Raças independentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

arcaredm
Membro Júnior
Registado: sábado out 27, 2012 2:38 pm

quinta nov 01, 2012 11:16 am

Olá
Sei que isto vai gerar polémica mas não é o meu objectivo.
Quais são as raças mais independentes? Digo isto na medida em que o meu futuro cão terá que ficar provavelmente apenas alguns pequenos períodos sozinho pelo menos um dia por semana. Assim sendo, quais as raças que lidam melhor com essa situação?

COnheço apenas o SHiba Inu que se adapte perfeitamente a isso. Sei que não é o ideal para os cães, mas é apenas curiosidade. Se puderem ajudar agradeço.
PS. falo de raças que se adaptem bem ao interior.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 01, 2012 11:41 am

Penso eu, que à partida, qualquer cão adapta-se ao que pretende.
Já lhe disseram que chegam a aguentar,algumas horas (bastantes) se necessário.
Se me lembro, não era você que até tinha uma boa disponibilidade de horários?
O meu chegou a aguentar, uma vez ,14 horas,os estúpidos da Alameda nem o foram passear, só foi quando recebeu a alta.
Não procure um cão independente por causa disso (até porque isso não garante coisa nenhuma,pode fazer à mesma).
Procure esse traço, se realmente gostar disso.
Uma achega.
Se for buscar um cachorro e quanto a esse capítulo,em princípio vai passar por três fases:
1º Fazem casa.
2º Vai à rua com ele,passa lá horas e só quando chegar em casa ele faz.
3º Faz na rua.
Só repreenda se o apanhar no acto,diga não e ponha-o no sitio reservado a esse efeito. (Quantas vezes for necessário).
Se apanhar só os resultados (1 ou 2 minutos depois), ignore-o e limpe.
Eu até fiz mais com a minha saloia, sendo no acto, sendo depois ignorei sempre e ela aprendeu por si, fica constrangida quando faz em casa (muito raro).
É que eu não quero cá, 8 horas, 14 horas, ir à rua uma porção de vezes porque o cão é velho e tem um quadro clínico que o faz ir muitas vezes e depois tem o trauma de fazer em casa e estraga a noite de sono.
Se tiver que fazer, que faça.
Mas cada caso é um caso.
Alguns precisam de uma motivação extra.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta nov 01, 2012 11:47 am

Um cão que esteja à anos num canil...
Grande parte habituou-se à solidão. E qualquer um ficará bem mais feliz numa casa com um dono, mesmo que sozinho longos períodos de tempo, do que num canil.
arcaredm
Membro Júnior

quinta nov 01, 2012 12:04 pm

ReginaVieira Escreveu:Um cão que esteja à anos num canil...
Grande parte habituou-se à solidão. E qualquer um ficará bem mais feliz numa casa com um dono, mesmo que sozinho longos períodos de tempo, do que num canil.
Faz sentido !!!
arcaredm
Membro Júnior

quinta nov 01, 2012 12:06 pm

botas96 Escreveu:Penso eu, que à partida, qualquer cão adapta-se ao que pretende.
Já lhe disseram que chegam a aguentar,algumas horas (bastantes) se necessário.
Se me lembro, não era você que até tinha uma boa disponibilidade de horários?
O meu chegou a aguentar, uma vez ,14 horas,os estúpidos da Alameda nem o foram passear, só foi quando recebeu a alta.
Não procure um cão independente por causa disso (até porque isso não garante coisa nenhuma,pode fazer à mesma).
Procure esse traço, se realmente gostar disso.
Uma achega.
Se for buscar um cachorro e quanto a esse capítulo,em princípio vai passar por três fases:
1º Fazem casa.
2º Vai à rua com ele,passa lá horas e só quando chegar em casa ele faz.
3º Faz na rua.
Só repreenda se o apanhar no acto,diga não e ponha-o no sitio reservado a esse efeito. (Quantas vezes for necessário).
Se apanhar só os resultados (1 ou 2 minutos depois), ignore-o e limpe.
Eu até fiz mais com a minha saloia, sendo no acto, sendo depois ignorei sempre e ela aprendeu por si, fica constrangida quando faz em casa (muito raro).
É que eu não quero cá, 8 horas, 14 horas, ir à rua uma porção de vezes porque o cão é velho e tem um quadro clínico que o faz ir muitas vezes e depois tem o trauma de fazer em casa e estraga a noite de sono.
Se tiver que fazer, que faça.
Mas cada caso é um caso.
Alguns precisam de uma motivação extra.
Agradeço o conselho.
Digo isto porque actualmente (mas não é certo a 100%) estou virado para o Cavalier King Charles SPaniel, e na internet o que mais se vê é que o cão detesta especialmente estar só..
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quinta nov 01, 2012 12:28 pm

ReginaVieira Escreveu:Um cão que esteja à anos num canil...
Mentira...poderá haver o caso de grande adaptação do cão com a vida de canil e que seria incompatível com a vivência dentro de um apartamento, porque a liberdade que esta habituado é cortada.
Na realidade , um cão de canil vê sempre pessoas(seja visitante ou voluntários) e a solidão nunca é completa pois existem os outros cães, mesmo que estejam na box ao lado.
Alias, um cão que viva muitos anos no canil, precisa de um dono presente.

