intervençao policial ao meu dob

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado set 15, 2012 6:55 am

caros amigos foristas na passada 4ªfeira aconteceu-me algo que nunca estaria á espera que me viesse acontecer :evil:

fomos fazer a caminhada fim de tarde como habitual junto ás praias de v.n.gaia, acontece que fui abordado de forma um pouco agressiva por 2 agentes psp que se faziam transportar de bicicleta pela ciclovia (passadiço) todos estilosos bem ao estilo "marés vivas".

a 1ª pergunta foi se me fazia acompanhar pelos documentos do cao, e porque razao estava o animal sem o açaime, se eu desconhecia a lei.

disse-lhes que o animal era um dobermann que vinha com a trela e por por nao ser raça pp, nao era obrigatorio.

o agente que fez abordagem ficou melindrado com a minha resposta, e disse "eu sei muito bem que é um dobermann nao sou cego e é raça pp sim, ou nao se informou disso antes de adquirir o animal?"

continuei alegar que nao, que o agente estaria equivocado.

ele disse que nao estava, e que tinha a certeza, mas no entanto perguntou ao colega o colega disse que nao tinha certeza e pediu confirmaçao via rádio para se tirar as duvidas, o que me supreendeu foi que um minuto depois eu proprio ouvi a confirmaçao de via radio "afirmativo, dobermann considerada raça perigosa" (até com o tamanho da trela ja queriam implicar perguntaram se a trela tinha mais que 1 metro, disse que nunca a medi nem fazia a menor ideia)

em poucos segundos tudo me passou pela cabeça a 1ª coisa foi os inumeros temas debatidos aqui na arca, que me fazia sentir seguro á abordagem, depois foi aquilo se nao era para os apanhados :roll:

começou o agente a tratar da escrita da infraçao, pediu-me os meus documentos para me identificar, como estava de calçoes tinha os documentos no carro, ficou a minha mulher com cao e as crianças lá fui eu para traz ao carro buscar os documentos, segundo a minha mulher enquanto fui ao carro os agentes receberam uma 2ª confirmaçao que o dob era raça perigosa :o

estava o agente a preencher a multa com os meus dados, ouve-se por via radio uma 3ª confirmaçao, que era negativo o dob fazer parte das raças perigosas :| :| :|

vira-se o agente "agora quem já nao percebe nada sou eu, mas eu tenho certeza que o dob é raça perigosa, aliás daqui algum tempo vou adquirir um canidio raça pp"

a minha mulher perguntou qual o decreto em vigor "oh menina nao faço a minima ideia"
a meu ver isto é muito grave!!! nao sei se as confirmaçoes eram da mesma fonte mas se nao eram ainda mais grave se torna a situaçao!!! bahh :|

resumo: identificou-me e pediu-me o numero tlm que ia levar o auto com ele e que me mandava a multa para casa, logo que chegasse á esquadra ia confirmar e que me ligava de seguida mesmo que o cao nao fosse pp.

ninguem me ligou até agora, e fico na duvida:
se receber alguma multa tenho que pagar, o que tenho que fazer para contestar caso receba?
os documentos do cao ficaram esquecidos em casa, vou ser multado por isso se for convocado apresentá-los? "tenho tudo legal, vacinas, chip, registo na junta etc exepto seguro como o agente tambem sugeriu, é obrigatorio seguro"?

o que verdadeiramente me deixou indignado foi que autoridades temos nós para uma boa fiscalizaçao se nem conhecem os decretos ou nem mesmo os caes :evil: :evil: :evil: :evil:
este país é uma tristeza :|
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado set 15, 2012 7:30 am

Eu apresentaria queixa deles a superiores (Ministeria da Admnistração Interna?) porque se for na própria PSP não sei se dará em algo.
O cidadão tem direitos e se você sentiu melindrado pela atitude e incompetência dos agentes é um direito que lhe assiste apresentar queixa.

Se lhe enviarem multa é do quê? Se for por ser PP pode ignorar que eles não têm razão e deve conseguir provar facilmente em tribunal (caso seja necessário).

