Bem...há aqui pano para mangas!
Antes de dar a minha opinião sobre o assunto (que é só isso, uma opinião) gostaria de dizer que não tenho nenhum curso de treino ou de "psicologia" canina (as aspas são porque, se TODOS concordamos que os cães são cães e que, por esse motivo, se incluem na categoria de animais irracionais, estar a dizer que eles têm problemas "psicológicos" é no mínimo estranho eheh).
Depois gostaria de informar que, apesar de não ter formação certificada, trabalho com cães (e gatos) há cerca de 10 anos em associações e canis pelo que tenho a minha quota parte de "experiência de campo". Isto sem estar a incluir os meus obviamente e os que entram cá em casa para FAT
Gostava ainda de dizer que não sou extremista e não acredito na teoria do totalmente certo/errado ou preto/branco no que aos cães, e animais em geral, diz respeito. Cada caso é um caso e cada cão deve ser tratado como um indíviduo dotado de experiências, comportamentos e características próprias. Ainda que, obviamente, cada caso, por muito particular que seja, trará sempre novos conhecimentos, novas técnicas, novos métodos, novas abordagens, etc à pessoa que lida com o mesmo e que poderão ser aplicadas no futuro.
Assim, e antes de dizer seja o que for, gostava de dizer uma coisa -->
seja qual for o método que usamos na "reabilitação" e/ou no "treino" canino há 4 termos que, penso, todos deveriamos saber distinguir:
Reforço --> aumenta a frequência do comportamento
-
reforço positivo: dar ao cão algo que ele gosta (como recompensa para um comportamento desejado. O cão tende a repetir o comportamento de forma a receber essa recompensa - pode ser um brincadeira, uma festa, uma guloseima, etc)
-
reforço negativo: retirar ao cão algo que lhe é desagradável (por exemplo - é um exemplo estúpido mas é só para me tentar explicar - o cão tem coleira de choques, está a ladrar a outro e o dono está a corrigir isso dando choques sucessivos ao animal. o cão pára de ladrar por algum motivo e, nesse momento, o dono pára os choques. Ou seja, ao fim de algumas repetições o cão começa a dar-vos o comportamento certo para evitar o que não gosta que, neste exemplo, seriam os choques)
Castigo --> diminui a frequência do comportamento
-
castigo positivo: dar ao cão algo desagradável (o cão ladra e dão-lhe um "calduço" como alguém aqui referiu, já não me lembro quem peço desculpa! Ao fim de algumas repetições o cão deixa de ladrar para evitar o "calduço")
-
castigo negativo: retirar ao cão algo de agradavel para ele (o cão está a exibir um comportamento indesejado e o dono retira algo que ele adore do ambiente. O que acontece é que ao fim de um tempo o cão começa a deixar de ter esse comportamento indesejado para que não lhe seja retirado esse objecto)
Dito isto, acho que todos poderemos concordar que, qualquer que seja o método usado, obviamente haverão sempre resultados. Dependendo do caso e do método poderão é ser mais rápidos ou mais lentos a aparecer 
Assim sendo, caberá a cada um decidir qual o método que se ajusta melhor a si e a partir daí desenvolver a sua própria abordagem.
Quanto ao que eu, enquanto indíviduo, uso habitualmente nos cães com que trabalho posso dizer que recorro sobretudo ao reforço positivo e ao castigo negativo
O último caso que tive foi de um cão extremamente agressivo por medo (pânico mesmo!). Com ele usámos única e exclusivamente reforço positivo (e no ínicio até foi complicado porque não aceitava a comida se estivessemos presentes) e neste momento não só nos deixa aproximar como já toma ele a iniciativa

Foi um processo feito por etapas, sempre com muita calma e paciência à mistura, mas o facto é que neste momento já posso pedir a qualquer voluntário do canil para o levar à rua, entrar na box, mexer-lhe na comida, etc sem receios. O processo todo demorou cerca de 1 mês, mas obviamente já tive cães bem mais complicados... claro que o facto de ele ser novinho (+/- 1-2 anos) ajudou imenso!
Por último, por uma questão de curiosidade, gostaria apenas de perguntar aos membros daqui que são tão contra os métodos positivos (que, de acordo com o que disse acima, serão o reforço positivo e o castigo negativo) qual tem sido a vossa experiência ao aplicar os mesmos? Se me pudessem dizer com quantos animais trabalharam em positivo, quais os problemas gerais dos mesmos, qual o método positivo que usaram nesse caso e não resultou, o que acham que correu mal para não ter resultado, etc ficava muito grata! Dado o trabalho que faço é sempre útil ter feedback de outras pessoas e perceber o que fazem e porquê