Ataque de "matilha"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dcaetano
Membro Júnior
Registado: sexta jun 22, 2012 5:01 pm

terça nov 13, 2012 8:17 pm

Boa noite!

Nos dias que está bom tempo, o que agora é raro, gosto de pegar na Nikki e ir para o mato / serra para andarmos à vontade.

No entanto hoje aconteceu algo que eu já previa a algum tempo.

Estou a morar, provisoriamente, na casa da minha sogra enquanto estamos a acabar a casa. E há aqui uma vizinha que acolhe todo o tipo de cães que encontra, neste momento tem 6 cães SRD. 2 arraçados de Labrador, 1 de PA, 1 de Jack Russel e outro de caniche. O que acontece é que andam à solta e não têm qualquer tipo de vedação em volta da propriedade.

Hoje estava eu a uns bons 500 metros da última casa quando eles, por algum motivo, sentiram a Nikki e vieram todos a correr e a ladrar. Quando me apercebi do que ia acontecer chamei a Nikki coloquei a trela e peguei num pau. Com isto consegui uma retirada estratégica sem que houvesse conflitos de maior.

Eu já previa isto, tanto é que já cheguei ao cumulo de em vez de passar na estrada perto deles ir de carro cerca de 1km e depois fazemos então o passeio. Mas pelo caminho do campo nunca tinha acontecido nada.

Como não posso compactuar com esta situação acabei por fazer queixa na GNR. Antes disso falei com alguns vizinhos e eles disseram que já houve mordidas e tudo noutros cães e que inclusivé o carteiro deixa o correio numa oficina para os vizinhos perto da casa :o Soube também que na semana passada outra pessoa fez também queixa. Já muitos falaram com ela e simplesmente ignora e continua tudo na mesma.

Eu queria evitar isto mas não posso fechar os olhos e vou fazer tudo para que isto seja resolvido, tenho pena pelo que possa acontecer aos animais.

Será que tinha/tenho outra solução?
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

terça nov 13, 2012 8:29 pm

Devia ter falado com o dono (a) dos cães primeiro.e depois, se necessário fazer queixa à GNR.
Se vierem com as patranhas do costume: do ser no campo, no campo é assim,propriedade privada e outras coisas. Não ligue.
Não é por estar no campo que a grunhice é legalizada ou normal, e tem que ter a propriedade devidamente vedada.

Resumindo, fez muito bem e melhor faria se ainda apresentasse queixa a alguma organização de socorro de animais.

P.s.- Donos do morro é no Brásiu. Cara. E acho que o sítio onde está não é o complexo do alemão.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta nov 14, 2012 12:02 pm

Fez bem apresentar queixa. Esperemos é que obtenha resultados. Às vezes a GNR facilita nestas coisas.

Junto à casa da minha mãe também surgiu, durante o verão, uma cadela. Anda sempre por ali, já esteve em cio, com montes de cães de volta dela, ninguém dormia ali nesses dias, agora deve estar grávida, se é que já não teve os cãezitos aí para um canto. Não se deixa agarrar por nada, está completamente selvagem. A sorte é que se tenta afastar das pessoas, mas p.e. já tentou atacar as ovelhas do meu avô.

Já foram feitas "n" de queixas no canil municipal e no SEPNA. O SEPNA diz que somos nós que temos de a agarrar, o canil diz que é o SEPNA. Resultado: a situação arrasta-se há meses, e o pobre do animal a andar por ali, sem ninguém o conseguir agarrar, agora com o inverno, então se tiver crias... Enfim.
RS
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta nov 14, 2012 12:05 pm

Fez bem em fazer logo queixa.
Não adianta ir falar com os donos, este tipo de pessoas se fosse decente não fazia dos terrenos públicos quintal da casa.
Só servia para discutir e chatear-se.

Insistam com as queixas até ela prender os cães.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 14, 2012 12:11 pm

Kelinhapbl, é de facto o canil que tem a obrigação legal de ir apanhar essa cadela. Podem é alegar que não têm meios ou pessoal, mas essa tarefa compete-lhes a eles. Se querem realmente apanhar a cadela, insistam com a câmara.

E entretanto, se não querem que ela se atire às ovelhas, alimentem-na. A fome leva-a a procurar de comer, e se tem ninhada a mamar, pior ainda.

Também seria bom disporem-se a procurar a sério essa ninhada, caso já exista, para que não venham a ter dez cães abandonados a atirarem-se às ovelhas do vizinho, em vez de uma só.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta nov 14, 2012 12:37 pm

Ela é alimentada. Há um vizinho que lhe deixa comida e água no quintal. As queixas já foram feitas, nas duas entidades, a mais recente há pouquinho tempo. Eu honestamente nunca a vi, das vezes que fui lá. Mas também disse para insistirem, porque com certeza que a responsabilidade é deles.
RS
sasquatch
Membro Veterano

quarta nov 14, 2012 12:53 pm

A não ser que se trate de um animal de grande porte (mas grande mesmo), não é em busca de alimento que ela ataca as ovelhas.
É o cheiro dos animais e o facto de fugirem que incita os cães a perseguirem as ovelhas. Mesmo que esteja de barriga cheia vai fazer isso e nem preecisa de atacar para causar danos e até matar, as ovelhas são animais que se ferem com facilidade quando caem e que podem morrer de susto ou de tanto correrem.
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta nov 14, 2012 12:54 pm

sasquatch Escreveu:A não ser que se trate de um animal de grande porte (mas grande mesmo), não é em busca de alimento que ela ataca as ovelhas.
É o cheiro dos animais e o facto de fugirem que incita os cães a perseguirem as ovelhas. Mesmo que esteja de barriga cheia vai fazer isso e nem preecisa de atacar para causar danos e até matar, as ovelhas são animais que se ferem com facilidade quando caem e que podem morrer de susto ou de tanto correrem.
Nunca a vi, mas pelo que sei ela é de médio porte.
RS
sasquatch
Membro Veterano

quarta nov 14, 2012 1:00 pm

A Floripes tem razão quando fala de 10 cães a atirar-se ás ovelhas....
Resolvam isso rápido porque essas ninhadas tem tendencia a multiplicar-se e tornam-se um problema.
Eu vivi num sitio onde 2 cães médios e a mãe, meios bravos mas bem alimentados, mataram uma bezerra...
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta nov 14, 2012 4:06 pm

Dcaetano, será a primeira queixa que a dona dos cães é alvo. Acho muito mau que a população residente fique condicionada dessa forma ao chegar a esse ponto. É uma violência...

Há pessoas que negam ser donos dos animais se estes provocarem algum acidente e coisas do género. É preciso também contar com isso.
sasquatch
Membro Veterano

quarta nov 14, 2012 4:09 pm

Então não se importará quado vir os cães serem levados.
Dcaetano
Membro Júnior
Registado: sexta jun 22, 2012 5:01 pm

quarta nov 14, 2012 8:30 pm

margoustink Escreveu:Dcaetano, será a primeira queixa que a dona dos cães é alvo. Acho muito mau que a população residente fique condicionada dessa forma ao chegar a esse ponto. É uma violência...

Há pessoas que negam ser donos dos animais se estes provocarem algum acidente e coisas do género. É preciso também contar com isso.
Vim a saber que já não sou o primeiro.

A GNR diz que isso é para a GNR do Ambiente ou lá o que é.

Como ando a frequentar um curso aos fins de semana com um GNR do ambiente Domingo já lhe vou tocar no assunto para ver o que me tem a dizer.
Responder

Voltar para “Cães”