O seguro não é obrigatório excepto em PP (e penso que noutros casos como pex se for de guarda).
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado set 15, 2012 7:39 am

Concordo.
Poca com tudo o que se ouve dizer isso deve ter sido muito assustador... :-\
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sábado set 15, 2012 7:39 am

E querem que o povo cumpra a Lei quando nem sequer as autoridades as conhecem.

Simplesmente triste...

Eu apresentaria queixa sem demora.
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

sábado set 15, 2012 7:53 am

Suesca Escreveu:Concordo.
Poca com tudo o que se ouve dizer isso deve ter sido muito assustador... :-\
assustador é pouco Suesca :? eu estava com os nervos á flor da pele, e sempre que protestava e mostrava alguma revolta o outro agente estava sempre a mandar bocas de "intimidaçao" (eu se fosse a si nao ia por aí que é melhor para sí, etc etc.) eu nao quero problemas com a autoridade na justiça, sei muito bem como essas coisas se processam :| fica sempre o dito por nao dito e acaba sempre por nunca dar em nada e depois aparecem as despesas juridicas para pagar, o prejudicado sou sempre eu :oops: mesmo que quisesse apresentar queixa nao fiquei com o nome dos agentes nem sei qual a esquadra a qual pertecem :roll: o que me revoltou foi a ignorância de 2 agentes e talvez outros tantos que fizeram comunicaçoes via radio, isso sim era de colocar na comunicaçao social, para os cidadaos verem até onde vai a incompetencia das nossas autoridades :roll:
Última edição por dragablue em sábado set 15, 2012 8:17 am, editado 1 vez no total.
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sábado set 15, 2012 8:14 am

Sem querer fazer de advogado do diabo, compreendo a polícia.
O forista diz "fomos fazer a caminhada fim de tarde como habitual junto ás praias de v.n.gaia", portanto, uma zona movimentada.
Com os acontecimentos últimos, e visto ser uma zona movimentada, os agentes julgaram estar a aplicar a lei.
Na dúvida ligaram para saber, foram mal informados, por duas vezes e na terceira foram informados que o doberman não pertence à lista.

Eu não me preocupava, uma vez que o seu animal está /estava dentro da lei.
Não leve muito a peito :), ou então dirija-se à esquadra aonde eles pertenciam e pergunte.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado set 15, 2012 8:28 am

Tinha os documentos do cão na sua posse? Mesmo que os não tivesse tinha um prazo para os apresentar.

Os policias não têm que saber os nºs. dos Decretos de cor, nem os policias nem ninguém, mas têm por obrigação conhecer o seu conteúdo.
Tal como foi dito anteriormente com tantas noticias de feridos e mortos por cães é normal que numa zona movimentada como é essa tentem apertar mais a fiscalização e também é normal que os policias não conheçam as raças dos cães, a maior parte não conhece.

Faça uma coisa simples, faça cópia da Portaria nº. 422/2004 de 24 de Abril e junte aos documentos do cão. Eu teria deixado, ou melhor exigido que elaborassem o auto de notícia, nem que fosse para me rir no final.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Rozza
Membro
Registado: quarta ago 22, 2012 11:03 am
Nikita
Yoshi

sábado set 15, 2012 8:32 am

Eu compreendo que os agentes no terreno não saibam sobre tudo o que é uma infração. Afinal, eles têm de fiscalizar uma série de assuntos e é impossível alguém saber na ponta da lingua todos os decretos. Agora a incompetência é de quem lhe deu a confirmação 2x via rádio. Porque aí sim, essa pessoa deveria deveria consultar o diploma e dar a resposta correta.

O máximo que poderá acontecer é ser notificado para apresentar os documentos do cão nalguma esquadra. Se tiver tudo conforme não há porque lhe passar multa.
<p class="fr0">O homem implora a miseric&oacute;rdia de Deus mas n&atilde;o tem piedade dos animais, para os quais ele &eacute; um deus. Os animais que sacrificais j&aacute; vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua l&atilde; e depositaram confian&ccedil;a nas m&atilde;os criminosas que os degolam. Ningu&eacute;m purifica seu esp&iacute;rito com sangue. Na inocente cabe&ccedil;a do animal n&atilde;o &eacute; poss&iacute;vel colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um ter&aacute; de responder. <strong>Buda</strong></p>
zorra
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 4:56 am

sábado set 15, 2012 8:35 am

A actual lei das raças potencialmente perigosas é o Decreto-lei 315/2009.
A lista das raças consta da portaria 422/2004.

