Dominante ou submisso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado set 15, 2012 9:14 pm

Floripes3 Escreveu:A cadela pode ser submissa por insegurança. Sendo coisas diferentes, muitas vezes uma é consequência da outra.
Dou o meu exemplo, eu tenho um cão submisso mas não tem nada de inseguro, e uma cadela que foi adoptada e, com todos os seus traumas e medos (alguns controlados e outros ultrapassados), é dominante. Daí a minha pergunta.
Para terminar, posso dizer que a relação deles é muito equilibrada, dão-se lindamente. Partilham tudo, cama, comida, brinquedos, etc.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
User25
Membro Veterano
Registado: segunda set 26, 2011 7:49 pm

domingo set 16, 2012 1:17 am

Um cão dominte ou submiso faz o seu trabalho da mesma maneira, apenas têm formas diferentes de se relacionar com o dono, um cão submiso é mais brincalhão, como alguém falou o querido da familia. O dominante é aquele cão que gosta pouco de brincar e custa-lhe aceitar ordens.

se juntar um cão dominante ao submiso, o dominante pode querer se vingar no submiso quando este for repreendido pelos donos, isto se os donos tiverem mão nele.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo set 16, 2012 2:12 am

não me parece que estes casos de submissão ou dominância sejam em relação aos donos, mas entre os da sua espécie. E também não concordo que um cão domiante seja menos brincalhão, pelo contrário... um cão submisso apresenta timidez, um cão dominante é seguro de si e, como tal, alegre e jovial. Nem sempre se podem prever comportamentos baseados no temperamento... dou o exemplo do meu Jeremias, um cãozito submisso e tímido, inseguro, que se dá lindamente com a minha cadela Flor, mais dominante e equilibrada - ele imita-a, e ela não sente qualquer necessidade de se impôr. No entanto, com um cão que tenho em FAT e pesa 3 vezes mais q o Jeremias, bastante jovem (1 ano e meio) e, além de "chanfradinho", bruto, chato, com pouca educação e carente de mimos no que respeita a pessoas, é bastante equilibrado em relação a outros cães e mesmo gatos; no entanto, o tímido e submisso Jeremias impõe-se, assegurado pela Flor, e não o deixam, por exemplo, entrar na sala... com a minha influência já permitiram que ele entrasse em casa, e sei que a qualquer momento eu posso decidir que o jovem tresloucado entre na sala, a Flor e o Jeremias acatam as minhas decisões, por enquanto a criatura dominante e chefe da "matilha" sou eu e, por muito contrariados que se mostrem, com rosnadelas de protesto, eu mando e deixo que se entendam.

Não é assim tão complicado escolher um cão equilibrado, numa ninhada existe um submisso e um dominante, logo basta escolher um dos outros. Em qualquer caso, eu aconselharia um macho, já q se "submetem" mais facilmente às cadelas e raramente as agridem. Já outra cadela poderia ser um caso sério...
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

domingo set 16, 2012 12:52 pm

Eu digo que a minha cadela é submissa porque quando encontra um cão pela primeira vez fica sempre com a cauda baixa, e se algum lhe rosna ela encolhe-se.. Está perfeitamente socializada com pessoas, recebe festas de qualquer estranho. Neste momento vê cães e brinca com cães diferentes todos os dias, mas só está completamente à vontade com um cão depois de estar alguns minutos com ele.
Dá-se bem com a cadela do meu namorado porque não tenta contestar a hierarquia, mas sinceramente não gosto muito de ver quando a outra lhe rosna por ela ir comer ou pegar num osso que lhe pertence
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

domingo set 16, 2012 1:30 pm

Há pares de cães dominantes/submissos em que o dominante não deixa o submisso em paz nem lhe respeita o seu espaço, de forma que o submisso vive stressado. Houve um episódio qualquer do Encantador de Cães em que 2 cães dum mesmo dono era assim, de forma que o submisso nem podia comer ou fazer as necessidades em paz.

