Qual a raça mais apropriada no meu caso?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

valeri10
Registado: sábado out 20, 2012 9:15 am

sábado out 20, 2012 9:46 am

Bom dia a todos :)

Apesar de já ter tido animais (gatos e peixes) nunca tive um cão e tenciono comprar um nos próximos tempos (provavelmente Janeiro). Mas como gosto de estudar bem aquilo que compro precisava de umas indicações e de um cão que se adequasse a este perfil:
- Quero um cão de exterior (em casa só mesmo os peixes)
- Tenho disponibilidade para estar com ele de manhã antes do trabalho, provavelmente também uns 10 minutos por volta da hora do almoço, e tenho tempo disponível após o trabalho 18:00 (final de tarde/noite). Fim de semana tenho o tempo todo mas necessito que ele tenha capacidade de ficar algumas horas sozinho pelo menos à semana, pois não posso estar com ele no trabalho e apenas eu tenho disponibilidade para tomar conta dele. Fora do horário de trabalho é perfeito, dentro desse horário infelizmente não posso mesmo.
- Em termos de personalidade tenho noção que todos os cães são diferentes, mas a raça tem alguma influência, e dispenso raças com tendência a liderar/desafiar o dono, dominantes, agressivas, difíceis de ter mão sobre ela;
- Não pode dar-se mal com crianças, e não pretendo um cão com manutenção complicada e que perca muito pelo, sou alérgico a pelos de gato, não sei se o mesmo se aplica a cães, mas provavelmente não. De todas as maneiras não quero um que seja muito complicado em termos de pelagem como por exemplo um pastor de Sheetland (penso eu).
- Preciso de um cão fiel e companheiro, que aprecie uns passeios de vez em quando.
- Não quero um cão de porte grande.

Já tinha pensado em diversas possibilidades, não sei o que pensam, nomeadamente:
Border Collie (o problema é que se calhar esta raça não aceita estar presa durante o tempo em que trabalho)
Poodle, Epagneul Breton, Labrador, Fox terrier, Bulldog, Galgo ...

Ainda tenho tempo mas procurava mesmo estudar com calma qual seria a raça do meu novo companheiro.

obs: não tenho absolutamente nada contra cães que não sejam de raça, mas quero um cão de raça. Obrigado
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado out 20, 2012 10:02 am

[Editado pela moderação - Por favor abstenha-se de responder se não tem nada de útil a acrescentar]
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Yokel
Membro
Registado: domingo mar 25, 2012 10:35 am

sábado out 20, 2012 10:07 am

São muitas exigências a ter em conta, não se avizinha facilidade na escolha .
Espero que tenha sorte e encontre um cão com essa compatibilidade .
A raça que crio e apresento, não se enquadra nesse perfil.

Boa sorte .
valeri10

sábado out 20, 2012 10:10 am

Yokel Escreveu:São muitas exigências a ter em conta, não se avizinha facilidade na escolha .
Espero que tenha sorte e encontre um cão com essa compatibilidade .
A raça que crio e apresento, não se enquadra nesse perfil.

Boa sorte .
O maior problema é não ter possibilidade para estar com ele enquanto trabalho, o que é normal para 99% das pessoas. De resto não tenho nenhuma exigência em especial para além de não poder ser um cão enorme tipo dogue alemão.

Tenho muito espaço para ele, determinação , e vontade de adoptar um.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado out 20, 2012 10:17 am

Antes de ter algum cão, certifique-se da questão das alergias.

Todos os cães precisam de escovagens. Todos precisam de treino apropriado. Todos precisam de tempo e todos estragam coisas e trazem preocupações e despesas.

Um poodle (caniche) ou bulldog não são raças para exterior. Os galgos também não apreciam muito rua especialmente no inverno devido ao pelo muito fino.

Um fox é bastante dominante e exige um dono muito experiente e muito acompanhamento.

Os border collie precisam de muita estimulação ou tornam-se destruidores e stressados.

Gosto bastante de epagneul mas são animais que ganham muito em estar sempre junto do dono, são meigos e dóceis por natureza.

Já agora, desculpe mas para mim cães quando eu estou em casa, estão em casa comigo. Nunca vai ter um animal 100% treinado e socializado se o mantém sempre no exterior.
Yokel
Membro
Registado: domingo mar 25, 2012 10:35 am

sábado out 20, 2012 10:21 am

Desculpe a minha "resistência" mas isto são exigências :

Em termos de personalidade tenho noção que todos os cães são diferentes, mas a raça tem alguma influência, e dispenso raças com tendência a liderar/desafiar o dono, dominantes, agressivas, difíceis de ter mão sobre ela;
- Não pode dar-se mal com crianças, e não pretendo um cão com manutenção complicada e que perca muito pelo, sou alérgico

Quanto a isto :

O maior problema é não ter possibilidade para estar com ele enquanto trabalho, o que é normal para 99% das pessoas.

Não é um problema, tão grave, quando se compensa o tempo que se passa em casa .

Li no 1º comentário , "passeios de vez em quando" , um cão aprecia passeios diários ...

