Epilepsia -opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

sexta out 26, 2012 12:09 pm

Há uns dias 'tropecei' com uma história de um canito Dalmata encontrado preso a uma cerca numa praia de V.N.Gaia. Não sei muito bem , apenas sei que, ou foi solta ou a cachorra ela mesmo se soltou e que andaram para a resgatar quase uma semana. Na impossibilidade de quem a resgatou ficar com ela e como á uns dias que os meus pais (que acabaram o luto de um canito que partiu) falavam em procurar um cão e como sabia que o cão de sonho do meu pai era um Dalmata, falei com eles e no dia seguinte, sabado a cadela estava em casa deles. Na sexta tinham levado ao vet a cadelinha, que viu que ela não tinha chip, e que aparentemente o animal apenas estaria subnutrida (14.200kg).
Na quarta feira foi ao vet da minha confiança, que iniciou o programa de vacinas e que foi da mesma opinião, a cadela parecia saudavel.
No entanto esta noite a cadelinha foi pedir ajuda ao meu pai, tremia e não se segurava nas patas. Levaram-na de imediato a um hospital vet, pertinho da casa. Ao chegar lá desencadeiou-se um ataque de epilépsia. Foi medicada e ficou internada para exames mais profundos.
Soubemos agora que as análises são normais. Agora será (teoricamente) tentar controlar os ataques, com medicação. Estamos avisados que mesmo medicada pode continuar a ter ataques e que qualquer agitação pode desencadear um.
Agora é que preciso da opinião de alguém que tenha esperiência com um cão epilético:
Os meus pais saíram agora do luto de um cão, têm 77 anos e o meu receio é que seja dificil fisica e emocionalmente tratar de um cão com esta doença tendo a idade que eles têm. A pessoa que a resgatou, diz que fica com ela.....(é alguém de confiança)

Entretanto liguei para o meu vet, que acha que para ele ou para mim, não seria problema tratar dela, mas que com a idade deles, não arriscaria. Também me disse para eu não pensar em trazer a bichinha para minha casa, pois tenho a Lara com 6 meses e a energia da pequenina pode ajudar a desencadear ataques.
Estava a fazer tão bem aos meus pais terem companhia, estava a fazer bem á cadela , porque era cuidada e muito mimada, mas não quero sentir responsabilidade de ter 'atirado ' para os braços deles uma carga de trabalhos.

Agradeço que me tentem elucidar e ajudar na decisão, que não vai ser fácil.
<p>amiga 3msq</p>
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

sexta out 26, 2012 12:26 pm

Eu não tenho propriamente muita experiência com cães com epilepsia, mas tenho uma amiga que tem um beagle que teve um ataque de epilepsia (não sei se se diz assim), foram de imediato ao vet e fez exames.. Desde aí está medicado e nunca mais teve nada, já lá vai um ano
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta out 26, 2012 12:31 pm

Também não tenho experiência com animais epilépticos, só com pessoas. Mas penso que com a medicação bem ajustada a cadela poderá até nem nunca mais vir a ter nenhum ataque.

Eu esperaria algum tempo antes de decidir dá-la a outra pessoa, e só depois de ver como os seus pais se adaptam à realidade desse animal.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta out 26, 2012 12:44 pm

Pobre animal, já deve ter sido abandonada por isso mesmo.

Nunca tive animais assim, mas penso que só o vet poderá avaliar a gravidade do caso dela. Há animais que medicados passam bem.
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sexta out 26, 2012 1:39 pm

Os meus pais têm um cão epiléptico... O vet optou por não medicá-lo por os ataques serem pontuais (um ou dois por ano). Ele tem ataques desde 1 ano de idade, já tem 9 anos. Com ele percebemos que os ataques acontecem quando ele está mais agitado, com medo ou stressado. E por isso tentamos evitar situações que os possam despoletar... Nas férias ou ele vai com os meus pais ou eles preferem nem sair de casa porque sabem que o vão submeter a um grande stress ao deixá-lo num hotel ou com familiares, quando são lançados foguetes ou em dias de trovoada tentamos ficar com ele...
Não vou mentir e dizer que é fácil assistir aos ataques porque não é... é uma aflição muito grande.
Talvez com a medicação ela deixe de fazer os ataques... mas se ela continuar a fazê-los penso que isso pode trazer um stress muito grande aos seus pais...
Boa sorte com essa miúda. Espero que tudo se resolva pelo melhor.
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

sexta out 26, 2012 2:23 pm

3msq, vivi de perto um caso dum cadelinha com epilepsia que infelizmente teve de ser eutanasiada no dia 4 de Outubro.

Era a cadelinha da minha sobrinha. :cry: :cry:

Foi adoptada na AMIAMA há cerca de 4 anos atrás e até aos 6 meses aparentou ser uma cadlinha super saudável.

A partir daí os ataques começaram a aparecer e, se ao início eram bastante espaçados ... ultimamente eram muitíssimo frequentes.

