Boas, Tenho um Serra da Estrela a 3 semanas, agora tem 2 meses e 1 semana. Ja tive mais caes mas este tem comportamentos que estou a ter dificuldades em ultrapassar.
1) O cao esta sempre a morder as maos, e torna se dificil alguem lhe dar festas. (sempre que faz isso eu digo nao e afasto-o, e dou lhe um dos brinquedos dele para se entreter)
2) Comecei a passear de trela porque ja esta mais ambientado e ja tem mais confianca, e por isso obedece menos na rua e ja nao vem atras de mim mas ele n gosta e recusa-se a andar sem ser de arrastão, e esta sempre a tentar morder a trela e quando anda a tentar fugir. (Tento chamar ate ele decidir vir e vou dando um esticão para ele me tomar atencao, quando se senta pego ao colo meto o de novo em pé e repito)
3) Quando está a brincar com os bonecos ou com pessoas com sinais de brincadeira(baixando as patas da frente e levantando as de tras) ou vem a morder as calcas quando o passeio, ele ladra mas rosna muito, ( nao tenho ideia de ter tido algum outro cao que rosna se tanto assim, ladrar estou habituado mas rosnar nao, mais uma vez digo não e tento nao ligar desviar o olhar, a ver se ele perde o interesse, quando se trata de pessoas se estiver muito entusiasmado e a a rosnar bastante dou lhe uma palmada)
Gostava que me dessem a vossa opiniao, sobre os metodos que estou a praticar, se é normal o que ele esta a fazer, e que outros metodos posso utilizar, e uma media de tempo previsto para se notar melhorias ou a correçao nestes aspectos.
Duvidas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Na idade dele não é nada de espanto. Não fique preocupados que com comportamentos correctos e esse cão nunca será um problema, será um companheiro que terá de aprender, ele precisa de ser educado, tem de aprender a ser obediente e também socializado.Rev3rs Escreveu:Boas, Tenho um Serra da Estrela a 3 semanas, agora tem 2 meses e 1 semana. Ja tive mais caes mas este tem comportamentos que estou a ter dificuldades em ultrapassar.
1) O cao esta sempre a morder as maos, e torna se dificil alguem lhe dar festas. (sempre que faz isso eu digo nao e afasto-o, e dou lhe um dos brinquedos dele para se entreter)
2) Comecei a passear de trela porque ja esta mais ambientado e ja tem mais confianca, e por isso obedece menos na rua e ja nao vem atras de mim mas ele n gosta e recusa-se a andar sem ser de arrastão, e esta sempre a tentar morder a trela e quando anda a tentar fugir. (Tento chamar ate ele decidir vir e vou dando um esticão para ele me tomar atencao, quando se senta pego ao colo meto o de novo em pé e repito)
3) Quando está a brincar com os bonecos ou com pessoas com sinais de brincadeira(baixando as patas da frente e levantando as de tras) ou vem a morder as calcas quando o passeio, ele ladra mas rosna muito, ( nao tenho ideia de ter tido algum outro cao que rosna se tanto assim, ladrar estou habituado mas rosnar nao, mais uma vez digo não e tento nao ligar desviar o olhar, a ver se ele perde o interesse, quando se trata de pessoas se estiver muito entusiasmado e a a rosnar bastante dou lhe uma palmada)
Gostava que me dessem a vossa opiniao, sobre os metodos que estou a praticar, se é normal o que ele esta a fazer, e que outros metodos posso utilizar, e uma media de tempo previsto para se notar melhorias ou a correçao nestes aspectos.
1) Quando brincar com ele, faça-o usando bonecos, sempre que lançar um boneco, chame-o se ele vier recompense-o com um pedaço de carne de frango pequeno. Ao dar-lhe a carne faça-lhe um afago...ao mesmo tempo.
Se ele virar o dente se lhe mexer, pode sempre agarra-lo no cachaço e sacudi-lo. As cadelas castigam os cachorros.
