Preciso da vossa ajuda - cães não se dão bem
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quarta out 03, 2012 9:14 am
Quanto ao cio da cadela, isso está tratado, ela irá para casa de uns amigos dos donos enquanto durar. Esse não é o problema, o problema é mesmo o facto de eles agora não se darem bem.
As cadelas e as gatas que parem regularmente parecem ter menos propensão a cancros uterinos e mamários.
Daí o não fazer sentido a referência aos criadores.
Mas em animais que não são utilizados para reprodução, o que tenho visto são animais a quem os problemas aparecem a partir dos 5, 6 anos.
E depois muitas vezes a tal operação que não se quis fazer num animal novo e saudável, faz-se num animal já idoso. Vi isto acontecer com animais com 9 e 10 anos.
E não se esqueçam que quanto mais tarde se faz a esterilização, mais diminui a eficácia de prevenir cancors mamários...
As intervenções agora tem pós operatório muito mais simples, a última cadela que vi esterilizar nem pontos levou, o animal era de grande porte e correu muito bem.
Nos machos, o que costuma acontecer não são os problemas, isso é uma excepção, não é a regra.
Mas em animais que não são utilizados para reprodução, o que tenho visto são animais a quem os problemas aparecem a partir dos 5, 6 anos.
E depois muitas vezes a tal operação que não se quis fazer num animal novo e saudável, faz-se num animal já idoso. Vi isto acontecer com animais com 9 e 10 anos.
E não se esqueçam que quanto mais tarde se faz a esterilização, mais diminui a eficácia de prevenir cancors mamários...
As intervenções agora tem pós operatório muito mais simples, a última cadela que vi esterilizar nem pontos levou, o animal era de grande porte e correu muito bem.
Nos machos, o que costuma acontecer não são os problemas, isso é uma excepção, não é a regra.
Penso que com o tempo as relações deles melhorarão. Neste momento a cadela residente deve estar a mostrar ao cão recém-chegado quem é que manda lá em casa, que foi desde sempre território dela.KostyaLevin Escreveu:Quanto ao cio da cadela, isso está tratado, ela irá para casa de uns amigos dos donos enquanto durar. Esse não é o problema, o problema é mesmo o facto de eles agora não se darem bem.
Por seu turno, o seu cão não teve, anteriormente, outro a dividir o território, pelo que ainda não se apercebeu das novas regras que tem de cumprir e insiste em contactos com a fêmea.
Portanto, aguarde e intervenha o menos possível nas interacções entre eles.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Ainda hei-de aqui ler o conselho de esterilizar à nascença para prevenir os tumores.sasquatch Escreveu:As cadelas e as gatas que parem regularmente parecem ter menos propensão a cancros uterinos e mamários.
Já agora porque não tirar o fígado, a pele, os pulmões, etc, etc., etc?
Pois eu acho muito menos perturbador esterilizar uma fêmea de 5 ou 6 anos que castrar um macho de 11, mas isso sou eu.
Além do mais nem sequer acredito que mesmo que castre um cão com 11 anos os comportamentos indesejáveis desapareçam.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Olhem a minha experiência, reduzida a um único exemplar, é tal e qual o que a sasquatch descreve. Tive de esterilizar de urgência, já em piómetra e com 10 anos de idade, a Cocker que nunca cruzou.
E só descobrimos que ela estava mal (aquilo era um Panzer alemão) porque a sacana roubou um queijo seco, muito duro, tentou engoli-lo inteiro, eu tentei tirar, ela engasgou-se, tossiu com muita força e expeliu sangue e pus, com um cheiro nauseante, pela vagina.
Mas ficou na mesma, eu é que me assustei e levei ao vet que ainda era o Prof. Limão no Carmo.
E só descobrimos que ela estava mal (aquilo era um Panzer alemão) porque a sacana roubou um queijo seco, muito duro, tentou engoli-lo inteiro, eu tentei tirar, ela engasgou-se, tossiu com muita força e expeliu sangue e pus, com um cheiro nauseante, pela vagina.
Mas ficou na mesma, eu é que me assustei e levei ao vet que ainda era o Prof. Limão no Carmo.

Eu separaria as águas : uma coisa são os problemas de uma eventual castração, outros os problemas de comportamento.
Quanto aos primeiros, melhor é mesmo falar com o vet.
Também penso que, com onze anos, a castração não deve alterar o comportamento.
Quanto ao comportamento - é normal uma cadela fora do cio, rosnar aos cães que a cheiram teimosamente...significa "não me chateies".
Não tem nada de agressivo, nem significa que não se deêm bem.
É mesmo assim.
Estou farta de assistir a esse comportamento por parte da minha cadela.
