assistente de veterinario

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quarta fev 04, 2004 11:33 am

olá a todos.
reparei que houve muitas respostas ao tópico do curso de tosquias, por isso vou arricar também:)
estou a tirar um curso universitario, na area de linguas. porém, a minha paixao sempre foram os animais. tentei ir para essa area mas nao era a minha especialidade...

o que eu gostava que me dissessem era se é preciso algum curso para ser assistente de veterinario, ou se é preciso apenas alguma pratica...
acho que um trabalho assim me realizava, mas nao encontro nenhuma informaçao sobre esta profissao...

obrigado a todos
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

quarta fev 04, 2004 11:43 am

Existem pessoas a trabalhar como auxiliares de medicina veterinária que não têm nenhum curso na área. Mas são excepções.

A grande maioria dos assistentes têm o curso de auxiliar de medicina veterinária que é ministrado por algumas (poucas) instituições.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta fev 04, 2004 11:43 am

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta fev 04, 2004 7:19 pm

Malkovich Escreveu: Existem pessoas a trabalhar como auxiliares de medicina veterinária que não têm nenhum curso na área. Mas são excepções.

A grande maioria dos assistentes têm o curso de auxiliar de medicina veterinária que é ministrado por algumas (poucas) instituições.
Na verdade é exactamente o contrário.A esmagadora maioria dos auxiliares não têm formação anterior e são formados nas clinicas.

Os que são formados por esses institutos descobrem rapidamente que o que aprenderam não tem grande aplicação prática.... para mim esses cursos continuam a ser um embuste. O curso de "enfermeiro" veterinário" que realmente tem utilidade é um bacharelato com 3 anos e não uma acção de formação desajustada de 6 meses
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quarta fev 04, 2004 7:37 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Os que são formados por esses institutos descobrem rapidamente que o que aprenderam não tem grande aplicação prática.... para mim esses cursos continuam a ser um embuste. O curso de "enfermeiro" veterinário" que realmente tem utilidade é um bacharelato com 3 anos e não uma acção de formação desajustada de 6 meses
Pois é... mas esse bacharelato ministrado em Elvas ainda não foi homolgado... o que tb não deixa de ser um embuste para aqueles que o acabam ou frequentam!
CasadeAnaval
Membro Veterano

quarta fev 04, 2004 7:45 pm

Esse bacharelato não existe para mim, falo dos cursos Ingleses, Holandeses e Franceses.

Acho uma idiotice que alguém vai tirar um curso de 3 anos que em Portugal tem um tecto salarial no topo de carreira de 180 contos :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Megaran
Membro Veterano

quarta fev 04, 2004 7:51 pm

CasadeAnaval Escreveu: Esse bacharelato não existe para mim, falo dos cursos Ingleses, Holandeses e Franceses.

Acho uma idiotice que alguém vai tirar um curso de 3 anos que em Portugal tem um tecto salarial no topo de carreira de 180 contos :roll:
Concordo!

Mas ir tirar um curso ao estrangeiro e vir trabalhar para Portugal vai dar ao mesmo... E todos nós sabemos que nem toda a gente tem a predesposição de se sujeitar a uma vida no estrangeiro... Mas tb só vai quem quer!
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta fev 04, 2004 8:33 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Malkovich Escreveu: Existem pessoas a trabalhar como auxiliares de medicina veterinária que não têm nenhum curso na área. Mas são excepções.

Na verdade é exactamente o contrário.A esmagadora maioria dos auxiliares não têm formação anterior e são formados nas clinicas.

No ano passado tirei o curso de assistente de medicina veterinária. Não com o objectivo de trabalhar numa clinica veterinária (que devo confessar, adorava) mas para ganhar conhecimentos em termos práticos. A maior parte dos meus colegas tinha como objectivo ser assistentes mas que eu tenha conhecimento, nenhum deles esta a trabalhar no ramo.

