Ansiedade de um momento para outro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça set 18, 2012 2:45 pm

Olá foristas,

Tenho uma situação estranha que preciso de ideias para perceber o que poderá ter sido a causa. Tenho uma ideia mas não sei se pode ser mesmo isso. O nosso cão geralmente ou não reage muito, ou ladra um pouco e depois pára quando saimos, mas sempre reagiu bem com o facto de ter que estar sozinho.

Só que desde domingo que ele de repente pareceu mais ansioso. E quando foi deixado sozinho em casa, uivou e ladrou nas primeiras uma ou duas horas (filmámos o que ele andou a fazer porque ficámos preocupados)! Só que não foi só nesse dia, ontem também fez o mesmo quando saímos para o trabalho.

Estamos um pouco preocupados, pois ele nunca foi assim sem razão aparente, e depois também estamos a chatear os vizinhos (e o ladrar dele ecoa tão bem pelo prédio). Tenho 2 hipóteses:
1- algum cheiro de cadela com cio está a stressá-lo? O meu noivo disse que desde uma ou outra saída anterior que ele andou a cheirar freneticamente assim de repente. Será isso que está a deixá-lo ansioso e maluco??
2 - no Sábado à tarde não resisti e dei-lhe o resto da sobremesa que eu estava a comer (sim, eu sei, não volta a acontecer, mas às vezes é difícil com aqueles olhinhos!). Será que o excesso de açúcar causou hiperactividade e ele ficou assim mais ansioso??

Não sei como é que ele está a comportar hoje, depois terei que ver o que ficou filmado.

Só que eu não queria castrar o meu rapaz antes dos 2 anos, para minimizar os riscos. :( Será que o poder do cio é mesmo assim tão forte?
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça set 18, 2012 2:59 pm

É muito forte mesmo, há cães que deixam de comer por exemplo. Pode ser isso, mas acho que também deveriam excluir qualquer problema físico indo ao vet.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça set 18, 2012 11:17 pm

Pela experiência (pouca) que me tocou em tempos, Pode ser uma coincidência. O problema pode ser outro como, por exemplo, uma ansiedade de separação despoletada por um qualquer gatilho. (ou outras hipóteses que valem a pena ponderar, na minha perspectiva).
O súbito interesse na rua pode ter sido causado por um outro cheiro, tal como um osso, espinha, bolo, urina desconhecida (rival), um cheiro desconhecido ao qual ele ainda não é capaz de associar, etc.
Como disse anteriormente, baseio-me unicamente pela minha experiência, pois se bem me lembro, na altura em que o "amor" andava pelo ar, não escolhia altura, um quarto de hora ou no máximo meia hora depois de voltar do passeio lá estava ele a atirar-se à porta e a raspá-la para ir "namorar".e pelo que descreveu isso só acontece nas alturas em que fica sozinho. Portanto poderá não ser cio. Mas não há ninguém melhor que você (ês) para avaliar a causa.
Mas cada caso é um caso, o meu poderá ter sido diferente do seu/vosso.
Se me permite a cautela, quanto aos açucares, tenha muito cuidado com os olhinhos com que se derrete, esse tipo de coisas tem efeitos acumulativos mas nefastos e mais à frente poderá derreter o seu coração com outro tipo de olhinhos e não poderá fazer nada em relação ao desenvolvimento de quadros clínicos indesejáveis a não ser um espectador.
Se me permite a sugestão, comece a preparar já o cão e aja em todos os campos (físico e mental) de forma a proporcionar uma velhice saudável ao seu animal.
sheep23
Membro Veterano

quarta set 19, 2012 2:08 pm

Obrigado pelas respostas. :)

Ontem fui falar com a nossa vet antes de a clínica fechar, por isso não fizemos nenhuma análise. A vet apenas apalpou algumas partes do cão, e falámos sobre o que aconteceu. Ela concorda que pode ser por causa do cio, mas não tirámos nenhuma conclusão em especial. Ela disse para não darmos atenção quando o cão pede atenção, para não piorar o hábito.

Não sei bem o que realmente foi, ele parece estar mais energético e ansioso, mas já está a melhorar. O bem é que ontem falei com a vizinha do mesmo andar, e ela disse que não ouviu o meu a ladrar muito, e disse que pode ser da mudança de temperatura ou por anoiteer mais cedo, porque o dela torna mais sensível por causa disso.
sheep23
Membro Veterano

quarta set 19, 2012 2:27 pm

margoustink Escreveu:A ideia de ter filmado acho bestial, dessa forma sabe o que se passa enquanto está ausente.

Leva-o a passear por longos períodos? Alguns animais preciso de ser mais tempo para ficarem mais tranquilos.

E pode ser mesmo a "mudança da idade".
Sim, ele tem 2 passeios todos os dias e até agora dá-se bem (deixámos de passear 3 vezes a não ser quando ele parece necessitar de fazer qualquer coisa, porque a nossa zona às tantas da noite não é segura). Só que agora de repente ficou assim.

Mas com a mudança da idade não era suposto ficar mais calminho? Pelo menos ele tem parecido mais calminho do que quando era pequeno. Mas há outra coisa que também pensei se não podia ser, ele supotamente já pode começar com a ração adulta, mas ainda estamos a dar-lhe mais um saco de cachorro (tem 1 ano e 3 meses). Não sei se agora começa a precisar menos calorias.
Responder

Voltar para “Cães”