A minha sobrinha não se furtou a nada para cuidar da sua menina. Ouviu inúmeras opiniões. Tentaram-se inúmeros tratamentos para a cadelinha e, aqueles que lhe conseguiam diminuir a frequência dos ataques eram os que a deixavam completamente "drogada" ao ponto dela estar constantemente a cair. Aqueles que não a drogavam, não lhe diminuíam a intensidade e frequência dos ataques.

Não sei se já lhe falaram mas a epilepsia pode ter mais do que uma origem pelo que, convém fazer-lhe uma ressonância para se detectar o que causa esses ataques.

No caso dela tinha o cérebro maior do que a caixa craniana pelo que, à media que os ataques íam sendo mais frequentes, ela ía perdendo mais e mais capacidades e as células nervosas íam morrendo.

Chegou-se a um ponto em que a cadelinha não podia ficar sozinha pois entrava em enorme stress ladrando e uivando indefenidamente e indo de encontro às paredes.

Infelizmente e depois de adiar inúmeras vezes uma decisão ... a minha sobrinha teve de tomar a decisão mais dramática da vida dela e teve de deixar a cadelita partir. :cry: :cry:

Antes de decidir o que quer que seja, façam uma ressonância pois consoante a origem da epilepsia, assim a mesma pode ser controlada com medicação ou não. :cry: :cry:

Boa sorte para essa menina que, coitadinha, bem precisa. :cry: :cry:
Arguida2
Membro Veterano

sexta out 26, 2012 2:46 pm

Que cadelinha LINDÍSSIMA e ... sortuda por ter uns donos maravilhosos como os seus Pais que, apesar da doença, querem ficar com a menina.

Oxalá existissem muitos mais donos assim. :wink: :wink:

Um beijinho para eles, outro para si e, obviamente que mais um para a Vicky. :D :D
magggie
Membro
Registado: quarta jun 13, 2012 11:41 am

sexta out 26, 2012 2:47 pm

A Vicky é linda :D
Boa sorte para esta menina especial :wink:
3msq
Membro Veterano

sexta out 26, 2012 2:49 pm

Obrigada gente pelos vossos concelhos e partilha de experiência.

Os meus pais parece que estão decididos a arriscar e ficar mesmo com a Vicky. O meu pai está mais decidido que a minha mãe...
Devem poder ir buscar a cadelinha pelas 19 horas. Disse-lhes para tirarem todas as duvidas que tivessem. Para depois não surgirem surpresas.

Já agora ficam a conhecer a Vicky

Imagem

Imagem

Estas fotos foram tiradas no domingo...menos de 24 horas de estar com os meus pais. Já só queria mimos e colinho....

Ela é linda e um doce!
<p>amiga 3msq</p>
Arguida2
Membro Veterano

sexta out 26, 2012 2:59 pm

É mesmo lindíssima. :D :D :D

Muitas felicidades. Vai correr tudo bem se Deus quiser. :wink: :wink:
carlapt2012
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 10:10 am

sexta out 26, 2012 3:10 pm

É lindissima a cadela, e os seus pais são uns herois. Parabéns!
Eu gosto de pensar que tudo neste mundo tem uma razão de ser /acontecer, e quem sabe se a vicky não será aquilo que os seus pais precisam para lhes animar o dia e mante-los ocupados, e vice -versa claro. Desejo-vos as maiores das felicidades. Bem hajam
3msq
Membro Veterano

sexta out 26, 2012 3:15 pm

A Vicky é mesmo um doce. Meiga, cãopanheira e mimalha.

O que menos desejava era arranjar mais um peso nas costas dos pais...só quero acreditar que medicada ela fique controlada, como acontece com alguns dos testemunhos anteriores.

Pensamento positivo.......
<p>amiga 3msq</p>
Arguida2
Membro Veterano

sexta out 26, 2012 3:17 pm

Claro que sim ... pensamento positivo é o mais importante. :D :D

Vai tudo correr bem. Os seus Pais merecem e a linda Vicky também. :wink: :wink:
3msq
Membro Veterano

sexta out 26, 2012 3:26 pm

Não sou muito habitual a comentar nos foruns, daí não saber como actuar...mas quero agradecer a todos os que ajudaram com cancelhos, sugestões e boas palavras. Bem haja a todos pela solidariadade :)

Quando as coisas acalmarem vou dar a ler ao meu pai, esta pagina. Sei que ele vai ficar emocionado com tudo o que foi escrito e babado (ainda mais) pela sua Vicky... :wink:
<p>amiga 3msq</p>
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

sexta out 26, 2012 4:31 pm

A menina dos seus pais é lindíssima, que gira a Vicky! O seu pai teria razões para ficar babado....Quanto a questão da doença eu não tenho experiências e espero nunca vir a ter, mas se tivesse no lugar dos seus pais tentaria descobrir a origem da doença. Não desistiria de uma menina tão bonita sem saber, pois a doença pode ser controlada com um ou outro comprimido.

Boa sorte e espero que actualize este tópico com novidades da menina, eu pelo menos vou ficar atenta!

;)
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
Responder

Voltar para “Cães”