Não me vou alongar muito mais, desejo-lhe ainda assim , sorte!
valeri10

sábado out 20, 2012 10:25 am

sasquatch Escreveu:Antes de ter algum cão, certifique-se da questão das alergias.

Todos os cães precisam de escovagens. Todos precisam de treino apropriado. Todos precisam de tempo e todos estragam coisas e trazem preocupações e despesas.

Um poodle (caniche) ou bulldog não são raças para exterior. Os galgos também não apreciam muito rua especialmente no inverno devido ao pelo muito fino.

Um fox é bastante dominante e exige um dono muito experiente e muito acompanhamento.

Os border collie precisam de muita estimulação ou tornam-se destruidores e stressados.

Gosto bastante de epagneul mas são animais que ganham muito em estar sempre junto do dono, são meigos e dóceis por natureza.

Já agora, desculpe mas para mim cães quando eu estou em casa, estão em casa comigo. Nunca vai ter um animal 100% treinado e socializado se o mantém sempre no exterior.
Vou certificar-me quanto às alergias, em termos de preocupações, treino, despesas e escovagem não há problema, apenas tenho preferência por raças com pelo mais curto mas o problema também não será por aí.

Quanto à questão de estar por casa foi algo no qual nunca refleti seriamente. Neste momento a grande questão a meu ver é 1: uma raça adequada para quem não tem qualquer experiência; 2- uma raça com independência suficiente para aguentar algumas horas por dia sem mim. De resto não tenho nenhum entrave em especial, nem tenho problemas em tratar bem do animal, sempre tive animais, e do mais pequeno neon ao gato nunca houve qualquer negligência nem falta de atenção. Estou aqui a pedir ajuda de forma séria e educada, e se puderem ajudar terei todo o gosto
valeri10

sábado out 20, 2012 10:28 am

Yokel Escreveu:Desculpe a minha "resistência" mas isto são exigências :

Em termos de personalidade tenho noção que todos os cães são diferentes, mas a raça tem alguma influência, e dispenso raças com tendência a liderar/desafiar o dono, dominantes, agressivas, difíceis de ter mão sobre ela;
- Não pode dar-se mal com crianças, e não pretendo um cão com manutenção complicada e que perca muito pelo, sou alérgico

Quanto a isto :

O maior problema é não ter possibilidade para estar com ele enquanto trabalho, o que é normal para 99% das pessoas.

Não é um problema, tão grave, quando se compensa o tempo que se passa em casa .

Li no 1º comentário , "passeios de vez em quando" , um cão aprecia passeios diários ...

Não me vou alongar muito mais, desejo-lhe ainda assim , sorte!
A questão da agressividade é por ser o primeiro cão e convém ter mão sobre um cão, quem não tem experiência tem mais dificuldade com cães mais dominantes. A questão da criança deve-se ao facto de os vizinhos terem crianças. QUanto aos passeios de vez em quando refiro-me a passeios de vez em quando, diários. Ou seja, uns 3 por DIa
sasquatch
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 10:31 am

Quanto a mim o epgneul é uma boa escolha. É uma raça quanto a mim bastante agradável.
Não é um cão dominante, dá-se bem com crianças. A pelagem não é curta. É média, franjada.

São cães de caça e isso significa que necessitam de muito exercício ou tornam-se feios de gordos que ficam.

Tem de o passear diáriamente e é indispensável ser educado a obedecer e a não fugir porque todas as raças de caça gostam de se dispersar atrás de cheiros.

Se for habituado de bebé aos gatos, habitua-se. Conheço pelo menos uns 3 que são animais de companhia e os donos nunca tiveram problemas de maior. Mas conheço muitos mais que são cães de caça muito apreciados.
valeri10

sábado out 20, 2012 10:36 am

sasquatch Escreveu:Quanto a mim o epgneul é uma boa escolha. É uma raça quanto a mim bastante agradável.
Não é um cão dominante, dá-se bem com crianças. A pelagem não é curta. É média, franjada.

São cães de caça e isso significa que necessitam de muito exercício ou tornam-se feios de gordos que ficam.

Tem de o passear diáriamente e é indispensável ser educado a obedecer e a não fugir porque todas as raças de caça gostam de se dispersar atrás de cheiros.

Se for habituado de bebé aos gatos, habitua-se. Conheço pelo menos uns 3 que são animais de companhia e os donos nunca tiveram problemas de maior. Mas conheço muitos mais que são cães de caça muito apreciados.
Actualmente e dentro do pouco que conheço, parece-me a raça mais adequada. EM termos estéticos, e apesar de isso não ser de todo o mais importante, gosto mais de Border collies mas pelo que li é impossível mante-lo preso por pouco tempo que seja. Adoraria ter 24 h por dia para um cão desses, mas para quem trabalha nao sei se é possível
sasquatch
Membro Veterano

sábado out 20, 2012 10:47 am

O que quer dizer com preso? Está a pensar ter o cão preso?

É que isso é completamente errado e mesmo muito cruel. Para isso, não tenha cão nenhum. Os animais de corrente tornam-se stressados, agressivos, frenéticos e completamente dificuldades de educar.
valeri10

sábado out 20, 2012 11:07 am

sasquatch Escreveu:O que quer dizer com preso? Está a pensar ter o cão preso?

