Comprar um cachorro sem LOP?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Isabelv
Membro Júnior
Registado: terça jan 13, 2004 5:17 pm

quarta fev 11, 2004 3:55 pm

Caros foristas,

Preciso da vossa opinião. Tenho a oportunidade de adquirir uma cadelinha Golden Retriever sem LOP. A pessoa pede-me 200 € e diz que não os registou porque teve uma ninhada de 8 cachorros. Vou falar agora às quatro com ela, pois ainda nem lhe perguntei se os pais têm LOP. A minha questão: se os pais tiverem LOP, a oportunidade é excelente mas eu gostaria de saber se é que me podem ajudar, quanto custa um LOP? Se os pais não tiverem LOP, acham que deva mesmo assim comprar a cadelita?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta fev 11, 2004 4:05 pm

Olá, Isabelv!
Talvez eu não seja a pessoa mais indicada para lhe responder, pois eu também comprei um cão, um labrador, que tem LOP e os xptos todos. A única razão porque o fiz é porque essa papelada dá-nos certas garantias de que o cão não apresenta problemas genéticos e que, dentro das particularidades de cada cão, vai de encontro ao estalão da raça em termos físicos e psicológicos.
Por outro lado, para quem quer apenas um bichinho de estimação, o LOP não significa nada. Ele (neste caso, ela) não vai gostar mais ou menos da dona só porque tem papéis! :)
De qualquer maneira, se quiser adquirir o LOP para a cadelinha, consulte o site do CPC; penso que lá há uma tabela de preços e os documentos necessários para o registo (se não estou em erro, os papéis dos pais são necessários).

Espero ter ajudado em alguma coisa!
Cumprimentos! ;)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 11, 2004 4:06 pm

Isabelv Escreveu: Caros foristas,

A pessoa pede-me 200 € e diz que não os registou porque teve uma ninhada de 8 cachorros
Só por esta eu não comprava. Desculpa mais parva :roll:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta fev 11, 2004 4:15 pm

Tenha cuidado com o que compra, o preço pode não querer dizer nada, mas que a desculpa é estranha é.
Tenha atenção aos progenitores desde o seu aspecto até ao carácter e respectivo estalão.

Boa Sorte
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
Isabelv
Membro Júnior

quarta fev 11, 2004 4:45 pm

Bom, já falei com a Sr.ª e a situação é a seguinte: o pai tem LOP e até já ganhou prémios em concursos nacionais mas, a mãe não tem registo porque o criador a quem a compraram nunca lhes chegou a entregar os papeis. Ela diz que pensaram colocar uma acção em tribunal ao criador mas, como não pensavam em ser criadores deixaram a situação arrastar-se. Ela diz ter os papeis do pai e os exames de displasia da anca dos progenitores, que lhes parece? A senhora vai enviar-me um e-mail com fotos dos pais (dispôs-se a mostrar o pai e a mãe, que é a dela, quando eu quiser) e elementos de registo do pai. Garantiu-me que não existem laços de sangue entre os progenitores e compreende de facto que toda a situação seja controversa e que mesmo que eu não fique com a cachorrinha poderei ir conhece-la. Sinceramente, que preciso da vossa opinião.

Obrigado
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta fev 11, 2004 4:56 pm

Para ser muito directo.

"NÃO COMPRE"
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta fev 11, 2004 5:01 pm

[quote=casadotrevo]
Para ser muito directo.

"NÃO COMPRE"
[/quote]

Concordo plenamente. A história dessa senhora parece um bocadinho mal contada... Não lhe parece? Não deixe que a vontade de ter um cão a faça tomar decisões precipitadas. Sinceramente, com algum dinheiro mais, compra um cachorro Golden a um bom criador, com os papéis todos em ordem, e que não vai tentar jogar-lhe areia para os olhos... Perdoe-me a expressão, mas parece que é o que essa senhora quer fazer... por 200€.

Pondere bem e boa sorte! ;)
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

quarta fev 11, 2004 5:04 pm

casadotrevo Escreveu: Para ser muito directo.

"NÃO COMPRE"
pois... lobis :!: :o
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quarta fev 11, 2004 5:09 pm

skylark01 Escreveu:

"NÃO COMPRE"
Lobis onde?????

Já reparou q a estória tem duas versões?

