Apesar de já ter tido animais (gatos e peixes) nunca tive um cão e tenciono comprar um nos próximos tempos (provavelmente Janeiro). Mas como gosto de estudar bem aquilo que compro precisava de umas indicações e de um cão que se adequasse a este perfil:
- Quero um cão de exterior (em casa só mesmo os peixes)
- Tenho disponibilidade para estar com ele de manhã antes do trabalho, provavelmente também uns 10 minutos por volta da hora do almoço, e tenho tempo disponível após o trabalho 18:00 (final de tarde/noite). Fim de semana tenho o tempo todo mas necessito que ele tenha capacidade de ficar algumas horas sozinho pelo menos à semana, pois não posso estar com ele no trabalho e apenas eu tenho disponibilidade para tomar conta dele. Fora do horário de trabalho é perfeito, dentro desse horário infelizmente não posso mesmo.
- Em termos de personalidade tenho noção que todos os cães são diferentes, mas a raça tem alguma influência, e dispenso raças com tendência a liderar/desafiar o dono, dominantes, agressivas, difíceis de ter mão sobre ela;
- Não pode dar-se mal com crianças, e não pretendo um cão com manutenção complicada e que perca muito pelo, sou alérgico a pelos de gato, não sei se o mesmo se aplica a cães, mas provavelmente não. De todas as maneiras não quero um que seja muito complicado em termos de pelagem como por exemplo um pastor de Sheetland (penso eu).
- Preciso de um cão fiel e companheiro, que aprecie uns passeios de vez em quando.
- Não quero um cão de porte grande.
Já tinha pensado em diversas possibilidades, não sei o que pensam, nomeadamente:
Border Collie (o problema é que se calhar esta raça não aceita estar presa durante o tempo em que trabalho)
Poodle, Epagneul Breton, Labrador, Fox terrier, Bulldog, Galgo ...
Ainda tenho tempo mas procurava mesmo estudar com calma qual seria a raça do meu novo companheiro.
obs: não tenho absolutamente nada contra cães que não sejam de raça, mas quero um cão de raça. Obrigado