Dicas para inibir a mordedura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

domingo set 09, 2012 1:03 pm

Sei que os cachorrinhos têm necessidade de morder mas devem ser ensinados a controlar a força e a inibir as dentadas em contacto por exemplo com as mãos quando estamos a brincar!
Também sei que não é de um dia para o outro como é óbvio que eles assimilam este conhecimento mas a minha cadela é uma verdadeira destruidora, mesmo comparando com os irmãos (tenho noção que era a mais dominante da ninhada provavelmente dai este comportamento mas até tem sido fácil lidar com ela em praticamente todos os aspectos), ela é mãos, braços, pernas, já levei uma dentada no queixo! E assim não pode ser, ainda magoa alguém a sério!
O que tenho feito é assim que levo uma dentada com força acabo a brincadeira e ignoro-a durante um tempo. Ela assim acaba por perceber que quando morde não acontece algo de bom :P
Mas partilhem aqui as vossas experiências e métodos! Estamos sempre a aprender e o meu corpo agradece :lol:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo set 09, 2012 1:12 pm

Não a deixe brincar com as suas mãos ou pés.
Rrepreenda-a se for preciso com uma sacudidela e voz zangada.
Cada vez que e a morder, feche-a por uns minutos.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

domingo set 09, 2012 2:26 pm

Essa dica de a fechar... muito obrigada! Acabei de experiementar, deixei-a sozinha na cozinha, bastou uma vez parece um cordeirinho :P logo já se esqueceu e la terei que repetir mas é muito eficaz!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo set 09, 2012 2:46 pm

E se na altura em que ela morde com mais força der um "Ai!" de dor e a expulsar de seguida, ainda mais eficaz é: é assim que eles percebem que magoam e que não devem fazê-lo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

terça set 18, 2012 11:03 am

kat149 Escreveu:Sei que os cachorrinhos têm necessidade de morder mas devem ser ensinados a controlar a força e a inibir as dentadas em contacto por exemplo com as mãos quando estamos a brincar!
Também sei que não é de um dia para o outro como é óbvio que eles assimilam este conhecimento mas a minha cadela é uma verdadeira destruidora, mesmo comparando com os irmãos (tenho noção que era a mais dominante da ninhada provavelmente dai este comportamento mas até tem sido fácil lidar com ela em praticamente todos os aspectos), ela é mãos, braços, pernas, já levei uma dentada no queixo! E assim não pode ser, ainda magoa alguém a sério!
O que tenho feito é assim que levo uma dentada com força acabo a brincadeira e ignoro-a durante um tempo. Ela assim acaba por perceber que quando morde não acontece algo de bom :P
Mas partilhem aqui as vossas experiências e métodos! Estamos sempre a aprender e o meu corpo agradece :lol:
boas, tenho uma p.a que tinha esse problema e para mim resultou com o segurar a lingua ou meter-lhe os dedos na goela sempre que mordia e aleijava, sempre a falar com ela em tom de desafio, do genero "vá morde agora" assim torna a brincadeira das dentadas desagradavél para eles e eles aprendem muito mais rapido a nao morder ou a morder mais devagar..se não chegar, também pode agarrar o cachaço e sacudir enquanto diz "não, ou não se morde" e mante-la presa até parar de morder..
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça set 18, 2012 3:06 pm

O meu era (e às vezes continua ser :lol:) um autêntico tubarão... Teve parvo juntamente com os irmãos quando eram mesmo pequenos, e desde então que também foi isolado da mãe, por isso imaginam um cão ainda por cima com falta de socialização com a sua ninhada...

Ele é dos dominantes, e se o ignorares ou tentares "ganir" de dor, ele acha mais piada e fica mais excitado! Ele é dos que nem com palmadas tem medo... E palmadas para ele são cócegas, uma espécie de "ah queres brincar mais??" *patadas e dentadas*.

O que fiz foi uma série de coisas, e agora ele está muito melhor. Só não está completamente bom porque o papá continua a querer brincar à bruta com ele... e depois queixa-se de como com a mamã é mais gentil. :lol:

- dar-lhe brinquedos e ossos de roer que lhe interessam - ele necessita de roer, e não vale a pena reprimir apenas a necessidade. Tem que ser descarregado é em sítios apropriados.
- evitar brincadeiras bruscas que o excitam demasiado ou brincar com mãos e pés - senão ele vai aprender que assim é giro e que com os humanos é aceitável.
- brincar sempre com brinquedos.
- ensinar controlo de impulso - muito importante, um cão é preciso saber esperar e parar quando pedimos. Não digo que o meu é perfeito, mas pelo menos dá muito jeito.
- incentivar interacções gentis e beijinhos - dar festinhas e massagens gentis sem se exaltar muito, e dar muitos miminhos quando recebemos beijinhos é algo que ajuda o cão perceber que nós gostamos de beijinhos.
- se ele não parar mesmo quando pedimos, e nem com brinquedos funciona para redireccionar, imobilizo-o e afasto os seus dentes pelo cachaço até ele desistir de me morder e acalmar. Ele rebola-se para tentar soltar, e olha eu até me sento em cima dele e ele depois desiste (ele tem 28kg). Mordidelas = no fun. :)

Já experimentei castigo por isolamento também, mas no nosso caso não foi muito prático e ele ladrava muito (sabia que era castigo e não calava rapidamente, e de noite com os vizinhos não é muito bom). Mas posso dizer que até estava a resultar. :)
Responder

Voltar para “Cães”