esterilização?
Moderador: mcerqueira
Olá, conheci este fórum através de uma amiga e penso que através dele posso obter a ajuda que preciso. Tenho uma cadela SRD, que está agora no seu segundo cio. Vivo numa vivenda, cercada por um muro com grade. À medida que a cadela ia crescendo, vi que possivelmente passaria entre as grades, então resolvi colocar uma rede a toda a volta. Agora já não passa, mas mantive a vedação. Por azar, um cão de pequeno porte conseguiu passar por entre as grades de um dos portões e estando eu fora de casa todo o dia, aproveitou para ficar. Segundo um dos meus vizinhos, hoje já por volta das 13h aqui estava (eu cheguei às 20h e estava aqui dentro). Ou seja, quase de certeza que cobriu a minha cadela. A minha questão é, por muito que goste de animais (tenho 4: uma cadela e 3 gatos) sei que é nova de mais para ter uma ninhada e também sei que há imensos cães fechados em canis às espera de um dono, como tal, o que posso fazer para interromper a gravidez? Ainda não consegui falar com o veterinário pois a clínica já se encontra fechada. Pelo que vi na internet, existe uma injecção que interrompe a gravidez, mas eu estava a pensar em optar pela esterilização (só não o fiz mais cedo pois nunca pensei que isto pudesse acontecer). É possível fazê-lo como meio de interrupção da gravidez? Se sim, quando o devo fazer?
Sim, deve esterilizar e pode fazê-lo de imediato mal cessem os sinais do cio.
Parabéns pelo bom senso, coisa rara nos tópicos novos que surgem neste fórum sobre a mesma temática.
Parabéns pelo bom senso, coisa rara nos tópicos novos que surgem neste fórum sobre a mesma temática.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Obrigada pela sua resposta. Eu nunca quis que ela tivesse ninhadas, sei bem como está a situação do país no que toca a animais abandonados (ela própria estava na rua quando a adoptei). E tenho sempre cuidado ao entrar e sair de casa, para que não fuja. Mas isto esteva para além de tudo ... Nunca pensei mesmo que tal coisa pudesse acontecer. Até porque nunca vi este cão por aqui, não sei se é de alguém se é outro pobre coitado abandonado. Sou da zona centro e penso que vou optar por uma campanha de esterilização que vai ocorrer aqui em Dezembro, mas propriamente dia 9. Será tarde de mais? Não quero que ela sofra com isto ... Devido às alterações hormonais que a gravidez causa. Mas a diferença de preço é mesmo muito grande e como não estava a contar com esta despesa, vai ser difícil (ela é de porte médio/grande, ainda fica bastante caro).
Também pensei nisso, mas tal como disse, o dinheiro é coisa que não abunda por aqui
Tento dar o máximo que posso aos meus animais, mas tem o seu limite. Se optar pela injecção (que não sei o preço) e pela esterilização em Dezembro, se calhar fica ao mesmo preço de esterilizar já na clínica do costume (penso que seja 170€) ... E de facto não tenho todo esse dinheiro para dar já, infelizmente. Só quero o bem dela, mas se houvesse a opção de tratar bem dela a um preço mais baixo, era óptimo. Mas percebo perfeitamente isso de já ser um pouco tarde. Amanhã vou discutir tudo com o veterinário, mas só quero estar preparada para o que pode vir a acontecer.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 12, 2012 7:30 pm
A injecção abortiva custa à volta de 20€.
Há doenças sexualmente transmissíveis também nos cães, mas penso que deve falar sobre isso ao seu veterinário, e não sofra por antecipação.
Mais uma vez, parabéns pela sua decisão coerente e lógica.
Há doenças sexualmente transmissíveis também nos cães, mas penso que deve falar sobre isso ao seu veterinário, e não sofra por antecipação.
Mais uma vez, parabéns pela sua decisão coerente e lógica.

Ai, mais uma coisa com que me preocupar. Pensei que a injecção fosse bem mais cara, mas amanhã trato de saber ao certo. Qualquer das maneiras, é mesmo «boa ideia» dar a injecção e depois esterilizar? Não será demasiado agressivo para ela?
E obrigada, mas parece a decisão mais lógica possível. Recebo imensos apelos (no facebook e afins) de animais que precisam de donos (e muitos de cuidados médicos também) e custa saber que tais situações poderiam ser facilmente evitadas. Eu sei que a situação económica do país não ajuda, mas falta de dinheiro não é razão para tal coisa. Eu própria não possuo muito dinheiro, mas faço sempre um esforço para que os meus animais tenham tudo o que precisam. Mesmo que isso signifique de abdicar de certos «luxos».
E obrigada, mas parece a decisão mais lógica possível. Recebo imensos apelos (no facebook e afins) de animais que precisam de donos (e muitos de cuidados médicos também) e custa saber que tais situações poderiam ser facilmente evitadas. Eu sei que a situação económica do país não ajuda, mas falta de dinheiro não é razão para tal coisa. Eu própria não possuo muito dinheiro, mas faço sempre um esforço para que os meus animais tenham tudo o que precisam. Mesmo que isso signifique de abdicar de certos «luxos».
Antes de mais, parabéns pela sua atitude
Se a sua cadela for esterilizada logo no inicio da campanha que pelo que mencionou começa dia 9 ainda não será tarde. Na associação onde sou voluntária já têm sido operadas várias cadelas e gatas com "brinde" como nós costumamos dizer quando não sabemos que estão prenhas e para já ainda não obtivemos nenhum mau resultado no pós operatório do animal, mas se suspeitarmos que o animal está no final da gravidez a cirurgia já não é realizada...
Fale com o seu vet e marque uma data nessa campanha que mencionou o mais rapidamente possível.
Vá dando notícias.