Tiago
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 11, 2004 5:10 pm

O LOP não garante nada em relação a problemas genéticos ou outros de ordem de saúde. Também, só por si, não é garante absoluto da qualidade do cão! O que é 'garante' ( com as devidas limitações) da saúde do cão em termos genéticos são os exames dos pais ( Displasia, problemas oculares, coronários, etc.), e a qualidade é garantida pelos títulos ou as boas avaliações em exposição e/ou trabalho dos respectivos pais e demais ascendentes.
Como é obvio, um cão com LOP tem um minimo de garantias de que, pelo menos e em principio, o cão é da raça que queremos. Um cão sem LOP não tem garantias absolutamente nenhumas. Para todos os efeitos, o avô, bisavô ou mesmo um dos pais pode ser apenas um cão "muito parecido" com a raça em questão, mas na realidade não ser dessa raça e portar genes que depois lhe poderão conferir características diferentes daquelas que esperamos.
Para todos os efeitos, comprar um cão sem LOP é o mesmo que comprar um cão SRD. Não que por isso ele seja pior que os outros cães ou venha a ser menoa amado ou ame menos os donos. Só não faz é sentido que se esteja a pedir dinheiro por um SRD quando há tantos por aí bem bonitos e de graça ( e alguns bem passam por labradores).
Resumindo, o meu conselho é:
- Se quer um Labrador, compre um com todas as garantias de o ser;
- Se lhe é indiferente a questão da 'pureza', então visite uma associação ou um canil municipal e adopte um cachorrinho.
Boa sorte
Paulo C.

P.S. - Esse argumento de que não registou porque eram 8, via-se logo que era uma treta. Como se veio a verificar a historia era outra ( a Cadela mãe não é registada). Ou seja, a 'criadora' estava a tentar enganá-la coma primeira historia. Se já viu que ela lhe mentiu uma vez ( com uma desculpa esfarrapada) ainda acha que o resto da historia lhe merece confiança? Se a cadela ela não pensava criar e a cadela não tem papeis, então não deveria ter criado!!!
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta fev 11, 2004 5:11 pm

skylark01 Escreveu:

"NÃO COMPRE"
Não sky eu não considero a opinião do casadotrevo um lobby, e não sou criadora ou coisa que valha...

Mas ao comprar um cão nestas condiçoes, está-se a incentivar a senhora a reproduzir ainda mais... A cadela sem papeis é tão labradora como a minha SRD! E depois há sempre aquela coisa de não se ter a certeza de que linha genética ela vem, se tem historial de displasia ou outras doenças congénitas!

Dê mais uns trocos por um que lhe dê a certeza de que o cão é saudável e está dentro dos padrões da raça... atenção que também me refiro à parte comportamental!

Boa sorte para a sua escolha, seja ela qual for! mas esta é a minha opinião e sinceramente dizia á senhora o porquê do não comprar (com modos)
Isabelv
Membro Júnior

quarta fev 11, 2004 5:16 pm

ok, obrigado a todos! Já percebi que é melhor não arriscar!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta fev 11, 2004 5:29 pm

Isabelv Escreveu: ok, obrigado a todos! Já percebi que é melhor não arriscar!
Olá,
Espero que, pela parte que me toca, tenha entendido que não vejo problema nenhum em que fique com uma cadela sem ser pura ( os SRD têm tanto direito a ter donos como os outros). O que eu acho mal é estar-se a tentar fazer dinheiro com um SRD!! Comprar cães destes é incentivar a respectiva criação, e isso é que não é nada desejável, face ao elevado numero de SRD que já nascem "espontaneamente"!

Boa sorte
Paulo C.
Isabelv
Membro Júnior

quarta fev 11, 2004 5:57 pm

Eu compreendi so que a sr parece seria e até preocupada em entregar a alguém que realmente estime os cachorros. Ao conversamos sem que por iniciativa dela me dissesse: contou-me que um dos cachorros teve de ir ao veterinário e a veterinária acabou por ficar com um cachorro. Disse-me que a cadelinha está desparasitada e já tem a vacinação necessária.
sclourenco
Membro
Registado: terça set 30, 2003 3:37 pm

quarta fev 11, 2004 6:01 pm

Boa sorte, seja qual for a sua decisão!
Responder

Voltar para “Cães”