ninhadas de pais saudáveis, com bom caráter, enfim tudo do melhor.
Passados alguns meses, um deles tem displasia da anca (pastor alemão) e o outro (labrador) é de uma agressividade como há muito não via nada igual. Talvez por essa razão, estes supostos criadores, até à data, ainda não forneceram os registos destes animais (LOP).
Isto dá que pensar, e como tal cheguei à conclusão que há criadores, (nem todos) que apenas se preocupam em desenvolver cães para negócio, sendo o seu objetivo apenas a sua produção, não estando minimamente preocupados, com o desenvolvimento do cachorro e dos seus problemas, inerentes ao crescimento, como; a saúde, o caráter do animal, o seu equilibrio mental e emocional, etc., limitam-se a reproduzir o mesmo tipo de animal ou porque o macho ganhou prémios e a fêmea é muito bonita ou por outras escolhas do género, que no meu entender estão completamente erradas e fora do contexto.
Os criadores, independentemente da raças que criam, deviam preocupar-se mais, não pelo tipo de escolhas anteriormente referidas, mas sim, pelo seu desenvolvimento genético, não só em termos de saúde, como na compleição física, aliada à complementaridade do casal ou seja, a sua versatilidade será sempre um dos princípios, para a eleição de qualquer cão e para o apuramento da raça.
Quando falo em complementaridade, dou como exemplo um macho demasiadamente agressivo, não devia ser escolhido para procriar ou em úiltima análise nunca deveria ser parceiro de uma fêmea com as mesmas caraterísticas, assim como, se a cadela for medrosa deveria sempre acasalar com um macho mais energético e corajoso, para contrabalançar os defeitos de ambos, só assim, no meu entender, se poderá chegar a uma raça mais pura e exigente, filtrando os seus defeitos.
Este método, iria obrigar a uma escolha mais rigorosa, por parte dos criadores e, com certeza a sua diminuição, quanto à "fornada" de ninhadas prontas a serem servidas no mercado.
Não há métodos infalíveis e este não foge à regra, no entanto, se o criador conseguir, na minha perspetiva, apurar por cada ninhada, um casal de eleição para possível reprodução, já seria um êxito.
Um Bem Haja
Os seus colegas fizeram alguma pesquisa de criadores antes da compra?
Visitaram vários?
Escolheram o criador pelo preço?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta set 05, 2012 5:16 pm

E os seus amigos fizeram o "trabalho de casa" antes ou foram directamente aos "OLX" que pululam por aí?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quarta set 05, 2012 5:18 pm

Parece-me que ha uma ideia generalizada que as falhas de um exemplar devem ser compensadas pelo outro com o qual vai acasalar, o que não é verdade.

Um cão com a pata um pouco alta demais nao tem que acasalar com um que tenha a pata um pouco mais curta...é só um exemplo, mas simples, acho que me fiz entender.

A unica forma de compensar eventuais falhas, quer fisicos ou de caracter é escolhendo exemplares perfeitos.
Desculpem sair um pouco da questão inicial.

Já agora, grande parte da responsabilidade destas compras mal sucedidas é precisamente do comprador que não só nao faz o trabalho de casa como também contribui para que estes criadeiros continuem activos no negocio.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”