Comportamento cadela estranho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda out 29, 2012 11:04 am

Olá foristas,

A cadela dos meus pais estava a comportar-se de forma estranha nos últimos, dias, e não conseguimos perceber a razão por detrás do seu comportamento. Talvez alguém possa dar alguma ideia sobre o que se passou?

Há uns dias atrás, a cadela começou a ficar um pouco "depressiva" e ansiosa. Deitava-se na cama dos meus pais com o seu pequeno peluche (um porquinho de pano com um squeak), lambia o peluche, não reagia muito quando alguém volta para casa ou se houver comida ou saída (ainda reage mas com menos intensidade e volta para a cama ao peluche), e quando alguém tira o peluche, fica ansiosa e vai atrás da pessoa (sem ser de forma agressiva, apenas preocupada). E quando lhe é devolvido o peluche, ela pega nele e vai outra vez para a cama.
Por alguns momentos pensei se ela pode estar grávida, pois teve o cio há 1 mês atrás se não me engano, só que é impossível pois os meus pais sempre tiveram cuidado. Pensei então se não pode ser a tal gravidez psicológica, mas não sei bem. Parecia que aquele peluche era o filho dela, e às vezes choramingava um pouco e tudo (estava um pouco ansiosa e preocupada).
Uns dias depois, os meus pais decidiram tirar o peluche por completo, e depois a cadela voltou ao normal. Agora ela já está mais energética de novo, e reage com alegria quando há comida e saídas, e quando alguém volta para casa.

Só que isto é-nos muito estranho, porque nunca vimos nada assim. Será que ela viu o peluche como uma espécie de filhote?? O meu é macho e ele anda sempre com brinquedos pela casa, mas ele para mim parece mais uma criança que anda sempre com brinquedos.

Alguém sabe o que pode estar a passar?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda out 29, 2012 11:11 am

Esse é o comportamento típico de uma cadela em estado de pseudo-gravidez. Fizeram bem em lhe tirar o peluche e cortarem o comportamento, mas há uma parte fisiológica, hormonal, que se pode manter: inchaço das mamas, lactação, corrimento, etc.

Vigiem-na, e se verificarem qualquer alteração daquele tipo, levem-na ao veterinário.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda out 29, 2012 12:10 pm

Floripes3 Escreveu:Esse é o comportamento típico de uma cadela em estado de pseudo-gravidez. Fizeram bem em lhe tirar o peluche e cortarem o comportamento, mas há uma parte fisiológica, hormonal, que se pode manter: inchaço das mamas, lactação, corrimento, etc.

Vigiem-na, e se verificarem qualquer alteração daquele tipo, levem-na ao veterinário.
Temos que ver então se há alguma alteração fisiológica. Obrigada. :) A cadela irá ser esterilizada no futuro, os meus pais já tinham decidido fazê-lo antes desse comportamento, espero que esse estado de pseudo-gravidez não seja muito sério.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda out 29, 2012 12:19 pm

Parece mesmo aquilo que aqui chamamos de gravidez psicológica.
Algumas produzem "leite". Até parece que têm cachorros para amamentar.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda out 29, 2012 12:59 pm

sheep23 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:Esse é o comportamento típico de uma cadela em estado de pseudo-gravidez. Fizeram bem em lhe tirar o peluche e cortarem o comportamento, mas há uma parte fisiológica, hormonal, que se pode manter: inchaço das mamas, lactação, corrimento, etc.

Temos que ver então se há alguma alteração fisiológica. Obrigada. :) A cadela irá ser esterilizada no futuro, os meus pais já tinham decidido fazê-lo antes desse comportamento, espero que esse estado de pseudo-gravidez não seja muito sério.
Se se prolongar, pode tornar-se sério, sim, pois acaba por desembocar em problemas de infecções: mastites, endometrites, piómetras. Foi o que aconteceu com a minha, estava à beira de uma piómetra, acabou por ter de ser esterilizada à pressa.

Mas se estão em vias de a mandar castrar, o risco será abreviado. Falem com o veterinário assistente, a fim de se informarem sobre a altura melhor para a cirurgia, não sei se com uma pseudo-gravidez em curso pode ser feita já, ou se a cadela terá de fazer alguim tratamento antes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”