Uma espécie de QualquerCoisaBull chamada Sam!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda out 08, 2012 4:24 pm

vitor22 Escreveu:Não percebo quase nada destas leis, mas sei que são muito trabalhosas e para quem tem um PP é uma chatice.

Como disseram aqui e bem "Mas a partir do momento que a lei diz claramente que não se trata de uma raça mas de um tipo de cão, qualquer agente de autoridade pode muito bem dizer que o animal se enquadra dentro da tipologia que define um pp.", ou seja se o cão tiver o azar de sair corpolento e com uma cabeça grande, pode muito bem dar chatices, e apanharem multa por parecer um PB.
A Lei diz isto (Decº.Lei 312/03):
b) «Animal potencialmente perigoso», qualquer animal que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a ser incluídas em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas;
Não diz que o pitbull é um tipo de cão, isso não está escrito em lado nenhum

Depois saiu a Portaria (422/04) com a lista das raças, que diz assim:
O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Entendeu-se que determinados cães, devido às suas especificidades rácicas, como o tamanho e a potência de mandíbula que os caracterizam, são desde logo animais potencialmente perigosos, pelo que se determinou naquele diploma que essas raças e cruzamentos de raças constariam de portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
...

ANEXO

Lista a que se refere a alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro

I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

A seguir à Portaria saiu um Despacho (10819/08) que diz:
...
Nos termos do n.º 1 do artigo 14.º do citado decreto-lei, por despacho do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas pode ser proibida a reprodução ou criação de quaisquer cães perigosos ou potencialmente perigosos, nomeadamente de raças ou cruzamentos de raças caninas constantes da portaria referida na alínea b) do artigo 2º, bem como restringida a sua entrada em território nacional, nomeadamente por razões de segurança de pessoas e outros animais.

Os acontecimentos recentes relativos a agressões provocadas por cães de raças potencialmente perigosas e seus cruzamentos, aconselham a que sejam tomadas medidas adequadas para alterar a situação actual, usando, para o efeito, tal medida.

Assim:

Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, determino o seguinte:

1 - É proibida a reprodução ou criação de quaisquer cães das raças constantes da Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril, incluindo os resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si ou com outras.

2 - É igualmente proibida a entrada no território nacional, por compra, cedência ou troca directa, de quaisquer cães das raças constantes da Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril, incluindo os resultantes dos cruzamentos daquelas raças entre si ou com outras.

3 - Excepcionam-se do disposto nos n.os 1 e 2 os cães cuja inscrição conste em livro de origem oficialmente reconhecido (LOP e outros).
...
Como se pode ler em nenhum lado fala do pitbull como tipo de cão.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda out 08, 2012 4:55 pm

vitor22 Escreveu:Não percebo quase nada destas leis, mas sei que são muito trabalhosas e para quem tem um PP é uma chatice.

Como disseram aqui e bem "Mas a partir do momento que a lei diz claramente que não se trata de uma raça mas de um tipo de cão, qualquer agente de autoridade pode muito bem dizer que o animal se enquadra dentro da tipologia que define um pp.", ou seja se o cão tiver o azar de sair corpolento e com uma cabeça grande, pode muito bem dar chatices, e apanharem multa por parecer um PB.
Mas se na documentação que identifica o cão constar que o cão é sem raça defenida como diabo vai o agente provar o contrário?
Tantos e tantos cães que parecem isto e aquilo.... que juiz vai proceder baseado em parecenças?
Sofia
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda out 08, 2012 5:13 pm

A lei refere "uma tipologia semelhante a a alguma das raças referidas".

E depois define um tipo de cão: são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.

Um agente de autoridade pode perfeitamente pegar por aqui. E pegam.

A maior parte dos agentes está farto de ir a bairros sociais e ver cães com este "perfil". Se dá para embirrar (como a outra na Austria embirrou), não é o estar a dizer rafeiro na Junta que aquece ou arrefece...

Porque se há uma chatice e se pede a opinião de um vet, o vet vai dizer o que acha e depois? Eles não vão dizer "ah, o vet não percebe de raças".
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

segunda out 08, 2012 5:20 pm

nicosa Escreveu:[

Mas se na documentação que identifica o cão constar que o cão é sem raça defenida como diabo vai o agente provar o contrário?
Tantos e tantos cães que parecem isto e aquilo.... que juiz vai proceder baseado em parecenças?
Então como provam que é xpit, ou xrott se estes não podem ter LOP? Pela caderneta do vet? E se eu disser para ele por SRD?!

Eu penso que já lí/ouvi o que afirmei anteriormente, mas posso estar enganado.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

segunda out 08, 2012 5:24 pm

vitor22 Escreveu:
nicosa Escreveu:[

Então como provam que é xpit, ou xrott se estes não podem ter LOP? Pela caderneta do vet? E se eu disser para ele por SRD?!

