domingo set 16, 2012 2:12 am
não me parece que estes casos de submissão ou dominância sejam em relação aos donos, mas entre os da sua espécie. E também não concordo que um cão domiante seja menos brincalhão, pelo contrário... um cão submisso apresenta timidez, um cão dominante é seguro de si e, como tal, alegre e jovial. Nem sempre se podem prever comportamentos baseados no temperamento... dou o exemplo do meu Jeremias, um cãozito submisso e tímido, inseguro, que se dá lindamente com a minha cadela Flor, mais dominante e equilibrada - ele imita-a, e ela não sente qualquer necessidade de se impôr. No entanto, com um cão que tenho em FAT e pesa 3 vezes mais q o Jeremias, bastante jovem (1 ano e meio) e, além de "chanfradinho", bruto, chato, com pouca educação e carente de mimos no que respeita a pessoas, é bastante equilibrado em relação a outros cães e mesmo gatos; no entanto, o tímido e submisso Jeremias impõe-se, assegurado pela Flor, e não o deixam, por exemplo, entrar na sala... com a minha influência já permitiram que ele entrasse em casa, e sei que a qualquer momento eu posso decidir que o jovem tresloucado entre na sala, a Flor e o Jeremias acatam as minhas decisões, por enquanto a criatura dominante e chefe da "matilha" sou eu e, por muito contrariados que se mostrem, com rosnadelas de protesto, eu mando e deixo que se entendam.
Não é assim tão complicado escolher um cão equilibrado, numa ninhada existe um submisso e um dominante, logo basta escolher um dos outros. Em qualquer caso, eu aconselharia um macho, já q se "submetem" mais facilmente às cadelas e raramente as agridem. Já outra cadela poderia ser um caso sério...