2) Ela gosta de passear? Faça-o perceber que a trela significa que vai passear. Devia ter feito isso desde o ínicio...habitua-lo na rua sempre com trela.
Não o puxe, ele tem de sair do mesmo sítio. Quando ele avançar recompensa-o.
Ele é claramente dominante, agora tem de ensinar que você é quem manda.
Eu prefiro sempre sacudir o cachaço do cão, e não o faço de forma meiga. E não grito, apenas digo num tom firme, que ele entenda que não há negociação possível e todos nós o podemos fazer com um cachorro tão novinho. Palmadas, só mesmo quando não controlo...geralmente em situações assim muito imediatas que não tenho tempo de outro reflexo.
Encontrei aqui material muito útil que a vai ajudar imenso com toda a certeza. Acho muito eficaz.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... nar++trela
-
- Membro Veterano
É comida dele, ele deu-lhe o recado; não é isso que acho problemático o pior é se conduz de forma errada. Agora mude isso.Rev3rs Escreveu:y mandei lhe mas com pouca forca e tirei o osso, agora tenho lhe mexido mais na boca quando lhe dou alguma coisa sem ser raçao para ver se corrijo o comportamento, preciso saber se resolve, e caso volte a acontecer o que fazer.
Eu ensinei sempre os meus cães a permitirem que lhe mexa na comida.
Sempre que lhe mexia na comida, dava-lhe mais comida. Eles nunca sentiam que ficava sem a comida por eu lhe mexer nela; eles estando a comer, eu levava na mão mais comer. Não se me faço entender...
Da-lhe um biscoito se ele não mostrar agressividade acrescente-lhe mais biscoitos e aí deixa-o comer.
Sempre que ele for mais agressivo e perturbador dos seus amigos, não tolere, imponha-se. Os seus amigos devem ignora-lo quando isso acontece. Mas você é que se opõe a ele.
Não permita por exemplo que ele com o tempo coloque as patas em cima das visitas...quando ele crescer ninguém vai achar graça.
Não gosto muito da agressividade, faço-o com firmeza e paciência e faz dele o que quer.
Não fique nervosa, esteja tranquila, há muitos meios hoje para educar um cão e o seu cão é apenas um cão. Isso resolve-se bem. Eu já tive imensos cães assim, que ficaram umas maravilhas e muito dóceis com os donos e conhecidos.
Eu não gosto de bater com as minhas mãos, porque ele pode entender isso como uma agressão, isso vai fazer com que ele tenha medo e não respeito. Aí num instinto de defesa, o cão pode morde precisamente a sua mão.
Sacuda-o mesmo que vigorosamente o cachaço, aquela pele por cima do pescoço e diga um não claro.
Em casa, ensine-o a vir aos seus comandos chame-o e ele chega recompensa-o, quando ele aprende a vir, você vai ensinando a sentar e por ái fora.
Nada de pressa.
Esses links são para ser analisados esses videos são importantes. A pessoa sabe mais que eu. Não sou profissional; ele é.

Última edição por margoustink em sexta out 26, 2012 6:53 pm, editado 1 vez no total.
Sim percebi, tenho de ter um pulso mais firme para conseguir que ele aprenda o seu lugar e recompensa lo mais quando obedece.
Ja tive mais caes mas nao me lembro de ter tido "tantos" problemas, mas espero conseguir corrigi los e aproveitar que ainda e pequeno.
Ja tive mais caes mas nao me lembro de ter tido "tantos" problemas, mas espero conseguir corrigi los e aproveitar que ainda e pequeno.
-
- Membro Veterano
Leia aqui: Ensinamentos precisosRev3rs Escreveu:Sim percebi, tenho de ter um pulso mais firme para conseguir que ele aprenda o seu lugar e recompensa lo mais quando obedece.
Isto aqui é "biblía", aprenda e nunca mais terá problemas.