Eu penso que já lí/ouvi o que afirmei anteriormente, mas posso estar enganado.
Quem é que lhe disse que os rott não tem Lop?
Tem sim senhora.
Os pit é que não tem,por não serem considerados raça.
Só um vet muito parvo é que põem SRD num cão que vê perfeitamente que é Xpitbull.
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda out 08, 2012 5:28 pm

Nanda hoje está com muito pouco discernimento.
Ele escreveu Xrott...

Como é que se vê "perfeitamente" que um cão é descendente de pitbull? :roll: Ou seja lá do que for com 100% de certeza?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nandaalmeida
Membro Veterano

segunda out 08, 2012 5:40 pm

dinodane Escreveu:Nanda hoje está com muito pouco discernimento.
Ele escreveu Xrott...

Como é que se vê "perfeitamente" que um cão é descendente de pitbull? :roll: Ou seja lá do que for com 100% de certeza?
:oops: :oops: :oops: Eu hoje não estou boa :oops: :oops:
Dino "perfeitamente" é como quem diz,quando as parecenças são inegáveis(como é o caso do Sam)eu acho bem que a vet lá ponha Xpitbull.
Agora quando só se parece um pouco...Ainda passa.
E não tenho a mais pequena dúvida que o cão vai ter problemas com a policia por ser parecido com um.
Não pelo que entende.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda out 08, 2012 5:51 pm

sasquatch Escreveu:A lei refere "uma tipologia semelhante a a alguma das raças referidas".

E depois define um tipo de cão: são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.

Um agente de autoridade pode perfeitamente pegar por aqui
. E pegam.

A maior parte dos agentes está farto de ir a bairros sociais e ver cães com este "perfil". Se dá para embirrar (como a outra na Austria embirrou), não é o estar a dizer rafeiro na Junta que aquece ou arrefece...

Porque se há uma chatice e se pede a opinião de um vet, o vet vai dizer o que acha e depois? Eles não vão dizer "ah, o vet não percebe de raças".
E a respeito disto que têm a dizer?
É verdade, o pitbull não tem LOP? Mas tem todas essas características aqui mensionadas...ele e muitos outros, com ou sem LOP de raçax ou y.

Mas está ali bem explicado...
nandaalmeida
Membro Veterano

segunda out 08, 2012 6:00 pm

margoustink Escreveu:
sasquatch Escreveu:A lei refere "uma tipologia semelhante a a alguma das raças referidas".

Um agente de autoridade pode perfeitamente pegar por aqui
. E pegam.

E a respeito disto que têm a dizer?
É verdade, o pitbull não tem LOP? Mas tem todas essas características aqui mensionadas...ele e muitos outros, com ou sem LOP de raçax ou y.

Mas está ali bem explicado...
Quer dizer exactamente o que está a negrito.
Não pelo que entende.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

segunda out 08, 2012 6:13 pm

o que eu acho é que os donos com cães que tenham parecenças com alguma das raças potencialmente perigosas, devem investir a sério na educação do seu cão. Trela na rua, sempre... nunca facilitar! se possivel, treinem o cão em obediência, façam o COB e algum tipo de teste de sociabilidade com ele. sempre é algo a juntar aos documentos do cão, que prova que o dono se preocupa com a educação e sociabilidade do seu cão, e que não é um mafioso qualquer das barracas com um "Gandá pitt!".

e digo isto, porque nalgumas zonas os policias andam tão chatos e embirrantes, que vale a pena ter algo para que dono e cão se possam defender! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda out 08, 2012 7:01 pm

Um agente de autoridade pode perfeitamente pegar por aqui. E pegam.

Um agente de autoridade, pode pegar por onde ele quiser e bem entender, mas depois, em tribunal, terá de o provar.

Não sou eu que, enquanto acusado, tenho de provar que o cão é ou deixa de ser PP só porque um agente ou quem quer que seja, assim o entendeu com base, sabe-se lá em quê.

Quem acusa tem do seu lado o ônus da prova.

Há que saber interpretar o que está escrito na Lei, que me parece estar a passar ao lado de muita gente, e não é de agora.

Convém não esquecer que o DL 312/2003 não é exclusivo para os cães, mas sim para todos os animais.

Posteriormente, foi publicada a portaria 422/04 que, com base no DL 312/2003 e naquilo que este define como caracteristicas para classificar um animal de Perigoso ou Potencialmente Perigoso.... (e é aqui que é necessário saber fazer a devida interpretação) definiu-se uma lista de raças que se entendeu enquadrar na definição dada no DL 312/2003

Daí que é importante não descontextualizar e ler com atenção e como um todo o que está na portaria 422/04

O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Entendeu-se que determinados cães, devido às suas especificidades rácicas, como o tamanho e a potência de mandíbula que os caracterizam, são desde logo animais potencialmente perigosos, pelo que se determinou naquele diploma que essas raças e cruzamentos de raças constariam de portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
...

