ustink Escreveu:dragablue Escreveu:ustink Escreveu:Muito sinceramente, os polícias estavam mal informados, no entanto, até é compreensivel, afinal que diferenças há entre um dob e um rott ou outra raça qualquer considerada potencialmente perigosa? Não existe diferenças para não estarem todos incluidos ou então que não houvesse "listas"; mas regras a cumprir para todos. A lei é cega, o polícia é que estava a ver bem demais...
Não posso dizer que passear um dob na praia ao final de um dia de verão, seja sensato. Ao passar perto de um cão de guarda em especial de grandes dimensões, tenho receio e é legitimo.
Não gosto de atitudes que têm alguns donos de cães de guarda... esta é uma delas, levar os cães a passear em zonas de lazer; lugares movimentados por adultos e crianças.
Em relação à questão legal, pelo que sei pode circular de trela ou açaimo funcional, a lei obriga-o a uma dessas duas opções; se não estiver enganada, foi assim que me ensinaram. Não é obrigado a usar as duas coisas, trela e açaimo.
Muito sinceramente, evitem lugares públicos movimentados.
ustink os passeios de final de tarde nao servem de lazer só para o cao mas sim para toda a familia, por norma procuramos sitios para passear que seja do agrado de todos, adora-mos passeios beira mar, varia-mos os sitios sendo a maior parte das vezes passeios beira mar de matosinhos ou junto ás praias de gaia.
nao acho normal nao poder useferir de lugares só porque as pessoas se assustam e o cao ainda tem 6 meses (faz 7 meses dia 18/09) e ja mede 67cm, entao quando for ainda maior passa a ser o quê?? o lobo mau ou a besta devoradora??

ele é bastante sociavel, algumas pessoas pedem para fazer festas outras simplesmente arrumam-se do cao... paciência!!! quem nao gosta que nao goste

e se eu tivesse um rott ou pit dentro da lei o levaria sempre onde levo este e com a mesma frequencia
ps: e ele é cao de companhia e nao de guarda (assim esta registado na junta)

As praias são áreas de lazer para a sua família e para as outras famílias, lugares de lazer onde as pessoas vão para descontrair.
Infelizmente, não tem locais de lazer exclusivos para a sua família.
É normal que as pessoas se intimidem com a presença do seu cão; o contrário é menos normal, embora aceitável. Afinal o seu cão é antes de tudo um cão de guarda; está nos genes, ele não foi seleccionado por ter o aspecto amistoso que outras raças têm...o facto de ter registado o seu cão na junta de freguesia como cão de companhia, não anula o facto de ser um cão de guarda; é a sua natureza. Até um cão da lista dos PP, pode ser registado como cão de companhia.
mas o meu dob tambem vê as pessoas de cor com mais curiosidade fica constantemente tenso com o corpo e orelhas em sinal de alerta e por vezes até rosna, tem a mesma atitude que faz quando vê por ex: outros caes será de ele nao ver pessoas de cor com tanta frequencia e acha estranho???
a minha mulher ja tinha dado fé dessa situaçao mas nao dei importancia ao que ela disse, pensei que seria coincidencia mas parece que nao
Uma vez que o cão ainda é cachorro até acho bem que faça uma correcta socialização e veja qual a melhor forma de o fazer. A começar por corrigir essa tendência de ele ficar tenso e rosnar ao ver pessoas de raça negra. Afinal as pessoas de pele escura também gostam de ter zonas de lazer; como você e a sua família.
Ele com essa idade já tem um porte consideravel e já intimida, quando ficar adulto e não tiver uma boa socialização; quando houver alguma situação que você não controle, o mais provável é que ele ataque alguém ou haja conflitos com outros cães.

E não tenha grandes ilusões sobre o contrário. Não está em causa só o seu cão e você, tem de contar com o meio que o rodeia. O seu cão não é uma besta devoradora, mas o dono tem de ter consciência do animal que tem e da sua natureza, ou sim vai ter problemas garantidos.
Os cães não são racistas, esse problema é apenas humano. O que pode acontecer é mesmo ele reagir mal a pessoas diferentes dos donos ou quando sujeito a estimulo negativo e reagir por associação.
É uma questão de ponto de vista, você acha-se livre de ir para zonas de lazer com o seu cão e não se incomoda com as pessoas terem receio pela segurança delas elas e dos seus filhos, por exemplo. Na prepectiva de muitas pessoas é certamente, que deviam estar tranquilas numa praia, sem terem um cão de guarda que as intimide.
Você só vai continuar a frequentar esses espaços porque não se sente intimidado, tão simples como isso.
Estude mais a dinamica da psicologia canina e em especial do cão de guarda, no seu lugar era o que eu faria.