Ola Francisco,
Para definir mais especificamente a parte que eu dava ao meu cão, era o omoplata de vitelo, e na verdade esse osso nao era muito arrondado mas mais bicudo e quadrado o que se calhar deu para engolir alguns estaladiços do osso.
Até,
Pedro
Ossos do talho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Obrigada a todos pelas respostas.
Fiquei com uma ideia mais clara do assunto, acho que vou dar ao Dylan um daqueles ossos de joelho de vaca cru e observar se não le faz mal.
A minha ideia é dar um osso só quando ele tem que ficar sozinho por algumas horas, para se entreter, o que não acontece tudos os dias.
Para a Marta: eu dou ás vezes daqueles ossos comprados nas lojas para roer, mas não muito frequentemente porque o Dylan os roe, parte, mastiga e engole aos bocados aquela massa, não tenho certeza mas parece-me que uma coisa dessas (que não é natural) não deve ser muito boa, portanto faço como com as guloseimas para as crianças: o menos possível. Não acho que cause tártaro, pelo menos o Dylan tem os dentes branquíssimos, mas se calhar é tambem porque ele adora roer desses brinquedos de borracha dura, que não consegue partir.
Alicia
Fiquei com uma ideia mais clara do assunto, acho que vou dar ao Dylan um daqueles ossos de joelho de vaca cru e observar se não le faz mal.
A minha ideia é dar um osso só quando ele tem que ficar sozinho por algumas horas, para se entreter, o que não acontece tudos os dias.
Para a Marta: eu dou ás vezes daqueles ossos comprados nas lojas para roer, mas não muito frequentemente porque o Dylan os roe, parte, mastiga e engole aos bocados aquela massa, não tenho certeza mas parece-me que uma coisa dessas (que não é natural) não deve ser muito boa, portanto faço como com as guloseimas para as crianças: o menos possível. Não acho que cause tártaro, pelo menos o Dylan tem os dentes branquíssimos, mas se calhar é tambem porque ele adora roer desses brinquedos de borracha dura, que não consegue partir.
Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Agora que tocaram no assunto dos ossos, fará mal aos cães roer/comer os ossos de animais que apanham? O meus cães têem a tendência de caçar coelhos e de os comer antes que a gente dê por isso, pelo que existe a probabilidade de comerem os ossos. Até agora nunca houve problemas internos, mas devo tentar impedir que comam os coelhos?
Também há o porblema de roerem ossos que encontram, como maxilares e crânios de bichos misteriosos (aliás, um desses maxilares parece mesmo humano). Devo tirar todos e deitá-los fora?
Também há o porblema de roerem ossos que encontram, como maxilares e crânios de bichos misteriosos (aliás, um desses maxilares parece mesmo humano). Devo tirar todos e deitá-los fora?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Sim, obviamente, se não sabe o que é, livre-se deles.ladyxzeus Escreveu: (aliás, um desses maxilares parece mesmo humano). Devo tirar todos e deitá-los fora?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Muito bem. então quando as ervas daninhas forem arrancadas aproveito e tiro de lá os ossos perdidos (como as ervas estão muito altas não os consigo encontrar
)

Os ossos a dar de modo seguro deverão ser as rotulas. Permitem o cão roer à vontade e nao cria as lascas como um femur.
O spot de vez em quando tem direito a uma rotula e da cabo dela em pouco tempo, por isso se ele é capaz, qualquer um é. E a ideia de cozer também não é do meu agrado pois desse modo os ossos ficam mais perigosos, e se o cão não comer o osso num dia, deita-se fora. Não há necessidade de guardar. Os ossos até são de borla...
Lady, em relação ao seu cão caçar lebres, se tiverem vivas até pode ser um banquete
Os lobos também as comem e não morrem por causa dos ossos. O perigo real são os ossos do coelho após cozidos. Mas no entanto há o perigo da lebre ter doenças.
O spot de vez em quando tem direito a uma rotula e da cabo dela em pouco tempo, por isso se ele é capaz, qualquer um é. E a ideia de cozer também não é do meu agrado pois desse modo os ossos ficam mais perigosos, e se o cão não comer o osso num dia, deita-se fora. Não há necessidade de guardar. Os ossos até são de borla...
Lady, em relação ao seu cão caçar lebres, se tiverem vivas até pode ser um banquete

