intervençao policial ao meu dob

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado set 15, 2012 10:42 pm

nandaalmeida Escreveu:
Sasha99 Escreveu:ainda a pouco aconteceu-me o contrario.
ia eu a passear com a minha menina que np escuro parece toda preta. um carro da policia abrandou ao meu lado abrem a janela e perguntam: que cao é esse? é um labrador?
eu eu: nao e uma rottweiler!
disse-me boa noite e continuou o caminho xD
HAHAHAHAHAHA se fosse labrador ainda tinha de apresentar os documentos todos :lol: :lol: :lol: :lol:
Vá-se lá entender :lol: :lol: :lol:
por acaso ela tem tudo em ordem e calhou-me um que gosta de animais pelos vistos.
ela continuou a dela a querer ir para casa, ta tava toda rota tadinha XD
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

domingo set 16, 2012 3:45 am

se as próprias forças da autoridade que são responsáveis por manter a lei, desconhecem os contornos da própria lei... algo vai mal!

depois de uma situação passada comigo e com a PSP daqui, só me deu vontade de ir afixar no placard da recepção da esquadra um papel com o decreto lei, a definição entre perigoso e potencialmente perigoso e as raças a que a lista se refere. mas era só estar a levantar poeira... :roll:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

domingo set 16, 2012 6:07 am

AQuartelmar Escreveu:O seu Dobermann está registado na junta de freguesia e tem em dia a vacinação anti-rabica ?
sim AQuartelmar o cao tem tudo direitinho de vacinas, chip e registo na junta de freguesia, verifiquei no registo que ficou registado como cao de companhia e nao como cao de guarda nao sei as vantagens ou desvantagens do registo de guarda ou companhia a sra limitou-se a fazer o registo mas nao me perguntou sequer se o cao era de companhia ou de guarda :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

domingo set 16, 2012 6:22 am

Sasha99 Escreveu:
nandaalmeida Escreveu:
Sasha99 Escreveu:ainda a pouco aconteceu-me o contrario.
ia eu a passear com a minha menina que np escuro parece toda preta. um carro da policia abrandou ao meu lado abrem a janela e perguntam: que cao é esse? é um labrador?
eu eu: nao e uma rottweiler!
disse-me boa noite e continuou o caminho xD
HAHAHAHAHAHA se fosse labrador ainda tinha de apresentar os documentos todos :lol: :lol: :lol: :lol:
Vá-se lá entender :lol: :lol: :lol:
por acaso ela tem tudo em ordem e calhou-me um que gosta de animais pelos vistos.
ela continuou a dela a querer ir para casa, ta tava toda rota tadinha XD
Ainda bem,há policias que embirram por tudo e por nada :roll:
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
dragablue
Membro Veterano

domingo set 16, 2012 6:50 am

ustink Escreveu:
dragablue Escreveu:
ustink Escreveu:Muito sinceramente, os polícias estavam mal informados, no entanto, até é compreensivel, afinal que diferenças há entre um dob e um rott ou outra raça qualquer considerada potencialmente perigosa? Não existe diferenças para não estarem todos incluidos ou então que não houvesse "listas"; mas regras a cumprir para todos. A lei é cega, o polícia é que estava a ver bem demais...

Não posso dizer que passear um dob na praia ao final de um dia de verão, seja sensato. Ao passar perto de um cão de guarda em especial de grandes dimensões, tenho receio e é legitimo.
Não gosto de atitudes que têm alguns donos de cães de guarda... esta é uma delas, levar os cães a passear em zonas de lazer; lugares movimentados por adultos e crianças.

Em relação à questão legal, pelo que sei pode circular de trela ou açaimo funcional, a lei obriga-o a uma dessas duas opções; se não estiver enganada, foi assim que me ensinaram. Não é obrigado a usar as duas coisas, trela e açaimo.

Muito sinceramente, evitem lugares públicos movimentados.
ustink os passeios de final de tarde nao servem de lazer só para o cao mas sim para toda a familia, por norma procuramos sitios para passear que seja do agrado de todos, adora-mos passeios beira mar, varia-mos os sitios sendo a maior parte das vezes passeios beira mar de matosinhos ou junto ás praias de gaia.
nao acho normal nao poder useferir de lugares só porque as pessoas se assustam e o cao ainda tem 6 meses (faz 7 meses dia 18/09) e ja mede 67cm, entao quando for ainda maior passa a ser o quê?? o lobo mau ou a besta devoradora?? :wink: ele é bastante sociavel, algumas pessoas pedem para fazer festas outras simplesmente arrumam-se do cao... paciência!!! quem nao gosta que nao goste :evil: e se eu tivesse um rott ou pit dentro da lei o levaria sempre onde levo este e com a mesma frequencia :wink:
ps: e ele é cao de companhia e nao de guarda (assim esta registado na junta) :wink:

As praias são áreas de lazer para a sua família e para as outras famílias, lugares de lazer onde as pessoas vão para descontrair. :wink:
Infelizmente, não tem locais de lazer exclusivos para a sua família. :)