[quote="CMNogueira]
As pessoas, acham muita graça às travessuras de um cachorro:
Olha, lá vai ele com o teu chinelo...que giro...Olha como abana o rabo.
Anda sempre ao pé de mim a saltar-me para cima e a morder-me as pernas...
Olha a força que ele tem a puxar a toalha da mesa...até vêm os pratos e tudo.
Onde é que está o pequenino?...R:Está aqui aos meus pés, entretido a roer os meus atacadores.
Eh pá, ele mordeu-me...Bom, é pequenino não foi por mal...
O meu cão vai ser teso...Tenta lá ir tirar-lhe a bola...é o tiras!!...
Penso que sabem e concordam que este é o dia-a-dia de muito cachorro?!. Pois não devia. Aqui, começa o problema.
No caso de um cachorro e durante toda a fase de crescimento o método de repreensão dever ser sempre o mesmo. No meu caso, utilizo a sacudidela no pescoço. Ainda hoje, em adultos, o faço com o mesmo sucesso.
As pessoas muitas vezes, vão mudando método de repreensão, porque esperam encontrar um método com efeitos imediatos. A continuidade e repetição irão trazer resultados positivos.
A “pancada” no focinho que esporadicamente utilizo e na sequência da repreensão descrita anteriormente, deve ser nesta fase utilizada com muita moderação. O cachorro, pode não ver como uma repreensão mas como uma agressão. Neste ultimo caso pode vir a ganhar medo e não respeito. As mãos, como “potencial” ameaça, podem ser uma tentação para morder numa situação de auto-defesa do cachorro.
Tenho uma cadela com dois meses e meio e que está à três semanas em minha casa. Na altura em que a trouxe, ao preparar as refeições dos restantes, não me “lembrei” da sua existência.
Normalmente, coloco os comedouros no chão “encho” com as quantidades respectivas e posteriormente levo para o exterior onde comem. Os mais antigos (rottweiler´s) não comem sem lhes ser dado ordem para tal, por isso, posso estar à vontade com os comedouros no chão.
Pois é...Esqueci-me que havia um novo elemento...a Erika (Rottweiler). Esta, enfiou o focinho na comida e saltou literalmente para dentro dos comedouros. Entornou tudo enquanto comia desalmadamente. Resumido e baralhando, hoje com dois meses e meio e após três semanas na nova casa, sem qualquer problema, deita-se junto a mim enquanto preparo a comida.
Recentemente, ao tentar tirar-lhe uma foto enquanto estava a roer um rolito, aproximei-me. Para meu “espanto”, ouço uma rosnadela. Desconfiei de imediato que quis proteger a sua guloseima (que eu tinha dado). Larguei a máquina e esticando a mão tentei chegar ao rolito. Com uma velocidade fenomenal e sem qualquer sinal adicional, levei uma mordida forte (atendendo à idade) que me feriu o pulso.
Estava com alguns amigos em casa que de alguma forma se deixaram impressionar pelo sucedido. A minha reacção, após o devido castigo (sacudidela no pescoço e submissão da cachorra), causou alguma surpresa. Porquê?...Disse: Virão??...Espectáculo!....Olhem aqui, ela mordeu-me com uma pinta...
Obs – A situação já está resolvida.
Bom...para não ser mal interpretado, eu explico:
Começando pelo fim, estas atitudes têm que desde logo ser corrigidas e punidas. Quem manda é o dono, e o cão tem que ter um comportamento sociável e mais tolerante. Em adulto, se fosse mordido, não ia fazer o mesmo comentário. O que gosto de ver num “cão” é uma personalidade forte e digna. Foi o que a cadela teve, não se deixando impressionar pelo meu tamanho. Os meus outros dois Rottweiler´s em cachorros nunca me morderam, apenas em algumas alturas, me rosnaram. Estamos sempre a aprender...