É que isso é completamente errado e mesmo muito cruel. Para isso, não tenha cão nenhum. Os animais de corrente tornam-se stressados, agressivos, frenéticos e completamente dificuldades de educar.
Não é preso pela corrente. A casa tem um jardim muito muito grande, mas está protegido por muros. Preso no sentido em que o portão está fechado para não ir para a rua mas pode correr pelo jardim á vontade e teria abrigo e parque próprio. Se fosse para estar na corrente preferia não ter nenhum.
valeri10

sábado out 20, 2012 11:27 am

[Editado pela moderação]

Agradeço a todos vocês as respostas e desde já a recepção calorosa a quem procura conhecer mais sobre o mundo canino. O meu objectivo passava por discutir abertamente e educadamente sobre esta questão, mas visto não ser possível agradeço que me eliminem a conta e podem fechar a thread (fica ao vosso critério).
Nunca refutei companhia, cuidados, amor e atenção a nenhum animal, e não é agora que o vou fazer. Precisamente por ser melhor prevenir que remediar vim pedir auxílio antes de fazer o que quer que seja, mas face à recepção de alguns dos vossos membros dispenso mais respostas irónicas e hostis quando não faltei de educação a ninguém.
Tenham todos um ótimo dia. Obrigado
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado out 20, 2012 11:38 am

valeri10 Escreveu:Bom dia a todos :)

Apesar de já ter tido animais (gatos e peixes) nunca tive um cão e tenciono comprar um nos próximos tempos (provavelmente Janeiro). Mas como gosto de estudar bem aquilo que compro precisava de umas indicações e de um cão que se adequasse a este perfil:
- Quero um cão de exterior (em casa só mesmo os peixes)
- Tenho disponibilidade para estar com ele de manhã antes do trabalho, provavelmente também uns 10 minutos por volta da hora do almoço, e tenho tempo disponível após o trabalho 18:00 (final de tarde/noite). Fim de semana tenho o tempo todo mas necessito que ele tenha capacidade de ficar algumas horas sozinho pelo menos à semana, pois não posso estar com ele no trabalho e apenas eu tenho disponibilidade para tomar conta dele. Fora do horário de trabalho é perfeito, dentro desse horário infelizmente não posso mesmo.
- Em termos de personalidade tenho noção que todos os cães são diferentes, mas a raça tem alguma influência, e dispenso raças com tendência a liderar/desafiar o dono, dominantes, agressivas, difíceis de ter mão sobre ela;
- Não pode dar-se mal com crianças, e não pretendo um cão com manutenção complicada e que perca muito pelo, sou alérgico a pelos de gato, não sei se o mesmo se aplica a cães, mas provavelmente não. De todas as maneiras não quero um que seja muito complicado em termos de pelagem como por exemplo um pastor de Sheetland (penso eu).
- Preciso de um cão fiel e companheiro, que aprecie uns passeios de vez em quando.
- Não quero um cão de porte grande.

Já tinha pensado em diversas possibilidades, não sei o que pensam, nomeadamente:
Border Collie (o problema é que se calhar esta raça não aceita estar presa durante o tempo em que trabalho)
Poodle, Epagneul Breton, Labrador, Fox terrier, Bulldog, Galgo ...

Ainda tenho tempo mas procurava mesmo estudar com calma qual seria a raça do meu novo companheiro.

obs: não tenho absolutamente nada contra cães que não sejam de raça, mas quero um cão de raça. Obrigado
O Galgo risque da sua lista já que é tudo menos um cão de exterior.

Quanto aos restantes, border, poodle e Epagneul, são cães de pelo.

Se não quer um cão dominante risque também o fox terrier, sobra-lhe o bulldog que também não me parece ser um cão de exterior.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado out 20, 2012 1:38 pm

Eu prefiro uma pessoa que seja ponderada e responsável na adoção que as outras que no momento de adoção é só love, depois é o que se vê, só não transformam os cães em peluches, porque não conseguem. Eliminam tudo que lhes incomoda. Os desgraçados é que continuam a respirar a fazer xixi e cocó.

Em relação alergias, faça exames mesmo, porque os médicos falam muito facilmente que somos alérgicos a animais. Geralmente feitos exames, muitas pessoas não são de todo alérgicos.

Há cães que precisam de tosquia e outros cuidados. Mas como não largam praticamente pêlo. São para algumas pessoas, uma escolha determinante. Pode sempre procurar cães com essas características. O poodle e outras raças têm essas características.
Há pessoas que não querem animais em casa, porque têm de facto problema com a queda de pêlo dos cães e gatos, em especial nas alturas da muda.

Nunca em casa, é uma regra tramada. Sabe que geralmente os cães gostam de estar junto dos donos.

Estar com o animal, não será propriamente que a dona esteja em casa e ele no quintal. Quando chove e faz muito frio, você não vai estar tanto tempo com ele, porque ele está no quintal. Acredite não é a mesma coisa.
Não fosse esta regra e tudo seria mais fácil.
Bloqueado

Voltar para “Cães”