Bom Dia a todos!
Venho pela presente expôr o meu caso e, espero, ter uma ajuda da V/ parte.
Começo por frisar que não sou propriamente amante de cães. Na verdade, tenho uma fobia enorme aos mesmos.
Mas quanto ao meu caso: eu tenho um vizinho que adora deixar o cão solto - vai ao café no fim da rua, e deixa o seu cãozinho a brincar livre.
O problema é que o cão é meio psicótico e põe-se a ladrar para toda a gente que passa. E, pior, às vezes cruzo-me com ele, e tenho de lidar com um cão que avança para mim, a latir...
A questão é: como é que eu posso despertar no cão uma reacção que o faça deixar de latir/avançar para mim?
Ponho de parte o facto de ele dever estar de trela, como manda o Decreto-Lei n.º 314/2003. E o falar com o dono, apesar de não ser mal intencionado, vem sempre com aquele discurso irritante do 'ele não faz mal, só quer brincar', que não leva a nada.
Racionalmente, não posso dizer que o cão seja mau ou agressivo. Mas acho perigoso ter um animal «sensível» ao lado de uma pessoa com fobia, que não sabe lidar muito bem com cães.
Também me escuso de querer partir para a agressividade ao cão, batendo-lhe - a acontecer, o que não desejo, teria de ser em último caso, perante a iminência de ser mordido.
Sei que existem uns dispositivos com ultrassom, ou algo do género, mas não sei se serão muito eficientes...
Têm mais alguma dica? Vocês, que conhecem e gostam de cães, poderiam ajudar-me a lidar com um cão ultrassensível, de modo a conseguir afastá-lo de forma pacífica? Desde atirar água, fazer algum barulho? Isto parece um pouco patético, mas queria estar seguro sem ter de criar problemas ao animal...
Muito Obrigado,
Augusto
Cães, Vizinhos e Latidos - Que solução?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am
Nem maisvdcrafa Escreveu:Solução mais fiavel é primeiro falar com o dono e explicar a situação, porque tambem quem não tem culpa é o cao, caso não dê em nada é fazer queixa as entidades competentes!!
Pois eu acho que nao vai servir de nada falar com o dono. Uma pessoa que deixa o seu cao solto e sozinho .... enfim. Mas nao custa tentar.
Na minha modesta opiniao, tente ignorar o cao quando ele se aproxima. Nao olhar sequer para ele. Sei que é dificil para quem tem medo ou se sente desconfortavel, mas por experiencia propria, comigo ja funcionou, pois ao ser totalmente ignorado desistiu.
boa sorte.
Na minha modesta opiniao, tente ignorar o cao quando ele se aproxima. Nao olhar sequer para ele. Sei que é dificil para quem tem medo ou se sente desconfortavel, mas por experiencia propria, comigo ja funcionou, pois ao ser totalmente ignorado desistiu.
boa sorte.
Mas acho que se deve alertar na mesma o dono, porque não é correto o cão andar solto quando anda assustar as pessoas, sem falar que qualquer dia é a uma criança e ai vai ter um trinta e um do caraças e quem vai acabar por sofrer as consequencias é o animal, isso tambem não acho bem!!fsilva185 Escreveu:Pois eu acho que nao vai servir de nada falar com o dono. Uma pessoa que deixa o seu cao solto e sozinho .... enfim. Mas nao custa tentar.
boa sorte.
fsilva, não concordo consigo.fsilva185 Escreveu:Pois eu acho que nao vai servir de nada falar com o dono. Uma pessoa que deixa o seu cao solto e sozinho .... enfim. Mas nao custa tentar.
boa sorte.
Sou da mesma opinião que os foristas anteriores. Existe uma lei que É para ser cumprida pelo que, o animal tem de estar com trela e mais nada.

Fale com o dono do canito e, explique-lhe que, à face da lei o animal não pode andar solto. Caso ele insista, avise-o que a próxima vez que vir o animal sem trela, chama as autoridades.
A meu ver, tem três opções ( duas já foram referidas). A primeira é sempre...
1ª Vá falar com o dono, exponha o seu ponto de vista e desejo que respeite o seu espaço individual. (por exemplo, quando o apanhar sozinho).