Eu prefereria ter um certo equilíbrio, e não arranjar um cão que fosse demasiado dominante se o meu for muito submisso. Especialmente se eu não tiver experiência suficiente para lidar com cães mais dominantes. E de preferência um que não seja agressivo ou com problemas de socialização ou possessividade. Perferia um cão confiante mas equilibrado e calmo.
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

domingo set 16, 2012 2:29 pm

Segundo o link do teste que o Floripes3 colocou, seria ideal um cão com a maioria de C´s.
Mas então, numa ninhada há um dominante e um submisso e todos os outros são equilibrados, ou seja maioria de C´s?
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

domingo set 16, 2012 4:45 pm

Eu fiz o teste ao Simba e deu maioria A :o :o :o
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo set 16, 2012 8:09 pm

bearock Escreveu:Segundo o link do teste que o Floripes3 colocou, seria ideal um cão com a maioria de C´s.
Mas então, numa ninhada há um dominante e um submisso e todos os outros são equilibrados, ou seja maioria de C´s?
Não.

O teste serve apenas para avaliar as características inatas de cada cachorro. São uma orientação, não uma classificação final.

Penso que numa ninhada tanto pode haver um só cachorro de carácter dominante, como vários. Ou, se calhar, nenhum que possa ser classificado como tal. Ou todos mostram sê-lo. O mesmo quanto aos submissos e a todos. Como não sou criadora, não sei se tal acontece ou não, ou se acontece com frequência ou nunca, e por aí fora.

Repito: o teste é meramente orientador, o resto é com os donos de cada cachorro.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo set 16, 2012 9:09 pm

Do que tenho visto, costuma haver um, dois.
Depende também do que os rodeia. Já vi ninhadas mal socializadas em que todos eram assustados, com 2 meses rosnavam e não gostavam de ser tocados e tímidos. Entre eles pareciam bastante reactivos e competitivos.
Ninhadas muito socializadas , os cachorros são mais calmos , curiosos, seguros.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda set 17, 2012 5:32 pm

bearock Escreveu:Eu digo que a minha cadela é submissa porque quando encontra um cão pela primeira vez fica sempre com a cauda baixa, e se algum lhe rosna ela encolhe-se.. Está perfeitamente socializada com pessoas, recebe festas de qualquer estranho. Neste momento vê cães e brinca com cães diferentes todos os dias, mas só está completamente à vontade com um cão depois de estar alguns minutos com ele.
Dá-se bem com a cadela do meu namorado porque não tenta contestar a hierarquia, mas sinceramente não gosto muito de ver quando a outra lhe rosna por ela ir comer ou pegar num osso que lhe pertence
Concordo com o/a sxmota, quando falo em dominante ou submisso, refiro-me sempre às relações entre eles. Porque com as pessoas são ambos submissos, calmos e simpáticos! :D
No seu caso pode ser apenas falta de confiança, visto que passados alguns minutos já se comporta normalmente. Quanto às rosnadelas de outros cães, não quer dizer que eles sejam dominantes perante ela, podem fazê-lo por não estarem habituados a partilhar, por exemplo, ou até por medo.
Dê preferência a um do sexo oposto e se vai trazer um cachorro, em princípio, vai sempre funcionar. Acho que seria pior se tivesse um extremamente dominante com outros cães.
Quando trouxemos o Calvin fizemos tudo direitinho para que ele e o cão dos meus sogros se dessem bem. O outro simplesmente nunca o aceitou, só sabe rosnar-lhe, até ao dia de hoje! Porquê, porque nunca foi sociabilizado, foi retirado da mãe e restante ninhada demasiado cedo e tem muitas lacunas e incoerências na sua educação.
Aposte numa boa educação e sociabilização da sua cadela e posteriormente do cachorro que virá e verá que tudo vai funcionar.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda set 17, 2012 6:18 pm

No geral, com pessoas ou outros animais, desde que criado por mim de bebé, prefiro mil vezes um dominante do que um submisso.

Se "apanhado" em adulto, venha o diabo e escolha.
Responder

Voltar para “Cães”