Os cães sabem o que significa e, normalmente, deixam-na em paz.
É a falta de sociabilização canina que cria problemas - ié, o cão insiste.
E chateia, chateia, chateia, até a cadela se virar e ameaçar morder.
Mas nunca vi passar disso.
Quanto aos primeiros, melhor é mesmo falar com o vet.
Também penso que, com onze anos, a castração não deve alterar o comportamento.
Quanto ao comportamento - é normal uma cadela fora do cio, rosnar aos cães que a cheiram teimosamente...significa "não me chateies".
Não tem nada de agressivo, nem significa que não se deêm bem.
É mesmo assim.
Estou farta de assistir a esse comportamento por parte da minha cadela.
Os cães sabem o que significa e, normalmente, deixam-na em paz.
É a falta de sociabilização canina que cria problemas - ié, o cão insiste.
E chateia, chateia, chateia, até a cadela se virar e ameaçar morder.
Mas nunca vi passar disso.
A mim parece-me é que cada vez mais o pessoal se convence que esterilização/ castração é o remédio milagroso para tudo e mais alguma coisa.kittten Escreveu:
Ainda hei-de aqui ler o conselho de esterilizar à nascença para prevenir os tumores.
Já agora porque não tirar o fígado, a pele, os pulmões, etc, etc., etc?
Pois eu acho muito menos perturbador esterilizar uma fêmea de 5 ou 6 anos que castrar um macho de 11, mas isso sou eu.
Além do mais nem sequer acredito que mesmo que castre um cão com 11 anos os comportamentos indesejáveis desapareçam.
Qualquer dia chegamos ao ponto de :
"- Ah ! O meu cão alça a pata para fazer xixi!
- Isso é marcação de território! Castre-o já!!!! "

Sofia
Depois de ter visto umas 3 cadelas virgens com mais de 7 anos a serem operadas de urgência com cancros da mama ou infecções uterinas, o que digo é que é preferivel esterilizar animais jovens.
Nunca vi animais de criação a terem cancros da mama mas cadelas que nunca criaram, isso infelizmente já vi mais do que gostaria.
Machos, é a tal história:se calhar havia metade do que há nos canis, se fosse mais comum o hábito de castrar cães.
Nunca vi animais de criação a terem cancros da mama mas cadelas que nunca criaram, isso infelizmente já vi mais do que gostaria.
Machos, é a tal história:se calhar havia metade do que há nos canis, se fosse mais comum o hábito de castrar cães.
-
- Registado: quarta out 03, 2012 9:14 am
Zorra:
Ela começou por rosnar apenas quando ele a cheirava, mas agora basta ele olhar para ela ou chegar-se perto e ela rosna logo. E já passou do rosnar algumas vez, da última ela deixou-lhe uma ferida no pescoço...
Ela começou por rosnar apenas quando ele a cheirava, mas agora basta ele olhar para ela ou chegar-se perto e ela rosna logo. E já passou do rosnar algumas vez, da última ela deixou-lhe uma ferida no pescoço...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Eu já tive cães e cadelas...geralmente também têm brigas até estar definido a hierarquia. As pessoas não podem nunca dar mimo ao que parece mais frágil, caso não haja grandes brigas o melhor é não interferir.
O animal mais dominante geralmente quer estar mais perto do dono, quer comer primeiro. Há que não inverter os papéis.
Quando são dois machos dominantes, de porte semelhante é muito mais complicado. As brigas podem ser muito intensas ao ponto de um deles ficar sem dentes ou outros ferimentos sérios. Só nesses casos se deve intervir, em brigas mais leves, não me meto no assunto.
As "brigas" entre cadelas dominantes, conseguem ser piores.
O animal mais dominante geralmente quer estar mais perto do dono, quer comer primeiro. Há que não inverter os papéis.
Quando são dois machos dominantes, de porte semelhante é muito mais complicado. As brigas podem ser muito intensas ao ponto de um deles ficar sem dentes ou outros ferimentos sérios. Só nesses casos se deve intervir, em brigas mais leves, não me meto no assunto.
As "brigas" entre cadelas dominantes, conseguem ser piores.
Afaste o seu cão quando ele fizer menção de se aproximar da cadela. Tem de lhe ensinar também a respeitar os espaços de todos, humanos e caninos, coisa que as rosnadelas da cadela, pelos vistos, não conseguem.KostyaLevin Escreveu:Zorra:
Afinal de contas, e pelo que conta, tudo se resume a isso: respeitar o espaço de cada um. Nem sequer é um caso de dominância, é apenas um cão que não aprendeu essa regra básica. E é sempre tempo de a aprender.
E seja persistente e tranquilo ao ensinar-lho, vai ver que ele aprenderá depressa.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>