Estas histórias todas, porquê?. Eu passo pelos mesmos problemas que a maior parte de outros donos. Gosto de denunciá-los porque eles podem ser a realidade de muitas outras pessoas. Agora há que perceber: Os mesmos para serem corrigidos, devem ter um tratamento metódico e rigoroso. Se assim for, em adultos, vamos ter cães educados e equilibrados.
Nota: A repreensão através da sacudidela do pescoço é muito, muito eficiente quando utilizada desde cedo. Não se deixe intimidar por ligeiros ganidos, efectuados pelo cachorro. É ronha. Quando ele é muito atrevido volte-o de barriga para cima e coloque o seu braço na garganta do cachorro. Diga: NÃO. Mantenha-o nessa posição durante alguns segundos. Quando o libertar, ignore-o (5/10m) por completo.
Os meus Rottweiler´s adultos, são cinco estrelas com pessoas e quando vão ao Veterinário são excelentes pacientes. Com outros animais, o macho é o menos tolerante, no entanto a minha persistência faz com que aos poucos esta situação seja minimizada. Alguns dos cães (machos) a quem se queria atirar aqui na rua, hoje, brincam com ele dentro do meu quintal. Se desistisse, não conseguiria tais resultados, provavelmente com consequências desagradáveis no futuro.
Nota: Em caso de dúvidas no adestramento e sociabilização, contactem profissionais. Não improvisem, podem pôr tudo a perder. Uma coisa é o que se lê nos livros e outra é a forma como se aplica.
Acreditem em vós e nos vossos cães. Evitem as seguintes atitudes:
Hoje, não estou para me chatear, mas para a próxima vais ver...
Ele não quer dar o brinquedo?...Deixa estar. Anda embora que já estamos atrasados...
Não o repreendas, ele é cachorro, não tem noção do que faz...
Eu não brinco com ele...Está sempre a mordiscar...
Olha, está com um sapato na boca. R: Não o deixasses no chão, agora estou a jantar[/quote]
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =cachorros
Nunca se assuste com o seu cão, não ganhe receio a ele, apenas vai ter de ser educado. Não é um leão é um cão, fique tranquila.
Eu não acreditava em cachorros dificeis até conhecer a cachorra de uma amiga. Muita agressividade numa criaturinha de 8 semanas. Um bichinho quase impossivel. Felizmente ela sabe o que faz e instaurou um regime disciplinar tipo comandos. Agora a cachorra está com 6 mêses e aparentemente dominada. Mas esperamos todos com atenção a idade adulta. Há uma leoa dentro daquela menina.
Se os comportamentos não lhe parecem normais e não sabe bem se as coisas estão a resultar, procure alguém que entenda bem de adestramento porque o seu cão vai ser muitoooo grande.
Se os comportamentos não lhe parecem normais e não sabe bem se as coisas estão a resultar, procure alguém que entenda bem de adestramento porque o seu cão vai ser muitoooo grande.
<p>"Se a tourada é cultura, canibalismo é gastronomia"</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Argay Escreveu:Eu não acreditava em cachorros dificeis até conhecer a cachorra de uma amiga. Muita agressividade numa criaturinha de 8 semanas. Um bichinho quase impossivel. Felizmente ela sabe o que faz e instaurou um regime disciplinar tipo comandos. Agora a cachorra está com 6 mêses e aparentemente dominada. Mas esperamos todos com atenção a idade adulta. Há uma leoa dentro daquela menina.
Os cães que mais gosto são estes, são animais maravilhosos; desde que não os faça criar medos; só respeito. São estes animais com este temperamento que eu mais respeito e tenho a resposta mais exacta que espero ter. Respeito e muito companheiros, excelentes guardas com muita coragem.
