FAT - como funciona?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dOory
Membro
Registado: quarta dez 05, 2007 6:25 pm

sexta nov 09, 2012 4:13 pm

Olá a todos,

Venho pedir os vossos conselhos sobre FATs... Famílias de acolhimento temporário! O caso e o seguinte: uma amiga minha esta desempregada ja a algum tempo, tem estado em casa todos os dias e começo a notar que ja esta a ficar um bocadinho deprimida por não ter muito para fazer... Foi então que sugeri ela ser uma FAT. Ela mostrou se muito entusiasmada, mas agora não sabemos muito bem por onde começar, ja procuramos varias associações na net, encontramos bastantes (infelizmente), mas o problema e que ela tem algumas restrições pois não tem grande poder monetário para suportar todas as despesas sozinha e tem uma cadela ja adulta em casa, pelo que só poderia aceitar animais bebes, caso contrario a cadela dela não deve aceitar muito pacificamente a situação. Assim sendo, alguém sabe qual a melhor forma de começar? Quais as associações que serão mais fáceis de iniciar este processo tendo semp o apoio necessário?

Muito obrigado!
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta nov 09, 2012 7:28 pm

Se for da zona de Braga tem a ABRA que penso que sustenta custos da FAT. Outra ideia engraçada (já que a sua amiga está disposta a fazer de FAT o que implica que o cão que alberga estará lá provisoriamente) seria de fazer de família de acolhimento para um cão guia de cegos (isto se for da zona centro, visto que a certo ponto ser necessário deslocar-se à escola com o cão com uma certa regularidade), a escola é em Mortágua. http://www.caesguia.org/ Faz um serviço comunitário e salvo erro, as despesas do cachorro são ao encargo da escola.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta nov 09, 2012 7:33 pm

Para mim uma FAT é uma pessoa que se responsabiliza temporáriamente por um animal, facultando-lhe abrigo, alimentação e se necessário tratamento veterinário até aparecer uma pessoa que o faça de forma definitiva.
Se se recebe $ por isso, passa a ser uma familia de acolhimento remunerado...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

sexta nov 09, 2012 7:38 pm

Pelo que sei, a ABRA, no máximo dá a ração para o animal se alimentar... e também deve ter acordo com uma clínica ou assim se acontecer algo ao animal... não é como se pagasse para a pessoa ser FAT... para isso metiam os cães em hotel. Mas posso estar errada no que estou a dizer.
Editado: Sim, expressei-me mal no que disse anteriormente... mas também não faço grande ideia de como é que eles funcionam :S sei que eles têm a possibilidade da FAT ter menos encargos, não sei é de que forma.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta nov 09, 2012 11:41 pm

Nem mais. Já fui FAT algumas vezes, recebi ração e desparasitante para os pequeninos, mas nunca dinheiro! A ração sempre aceitei porque de outro modo não poderia ser FAT, mas se um dia o puder fazer sem essa ajuda, melhor, pois mais sobra para os animais que estão no abrigo.

FAT é Família de Acolhimento Temporário.
Se recebe dinheiro não é FAT, é FAR - Família de Acolhimento Remunerado.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado nov 10, 2012 11:58 am

Uma FAR cobra pelo alojamento. Como um hotel. Uma FAT não deixa de ser FAT por não pagar as despesas do animal. Tomara haver mais pessoas a disponibilizar o seu tempo, espaço e carinho, mesmo que não pudessem, por si sós, suportar todas as despesas do animal. Na maioria das vezes, o que se procura, é um bom ambiente para manter os animais para adopção.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
dOory
Membro

sábado nov 10, 2012 5:53 pm

Na verdade somos da zona de lisboa. A escolas de cães guia eu conheço bem, tenho 2 porque o meu pai e cego e sempre lidamos muito bem com a escola, mas a esta distancia não deixam ser FAT!
Pois, acho que o facto de uma pessoa não ter condições para suportar um animal (como ja disse a minha amiga e desempregada), isso não implica que não possa ajudar e dar todo o amor e carinho que um animal não tem num canil ou na rua... Não peco que a associação suporte todos os encargos, mas alguns daria jeito, todos sabemos que um cão tem necessidades básicas que custam algum dinheiro ainda!
dOory
Membro

sábado nov 10, 2012 5:54 pm

Na verdade somos da zona de lisboa. A escolas de cães guia eu conheço bem, tenho 2 porque o meu pai e cego e sempre lidamos muito bem com a escola, mas a esta distancia não deixam ser FAT!
Pois, acho que o facto de uma pessoa não ter condições para suportar um animal (como ja disse a minha amiga e desempregada), isso não implica que não possa ajudar e dar todo o amor e carinho que um animal não tem num canil ou na rua... Não peco que a associação suporte todos os encargos, mas alguns daria jeito, todos sabemos que um cão tem necessidades básicas que custam algum dinheiro ainda!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado nov 10, 2012 6:23 pm

A sua amiga pode sempre entrar em acordo com quem quiser entregar-lhe animais em regime de FAT, mas olhe que nem todos cumprem, ou quando cumprem, tem de se andar atrás deles.

Já há muitos anos que sou FAT, até me "especializei" em cachorros, criei várias ninhadas sem mãe, e de todas as idades. É o que mais gosto. Infelizmente, por razões várias já começo a não poder fazer tanto, a "miúda" que presentemente cá tenho deve ser a última.

A sua amiga que vá com cuidado, comece só com um animal e depois veja como as coisas correm, sobretudo pelo lado de quem lho entrega. Se não puder assumir as despesas de alimentação, ponha como condição à cabeça darem-lhe a ração e que se responsabilizem pelas despesas veterinárias. Como disse a Argay, definir isto não é fazer-se remunerar. Também deve esclarecer bem sobre quem vai fazer a divulgação para adopção, se quem entrega, se ela, ou se ambas.

Pelo seu lado, a sua amiga tem de estar preparada para ir de imediato ao vet caso surja alguma emergência - doença súbita, acidente, etc. -, avisando sem demora quem se responsabilizou por essas despesas.

Para já, não me lembro de mais nada, mas se alguma questão lhe ocorrer, não hesite em perguntar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
dOory
Membro

sábado nov 10, 2012 9:16 pm

Muito obrigado floripes3, muito útil o post! Vou fazer uma pesquisa e estabelecer desde de inicio as condições, espero q corra tudo bem. Apesar de n ser diractamente comigo, tou muito entusiasmada com a ideia! Muito obrigada mais uma vez!
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

sábado nov 10, 2012 11:29 pm

https://www.facebook.com/groups/4017018 ... p_activity
Aqui estão a pedir com urgência Fat ou Far o cachorro é bebe como sua amiga quer, experimente .
Boa sorte.
Lena !!
dOory
Membro

domingo nov 11, 2012 1:11 am

Ja partilhei no facebook da minha amiga, apesar de eles estarem a procura de alguem da zona do porto! obrigado!
Responder

Voltar para “Cães”