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu, a princípio, dava ossos cozidos, agora dou crús.
Ela gosta mais e duram mais tempo.
São sempre ossos grandes (quem os escolhe é o marido da minha empregada que trabalha na distribuição de carne e tem prática destas coisas).
Quanto à prisão de ventre.
Também acontece com a Zorra quando são muitos.
Combato-a com yogurte natural - tem efeito laxante.
Também tem a mania de os enterrar para uma próxma vez.
Aliás sai disparada de casa quando suspeita que algum animal (nomeadamente gatos) se estão a aproximar demais do esconderijo.
Eu deixo-a à vontade com esses hábitos.
O meu cunhado diz que é assim no mundo natural e não devemos combater os instintos naturais dos cães - pois se eles chegaram até cá com eles !
Ele acha que se deve "deixar um cão ser cão" e pronto.
Ela gosta mais e duram mais tempo.
São sempre ossos grandes (quem os escolhe é o marido da minha empregada que trabalha na distribuição de carne e tem prática destas coisas).
Quanto à prisão de ventre.
Também acontece com a Zorra quando são muitos.
Combato-a com yogurte natural - tem efeito laxante.
Também tem a mania de os enterrar para uma próxma vez.
Aliás sai disparada de casa quando suspeita que algum animal (nomeadamente gatos) se estão a aproximar demais do esconderijo.

Eu deixo-a à vontade com esses hábitos.
O meu cunhado diz que é assim no mundo natural e não devemos combater os instintos naturais dos cães - pois se eles chegaram até cá com eles !
Ele acha que se deve "deixar um cão ser cão" e pronto.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
- Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
- Contacto:
Olá!
Eu também dou ossos aos meus cães, mas cozidos cerca de 10 minutos e depois ponho-os no forno 10 a 15 minutos para ficarem bem secos e não largarem maus odores.
Eu também dou ossos aos meus cães, mas cozidos cerca de 10 minutos e depois ponho-os no forno 10 a 15 minutos para ficarem bem secos e não largarem maus odores.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olá
Pois, eu pus essa questão ao meu vet, de dar osso, e como, e agora estou espantada com as vossas respostas e as dele.
Aconselhou-me a não dar, porque poderiam lascar, e provocar os tais problemas intestinais, (obstrução) mas, se desse para os cozer sempre!
NUNCA crus!
E agora? Há aqui "contrainformações"!
Pois, eu pus essa questão ao meu vet, de dar osso, e como, e agora estou espantada com as vossas respostas e as dele.
Aconselhou-me a não dar, porque poderiam lascar, e provocar os tais problemas intestinais, (obstrução) mas, se desse para os cozer sempre!
NUNCA crus!

E agora? Há aqui "contrainformações"!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Acho a sua pergunta muito coerente e razoável.
No entanto, talvez o seu vet lhe tenha dado um conselho genérico - daqueles que se dão a toda a gente, com medo que essas pessoas façam errado.
Eu explico melhor - é como a história de não levar os cachorros à rua antes da vacinação completa.
Não é bem assim.
Podem-se levar mas com muitos cuidados, evitando contacto com outros cães que não conhecemos, zonas sujas, fezes, etc, para o animal não apanhar doenças.
Mas dá-se esse conselho porque a maioria das pessoas só ouve o que quer.Então é melhor dizer : Não, não o faça, bem claramente.
Acho eu este pode ser um desses casos.
Senão vejamos - ao longo da história os cães sempre comeram ossos.
Todos os ossos que encontravam.
Muitos morreram por causa disso.
Porque os ossos que, quebrados, tem arestas agudas podem perfurar o aparelho digestivo.
Daí, nada de ossos de galinha, ossos de coelho, ossos pequenos.
Ossos crus - podem levar doenças.
Cozidos 10 minutos (era o que eu fazia) eliminam-se essas bactérias.
Mas se dermos muitas condições as pessoas não ouvem - daí nada de ossos.
Não sei se é isto (espero intervenções de quem mais sabe) mas parece-me um cenário possível.
No entanto, talvez o seu vet lhe tenha dado um conselho genérico - daqueles que se dão a toda a gente, com medo que essas pessoas façam errado.
Eu explico melhor - é como a história de não levar os cachorros à rua antes da vacinação completa.
Não é bem assim.
Podem-se levar mas com muitos cuidados, evitando contacto com outros cães que não conhecemos, zonas sujas, fezes, etc, para o animal não apanhar doenças.
Mas dá-se esse conselho porque a maioria das pessoas só ouve o que quer.Então é melhor dizer : Não, não o faça, bem claramente.
Acho eu este pode ser um desses casos.
Senão vejamos - ao longo da história os cães sempre comeram ossos.
Todos os ossos que encontravam.
Muitos morreram por causa disso.
Porque os ossos que, quebrados, tem arestas agudas podem perfurar o aparelho digestivo.
Daí, nada de ossos de galinha, ossos de coelho, ossos pequenos.
Ossos crus - podem levar doenças.
Cozidos 10 minutos (era o que eu fazia) eliminam-se essas bactérias.
Mas se dermos muitas condições as pessoas não ouvem - daí nada de ossos.
Não sei se é isto (espero intervenções de quem mais sabe) mas parece-me um cenário possível.