Obrigado penso que com a informaçao toda ja sei o que tenho de fazer.. em relacao ao ponto 3 alguma opiniao?? tenho duvidas sobre as medidas que devo tomar porque apesar de estar a rosnar sei pelos sinais que e brincadeira , mas queria saber como tirar esse vicio sem ser de forma que ele nao perceba... o truque de sacudir o pescoço quando faz isso, neste caso acho que nao sera bem aplicado visto que ele pensa que ta a brincar e eu ao fazer lhe isso estou a repreende lo e ele n compreender alguma ajuda dava jeito.
-
- Membro Veterano
Ele quer brincar, faz da forma que sabe e fazia com os irmãos. Quando ele lhe dá a entender que vai brincar você recorre logo a um brinquedo. Ele está a comunicar que quer brincar, agora precisa que lhe ensine como quer brincar. Eu gosto de usar aqueles churros, que há de vários tamanhos.3) Quando está a brincar com os bonecos ou com pessoas com sinais de brincadeira(baixando as patas da frente e levantando as de tras) ou vem a morder as calcas quando o passeio, ele ladra mas rosna muito, ( nao tenho ideia de ter tido algum outro cao que rosna se tanto assim, ladrar estou habituado mas rosnar nao, mais uma vez digo não e tento nao ligar desviar o olhar, a ver se ele perde o interesse, quando se trata de pessoas se estiver muito entusiasmado e a a rosnar bastante dou lhe uma palmada)
Não use as palmadas.
As palmadas e agressividade para com ele são de evitar; você deve insistir na firmeza sem que ele o sinta um agressor; é um líder e não um carrasco. Não queira um cão medroso. Isso sim será um cão perigoso. Tem um bom cão, não o estrague.

Um vídeo simples, mas está correto as mordidas das mãos dos donos vs brinquedos: Não há palmadas para nada.
http://www.youtube.com/watch?v=mKhqauf75xw
Quando acha que está a ter uma atitude intolerável.
Agarre-o pelo cachaço e sacuda-o com firmeza e diga NÃO, de forma determinante. É N-Ã-O. E faça-o quantas vezes seja necessário.
Eu costumava fazer o seguinte aos mais resistentes, ao sacudi-los, eles continuavam a rosnar e eu mantinha-os no chão seguros pelo cachaço até eles ficarem calados... e submissos à minha ordem. Só aperta o suficiente para que não escape e sinta apenas dor se tentar libertar-se, se ficar quieto ele não deverá sentir dor. Não há gritaria, nem palmadas. A sua expressão facial de desagrado será natural; dizendo apenas NÃO; de forma determinada, vai ser o suficiente.
Você ao seu cão não pede, dá ordens. É uma permissa que deve seguir sempre.
Não invalida carinhos sempre que ele faz o que você espera dele. Não invalida que haja cumplicidade, é antes uma boa comunicação e um bom entendimento. Ao fazê-lo desde início, depois tudo será mais fácil.
Neste site também tem tudo explicado, sobre brinquedos e formas de corrigir e perceber porquê que o cachorro se comporta dessa forma.
http://www.eukanuba.pt/pt-PT/puppy-guid ... ewing.jspx
Arranje briquedos, de várias formas e texturas. Sempre que ele vá para morder nas suas mãos você, diz NÃO. Ao dar um brinquedo recompensa com palavras e resposta positiva de sua parte. Sempre que possível quando ele tem acesso às suas mãos tenha sempre um brinquedo; para lhe tirar a mania de ir às suas mãos, quando ele perceber que ao mordiscar o brinquedo também tem a sua atenção, ele vai começar a repetir o comportamento.
Procure criar jogos que sejam um estímulo mental também, que ele esteja distraído, entretido. No site da eukanuba, que lhe dei em cima também falam nisso.
A mudança da dentição só termina por volta dos 5-7 meses. Até lá há mais vontade de mordiscar e roer.
Embora nenhum cão adulto normal recusa um osso para roer.
Agora se fosse possível você pedia conselhos a um treinador; em especial que use reforço positivo e seja bom.
Não pode ter perguiça em ler, em ver material sobre o assunto.