Se a sua cadela for esterilizada logo no inicio da campanha que pelo que mencionou começa dia 9 ainda não será tarde. Na associação onde sou voluntária já têm sido operadas várias cadelas e gatas com "brinde" como nós costumamos dizer quando não sabemos que estão prenhas e para já ainda não obtivemos nenhum mau resultado no pós operatório do animal, mas se suspeitarmos que o animal está no final da gravidez a cirurgia já não é realizada...
Fale com o seu vet e marque uma data nessa campanha que mencionou o mais rapidamente possível.
Vá dando notícias.
A clínica esteve fechada todo o dia, devido à greve. Apenas esteve a funcionar o serviço de urgência. Como tal, liguei para o veterinário. O que ele me disse foi que podia dar-lhe a injecção abortiva e que esta tinha um custo de 70€, já com consulta incluída (26€), ou podia aguardar que o cio terminasse para a esterilizar (2/3 semanas no máximo depois do cio acabar). Fazendo as contas, a campanha acaba por ser nessa altura, sensivelmente ... É que dar 70€ pela injecção e depois mais uns 60€ pela esterilização (pela campanha) ainda fica bastante caro
Fogo, que raio de coisa que tinha que acontecer.
Outra coisa, agora anda um cão sempre aqui a rondar. Passou o dia a ver se entrava (mas é maior que o outro, é impossível passar; e já tapei o tal buraco). É chato porque ela acha imensa piada e não sai das grades. Pior! Encosta-se e deixa que ele a lamba
Eu passei a tarde a enxotá-lo, mas volta e meia lá aparecia. Outro problema é que parece não ter medo dos carros. Sinceramente, tenho pena que seja atropelado. Parece ser já velho (tem poucos dentes, anda lentamente, etc) e não tem coleira.
Já não sei o que fazer em relação a isto tudo!

Outra coisa, agora anda um cão sempre aqui a rondar. Passou o dia a ver se entrava (mas é maior que o outro, é impossível passar; e já tapei o tal buraco). É chato porque ela acha imensa piada e não sai das grades. Pior! Encosta-se e deixa que ele a lamba

Já não sei o que fazer em relação a isto tudo!
Falei com a senhora da campanha (veterinária), para inscrever a minha cadela e, ao referir que tinha um gato de 4 meses (acabados de fazer), ela disse para aproveitar e esterilizá-lo também. Achei muito cedo, e disse-lhe mesmo isso, que preferia aguardar e fazer quando ele tiver 6 meses no mínimo, pois foi isso que o meu veterinário me aconselhou. Ao que ela respondeu (isto tudo via e-mail) que não havia nenhum problema em fazer já e até aconselhava que fosse por volta dos 3/4 meses, machos e fêmeas. Eu disse que respeitava a opinião dela, mas preferia aguardar, visto ele ainda não ter o aparelho urinário nem perto de estar formado, aumentando a hipótese de ter infecções urinárias (conselho do veterinário). E como é um gato que permanece sempre dentro de casa, não vejo urgência nenhuma em esterilizá-lo já. Qual não é a minha admiração quando ela me responde, como se tivesse ficado ofendida, que isto é tudo treta e que várias associações veterinárias internacionais que defendem esta ideia - esterilização precoce -, que faz isto há anos, sem qualquer problema e que tem pena que haja gente tão mal informada
Qual é a vossa opinião em relação a isto?

Qual é a vossa opinião em relação a isto?
Não vá em cantigas, vá pelo que o seu vet lhe aconselha.
Uma esterilização precoce pode ter consequências más.
Essa senhora, seja ela quem for, quer é "matar dois coelhos de uma só cajadada". Quer é controlar a "pandemia"dos animais abandonados. Não está nem aí para os seus.
Informe-se bem, decida com calma e bem.
Desculpe lá o desabafo,essas "campanhas" irritam-me.
É coisa que não tem volta e pode prejudicar o animal quando feita às presas.
Mais uma vez,siga o vet.
Uma esterilização precoce pode ter consequências más.
Essa senhora, seja ela quem for, quer é "matar dois coelhos de uma só cajadada". Quer é controlar a "pandemia"dos animais abandonados. Não está nem aí para os seus.
Informe-se bem, decida com calma e bem.
Desculpe lá o desabafo,essas "campanhas" irritam-me.
É coisa que não tem volta e pode prejudicar o animal quando feita às presas.
Mais uma vez,siga o vet.
Como já lhe referi anteriormente sou voluntária numa associação, a nossa vet recusa-se a fazer esterilizações em gatos com menos de 6 meses pois pode causar problemas de crescimento e acresce o risco de fracturas no animal pela falta de hormonas durante o crescimento e é claro que nós seguimos a opinião dela...
Eu não ia em conversas e seguia o conselho da vet
Eu não ia em conversas e seguia o conselho da vet

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am
j6campos Escreveu:A clínica esteve fechada todo o dia, devido à greve. !

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
uma clinica veterinária é um negócio privado, não tem nada a ver com o estado. greve de quê?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>