Se não gostar de "aturar" cães, está no seu pleno direito.
2ª Pode aproveitar a situação para tentar perder esse seu medo, com supervisão do dono, sempre.
3ª ignorar completamente o cão, aja como ele lá não estivesse, mesmo que esteja a cm de si. Com o passar do tempo também não lhe vai ligar
Não estou lá para ver, portanto isto não passa de suposições, provavelmente, o cão até pode estar a chamar a sua atenção para o conhecer, estabelecer contacto amigável,mas se tem medo, o melhor a fazer é tentar (sem expectativa) estabelecer o tal contacto mediante supervisão do dono. (se optar por este caminho).
Se o cão costuma andar solto, e mesmo que o dono aceda ao seu pedido, será normal, que em algumas vezes, isso falhe, por diversas razões, ou não o viu a chegar, etc. Se achar que são vezes a mais, ou o dono não acedeu ao seu pedido, então aí e só aí, deve-lhe relembrar a lei ( não a dos pp se o cão não for pp) mas a geral, ou atrelado ou açaimado.
Só em caso de desespero é que deve ameaçar ou fazer efectivamente a queixa as autoridades, mas pode vir a ser contraproducente.
Estas são as minhas sugestões.
1ª Vá falar com o dono, exponha o seu ponto de vista e desejo que respeite o seu espaço individual. (por exemplo, quando o apanhar sozinho).
Se não gostar de "aturar" cães, está no seu pleno direito.
2ª Pode aproveitar a situação para tentar perder esse seu medo, com supervisão do dono, sempre.
3ª ignorar completamente o cão, aja como ele lá não estivesse, mesmo que esteja a cm de si. Com o passar do tempo também não lhe vai ligar
Não estou lá para ver, portanto isto não passa de suposições, provavelmente, o cão até pode estar a chamar a sua atenção para o conhecer, estabelecer contacto amigável,mas se tem medo, o melhor a fazer é tentar (sem expectativa) estabelecer o tal contacto mediante supervisão do dono. (se optar por este caminho).
Se o cão costuma andar solto, e mesmo que o dono aceda ao seu pedido, será normal, que em algumas vezes, isso falhe, por diversas razões, ou não o viu a chegar, etc. Se achar que são vezes a mais, ou o dono não acedeu ao seu pedido, então aí e só aí, deve-lhe relembrar a lei ( não a dos pp se o cão não for pp) mas a geral, ou atrelado ou açaimado.
Só em caso de desespero é que deve ameaçar ou fazer efectivamente a queixa as autoridades, mas pode vir a ser contraproducente.
Estas são as minhas sugestões.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Não quer ter qualquer contacto próximo com esse cão, presumindo esta condição:Começo por frisar que não sou propriamente amante de cães. Na verdade, tenho uma fobia enorme aos mesmos.
As leis devem ser para todos.
O cão à solta enquanto o dono vai ao café, não está correto; nem para o próprio cão que pode ser atropelado. O dono já devia saber isso.
Não há respeito pela lei, depois criam-se mais leis, que continuam a não serem cumpridas e daqui a pouco criam mais leis...
No seu caso, eu falava com o senhor para que tome a responsabilidade pelo seu cão. O cão têm de circular à trela. E se não for assim, tem de chamar a polícia. Como já foi referido por outras pessoas.
A questão é: como é que eu posso despertar no cão uma reação que o faça deixar de latir/avançar para mim?
O melhor é mesmo fingir que ele nem existe...para quem tem fobia é muito difícil ignorar, mas tente o máximo. O agir como se cão não exista. É bom se o conseguir.
Não olhar para o cão, evitar o contacto visual, ignorando-o por completo. Pelo menos a nível comportamental; "não mostre o medo". Não gesticule ou faça movimentos bruscos, com os braços.
Evite sempre seguir na mesma direcção que ele. Devemos evitar caminhar, no sentido de ficar de frente com o animal.
Se ele avançar para si, também há conselhos úteis.
Mas fale com o dono, e esclareça a situação. Você não têm de passar por essas situações.
Um dia se quiser perder esse medo, era muito bom, porque infelizmente existem imensas pessoas com cães soltos em espaços públicos. Se alguém seu amigo tiver um cão calmo e meigo, é o indicado.