Raças com grande independência, têm a contra partida de precisarem de grande líder, presente.

Mas acho que tudo depende da influência que a rotina pode fazer no cão, ou seja, ser independente ou não é um facto irrelevante, se o cão, seja ele rafeiro ou de raça, for habituado.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

botas96
Membro Veterano

quinta nov 01, 2012 1:45 pm

arcaredm, se a sua inclinação é essa,fale, por exemplo,com a Sr.Yuki,certamente saberá tirar, pelo menos, algumas dúvidas.
Se tiver outras inclinações,poderá tirar dúvidas com outros users.
Faça também o que a kitten e outros lhe disseram, relativo a exposições, falar com vários criadores (inclusive da mesma raça).Etc.
Para ter um mínimo de interacção com os cães em causa,aproveite os interregnos das provas ou no final das mesmas
Faça a pesquisa que tiver que fazer, com calma e aprofunde e consolide o conhecimento.
Importante também é, além da teoria, a práctica. Complementam-se uma à outra,pois podem ser coisas bem diferentes.
Independentemente, se vai comprar ou adoptar, é escolher mediante o que gosta/pretende dentro da sua realidade e não segundo o que a praticabilidade das situações ditarem.
Para a solidão esporádica e intermitente ,também se consegue habituá-los.
com treino e com distracções.

Liberdade no canil? Nunca tal ouvi falar, se calhar quis dizer, desterro.
AlexandreMqs
Membro Veterano

quinta nov 01, 2012 2:04 pm

botas96 Escreveu:Liberdade no canil? Nunca tal ouvi falar, se calhar quis dizer, desterro.
Por acaso até não, nem todos os cães em associações estão presos, seja com correntes ou em box's.

ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quinta nov 01, 2012 3:04 pm

Só se for a companhia dos cães da box do lado. Há canis(pelo menos conheço um, mas acredito que hajam mais) que não permitem a entrada de pessoas a não ser o vet municipal ou os funcionários(1 ou 2), funcionários esses que só lá vão aí 1x por dia.

Por isso é que pensei que a minha sugestão teria alguma lógica.

Mas a maior parte das pessoas trabalha(uns mais que outros) e não é por isso que deixam de ter cães, é preciso sobretudo responsabilidade, e saber que logo depois ou antes do trabalho o cão precisa de exercício físico entre outros cuidados.
Ruphio
Membro
Registado: quarta mai 23, 2012 2:06 pm

quinta nov 01, 2012 7:31 pm

Realmente, desconhecia essa vertente de canil: liberdade!!
Desde quando?!

Então é melhor o cão estar num canil, celado, do que estar num apartamento em liberdade, onde será levado a passear no mínimo 2 vezes por dia e que terá no final do dia a companhia do donos?

Que visão!!

arcaredm,

Qualquer cão, ensinado (bem), desde cedo, irá adaptar-se bem às circunstâncias da sua vida.
JP
AlexandreMqs
Membro Veterano

quinta nov 01, 2012 7:53 pm

Ruphio Escreveu:Realmente, desconhecia essa vertente de canil: liberdade!!
Desde quando?!

Então é melhor o cão estar num canil, celado, do que estar num apartamento em liberdade, onde será levado a passear no mínimo 2 vezes por dia e que terá no final do dia a companhia do donos?

Que visão!!
Que visão digo eu, é ou não é verdade que muitas associações têm alguns, e volto a repetir, alguns casos de cães que vivem a solta no canil?
A união zoofila é um exemplo disso, e digo que muitos deles, não seriam felizes num apartamento.
Alias muitos deles estão melhor sim numa associação, porque a realidade de muitos é passada numa varanda.

Ruphio
Membro

quinta nov 01, 2012 8:08 pm

Então, exprimente visitar alguns canis municipais. Vai ver que a sua opinião mudará logo na primeira visita!!

Não queira generalizar um facto: em 100 canis, em 3 há realmente essa libertdade CONDICIONADA, e dependente de muitos factores!
JP
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

quinta nov 01, 2012 8:10 pm

mas ninguém falou em associações, mas sim em canis.

sou voluntária num e somos nós, os voluntários, que fazemos companhia aos cães, quando lá vamos. o funcionário vai lá apenas 1x por dia, durante não mais de meia hora(limpar e dar de comer).

por isso sim, creio que, no geral, se adaptariam bem à situação que o user propõe.

'sozinho' em casa é melhor do que 'acompanhado' no canil.
botas96
Membro Veterano

quinta nov 01, 2012 8:15 pm

Cá vai mais um empurrãozinho,para juntar ao que já tem.

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/qual_e_ ... e_cao_/339

Alexandre, Ruphio, qualquer que seja o motivo dessa liberdade, para mim além de desterro, é um abandono controlado, deixa muito a desejar.
Ainda pensei que se tratasse de alguma coisa xpto.
Mas já vi que infelizmente não é.Trata-se do mesmo e gasto possível.
Ruphio
Membro

quinta nov 01, 2012 8:31 pm

Botas,

por isso mesmo é que escrevi "liberdade condicionada" e "dependente de muitos factores"..
JP
Responder

Voltar para “Cães”