O curso nao me satisfez na totalidade. Ganhei alguns conhecimentos, mas estes adquire-se na prática e aulas práticas nunca existiram. Levavamos uns canitos para exemplificar algumas situações e treinar imobilizações, nada mais.

Mas gostei e o que aprendi, na teórica, já me ajudou a estar mais atenta a certos casos.

Não desaconselho, mas não se iludam...

Miau
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

quinta fev 05, 2004 10:39 am

CasadeAnaval Escreveu:

A realidade que eu conheço na área de Lisboa e arredores é a existência de auxiliares em mais de 90% das clínicas veterinárias que conheço. Quanto ao curso tenho a mesma opinião que você, não serve para muito e a tabela salarial é ridícula. Mas é o que temos...
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta fev 05, 2004 8:21 pm

90% ?

Com o devido respeito mas não conhece muitas. A maior parte dos veterinários de Lx e arredores foge das pessoas com formação de auxiliar de veterinario nesses sitios porque as pessoas infelizmente têm ideias muito diferentes do trabalho dos auxiiares e como é lógico sentem-se frustrados quando contactam com a realidade.
Megaran
Membro Veterano

quinta fev 05, 2004 9:01 pm

Realmente em algumas clínicas conheço pessoas com alguma formação, a trabalharem como auxiliares... e quando digo com alguma formação não digo com cursos de aux. mas sim as que estão a estudar Medicina veterinária!

Pode ser daí que vem a confusão do Malkovich! será?
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

sexta fev 06, 2004 7:16 am

pois é...
parece que temoa aqui o loby dos canudos outra vez...
vcs escolheriam um assistente com 20 anos de experiencia ou um vet recem formado??
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

sexta fev 06, 2004 10:19 am

Penso que existe aqui alguma confusão. Um assistente não é um licenciado em medicina veterinária e de forma alguma pode substituir um médico-veterinário. Da mesma forma um auxiliar em hospital humano que efectua limpezas não pode substituir um médico ou uma dona de casa substituir um mecânico.

Não se compare o incomparável.

Bons dias

Carlos Teixeira
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

sábado fev 07, 2004 8:55 am

Miau Escreveu: O curso nao me satisfez na totalidade. Ganhei alguns conhecimentos, mas estes adquire-se na prática e aulas práticas nunca existiram. Levavamos uns canitos para exemplificar algumas situações e treinar imobilizações, nada mais.

Mas gostei e o que aprendi, na teórica, já me ajudou a estar mais atenta a certos casos.

Não desaconselho, mas não se iludam...

Miau
Tal como os cursos de cabeleireiro e estética canina, fica-se sempre com a sensação de que não se aprendeu muito além de estar mais atento a determinadas coisas, o que já é um bom principio.
Esses cursos só fornecem as linhas para se coser e um manual, tudo o resto, a maneira como se cose já vem da experiencia adquirida depois e do geito que a pessoa tem para coser. Como o casadeanaval disse não são os cursos de enfermagem de 3 anos que se fazem em inglaterra, e muitos deles além de alguma teoria e uma prática de agarrar cães e colocar termómetros nos cães pouco mais ensinam. Há que estar atento a tudo, ter um bocadinho de testa, saber questionar e acima de tudo ter curiosidade para formular perguntas, resumindo interece.
Já trabalhei como assistente de veterinária, pouco tempo admito mas digo que aprendi muito mais fazendo as minhas perguntas parvas e inconvenientes que aprendi nesse tempo em que lá trabalhei a pôr termómetros no rabo dos cães. :lol:
Assim que tenho questões faço-as a quem sei que sabe, se não me satisfaz, segunda opinião e assim sucessivamente.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta fev 12, 2004 3:41 pm

Para quem esteja interessado, saiu hoje no DN o seguinte anúncio:

CLÍNICA VETERINÁRIA admite pessoal auxiliar contacto: telef.214342580.
Responder

Voltar para “Cães”