É normal que as pessoas se intimidem com a presença do seu cão; o contrário é menos normal, embora aceitável. Afinal o seu cão é antes de tudo um cão de guarda; está nos genes, ele não foi seleccionado por ter o aspecto amistoso que outras raças têm...o facto de ter registado o seu cão na junta de freguesia como cão de companhia, não anula o facto de ser um cão de guarda; é a sua natureza. Até um cão da lista dos PP, pode ser registado como cão de companhia. :)
mas o meu dob tambem vê as pessoas de cor com mais curiosidade fica constantemente tenso com o corpo e orelhas em sinal de alerta e por vezes até rosna, tem a mesma atitude que faz quando vê por ex: outros caes será de ele nao ver pessoas de cor com tanta frequencia e acha estranho???

a minha mulher ja tinha dado fé dessa situaçao mas nao dei importancia ao que ela disse, pensei que seria coincidencia mas parece que nao

Uma vez que o cão ainda é cachorro até acho bem que faça uma correcta socialização e veja qual a melhor forma de o fazer. A começar por corrigir essa tendência de ele ficar tenso e rosnar ao ver pessoas de raça negra. Afinal as pessoas de pele escura também gostam de ter zonas de lazer; como você e a sua família. :wink:

Ele com essa idade já tem um porte consideravel e já intimida, quando ficar adulto e não tiver uma boa socialização; quando houver alguma situação que você não controle, o mais provável é que ele ataque alguém ou haja conflitos com outros cães. :wink: E não tenha grandes ilusões sobre o contrário. Não está em causa só o seu cão e você, tem de contar com o meio que o rodeia. O seu cão não é uma besta devoradora, mas o dono tem de ter consciência do animal que tem e da sua natureza, ou sim vai ter problemas garantidos.

Os cães não são racistas, esse problema é apenas humano. O que pode acontecer é mesmo ele reagir mal a pessoas diferentes dos donos ou quando sujeito a estimulo negativo e reagir por associação.

É uma questão de ponto de vista, você acha-se livre de ir para zonas de lazer com o seu cão e não se incomoda com as pessoas terem receio pela segurança delas elas e dos seus filhos, por exemplo. Na prepectiva de muitas pessoas é certamente, que deviam estar tranquilas numa praia, sem terem um cão de guarda que as intimide.
Você só vai continuar a frequentar esses espaços porque não se sente intimidado, tão simples como isso.

Estude mais a dinamica da psicologia canina e em especial do cão de guarda, no seu lugar era o que eu faria.
eu nao disse que levava o cao para a praia :wink: até porque nao o é permitido... disse sim que fazia passeios de finais de tarde pelos passeios/passadiços envolventes ás praias, outras passea-mos em parques publicos onde seja permitido animais :wink: nao vejo onde esteja o problema francamente :| eu sei o cao que tenho e conheço muito bem a raça á muitos anos inclusive trabalhei com esta raça antes de adquirir o meu 1ª dob e sei muito bem a importancia das caminhadas diarias para uma boa socializaçao do cao :wink:
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
CShophie
Membro
Registado: sexta fev 03, 2012 12:30 pm

domingo set 16, 2012 9:00 am

Peço desculpa pelo off-tópic.
Gostaria que me esclarecessem: o registo na junta de freguesia tem que ser onde reside o cão certo? Por exemplo eu estou a morar noutra freguesia, mas como é não é definitivo tenho que mudar o registo para onde estou?
Já agora essa alteração costuma rondar que valores (€)?

Obrigada.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo set 16, 2012 9:14 am

Penso que a alteração não custa nada, trata-se apenas de ir aos serviços e pedir para afzer a mudança.

Os cães de guarda ( e os de caça, pastoreio, guia, etc) pagam menos que os de companhia mas tem de ter prova de que é de guarda, assim como os outros tem de ter provas (licença de caça, etc) .

Há uns anos atrás pelo menos na zona onde onde vivia, o que se exigia era o LOP e o facto da zona de residência não ser abrangida pela policia.

Com um dob ou outra raça "de meter respeito", eu andaria com uma cópia do LOP junto com os documentos do cão.
Ainda há muita confusão com as raças.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo set 16, 2012 9:20 am

A Junta de Freguesia exigia o LOP???? Em que país?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
CShophie
Membro

domingo set 16, 2012 9:23 am

sasquatch Escreveu:Penso que a alteração não custa nada, trata-se apenas de ir aos serviços e pedir para afzer a mudança.

Os cães de guarda ( e os de caça, pastoreio, guia, etc) pagam menos que os de companhia mas tem de ter prova de que é de guarda, assim como os outros tem de ter provas (licença de caça, etc) .

Há uns anos atrás pelo menos na zona onde onde vivia, o que se exigia era o LOP e o facto da zona de residência não ser abrangida pela policia.

Com um dob ou outra raça "de meter respeito", eu andaria com uma cópia do LOP junto com os documentos do cão.

