Corte de Orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peixinhu
Membro
Registado: sábado nov 13, 2010 3:39 pm

quarta out 24, 2012 2:56 pm

Em relação a um dos varios comentarios que li concordo com a ideia de que a proibição desta medida apenas é prejudicial. Pois passando a ser proibido existem pessoas a faze-lo na mesma, o problema é que muitas pessoas agora o fazem sem a minima formação, sem cuidados necessarios que qualquer tipo de cirurgia necessita.

Se fosse legal fazer o corte de orelhas, as mesmas seriam feitas em clinicas que têm ao seu dispor veterinarios competentes, todo o material necessario e acompanhamento de toda a cicratização, etc.
nanda4
Membro Veterano
Registado: segunda out 22, 2012 9:40 am

quarta out 24, 2012 3:02 pm

Foi muito estúpido terem proibido o corte!!!!
É proibido mas existem muitos vets a fazê-lo,e acho muito bem.
Sou a nanda4...
Já fui a nandapossollo nandaalmeida chateada e nandaalmeida de novo :lol:
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta out 24, 2012 3:13 pm

Só por curiosidade, proibiram os cortes de orelhas e quanto aos cortes de cauda? Continuam a ser permitidos? É que a meu ver não faz muito sentido poribirem uns e outros não...
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta out 24, 2012 3:17 pm

Sasha9 Escreveu:Só por curiosidade, proibiram os cortes de orelhas e quanto aos cortes de cauda? Continuam a ser permitidos? É que a meu ver não faz muito sentido poribirem uns e outros não...
Sim, os cortes de cauda continuam a ser permitidos.
O porquê de terem optado por legislar assim... eu não sei
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta out 24, 2012 3:41 pm

AHAHAH Escreveu:
margoustink Escreveu:Um cão ou uma cadela de raça cuja função seja a de pastoreio, caça ou guarda, continua a cumprir o seu trabalho da mesma forma se sofrer uma castração /ovariohisterectomia?

Exactamente na mesma.
Não está a a afirmar, só para manter a ideia de ser a favor desses procedimentos?

Eu tenho experiência de animais inteiros nessas tarefas; os meus conhecimentos no comportamento de outros animais são limitados a poucos animais, e esses ficaram muito a desejar.

Até podia ser questão do animal e, não dos procedimentos que tinha sido sujeito. E na altura foi a ideia que fiquei.

Eu achei que não tinham aquela motivação que vi sempre nos meus. Aguentarem as situações mais complicadas físicamente e não só; faltava resistência; achava que começavam bem, mas depois ficavam muito apagados. Achava-os também imaturos.
[Sabe que eu tenho o hábito de também ir associando os comportamentos deles ao mesmo tempo que amadurecem. Aqui na cidade, vejo também muitos cães imaturos, com comportamentos de quase cachorros e já têm 4 ou 5 anos]

Até pode ter razão mas o que vi foi diferente.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 24, 2012 4:01 pm

Os animais de trabalho como cães guia são obrigatóriamente esterilizados, machos e fêmeas.

Os de pastoreio não o são mais vezes porque se trata de animais geralmetne com donos de poucas posses e poucos conhecimentos mas como deve imaginar uma cadela com o cio não pode ir para o monte com o rebanho porque vai ser logo coberta pelo 1º cão que aparecer. Assim como um cão de pastoreio se lhe cheirar a uma cadela saida na zona, deixa o rebanho e vai atrás.

Os animais se a motivação fortissima da reprodução concentram-se mais nas tarefas e no treino. Qualquer treinador experiente lhe explica isto. Há animais de detecção de dorga esterilizados precisamente por serem mais focados na função.

Essa questão que coloca é compeltamnte descabida e pode comprová-la com um vet.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta out 24, 2012 4:24 pm

maraya Escreveu: Sim, os cortes de cauda continuam a ser permitidos.
O porquê de terem optado por legislar assim... eu não sei
Acho que já percebi o motivo... :wink:
Julgo que os cortes começaram por não ser estéticos, antes estavam ligados às funções a que se destinavam os cães. Outro user que perceba mais do assunto poderá esclarecer melhor este ponto.
Os cortes da cauda estavam associados a cães ligados à caça, em que a cauda poderia espantar a caça ao entrar em silvados e terrenos com mato. Os cortes de orelhas estavam associados a cães usados em lutas. As orelhas rasgam frequentemente nas lutas entre cães, daí a necessidade em serem mais curtas para evitarem possíveis ferimentos.
Provavelmente o facto de só proibirem os segundos cortes prende-se precisamente com a proibição deste tipo de actividades no nosso país, uma forma de as desencorajar.
Enquanto n&atilde;o amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecer&aacute; adormecida. (Anatole France)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta out 24, 2012 4:28 pm

em relação ao corte da cauda, é verdade que não foi proibido. o certo é que vários clubes das raças alteraram o estalão, como no caso do boxer por ex. cães com orelhas ou rabos cortados, que tenham nascido depois da alteração ao estalão, não podem entrar nas exposições organizadas pelo clube!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
margoustink
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 4:30 pm

sasquatch Escreveu:Os animais de trabalho como cães guia são obrigatóriamente esterilizados, machos e fêmeas.

Os de pastoreio não o são mais vezes porque se trata de animais geralmetne com donos de poucas posses e poucos conhecimentos mas como deve imaginar uma cadela com o cio não pode ir para o monte com o rebanho porque vai ser logo coberta pelo 1º cão que aparecer. Assim como um cão de pastoreio se lhe cheirar a uma cadela saida na zona, deixa o rebanho e vai atrás.

Os animais se a motivação fortissima da reprodução concentram-se mais nas tarefas e no treino. Qualquer treinador experiente lhe explica isto. Há animais de detecção de dorga esterilizados precisamente por serem mais focados na função.