Ver em

http://www.cpc.pt/?cpc/legislacao,pt

Devia ter pedido a identificação profissional dos polícias.
Meta queixa - pode ser na PSP, peça comprovativo de que a queixa foi metida, visto que a PSP tem obrigação de a fazer seguir para o MP (mas, ás vezes, esquecem-se...).

Esta é uma prova de que a autoridade nem sempre é consonante com a lei.
Sempre que o cidadão tiver dúvidas sobre a correção da aplicação da lei deve pedir a identificação dos polícias e, posteriormente, se fôr o caso, meter queixa.

Não sei se ainda é assim - falo de memória - mas creio que também pode meter a queixa na estrutura imediatamente superior (tipo comando regional ou coisa) no caso de não confiar na esquadra local.

Na minha opinião deve meter queixa.
Os cidadãos não são a latrina dos polícias - tem direitos e salvaguardas.
Grave não é os polícias não saberem é terem consultado a base e não lhes ter sido dada a informação correcta.
E, em dúvida, pró-réu.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sábado set 15, 2012 9:17 am

Por acaso já era para ter comentado uma situação que se passou comigo esta semana. Andava eu no jardim de Queluz com o meu canito, e reparo que andava um agente da PSP de mota sempre de um lado para o outro...de repente parou a mota ao meu lado e começou a interrogar-me...se costumava andar naquele jardim, se costumava andar sempre de trela, que raça era aquela, se eu conhecia cães perigosos que costumassem andar naquele jardim, se tinha todos os documentos do cão..etc etc etc etc. Até aqui nada de anormal, mas quando eu me queixei que o mais frequente era ver uns cãezitos a passear sem trela e sem açaime e que do sitio onde estavamos conseguia ver pelo menos 4 cães soltos na relva.....Mas o sr. agente só andava á procura de Rottweilers, Pit Bulls, até Pastores Alemães ele dizia que eram PP...e coisas desse género. (palavras dele)
Resumindo, o que senti foi que andam atrás de alguma coisa. Não me parece que seja dinheiro das multas porque se fosse multavam os canitos que andavam sem trela...acho que querem pressionar as pessoas a não terem esse tipo de cão.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sábado set 15, 2012 9:34 am

Eles andam atrás de donos irresponsáveis. Que pela sua irresponsabilidade, pessoas morreram ou ficaram severamente magoadas.
Pretendem terminar a situação de impunidade que se verifica.
Basta ver aqui no forum, foristas dizerem que têm cães que constam da lista e continuam com os seus cães soltos e sem açaimo, na via pública.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sábado set 15, 2012 10:14 am

ficou com o nome e nº de ID dos agentes ??
se sim dirija-se à Inspecção Geral da Administração Interna http://www.igai.pt/Pages/default.aspx
e relate o que se passou.

com tanto ataque de pp que têm andado nas noticias é natural que a policia ande "nervosa" mas, que ao menos conheçam a lei.

é só uma pena que não interpelem o imbecil do meu vizinho que anda sempre com 2 boxers soltos na via publica.
sendo que um dia destes um deles é atropelado pois saem de casa que nem touros desembolados e....o prédio fica ao virar de uma esquina......

enfim....um fim de tarde animado!!!!!! :lol:
CShophie
Membro
Registado: sexta fev 03, 2012 12:30 pm

sábado set 15, 2012 11:05 am

É obrigatório para raças PP seguro de saúde?
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado set 15, 2012 11:13 am

CShophie Escreveu:É obrigatório para raças PP seguro de saúde?
Só de responsabilidade civil.
CShophie
Membro
Registado: sexta fev 03, 2012 12:30 pm

sábado set 15, 2012 11:17 am

lsgl Escreveu:
CShophie Escreveu:É obrigatório para raças PP seguro de saúde?
Só de responsabilidade civil.
Obrigada!
Agora fiquei com essa dúvida porque decidimos mudar de seguro de saúde, mas não o fizemos oficialmente, e de momento ela não tem, daí estar a perguntar.
Já agora, será que me podem dar algumas opiniões acerca de seguros de saúde com boa relação preço/cobertura?
Responder

Voltar para “Cães”