Pois, a minha é de raça PP e apesar de também termos tudo em ordem, fiquei com essa dúvida, mas sendo assim convém alterar para a zona onde resido agora. Posso fazê-lo na junta de freguesia certo?
Já agora, uma outra questão, sendo a minha uma Pitbull não poderá ter LOP, logo apenas será necessário a cédula do veterinário, seguro de responsabilidade civil e registo na junta de freguesia.
ustink
Registado: sábado set 15, 2012 8:24 am

domingo set 16, 2012 10:21 am

CShophie Escreveu:
sasquatch Escreveu:Penso que a alteração não custa nada, trata-se apenas de ir aos serviços e pedir para afzer a mudança.

Pois, a minha é de raça PP e apesar de também termos tudo em ordem, fiquei com essa dúvida, mas sendo assim convém alterar para a zona onde resido agora. Posso fazê-lo na junta de freguesia certo?
Já agora, uma outra questão, sendo a minha uma Pitbull não poderá ter LOP, logo apenas será necessário a cédula do veterinário, seguro de responsabilidade civil e registo na junta de freguesia.

• Cão potencialmente perigoso ou perigoso (Cat. G e H) – TAXA € 10,25 / € 14,35
Para a posse e registo de animais perigosos ou potencialmente perigosos, são exigidas
condições de alojamento, (termo de responsabilidade) segurança e a documentação seguinte:
- Boletim Sanitário das vacinas, actualizadas;
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
- Número de Contribuinte;
- Ficha de Registo de Identificação Electrónica para lançamento no SICAFE;
- Registo Criminal, do detentor;
- Seguro de responsabilidade civil, do animal;
- Certificado de Registo no Livro de Origens Português (LOP) ou declaração veterinária
comprovativa de castração ou esterilização do animal.

Outras obrigações dos detentores
Comunicações obrigatórias à Junta de Freguesia:
- Morte ou desaparecimento, (no prazo de 5 dias);
- Alteração de residência, (no prazo de 30 dias);
- Extravio do Boletim Sanitário, (no prazo de 30 dias);
- Cedência do animal (no prazo de 30 dias);
- A posse de qualquer animal identificado, que tenha encontrado, (no prazo de 10 dias);
Fonte: http://www.freguesias.pt/imagens/011201 ... nideos.pdf

Nunca num registo na junta de freguesia me pediram o LOP; no entanto, até deviam pedir.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

domingo set 16, 2012 10:45 am

CShophie Escreveu:Peço desculpa pelo off-tópic.
Gostaria que me esclarecessem: o registo na junta de freguesia tem que ser onde reside o cão certo? Por exemplo eu estou a morar noutra freguesia, mas como é não é definitivo tenho que mudar o registo para onde estou?
Já agora essa alteração costuma rondar que valores
(€)?

Obrigada.
Tem de ir à junta aonde o cão tem o registo e dar baixa deste. Deve fazer o registo e tirar licença na nova junta.
Se houver valores a pagar, são só na nova junta e corresponde ao valor do registo e da licença.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
CShophie
Membro

domingo set 16, 2012 10:52 am

Obrigada pelo esclarecimento.

Já agora ustink penso que até não havia mal em pedir LOP mas não poderiam é exigi-lo pois há raças, se que se pode chamar raças, que não o têm, como é o caso da minha cadela e de tantos(as) outros(as).
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

domingo set 16, 2012 11:11 am

dragablue Escreveu:
AQuartelmar Escreveu:O seu Dobermann está registado na junta de freguesia e tem em dia a vacinação anti-rabica ?
sim AQuartelmar o cao tem tudo direitinho de vacinas, chip e registo na junta de freguesia, verifiquei no registo que ficou registado como cao de companhia e nao como cao de guarda nao sei as vantagens ou desvantagens do registo de guarda ou companhia a sra limitou-se a fazer o registo mas nao me perguntou sequer se o cao era de companhia ou de guarda :wink:
Os valores e responsabilidades são diferentes. Daí existir distinção entre um cão de companhia e um cão de guarda.
Um cão de guarda não pode andar na via pública, sem açaimo e trela. Não é um cão de companhia, é semelhante aos pp.
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo set 16, 2012 11:14 am

O mais curioso, ou não, é que se tivesse mantido as orelhas ao seu cachorro, não encontraria um terço das situações que vai encontrar ao longo do tempo. A imponência e o ar "mais agressivo" têm um preço, normalmente, chatices e aborrecimentos constantes.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
dragablue
Membro Veterano

domingo set 16, 2012 11:30 am

Argay Escreveu:O mais curioso, ou não, é que se tivesse mantido as orelhas ao seu cachorro, não encontraria um terço das situações que vai encontrar ao longo do tempo. A imponência e o ar "mais agressivo" têm um preço, normalmente, chatices e aborrecimentos constantes.
ja notei isso :| na rua as pessoas olham para ele com outros olhos :evil: ja quando tinha as orelhas inteiras "que cao fofinho" lol as pessoas esquecem-se que as orelhas apenas muda o aspecto nao a personalidade :wink:
Responder

Voltar para “Cães”