Essa questão que coloca é compeltamnte descabida e pode comprová-la com um vet.
Mas nessas alturas os animais não iam trabalhar, tinham outros...Não estou a falar nos assuntos paralelos a essas funções.
Para a função de guarda e todas as funções para que foram seleccionados, são sempre melhor animais esterilizados/ castrados é isso?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta out 24, 2012 4:55 pm

Os animais esterilizados são mais fáceis de treinar e concentram-se mais nas funções.

Quem anda com animais no monte, no pastoreio, geralmente não tem dinheiro para esterilizações, os animais duram pouco e não costumam revezar-se quando ficam de baixa de parto...
Vacina da raiva e o vet que vê o gado vai dando uma olhada.

Aliás, o pastoreio tradicional é agora uma actividade muito residual e artesanal já que as grandes explorações tem os animais em cercados e os cães são de guarda, não de maneio com o gado o que é bem diferente.

O mito de que animais castrados perdem qualquer coisa na sua postura e na sua imagem é mesmo um mito.
margoustink
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 5:25 pm

[Estava para editar, mas preferi escrever noutro post, porque podia já ter começado a comentar]

Não vamos contar o dinheiro dos donos dos cães pastores; não vamos por aí.
Que não contribui nada para o assunto que queria saber de facto. Nunca vi cadelas no cio a trabalharem, eram fechadas.

Nos cães guia, tem toda a ração. A castração/esterilização sempre.

A questão é:

Quando é retirado o apareho reprodutor, deixa de existir no animal a necessidade de produzir as hormonas que iriam condicionar grande parte dos seus comportamentos naturais. De tal modo que existem, para além de mim, haverá pessoas que também concordam que após a esterilização, os cães tornam-se mais apaticos, menos vivos. E isto afecta o seu desempenho quando trabalham.

Mas não havia a mesma vivacidade que vi em alguns animais "inteiros" vs castrados/esterilizados. Podiam ter sido mal escolhidos, mas foi o que achei.

Se este argumento, não tem algum fundamento, eu acho que tem...pelo menos isso sempre me foi explicado também por veterinários. E claro também me explicaram o reverso da moeda, etc.

Por já ouvir opiniões de veterinários e treinadores, queria ouvir as vossas...outras experiências e outras visões.
margoustink
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 5:28 pm

sasquatch Escreveu:Os animais esterilizados são mais fáceis de treinar e concentram-se mais nas funções.

Quem anda com animais no monte, no pastoreio, geralmente não tem dinheiro para esterilizações, os animais duram pouco e não costumam revezar-se quando ficam de baixa de parto...
Vacina da raiva e o vet que vê o gado vai dando uma olhada.

Aliás, o pastoreio tradicional é agora uma actividade muito residual e artesanal já que as grandes explorações tem os animais em cercados e os cães são de guarda, não de maneio com o gado o que é bem diferente.

O mito de que animais castrados perdem qualquer coisa na sua postura e na sua imagem é mesmo um mito.
Era disso que estava a referir-me.

E se é mito...pronto vou continuar a verificar é mais uma opinião.
indigo003
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 5:31 pm

há casos e casos, mas no geral não acho correcto nem verdadeiro dizer que o animal fica absolutamente igual depois de ser castrado!!

e isto das castrações e esterelizações é uma coisa algo recente. pois uma das formas de selecionar os melhores exemplares de cada raça (isto em tempos idos) era precisamente no cumprir das suas funções. O melhor cão /cadela de guarda, pastoreio, boieiro, caça, etc... seria o animal escolhido para reproduzir!

que um cão guia ou de assistência, que tem uma pessoa completamente dependente de si, tenha que ser castrado para poder estar completamente concentrado na função que cumpre, tem sentido sim. mas sinceramente, castrar um cão de guarda, um cão de defesa, um cão que cumpre uma função para a qual tem que ter algum drive.. não me parece o mais adequado!
</p>
margoustink
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 5:50 pm

indigo003 Escreveu:há casos e casos, mas no geral não acho correcto nem verdadeiro dizer que o animal fica absolutamente igual depois de ser castrado!!

e isto das castrações e esterelizações é uma coisa algo recente. pois uma das formas de selecionar os melhores exemplares de cada raça (isto em tempos idos) era precisamente no cumprir das suas funções. O melhor cão /cadela de guarda, pastoreio, boieiro, caça, etc... seria o animal escolhido para reproduzir!

que um cão guia ou de assistência, que tem uma pessoa completamente dependente de si, tenha que ser castrado para poder estar completamente concentrado na função que cumpre, tem sentido sim. mas sinceramente, castrar um cão de guarda, um cão de defesa, um cão que cumpre uma função para a qual tem que ter algum drive.. não me parece o mais adequado!
É isso mesmo a que me refiro. Em miuda o cão que fugisse do boi e do cavalo ou se assustava com tiros...não trabalhava, ficaria em casa com as minhas avós.

Em relação a cães de guarda, o treinador diz que prefere cão de guarda inteiro, o pior é se aparece um ladrão com cadelas no cio. :lol: Mas tudo hipotético.
Mas geralmente, também há as cadelas que ficam mais próximo das casas dos donos e os machos avançam até aos limites de território.

Quando estão "limpos" não sei.

Aí onde vive, os cães que vê em todo lado, na maior parte é "limpo" (esterilizado/castrado)?
indigo003
Membro Veterano

quarta out 24, 2012 5:55 pm

daqueles que reparo, só mesmo um labradoodle que conheci nos primeiros dias aqui estava castrado porque está a ser treinado para cão de assistência. de resto, os que vejo estão todos inteiros!
</p>
Responder

Voltar para “Cães”