ANEXO

Lista a que se refere a alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro

I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

O que está a vermelho, é aquilo que o proprio DL 312/2003 define para todos os animais e com base nisso, logo de seguida, a bold, determina-se um conjunto de raças que se entendeu e de acordo com a portaria 422/04, que se enquadravam nestes pressupostos.

Portanto, estão bem definidas as raças que foram consideradas como PP.

O que eu gostaria ver era que juiz e com base em quê, poderia afirmar que determinado cão é um PitBull.

Se a própria raça, em Portugal, não é reconhecida, logo é um SRD e estando registado exactamente como SRD, gostaria de saber quem poderia vir dizer o contrário e baseando-se em quê.

Agora se cairem na patetice de registar um SRD como sendo PitBull, aí a coisa pode ser encarada de forma diferente.
<strong>Paulo Santos</strong>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda out 08, 2012 7:26 pm

Pois que o PauloSantos1 refere uma situação que me faz bastante confusão: quem é que decide se o cão é ou não Pit.

Se a raça não é reconhecida, quem é o perito que decide? O veterinário municipal? Um polícia? A Junta? Quem?

O CPC nada tem a ver com o tema porque para essa entidade, é um srd.

Nunca tive um PP e não percebo nada do assunto.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

segunda out 08, 2012 7:39 pm

WaterMonitor Escreveu:Pois que o PauloSantos1 refere uma situação que me faz bastante confusão: quem é que decide se o cão é ou não Pit.

Se a raça não é reconhecida, quem é o perito que decide? O veterinário municipal? Um polícia? A Junta? Quem?

O CPC nada tem a ver com o tema porque para essa entidade, é um srd.

Nunca tive um PP e não percebo nada do assunto.
Esse sempre foi o busilis da questão.

Parece-me que não há quem decida, nem base para o decidir.

Se eu registar um Pit como sendo SRD, quero ver quem e como irá provar que se trata desta ou daquela raça ou cruzamento de...

A única entidade em Portugal capaz de certificar uma raça é CPC, mas como para o CPC o pitbull é um srd...
<strong>Paulo Santos</strong>
Brunardo
Membro Júnior
Registado: quinta out 04, 2012 5:00 pm

segunda out 08, 2012 7:53 pm

Portanto, a própria lei é um contrassenso, ao não reconhecer o Pittbull como raça.

Eu não o pretendo registar como pit. Ele não é agressivo, nunca foi e se o educo é mesmo para evitar algumas chatices. Inclusive já tive um vizinho que, volta e meia, se empoleirava no meu portão a picar o cão, quando ele está perfeitamente seguro no quintal, sem possibilidade de sair sem que se abra o portão.

Eu tenho todo o interesse em educá-lo, tenho gosto, diverte-me e gosto de ver os resultados (que diga-se, têm sido alguns). Tomo todas as medidas, treino-o em sítio controlado e posteriormente vou testando junto de outros cães. Um dos problemas que aqui afirmei inicialmente era o de ele responder ao ladrar de outros cães agressivamente. Neste momento não reage. Cheira, por vezes "chora", mas passa-lhe.

Agora, registá-lo como pitt, a meu ver, só me vai trazer chatice, já que me vai condicionar judicialmente. Eu vou tratar de tudo para segurança do animal e de quem se relaciona com ele (escola/treinador, seguro e registo, bem como vacinas e a ração devida - se calhar aqui vou precisar de uma ajudinha!) e como tal não o quero estar a "marcar" de uma forma que, socialmente, é bastante negativa.

Todas as pessoas que se cruzam com ele na rua, adoram-no. Todas as pessoas que cá vêm a casa, salvo raras excepções, adoram o raio do bicho. Eu nem tinha noção de que ele era parecido com um pittbull quando o trouxe, até porque estava tão magro que não tinha metade do músculo que tem agora.

Posto isto, vou tomar todas as medidas, mas estar a registá-lo como pitt está a deixar-me de pé atrás, até porque não faço ideia de onde veio.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda out 08, 2012 7:55 pm

Pois parece-me que tem razão.

Se um polícia na rua decidir que o meu cão é um Pit, e eu teimar que não é, no limite vamos ambos parar a um tribunal onde um juiz olha para o cão e decide como lhe der na bolha.

Penso que será isto o que acontece a uma pessoa teimosa e esclarecida.

Quem percebe de cães será capaz de ver a diferença, mas para quem não percebe (e eu sou a pessoa a quem disseram que a Bulldog era a filha dos dois Terranova) qualquer cão de pêlo curto e focinho quadrado, como há para aí a pontapé, é um Pitbull.
Responder

Voltar para “Cães”